Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: VIVO: Clube Mais VIP Brasil

KV BE HAPPY

Candidato: Zum Brazil Eventos
Cliente: Vivo
Segmento: Eventos
Estado:

A Zum Brazil Eventos atua no setor de eventos corporativos (B2B) há mais de 19 anos. Toda a experiência e know how adquiridos, contribuíram para a empresa se tornar reconhecida no mercado de eventos, conquistando um extenso portfólio de clientes fiéis mundo a fora.

A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil. É uma concessionária de telefonia fixa (herdeira da infraestrutura da TELESP e posteriormente da GVT), telefonia móvel (herdeira da infraestrutura da Telesp Celular e diversas outras operadoras de celular estatais do país), internet banda larga e TV por assinatura do Brasil.

Trata-se de uma ação para premiar, com viagem de incentivo, os Gerentes de Negócios, Coordenadores, Gerentes, e Executivos de Vendas que tiveram as melhores performances de vendas em 2018. Esse grupo contempla 24% das melhores performances da força de vendas do Segmento B2B.

Objetivos:
- Destacá-los no meio do grupo de trabalho, reconhecendo-os publicamente.
- Incentivá-los a alcançar novos resultados.
- Gerar ainda mais força motivacional para atingir os objetivos de 2018.
- Integrar as equipes comerciais, gerando troca de experiências.
- Reduzir distâncias entre executivos e Gerentes de Negócios.
- Retenção de talentos do Segmento B2B
- Valorização do indivíduo.
- Transmitir EXCLUSIVIDADE; SURPREENDER; ENVOLVER

 
 

Vídeo

Trata-se de uma ação para premiar, com viagem de incentivo, os Gerentes de Negócios, Coordenadores, Gerentes, e Executivos de Vendas que tiveram as melhores performances de vendas em 2018. Esse grupo contempla 24% das melhores performances da força de vendas do Segmento B2B.



Objetivos:                                                                                                           

- Destacá-los no meio do grupo de trabalho, reconhecendo-os publicamente.

- Incentivá-los a alcançar novos resultados.

- Gerar ainda mais força motivacional para atingir os objetivos de 2018.

- Integrar as equipes comerciais, gerando troca de experiências.

- Reduzir distâncias entre executivos e Gerentes de Negócios.

- Retenção de talentos do Segmento B2B

- Valorização do indivíduo.                                                 

- Transmitir EXCLUSIVIDADE; SURPREENDER; ENVOLVER



A Zum Brazil foi agência responsável por desenvolver, a partir do briefing do cliente, o conceito visual e programação para os dias de evento, assim como por toda a criação e produção de comunicação visual, peças eletrônicas e gráficas, brindes, festas e ativações, incluindo decoração/ambientação,  contratação, supervisão e dimensionamento de equipe e equipamentos técnicos de som, luz, projeção, geradores, propondo e contratando atrações que se encaixassem no tema proposto por nós e por fim, desenvolvendo um APP exclusivo do evento com dados da viagem, rede social fechada para postagem das fotos e vídeos pelos participantes, postagem de notícias em tempo real, download e upload de documentos, enquetes, pesquisas, quizz, sistema de métricas e ROI.



A temática criada pela Zum para permear toda a comunicação visual do evento foi: Be Happy – Vivo para conquistar mais! Todos as atividades dos participantes foram programadas e executadas de forma a trazer esse conceito de alegria e de exclusividade ao seleto grupo.

 





PRÉ-EVENTO

Desde o pré-evento, durante a Convenção de Vendas realizada em março de 2019, em que os ganhadores tomaram conhecimento de sua participação na viagem, iniciamos o engajamento com o grupo. Na oportunidade, todos os participantes da futura viagem receberam suas malas de viagem personalizadas, na cor roxa da Vivo, com o logotipo do Vivinho em prata, um tag de bagagem que já trazia a comunicação do que os aguardava no evento, uma camiseta com um tag-convite para utilização da mesma no dia do embarque da viagem de incentivo. O trabalho da Zum Brazil começou então desde o pré evento, aonde fomos responsáveis pela distribuição desse kit durante a Convenção, assim como também, pela criação de peças eletrônicas como Save the Date, Convite e Reminder, que foram confeccionados para comunicar e aguçar o interesse e o orgulho em participar do CLUB MAIS VIP BRASIL - VIVO.



Diante do desafio de criar uma campanha visual que enaltecesse o feito dos impactados pela campanha de incentivo, as equipes de Planejamento e Criação da Zum se empenharam na criação de uma comunicação festiva, colorida como solicitado pelo briefing, mas que fosse carregada de conceito, mensagens subliminares de incentivo/motivação e pertencimento.

Após intensa pesquisa e estudos, chegamos ao conceito e marca, que foram prontamente aprovadas, sem ressalvas ou ajustes por parte do cliente. Foi um grande desafio: Elaborar um tema que permeasse todo o evento, com conceito criativo. Por se tratar de uma viagem de incentivos, na qual apenas quem conquistou as metas propostas pela empresa pôde participar, a criação do tema “Be Happy”, acabou se encaixando perfeitamente com a ocasião da viagem e com as expectativas do cliente e briefing.



