Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Welcome to Paradise Volvo

Candidato: Agência Fuego
Cliente: Volvo do Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Internacional

FUEGO LIVE MARKETING
Criada em 2010, a Fuego é uma empresa que oferece soluções completas em marketing de incentivo. Desenvolve campanhas promocionais e de incentivo, viagens de incentivo, feirase eventos corporativos. A ferramenta de incentivo viabiliza o aumento eficaz da produtividade em vendas. As ações são diferenciadas, personalizadas e com foco em cada cliente.
Como sugere o nome, a "Fuego" está diretamente ligada ao conceito de fogo, motivação, aquecimento, provocando a mudança de comportamento, para inspirar colaboradores, equipe e clientes. Com sede em São Paulo e filial em Minas Gerais - no Triângulo Mineiro, a empresa realiza eventos, convenções nacionais e internacionais, bem como programas de incentivo. Em seu portfólio, estão marcas de sucesso das áreas de varejo e indústria, bem como atacadistas e distribuidores.
 
VOLVO
A Volvo Cars começou a produzir automóveis na Suécia em 1927. Atualmente, é uma empresa global, comercializando carros em cerca de 100 países. Seu foco principal é sempre voltado para inovações e a Volvo Cars é a líder no desenvolvimento de tecnologias de segurança.
Sua história e posições de destaque fazem da Volvo Cars uma das marcas mais reconhecidas no mundo. Seus carros premiados continuam a estabelecer novos padrões em segurança automotiva e conectividade, e a empresa segue comprometida com o objetivo de liderar a indústria para um futuro totalmente elétrico.
 

DESAFIO

A estratégia de crescimento da Volvo no Brasil engloba diferentes ações, campanhas, reposicionamento de marca, mídia especializada e também o desenvolvimento de campanhas de incentivo para motivar e aquecer as vendas nas concessionárias.

O grande desafio era aumentar as vendas e participação de mercado e uma das ferramentas foi esta grande campanha, com premiações trimestrais e o grande prêmio final: uma viagem com todas as despesas pagas e experiências incríveis.

 

FICHA TÉCNICA

Título: WELCOME TO PARADISE VOLVO

Número de participantes: 26 convidados e 1 Coordenador Fuego Live Marketing

Local: Cuba / Jamaica / Ilhas Cayman / México

Data: 12 à 22 de Outubro de 2018 (sexta-feira à domingo)

Periodicidade: 1 campanha com a premiação de 1 viagem por ano

Abrangência: Nacional

Atividades paralelas: Paralelamente à campanha para o grande prêmio (viagem), são desenvolvidas ações de relacionamento e incentivo para cumprimento de metas menores (semanais e mensais) e premiações trimestrais com experiências customizadas e escolhidas por cada premiado, incentivando os participantes a realizarem as compras e fomentarem suas vendas para conseguirem o grande prêmio ao final da campanha.

Conceito do Evento: Aumentar o volume de vendas por meio de uma campanha de incentivo internacional.

O principal objetivo da campanha de incentivo é aumentar as vendas de veículos e o aproveitamento de serviços de pós-vendas das concessionárias.

Para isto, foi desenvolvida uma mecânica completa, focada em todos os públicos das concessionárias, abrangendo todas as hierarquias e áreas. Cada público possuía metas específicas e ao longo da campanha receberam diferentes incentivos e novos desafios para aquecer as vendas e manter o bom resultado da campanha.

Além da grande premiação final que era a viagem internacional com tudo incluso, a campanha também contava com premiações trimestrais visando o cumprimento de metas específicas.

Como a Volvo buscava engajar ao máximo o público de todas as concessionárias espalhadas pelo Brasil, buscou-se um destino único e diferenciado. Após muita análise e pesquisa, foi escolhido um cruzeiro no Caribe com um conceito prêmio, repleto de experiências únicas e tratamento especial desde o embarque no Brasil.

