Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Viagem Mergulhe Nessa com a Too Seguros

Candidato: Alternativa F
Cliente: Too Seguros
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Internacional

O Cliente e o Evento:
A Pan Seguros evoluiu. E agora se chama Too Seguros.
Mudamos para sermos uma marca mais integradora e inclusiva. Acreditamos que é possível descomplicar o mundo do seguro atuando de forma simples e colaborativa.
Sabemos que a união torna tudo mais forte, assim contamos com a solidez de nossos acionistas BTG Pactual e CAIXA para proteger mais de um milhão de clientes.
Faz parte da nossa missão proteger você.
Aqui na Too Seguros é assim: você nunca está sozinho.
 
Pelo segundo ano consecutivo, a Too Seguros quis criar um evento de incentivo (campanha com premiação final) para motivar os funcionários do Banco Pan e alavancar as vendas, e por este motivo, convidou a Alternativa F para desenvolver um evento de incentivo que contasse com conceito (com nome e prancha), identidade visual, todas as peças de comunicação e manutenção da campanha, além de uma viagem internacional.
 
A Agência
 
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

Vídeo

Para criar este Evento de Incentivo da Too Seguros, levamos em consideração os principais objetivos levantados no briefing dado pelo cliente, que foram:



- Desenvolver a nova identidade visual;

- Criar ações de incentivo e cronograma de comunicação para atingir os participantes;

- Oferecer soluções criativas para aumentar a venda de seguros dentro do Banco PAN;

- Converter negócios para a Too Seguros.



Com os objetivos em mãos, fizemos uma pesquisa minuciosa sobre o perfil do cliente, sobre as campanhas de incentivos dos concorrentes e sobre o público alvo que iriamos impactar. Após essa pesquisa, chegamos ao desenvolvimento do programa de incentivo, que foi aprovado, com pequenas alterações de escopo.



Confira abaixo, em ordem cronológica, como amarramos todo o evento.



1 - A identidade visual:



O nome da campanha foi uma evolução do ano anterior que se chamava “Embarque Nessa Oportunidade” e também uma referência ao prêmio prêmio que seria entregue: uma viagem para Cancun. O novo nome criado foi “Mergulhe Nessa Oportunidade”. Fomos buscar inspiração no destino e elementos que são encontrados no Caribe, como suas praias, o sol, suas águas transparentes perfeitas para o mergulho, suas atrações naturais e noturnas. Tudo isso para identificar um caminho criativo que gerasse bastante conteúdo e possibilidades, pois teríamos que produzir uma grande quantidade materiais ao longo da campanha.



Como elemento principal da marca desenvolvida, criamos uma fusão que remete aos dois prêmios principais. O volante de uma Range Rover e elementos de praia como areia, conchas e coqueiros. Ao juntarmos, criamos um efeito divertido e impactante.



As cores utilizadas, principalmente o azul do mar e do céu foram uma forma de termos presente automaticamente a cor da Too Seguros, trazendo algo que remeta ao institucional mesmo que de forma lúdica e indireta. 



As fontes utilizadas no logo trouxeram modernidade e, em relação à palavra “Nessa”, é manuscrita para trazer a questão humana, aproximando o participante da temática. As duas letras “s” de “nessa”, foram modificadas para serem transformadas em cifrões. Uma estratégia para, automaticamente, ligar o nome a ideia de valores, ganhos e benefícios. 



2 - O mascote:



Após o desenvolvimento da identidade visual, buscamos oferecer mais uma ferramenta que pudesse nos aproximar dos participantes e facilitar a comunicação, formando uma ponte entre as duas pontas. E para isso tivemos uma evolução natural do nosso mascote, o Capitão Seguro, que deixou de estar vestido como um marinheiro, pois no anterior o prêmio principal era um cruzeiro, e se transformou em um mergulhador. Um personagem que mais uma vez foi o nosso “garoto propaganda” da campanha. Uma cara para os participantes se identificarem e desenvolverem laços. Esta é uma estratégia que consideramos muito adequada, pois também nos deu mais possibilidades para a comunicação e materiais. 



O mascote fez parte do tema. E mergulhou no destino e em todos os detalhes da campanha para guiar a todos em direção às informações e o conteúdo. Criado com uma roupa com uma roupa de mergulho com o logo da Too Seguros, pé de pato e máscara, nosso personagem, a cada comunicação esteve em situações diferentes, amarrando o discurso da peça, tornando tudo mais leve e agradável para todos. Ele aparece em diversas formas diferentes: falando sobre o destino, trazendo informações sobre o regulamento, demonstrando os diferenciais dos prêmios e assim por diante.



