Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Ambev - Guardiões do Guaraná

Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Ambev
Segmento: Eventos
Estado:

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antárctica Paulista. A empresa está presente em cerca de 20 países com mais de 30 marcas de bebida. Com o objetivo alavancar as vendas de Guaraná Antarctica, a Ambev realiza anualmente o incentivo de vendas nacional.

Um dos principais desafios para uma campanha de incentivo é determinar uma premiação que faça sentido para o público e que realmente desperte o desejo, inspirando os participantes a dar o melhor de si para alcançar as metas propostas. Neste contexto, a campanha de incentivo Guardiões do Guaraná tem um apelo fortíssimo, pois sua premiação combina uma viagem de incentivo com uma bonificação financeira, um lote da fazenda Santa Helena, local onde o fruto do Guaraná é produzido. Em função desse tipo de premiação, os vencedores dessa campanha de incentivo são reconhecidos como guardiões do produto.

SOBRE A FANATO INCENTIVE

A Fanato Incentive é uma agência especializada em viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Atua em todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados. Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.

A Fanato é parceira da Ambev há 6 anos e já desenvolveu diversos projetos para mais de 15 destinos internacionais, além de uma série de destinos nacionais. A parceria entre Fanato e Ambev tem inspirado o mercado sobre a importância e efetividade de desenvolver premiações de alto impacto com foco em experiências exclusivas, que realmente inspirem os colaboradores e fornecedores a baterem as metas estipuladas.

Vídeo

O Guaraná Antarctica é uma das marcas mais valiosas e queridas do Brasil, um verdadeiro patrimônio nacional. Para valorizar ainda mais a preciosa bebida, bem como aumentar as vendas do produto, a Ambev realiza uma campanha de incentivo que premia as melhores performances de vendas com os royalites de um lote da fazenda Santa Helena, onde a matéria prima da bebida é produzida, durante 10 anos. 



Para tornar a premiação ainda mais especial e inspirar os colaboradores para a próxima edição, o desafio da Fanato Incentive foi criar um projeto de viagem cuja experiência fosse imersiva, lúdica e transmitisse todo o reconhecimento, sem perder o apreço aos mínimos detalhes, conforto e o luxo. Dessa forma, mostrando aos vencedores que o papel desempenhado por eles durante a campanha de vendas foi fundamental para a empresa. Criou-se então, o mote Guardiões do Guaraná – Expedição Amazônica.



Em resumo, o briefing do projeto, segundo a Ambev, poderia ser definido em uma única frase: “Queremos dar aos vendedores a experiência mágica de explorar a Amazônia em uma viagem de luxo!”.

Construção do conceito



Utilizando técnicas de storytelling e da jornada do Herói, de Joseph Campbell, a Fanato criou um projeto de viagem e premiação capaz de aumentar o recall e inspirar os participantes em um ambiente lúdico e de engajamento. O Guardiões do Guaraná - Expedição Amazônica foi concebido como uma jornada de conhecimento, comprometimento e paixão, em que os vencedores da campanha de incentivo foram convidados a conhecer a história e costumes ancestrais do local em que é produzida a matéria prima de um dos produtos mais importantes da companhia, aumentando assim o vínculo com a Ambev e criando uma experiência memorável.



A viagem foi o plano de fundo para contar a história dos quatro vencedores rumo a premiação: os lotes onde são produzidos os frutos do guaraná. Ao longo da viagem de 4 dias pela Amazônia foram propostas 4 provações para nossos Guardiões, experiências que os vencedores tinham que viver para alcançar a recompensa final. Cada uma dessas etapas estava ligada a um valor da Ambev e a um saber da floresta. 

Para amarrar o conceito e fazer com que todas as experiências e mensagens fossem transmitidas de forma correta, contratamos um guia local, com profundo conhecimento da região, que atuou como “mentor” dos guardiões. Com um longo briefing realizado durante a visita técnica, o mentor guiou os guardiões nessa jornada pela floresta, explicando as provações e transmitindo as mensagens-chave nos momentos corretos. 