Todos os participantes se hospedaram em cabines com varanda e em cada parada do cruzeiro, realizavam atividades e experiências únicas, possíveis de serem feitas somente com um grupo corporativo, algo que não se pode comprar/realizar quando se está viajando de maneira individual ou como turista regular.

Para esta viagem, foi trabalhado um mote paradisíaco, explorando os diversos destinos e as experiências únicas ao longo dos meses da campanha para motivar a participação de todos, por meio de comunicados via email e WhatsApp e hotsite customizado com atualização mensal de ranking e informações sobre os destinos.

A viagem foi supervisionada por um coordenador com alta experiência que acompanhou os clientes durante toda a programação, desde o embarque no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, até o seu retorno. Auxiliando-os em diversas questões como: procedimentos de aeroporto e hotel, passeios, compra de ingressos, compras, atividades e muito mais. A viagem também foi precedida de uma visita técnica para verificação de todos os serviços que seriam oferecidos, garantindo a qualidade na experiência do convidado.

 

MSC ARMONIA

O primeiro navio em uma viagem de inovação!

Mesmo antes do MSC Armonia partir, pisar a bordo é como embarcar em uma viagem de descobertas. Com novos recursos e instalações incríveis, o navio está ainda melhor equipado para atender a todas as necessidades! Novas cabines e restaurante e áreas de buffet ampliados para servir uma variedade ainda maior de delícias culinárias. 

O navio conta com uma nova área de 330m² dedicada à música e dança. E para oferecer ainda mais opções de relaxamento, o exuberante MSC Aurea Spa conta com mais espaços para massagens. 

Tudo isso é apenas uma amostra do que uma viagem no MSC Armonia pode oferecer.

Há um mundo de novas experiências a descobrir a bordo, a cada dia, a cada momento.

 

IBEROSTAR GRAND PACKARD • HAVANA

Na famosa Paseo del Prado e ao lado de edifícios icônicos como o Palácio Velasco ou o Edifício Nacional do Capitólio, está um dos melhores hotéis em Havana: o recém inaugurado hotel de 5 estrelas Iberostar Grand Packard. Você irá aproveitar os serviços mais exclusivos e descobrir como o tempo para nas ruas da cidade velha, que é repleta de arquitetura colonial e carros vintage.

O hotel conta com piscina com vista panorâmica, SPA, restaurante, cafeteria, bar e academia.

 

DESTINOS

 

HAVANA • CUBA

Capital de Cuba, Havana é a cidade dos contrastes. Caminhar pelas ruas e vielas é o melhor jeito de conhecer a maior cidade caribenha. De quebra, é possível ter contato mais estreito e precioso com a população. A história política de Havana aparece em todo canto, e um dos principais pontos de visitação é a Plaza de la Revolución. Ao redor da praça, estão edificações como o Memorial José Martí, dedicado ao político, filósofo, jornalista e poeta cubano, o Teatro Nacional e o Ministério del Interior, com uma gigantesca escultura do rosto do revolucionário Ernesto Che Guevara.

 

MONTEGO BAY • JAMAICA

A região de MoBay, como é carinhosamente chamada pelos nativos, está localizada a noroeste da capital Kingston. A cidade, que é considerada a capital turística da ilha, também é conhecida por abrigar o maior festival de reggae do mundo, o Reggae Sumfest, que completou 26 anos. Em Montego Bay, estão localizadas algumas das praias mais procuradas da Jamaica, com suas águas tranquilas, areia fina e paisagens de tirar o fôlego.

 

GEORGE TOWN • ILHAS CAYMAN

Com pinceladas maestrais, o degradê na imensidão azul-turquesa não deixa dúvidas: o Caribe é aqui. Logo na chegada em terra firme, as placas de “não se esqueça de dirigir à esquerda” entregam se tratar de uma colônia britânica.