Na chegada aos aeroportos do Rio de Janeiro, o receptivo trazia a comunicação alegre do Be Happy (totens, placas de boas-vindas, capa de assento dos ônibus – também criados e produzidos pela Zum). O check in no hotel, a sinalização e cada passo foi planejado e desenhado para inserir o premiado no universo do Be Happy. A cada dia, as festas e ativações, sempre temáticas, conferiram leveza e sentido a uma premiação que visava, enquanto objetivo maior, reconhecer o esforço dos presentes e, ainda mais, impulsioná-los a manter o ritmo crescente para o ano corrente.

Em se tratando de um resort localizado de certa forma distante da capital, tínhamos o desafio de levar para lá toda a estrutura necessária ao bom andamento e sucesso do evento. Outro desafio foi não dar o tom corporativo à viagem e sim um prêmio. Porém, não poderíamos deixar de seguir e fazer presentes os preceitos da marca Vivo Empresas e das características conceituais da empresa.

De última hora, o que trouxe o maior desafio e a confirmação de nossa expertise em promover um encontro de sucesso foi a questão climática: ao menos 90% de todas as ações/festas/shows estavam previstas para acontecer a céu aberto, quer seja ao redor da piscina, no gramado em frente ao centro de convenções ou, até mesmo, na praia.

Com a chuva torrencial que se apresentava, cada um dos momentos teve que ser repensado e reestruturado minuto a minuto, sempre com leveza e sem perder as principais características do projeto planejado.

Ações externas tiveram que ser transferidas para ambientes internos. Decoração, ambientação, cenografia e técnica tiveram que ser replanejadas e reposicionadas demandando um trabalho rápido de nossa equipe.

As festas:

 

Flower Power – Festa com temática hippie, um desdobramento do Be Happy. A comunicação visual foi exuberante e colorida, trazendo a aura dos anos 70 para a viagem. Tudo a ver com o tema escolhido para o evento e com a localidade do hotel, em plena Mata Atlântica.

A festa contou com móveis e almofadas multicoloridas e um grande frame hippie temático para fotos. E para embalar essa grande noite, tivemos show da Banda Melim.

 

Festa Hoje é Dia de Samba – Rio de Janeiro, praia, alegria... tinha que dar samba, é claro!

Animada pelo astro Diogo Nogueira, a festa teve comunicação visual voltada ao ritmo, Violões, bonecos de sambistas antigos, customização de abadás.

 

Carpe Diem – Aproveite o Dia! Nada melhor do que aproveitar o dia numa temática praiana, com pranchas de surfe, boias alegres gigantes, espreguiçadeiras e muito alto astral na comunicação visual, explorando o conceito Be Happy ao extremo.

 

Bye Bye – A festa que encerrou a grande viagem teve uma temática diferenciada de todo o conceito do evento, foi uma homenagem à cultura turca. O motivo? A Turquia é destino da próxima campanha de incentivo da empresa e não podíamos deixar de dar este spoiler para a próxima edição.

 

Tapetes persas, muitos voais, balões, velas, espelhos árabes, enfim, uma imersão na rica cultura do país em pleno litoral do Rio de Janeiro.

 

 

Além das festas, a comunicação contemplou placas de sinalização de ônibus, capa de assento de ônibus, almofadas personalizadas, jogo americano personalizado, totens indicativos, adesivo para kit de protetor solar e repelente, banners, painéis de boas-vindas, windbanners, windflags, triângulos, pórticos, credenciamento, frame para fotos em todas as fetsas, totens, além de copos personalizados para todas as festas. Em todos os momentos, do acordar ao dormir, o participante do evento se sentia especial e acolhido pela marca VIVO.

 

 

O resultado não poderia ter sido outro: satisfação total dos convidados e do cliente direto.

 

ALGUNS NÚMEROS:

230 CONVIDADOS

2.400 BRINDES

STAFF COMPOSTO POR 40 PESSOAS

5 TONELADAS DE EQUIPAMENTOS

2 MIL METROS DE CABEAMENTO

5 ATRAÇÕES: Dj Léo Melo, Violinista Felipe Evans, banda Melim, Diogo Nogueira, banda Electra. 

 



Todo o evento foi pensado em detalhes para fortalecer o relacionamento da empresa com seus participantes desde o pré-evento com peças de comunicação que convidava os participantes para os dias de reconhecimento que viriam a seguir, no evento e pós evento.



Foi elaborado, pela Zum Brazil Digital, um APP exclusivo do evento com dados da viagem, rede social fechada para postagem das fotos e vídeos pelos participantes, postagem de notícias em tempo real, download e upload de documentos, enquetes, pesquisas, quiz, sistema de métricas e ROI.



Ter um aplicativo criado sob medida para a viagem, pela mesma empresa que criou e executou todo o evento permitiu controle e lapidação de conteúdo em tempo real – ou seja, mais dinamismo na comunicação, sem intermediários.

 

Por ser um evento fechado, referente a metas internas e sigilosas, o cliente optou por não ceder dados referentes à viagem. Porém, o cliente garantiu que o desdobramento posterior à viagem foi muito positivo, gerando motivação dos que estiveram na viagem.