O storytelling ajudou a reafirmar alguns dos valores da companhia, como o DNA brasileiro, enaltecendo sua história, as pessoas, processos e recursos onde os produtos são produzidos. 

Para cada provação concluída, o guardião recebia uma peça com uma insígnia para que ao final, após passar por todas as provações, se juntassem como em um quebra cabeça, formando uma placa. Além de uma recordação, o objeto serviu como marco simbólico, mostrando que eles estavam finalmente aptos a assumirem seu posto como Guardiões do Guaraná e receberem a recompensa (o lote da fazenda).



DESTINO & ROTEIRO



A viagem foi dividida em duas etapas: Manaus, capital do Amazonas que serviu como base para o grupo, e Maués uma pequena cidade no meio da floresta amazônica, onde está localizada a Fazenda Santa Helena, responsável pela produção e cultivo do fruto Guaraná, espalhados por aproximadamente 180 hectares de área. 



A fazenda é mantida pela Ambev desde de 1971 fica em Maués e só pode ser acessada via avião de pequeno porte ou barco. Portanto, a logística foi um dos grandes desafios do projeto e podemos dizer que seu sucesso se deve a expertise operacional da Fanato para propor uma experiência confortável e memorável ao mesmo tempo, mesmo com uma logística complexa em meio a floresta. Para isso, foi necessária a realização de uma visita técnica e o contato próximo e constante com os melhores fornecedores da região.

 

O trecho São Paulo-Manaus foi feito em voo comercial, e o deslocamento entre Manaus-Maués realizado em um barco de luxo, com duração aproximada de 20 horas. A escolha pelo barco foi estratégica partindo do objetivo de oferecer mais conforto e integração com a floresta. As experiências, em sua maioria, aconteceram durante o trajeto, em que o barco fazia paradas ou dentro da própria embarcação, que contava com uma infraestrutura completa com spa, academia, piscina, bar, restaurante entre outros.



O destino final dos convidados foi a Fazenda Santa Helena, local em que aconteceu a cerimônia de premiação e o recebimento do lote de Guaraná. Esse foi um dos momentos altos da viagem, em que todos os convidados se emocionaram, agradecendo a honra de fazer parte de uma experiência como aquela. O discurso final, do VP de Marketing da Ambev, fechou a premiação com chave de ouro relembrando a viagem, as provações que cada um passou e como elas estavam relacionadas intrinsicamente aos valores da companhia.



A missão de oferecer uma experiência lúdica, enaltecendo a marca, os valores da empresa e a matéria-prima brasileira foi cumprida em cada detalhe.  A viagem foi um sucesso completo, a nota geral sobre a experiência na Amazônia foi avaliada com a nota máxima (5) em uma escala de 0 a 5, tanto pelos convidados, quanto pelo cliente.



Principais experiências e restaurantes do roteiro



Barco Rio Negro Queen -  é um conjunto de experiências em si. O Rio Negro Queen é um barco de luxo com uma infraestrutura completa que reúne piscina, cabines com banheiros individuais e janelas panorâmicas, spa, academia, serviço de lavanderia, bar e restaurante. Além de um chef de confeitaria e chef Michelin a bordo. 

Teatro Amazonas – a primeira experiência da viagem foi a visita ao Teatro Amazonas com uma apresentação do teatro vivo, um grupo que conta a história do local de forma interativa. Durante a interação com a trupe de teatro, aconteceu a PRIMEIRA provação que estava relaciona a compreensão da história local. 

• Restaurante Caxiri – Restaurante do jantar de boas vindas, tem vista para o teatro Amazonas, no coração da cidade. Os convidados experimentaram um pouco da gastronomia típica amazônica em um ambiente agradável e acolhedor. 