Situado entre Cuba e a Jamaica, o arquipélago, descoberto em 1503 por Cristóvão Colombo e composto por três ilhas, batizadas por ele de Las Tortugas, oferece ao turista águas cristalinas, praias de areia branca, lojas de grife e gastronomia de dar água na boca. Para além do glamour de quem procura o ápice do conforto, a colônia britânica, envolta por histórias lendárias de piratas, também abre os braços para aventureiros que procuram mergulho e vários outros esportes.

 

COZUMEL - MÉXICO

Cozumel entrou no roteiro turístico internacional em 1961, quando o pesquisador e documentarista francês Jacques Cousteau apresentou seus incríveis corais para o mundo. De lá para cá, essa ilha situada a 19 quilômetros da costa desenvolveu estrutura adequada para receber os visitantes e já é um dos destinos mais disputados dessa região. Com 53 quilômetros de circunferência (e outros 14 km de comprimento), é a maior ilha do México. Seu interior é coberto por vegetação e formações rochosas com algumas trilhas. No entanto, o mergulho em Cozumel é a grande atração local, com seus belos corais e águas cristalinas!

 

Para esta viagem, foi trabalhado um mote paradisíaco, explorando os diversos destinos e as experiências únicas ao longo dos meses da campanha para motivar a participação de todos, por meio de comunicados via email e WhatsApp e hotsite customizado com atualização mensal de ranking e informações sobre os destinos.

A viagem foi supervisionada por um coordenador com alta experiência que acompanhou os clientes durante toda a programação, desde o embarque no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, até o seu retorno. Auxiliando-os em diversas questões como: procedimentos de aeroporto e hotel, passeios, compra de ingressos, compras, atividades e muito mais. A viagem também foi precedida de uma visita técnica para verificação de todos os serviços que seriam oferecidos, garantindo a qualidade na experiência do convidado.

 

PROGRAMAÇÃO DA VIAGEM

DIA 1 – 12/10/2018 – Sexta-Feira

Voos domésticos até Guarulhos. Na chegada, recepção pela equipe de aeroporto e instruções e reforço do horário de encontro com coordenador para embarque internacional. Encontro do grupo às 22h30, no Terminal 2 do aeroporto de Guarulhos, no balcão da Copa Airlines para check in. Auxílio do coordenador nos procedimentos de check in e despacho de bagagem. Embarque para Havana na madrugada.

 

DIA 2 – 13/10/2018 – Sábado

Chegada na Cidade do Panamá às 06h31. Após direcionamento pelo coordenador, conexão para Havana. Na chegada, os convidados foram auxiliados e já haviam sido previamente informados sobre todo o procedimento de imigração e alfândega em Havana. Ao finalizar estes processos, recepção pela equipe local e traslado para almoço no restaurante La Guarida com apresentação musical de trio Cubano. Durante o almoço os convidados foram presenteados com chapéus personalizados e maracas. Após o almoço, traslado ao Porto para check in no MSC Armonia, em suas cabines os convidados foram recepcionados com um Kit de shampoo, condicionador e sabonete L’Occitane, caixa de bombons cubanos e um kit de cordão e porta cartão para a chave da cabine. À noite, o grupo se reuniu para jantar no navio com mesa reservada.

 

DIA 3 – 14/10/2018 – Domingo

Café da manhã no Navio e saída para City Tour Especial Caça ao Tesouro em Havana. Esta foi uma atividade Lúdica que teve o objetivo de realizar um passeio dinâmico e descontraído pela cidade de Havana, dividido nos dois dias em que o navio ficou atracado em Havana. O grupo de 24 pessoas foi dividido em 4 grupos menores com 6 pessoas em cada + 1 guia tradutor em Português. Todos os integrantes deviam seguir as pistas, percorrendo o itinerário com pontos pré-definidos na cidade. Em cada local havia outros guias e personagens explicando características ou ensinando o grupo a fazer algo típico da região. A cada tarefa concluída, um pacote era entregue que somente poderia ser aberto no final da atividade. Com este jeito descontraído, os grupos tiveram diferentes atividades que promoveram a união e trablho em equipe. E ao final da atividade, eles perceberam que os pacotes que ganhavam na verdade eram peças que formavam uma mandala com o logo da Campanha e da Volvo.