Com o mascote, tivemos a oportunidade de iniciarmos a campanha com uma ação que, logo de cara, trouxe o engajamento de todos e criou uma “degustação” dos próximos meses. Durante a Convenção Comercial da empresa tivemos um momento surpresa onde o personagem entrou no palco ainda vestido de marinheiro e segurando uma mala. De repente, ao abrir a mala e com uma trilha musical de praia ao fundo, começou a tirar o seu uniforme e trocar por um de mergulhador. Logo na sequência tirou uma placa que estava dentro da mala revelando o nome da nova campanha “Mergulhe Nessa Oportunidade” e revelando o novo destino, Cancún. Nessa oportunidade também revelou os nomes dos vencedores do último ano e entregou as premiações.



3 - A mecânica da campanha:



A mecânica foi dividida por fases embasadas no regulamento da Campanha, levando em consideração os momentos da mesma, como: inícios e fechamentos de trimestres, gatilhos de pontuações, lançamento de informações como hotsite ou concursos, dentre outros.



As fases foram divididas da seguinte forma:



Fase 1: Mergulho Imediato

Duração: 3 meses



Enfoque: Ponta pé inicial do incentivo onde são veiculadas as informações mais importantes sobre o regulamento, metas e prêmios. 



Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.



Além dos e-mails marketings e mensagens, foi desenvolvido um hotsite com 6 abas de conteúdo para manutenção geral, que é atualizado mensalmente e possui alguns recursos, como:

- Baixar regulamento e formulários

- Saber mais informações sobre os prêmios

- Canal de dúvidas via formulário de contato

- Acesso da posição do ranking e posição dos 10 mais mediante regulamento



Fase 2: Mergulhando Juntos

Duração: 2 meses



Enfoque: Informações complementares sobre a Campanha, lançamento dos rankings e dicas para como superar as metas. 



Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.



Fase 3: Fôlego Final

Duração: 2 meses



Enfoque: Momento de motivação, apresentação mais detalhada dos prêmios, manutenção dos rankings e lançamento do ranking dos 10 mais, além de dicas de como dar um gás na fase final da campanha.



Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.



Fase 4: Mergulhe Nessa Oportunidade

Duração: 2 meses



Enfoque: Focada nos premiados, essa fase divulga o ranking final, parabeniza os ganhadores, impulsiona os que não ganharam a participar das próximas campanhas e dá dicas e informações detalhadas sobre a viagem.



Peças Desenvolvidas: Para cada mês, o público é impactado com 5 e-mails marketings e 3 mensagens de WhatsApp que funcionam como “push-up” para o conteúdo enviado por e-mail. O envio desse conteúdo é dividido no mês, conforme pré-determinado pela Seguradora.



4 - As peças veiculadas durante o evento:

Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, com um diferente tipo de linguagem para cada conteúdo a ser trabalhado. 





Abaixo, exemplificaremos algumas delas:



- Logo e Slogan 

- Identidade Visual

- Criação de Mascote

- Papel de Carta

- Testeira e Base para E-mail

- Hotsite, contendo 6 abas de conteúdo

- 45 E-mails marketings divididos nas 4 fases da campanha

- 27 Mensagens de WhatsApp divididos nas 4 fases da campanha

- Aplicação de logo em brindes e vouchers

- Guia de Viagem

- Banners Institucionais



5 – O principal prêmio: a viagem internacional

Cancun foi escolhido por sua versatilidade e pela facilidade em agradar diferentes perfis de premiados:

- É sempre calor e chove pouco;

- O mar é um dos mais bonitos do mundo;

- Os resorts são luxuosos, novos e tem sistema all inclusive de qualidade;

- Os parques naturais como Xcaret, Xel-Há, Isla Mujeres e Tulum são atrações muito interessantes e estruturadas;

- A vida noturna de Cancun é imbatível e mistura boa gastronomia em famosos restaurantes, com festas inesquecíveis em suas baladas.

 

Com isso, construímos uma agenda bem equilibrada para que o premiado pudesse conhecer todas as qualidades do destino. Ressaltamos que muitos do grupo nunca tinham feito uma viagem internacional, o que tornou os momentos da agenda ainda mais especiais.



A seguir, detalharemos a programação:



02 de abril

Reservamos uma área do Starbucks para criar um ponto de encontro e receber todos os convidados. Ao chegar no café, eram dadas informações gerais sobre o embarque, documentação, auxílio com check in online e também eram realizadas a identificação da bagagem e a entrega do kit da viagem formado por: mochila, almofada de pescoço, chinelo, toalha de praia e camiseta para o embarque. O grupo foi divido em dois voos para facilitar o atendimento dos guias.

 

03 de abril

Ao chegar em Cancun, guias receberam o grupo e embarcaram nos ônibus com destino ao Paradisus Resort. Ao chegar no hotel, havia um check in exclusivo e express com o intuito de fazer com que o convidado aproveitasse ao máximo o local. Demos tempo livre para que todos pudessem conhecer todas as instalações, descansar e aproveitar a praia durante a tarde. A noite, eles puderam agendar um jantar em um dos restaurantes temáticos do hotel e em seguida saíram para a grande atração da viagem: a balada Cocobongo. Para deixar a experiência ainda mais interessante, alugamos um ônibus double deck com DJ e muito neon, assim todos entraram no clima. Ao chegar no local, outra surpresa: um camarote estava reservado para o grupo, onde puderam assistir as atrações com a melhor vista do local e com um pacote all inclusive premium. Um tópico que fez muita diferença nessa noite, foi que conseguimos, com a organização da casa, colocar um Bienvenido e o logo do cliente, surpreendendo todos os presentes.