Visita a tribo indígena Cipiá -  conhecer uma tribo indígena e seus costumes. A tribo Cipiá fica a 80km de Manaus, durante a visita os convidados conheceram a tribo, aprenderam um pouco mais sobre a vida local e assistiram uma cerimônia. Os guardiões participaram de um ritual junto ao pajé da tribo. Essa foi a SEGUNDA provação.

Experiência de cooking class com chef Michelin: junto ao chef Roland Villard na cozinha gourmet do barco, os guardiões cozinharam tambaqui, peixe tradicional da Amazônia com tucupi. Essa foi a TERCEIRA provação e ao finalizá-la durante o jantar, o mentor contou sobre a história e a importância desses alimentos na região. 

• Experiência na Fazenda Santa Helena – A experiência na fazenda Santa Helena já começou no porto de Maués, o transfer que buscou convidados estava todo envelopado com a marca do Guaraná. Já na entrada da fazenda, houve uma parada para que os convidados tirassem fotos no imponente portal com a marca da bebida. Ao chegar na fazenda os convidados foram recebidos com um café da manhã típico amazônico, enquanto a música Gambá, típica da região, tocava no galpão todo decorado para o evento.

• Apresentação da Lenda do Guaraná – foi criada uma ambientação dentro da fazenda para apresentação da Lenda do Guaraná. Após o café, os convidados foram para o galpão decorado e assistiram à apresentação que conta como nasceu o fruto de acordo com as lendas locais.

• Plantiu de uma muda do guaraná e premiação na fazenda Santa Helena - Na última provação cada guardião plantou uma muda de guaraná. Feito isso, a última etapa foi concluída e eles puderam participar da cerimônia de premiação. Cada guardião foi convidado a ir até seu lote para inauguá-lo, tirando o pano preto que cobriam placas personalizadas com seus nomes. Cada um teve a oportunidade de fazer seu discurso. Ao final, VP de Marketing da Ambev que acompanhou toda a viagem fechou a cerimônia falando sobre toda a riqueza e importância do Guaraná Antarctica e como a Amazônia ainda é um destino pouco vivenciado pelos brasileiros.



INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA



• Hotel Vila Amazônia – é um hotel boutique 5 estrelas localizado no centro de Manaus ambientado em um casarão histórico restaurado. Íntimo e luxuoso, os convidados tinham a sensação que já estavam dentro da mata em função de todo o ambiente arborizado.

• Barco Rio Negro Queen - Um barco de luxo com piscina, cabines com banheiros individuais e janelas panorâmicas, spa, academia, serviço de lavanderia, bar, restaurante, chef de confeitaria e chef Michelin a bordo.

• Fretamento de aeronave – Para visita técnica foi necessário um fretamento de aeronave entre Manaus e Maués.

• Transfers – Em Manaus o transporte foi feito de micro-ônibus e uma van separada para bagagens. Para a visita a fazenda utilizamos o ônibus da Fazenda Santa Helena que é utilizado para transporte dos funcionários.

• Passagens aéreas –  Passagens áreas nacionais com configuração de bloqueio de grupo.

• Seguro viagem e bagagem - Seguro de viagem com cobertura nacional, assistência 24 horas.



BRAND EXPERIENCE



Mais do que proporcionar experiências incríveis e viagens inesquecíveis para os convidados, a Fanato busca gerar valor para o cliente fazendo com que seus projetos tenham recall positivo durante muitos anos. Isso quer dizer que dentro do planejamento de viagem, nosso time de especialistas busca ativar a marca em diferentes momentos a fim de que os convidados associem as experiências positivas a empresa que está proporcionando a experiência. Isso permite que ao final do projeto tenhamos mais que convidados satisfeitos e sim verdadeiros embaixadores da marca capazes de inspiram as pessoas a sua volta. 



Kit personalizado: Envio de kit com caixa personalizada, capa de mala, tag de bagagem e voucher com as informações de cada convidado. Todos personalizados com a comunicação visual da campanha “Guardiões do Guaraná”. Os premiados receberam junto com o Kit viagem uma carta falando sobre as provações e os preparando para entrar no clima da viagem.