Para viabilizar esta atividade, os convidados receberam um kit contendo: Chip para internet no Celular, protetor solar, camisas de uniforme, mapas e sacochila.

O grupo se reuniu durante o almoço, no tradicional Habana Café.

Durante o percurso, o grupo realizou diferentes atividades como:

Visita à Fábrica de Charutos e personalização de sua própria caixa com nome da equipe;

Andaram no tradicional Cadillac pelas ruas de Havana e nos famosos Coco Taxis;

Fizeram Aula de Salsa e de como fazer receitas de Mojito;

Experimentaram o tradicional sorvete da Sorveteria Copelia;

Tomaram um drink no terraço do Hotel Nacional;

Visitaram lojas de Rum e locais como: Museu da Revolução, Fortaleza do Morro de Cabana, Havana Vieja e Malecon, Plaza de la Catedral, Plaza de Armas e Captólio.Ao final da tarde, o grupo retornou ao navio e à noite se reuniram para mais um jantar, com mesas reservadas. Ao chegarem em suas cabines, foram surpreendidos com o gift do dia: roupões personalizados, com a mensagem: “Você deve estar cansado. Nossa caça ao tesouro está quase terminando. Amanhã ao final do tour você receberá sua recompensa. Aproveite para conhecer bem Havana!”

 

DIA 4 – 15/10/2018 – Segunda-Feira

Café da manhã no Navio e saída para término do tour até o horário do almoço.

Ao final da atividade todos receberam um pequeno baú que continha um voucher de massagem no Spa do Navio e chocolates em formato de moeda.

Como o grupo ficará um dia inteiro navegando, esta era a melhor hora para relaxar e recarregar as energias para as próximas aventuras. Neste dia, o almoço foi no Navio em espaço reservado e os convidados tiveram o restante do dia livre para aproveitar a estrutura do navio e atividades de entretenimento.

Ao chegarem na cabine no final do dia, foram surpreendidos com um kit para aproveitar o dia de piscina durante a navegação: Mini-Bóia para copos e cangas personalizados.

 

DIA 5 – 16/10/2018 – Terça-Feira

Dia de viagem em Alto Mar até o próximo destino com atividades com o grupo na Piscina do Navio (ginástica, gincanas, desafios, tempo para confraternização). À noite o grupo se reuniu para jantar em mesas reservadas. Ao chegarem em suas cabines, os convidados receberam uma camiseta tematizada com o próximo destino: Jamaica.

 

DIA 6 – 17/10/2018 – Quarta-Feira

Café da manhã no navio e desembarque em Montego Bay / Jamaica. O grupo seguiu para o Grand Palladium Jamaica Resort & Spa um resort 5 estrelas de praia, all inclusive, aonde passaram o dia aproveitando as praias jamaicanas. Retorno para o navio no final da tarde. Jantar no navio e partida para o próximo destino.

 

DIA 7 – 18/10/2018 – Quinta-Feira

Café da manhã no navio e desembarque em George Town / Ilhas Cayman. O grupo seguiu para um tour na cidade com almoço e atividade com golfinhos. Retorno para o navio no final da tarde. Jantar no navio e partida para o próximo destino.

 

DIA 8 – 19/10/2018 – Quinta-Feira

Café da manhã no navio e desembarque em Cozumel / México. O grupo seguiu para um dia no Mr. Sancho Beach Club em uma área totalmente tematizada com cadeiras reservadas, windbanners, bóias e copos para drinks. O sistema de comida e bebida era All Inclusive e os convidados tiveram à disposição toda a estrutura do Beach Club, com atividades aquáticas, Jets Ski e massagem relaxante. Retorno para o navio no final da tarde. Jantar no navio e retorno para Havana.