04 de abril

Este dia foi livre para que os premiados pudessem aproveitar a estrutura do hotel e da cidade. Para que pudéssemos promover a integração de todos, reservamos alguns bangalôs na área da piscina. A noite, tivemos programação exclusiva com o jantar no restaurante a la carte reservado para a Too Seguros.



05 de abril

Esse foi o dia de conhecer uma das paisagens mais bonitas do local: a Isla Mujeres. Todos embarcaram em um catamarã com destino ao Dolphin Discovery para ter uma experiencia de nado com os golfinhos, que grande parte do grupo nunca tinha feito. Depois desse maravilhoso passeio, puderam passar o dia na estrutura de praia e piscina do parque El Garrafon em sistema all inclusive e praticar atividades opcionais como tirolesa, trilha, ritual xamânico, etc.

 

A noite foi livre, pois a cidade recebia uma “pool party” com David Guetta e a maioria dos convidados comprou ingresso antecipado para ir.

 

06 de abril

Seguimos com destino ao Xel-há, parque all inclusive integrado com a natureza, um aquário natural localizado ao longo da Riviera Maia, uma mistura de mar com água doce, e por isso é um dos mais atraentes da cidade. Sua principal atividade é o mergulho de snorkel, onde pode-se observar uma grande variedade de peixes, iguanas e outros animais que completam o cenário composto por lagoa, cenotes, grutas e uma praia escondida. O passeio foi bem aproveitado pelo grupo, que tinha noite livre para descansar, fazer as últimas compras, aproveitar o hotel ou ir para as famosas festas do Spring Break.

10 de abril

Todos acordaram cedo e embarcaram com destino ao Brasil.

Ao fazer o check out entregamos um pen drive personalizado com as fotos dos melhores momentos da viagem.



Pós Evento

Na semana seguinte a viagem, criamos um e-mail marketing de agradecimento com vídeo e fotos de todos durante o evento.

 

A equipe de trabalho:

Para atender a demanda como um todo foi organizada uma equipe de trabalho responsável pelo conteúdo e execução. Fazem parte desta equipe: 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.



1 - Como criar empatia do público com a campanha?

Esse desafio veio com uma grande sacada que foi a criação do mascote. O personagem, assim como em outras campanhas do mercado, traz identificação, proximidade e até mesmo facilita o entendimento do que está sendo veiculado. E para que essa relação entre o mascote e o público ficasse ainda mais pessoal, trouxemos uma enquete sobre a criação do nome dele, assim, os participantes poderiam se sentir parte integrante da campanha. Com isso, quando ele apareceu em forma materializada, todos queriam tirar fotos e cumprimentar o mascote.



2 - Como selecionar uma viagem que fosse o grande diferencial da campanha?

Nós pesquisamos o perfil do público e um destino que pudesse ser versátil e misturar diversas atividades que agradassem a todos. Era necessário criar uma identificação com o convidado na primeira viagem internacional desde quando o programa de incentivo foi criado. Cancún foi escolhida por isso e pela receptividade dos mexicanos, muito semelhante a do Brasil.



3 - Como fazer com que os convidados se sentissem confortáveis durante a viagem, mesmo sabendo que tudo era cobrado em dólar e muitos não tinham tantas condições?

Nós oferecemos um pacote all inclusive exclusive para cada um dos premiados, onde eles poderiam consumir qualquer tipo comida ou bebidas em qualquer um dos bares e restaurantes. Esse pacote foi um grande diferencial, pois oferecemos um conforto a mais para quem viajava.



4 - Como reunir o grupo em uma cidade passando pelo Spring Break e com programações tão atrativas?

Entregamos uma programação para todos os convidados onde determinávamos pontos de encontro durante o dia e durante o jantar, assim, eles poderiam interagir juntos. Essa comunicação deu muito certo e o grupo ficou junto na grande parte do tempo.

A criação do segundo evento de incentivo da Too Seguros impactou os colaboradores de forma muito positiva, gerando ótimos comentários entre os participantes. Isso se deu porque a comunicação criada engajou todos rumo a um objetivo comum: o cumprimento das metas.

 

Alguns benefícios sinalizados com a campanha foram:

- Retenção de mão de obra qualificada

- Maior produtividade

- Melhora na relação com os parceiros de negócios

- Melhor clima organizacional

 

A formalização da Too Seguros veio com 2 meses de antecedência ao início da campanha que tem duração de 10 meses e atendimento dedicado mensal.

 

Foram mais de 14 reuniões/calls de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.

 

Foram impactadas mais de 900 pessoas de todo o Brasil.