Brinde de boas-vindas: chapéu estilo Panamá com pin personalizado com o logo do Guaraná Antarctica, pulseira Lokai camuflada e repelente. Ao chegar no quarto do hotel, os convidados encontraram os brindes com uma carta de boas-vindas a Manaus.

• Brinde de chegada no Barco: Kit natura Ekos Castanha: ao chegar na cabine do barco, os convidados receberam um kit da natura Ekos com produtos da Amazônia, todos produzidos localmente.

• Camiseta personalizada com logo do Guaraná: os 4 guardiões receberam uma camiseta para ser utilizada no dia da cerimônia.

• Brinde de despedida: após a visita a fazenda os convidados receberam uma lembrança típica de Maués, um kit de produtos Guaraná com: guaraná em pó, guaraná em bastão com língua de pirarucu, licor de Guaraná e um chaveiro com formato do fruto.

• Quadro com as peças e certificado: após a entrega dos lotes no último dia, os guardiões receberam um quadro com as 4 peças referente as provações e um certificado com as informações do lote.



MATERIAIS PERSONALIZADOS



Para essa viagem os materiais foram:


  • Menus dos restaurantes.

  • Cartas personalizadas para entrega do brinde e referente ás provações.

  • Voucher customizado para cada cliente de acordo com as especificações da viagem. 

  • Pesquisa de satisfação com os convidados.

  • Certificado do lote e placa nominal

  • Vale massagem

  • Pin para o chapéu Panamá


RSVP- Foi realizado RSVP ativo com todos os passageiros para confirmação de dados, transmissão de informações complementares importante e para esclarecer todas as dúvidas dos convidados.



ROTEIRO DE VIAGEM (DAY BY DAY)



DIA 1 – 20/03

Chegada do grupo em Manaus, visita ao teatro Amazonas e jantar no Restaurante Caxiri. A pernoite foi realizada no Hotel Villa Amazônica.



• DIA 2 – 21/03

Embarque no barco Rio Negro Queen, parada para a visita a Tribo Cipiá, brinde no encontro das águas, com bebida que não se misturava assim como o Rio Negro e o Rio Amazonas. Durante o período de navegação foi realizado o cooking Class com chef Michelin Villard Rolland. Pernoite no barco.



• DIA 3 – 22/03

Chegada no Porto de Maués e transfer para a Fazenda Santa Helena. Café da manhã na fazenda. Apresentação do grupo Gambá e da lenda do Guaraná. Plantio das mudas e cerimônia de entrega dos lotes. A bordo, cooking class com chef confeiteiro e pernoite no barco.



• DIA 4 – 23/03

Chegada em Manaus e transfer para o aeroporto de Manaus



APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES



1. Desafio logístico: O acesso de Manaus a Maués pode ser feito de avião de pequeno porte ou barco. O tempo de viagem de barco entre as duas cidades dura em média 20 horas, de acordo com a capacidade de velocidade de cada embarcação e as condições climáticas. Além disso, o tempo de navegação no Rio Amazonas é imprevisível e varia de acordo com forças da natureza.

Portanto, em função da logística de transporte complexa era preciso definir um roteiro capaz de ser flexibilizado em casos de imprevistos, adequando as atividades em Maués e Manaus sem comprometer a experiência dos convidados. Nosso time de coordenação de viagens de incentivo previu diversos cenários e estipulou planos alternativos caso algo precisasse ser ajustado. 



Outro grande desafio foi encontrar um barco de luxo que atendesse as expectativas e se adequasse ao budget do cliente. Encontrar uma embarcação de alto padrão que fizesse o trajeto Manaus/Maués/Manaus em tempo hábil e estivesse apto para receber a quantidade de pessoas do grupo foi uma missão complexa. Depois de uma busca minuciosa, o Rio Negro Queen foi a opção que atendeu todos os pré-requisitos, com a única ressalva de que o fornecedor nunca havia atendido um grupo de incentivo brasileiro. 



2. FORNECEDORES LOCAIS: apesar de ter sua maior área dentro do nosso país, a Amazônia é um destino pouco experimentado pelos brasileiros, devido a suas limitações geográficas, difícil acesso e alto custo. Prova disso é que fomos o primeiro grupo de brasileiros a utilizar o Barco Rio Negro Queen, cujo fornecedor era estrangeiro. 



Outro grande desafio foi trabalhar em uma cidade como Maués, no meio da floresta amazônica, com uma população de apenas 60 mil habitantes e que conta com único evento de médio porte em seu calendário durante todo o ano. Com esse cenário em mãos, era preciso encontrar parceiros locais que conhecessem bem a região e auxiliassem com a logística, prestação de serviços, produção de brindes locais etc. A solução encontrada foi tratar diretamente com a Secretaria de Turismo da cidade que nos auxiliou em todo processo de contratação de serviços, bem como na ativação da fazenda Santa Helena. 



3. CONCEITO DA VIAGEM. O incentivo  “Guardiões do Guaraná – Expedição Amazônica”, não foi apenas uma viagem, foi um projeto que contou com conceito, storytelling e uma série de atividades interligadas. Portanto, o sucesso do projeto dependia da compreensão dos convidados sobre o mote da viagem e, mais importante, que eles entrassem no clima. Para isso, nosso time desenvolveu um roteiro criativo e contratou um guia local/ator, cuja principal responsabilidade era ser um mentor e ajudar a contar a história da viagem, conectar as provações e estimular o grupo a entrar na brincadeira. Além disso, escrevemos cartas que eram entregues em momentos-chaves para sustentar a história e reforçar as mensagens mais importantes.


Resultados financeiros: as metas da campanha foram atingidas e houve um aumento no número de vendas. Entretanto, os dados referentes a eficiência do incentivo só poderão ser analisados, e comparados, ao final do próximo ciclo. 



Pesquisa de satisfação - Os participantes responderam a uma breve avaliação ao final da viagem, onde deram notas de 1 à 5 para diversos itens, sendo que 1 representava "completamente insatisfeito" e 5 "completamente satisfeito". A a experiência foi avaliada como nota máxima por todos os participantes.



O feedback positivo que tivemos em relação a essa viagem pode ser observado abaixo nos depoimentos dos 4 guardiões:


  • “Turma, muito obrigado por tudo! Detalhe a detalhe! Excelente experiência. Muito obrigado a todos! Grande Abraço!” – Sergio Moura

  • “Foi uma experiência especial. Organização incrível e a presença de vcs fez a diferença. Ano que vem todos os guardiões tem que ganhar de novo’’ – Eduardo Lacerda

  • “Quero parabenizar pela criação do incentivo e mais agora pela execução perfeita e carinhosa com cada detalhe dele. Foi tudo mágico: a região, a cultura, o barco, a culinária, e essencialmente a companhia de todos vocês. Sou um guardião orgulhoso pela nossa conquista, o reconhecimento, e agora ainda mais comprometido com o nosso Guaraná Antarctica. Muito obrigado e até a próxima” – Zenildo de Oliveira.

  • “Vou deixar meus agradecimentos aqui também! Primeiro obrigado ao time do NAB pelo reconhecimento. Muito legal fazer parte disso! Segundo, obrigado aos organizadores. Passeio muito encantador, confortável e inovador [...]Muito obrigado a todos pela oportunidade conhecer mais um pouco dessa imensidão chamada Amazônia!” – Rodrigo Matouk.


Reconhecimento do cliente - Sobre esse projeto, o cliente solicitante, Daniel Silber, descreveu da seguinte maneira: “Para nós é um projeto muito importante. Queremos dar aos vendedores a experiência mágica de explorar a Amazônia em uma viagem de luxo!”.