 

DIA 9 – 20/10/2018 – Sexta-Feira

Manhã livre para aproveitar os últimos momentos no navio. Almoço do grupo em mesa reservada e procedimentos de check out no navio.

Desembarque e transfer para o Hotel Iberostar Grand Packard (5 estrelas) em Havana, aonde o grupo se hospedou por uma noite devido à malha aérea disponível no período da viagem. À noite, foi realizado um jantar de encerramento com palavra da diretoria em local privatizado especialmente para o grupo na piscina do hotel. Ao final do jantar, os convidados receberam um cartão pendrive, com um vídeo que reuniu todos os momentos do grupo ao longo da viagem com fotos e vídeos que eram coletados no grupo do WhatsApp da viagem, algo que surpreendeu a todos e fechou com chave de ouro esta experiência memorável.

 

DIAS 10 E 11 – 21 E 22/10/2018 – Sábado e Domingo

Café da manhã no hotel, check out e transfer para aeroporto de Havana para voo de retorno ao Brasil. Auxílio pelo coordenador e equipe local nos procedimentos de check in e despacho de bagagem. Breve conexão na Cidade do Panamá.

Chegada em Guarulhos na madrugada de sábado para domingo. Após procedimentos de imigração e alfândega, tempo para compras no Duty Free e encaminhamento dos convidados não residentes em São Paulo para pernoite em hotel até o horário de seu voo doméstico. Os convidados que embarcaram durante o dia, foram acompanhados pela equipe de aeroporto visando seu conforto e comodidade.



APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS

Para esta viagem de incentivo internacional foi utilizada uma inovadora ferramenta digital para interação e controle dos convidados durante o evento. O app tinha como principal função eliminar as gigantescas listas que a organização precisava carregar para a contagem de convidados durante a programação. Os participantes foram cadastrados na base de dados do aplicativo e após este cadastro foi gerado um QR Code, no qual todos os convidados ganharam um cartão (físico e para deixarem em seus celulares) com seu respectivo QR Code, e através deste era feito a contagem de cada um durante os passeios e programação. Esta ferramenta facilitou e agilizou a saída e chegada dos lugares, pois apenas com a leitura do QR Code o passageiro já poderia entrar no ônibus ou espaço. Caso o convidado não estivesse com seu crachá, o mesmo podia ter sua leitura através do smartphone, desde que o convidado tivesse baixado o aplicativo e acessado o seu perfil.

Para a comunicação do evento, foram desenvolvidos:


  • Convite inicial físico para participação na campanha;

  • Comunicados e vídeos mensais;

  • Save the Date;

  • Convite virtual;

  • Convite físico;

  • Brindes;

  • E-mail marketing;

  • Aplicativo do evento. 


Além disso, a equipe enviava semanalmente comunicados com dicas e curiosidades do local e atrações que seriam vivenciadas.

2018 foi o melhor da marca sueca, na ponta do lápis, a Volvo cresceu 96% no Brasil em apenas um ano. O número é ainda mais significativo em um período marcado pela greve dos caminhoneiros, pela Copa do Mundo e pelas eleições – fatores que, somados, limitaram o crescimento do PIB. Dadas as circunstâncias, o mercado de carros zero quilômetro foi muito bem, com alta de 14,6%. A performance extraordinária da marca elevou sua participação de mercado para 13,9%, o que permitiu roubar da rival Land Rover a quarta posição no mercado nacional de carros de premium, atrás apenas das alemãs Mercedes-Benz, Audi e BMW.

A estratégia de crescimento da Volvo no Brasil engloba diferentes ações, campanhas, reposicionamento de marca, mídia especializada e também o desenvolvimento de campanhas de incentivo para motivar e aquecer as vendas nas concessionárias.

Esta foi a segunda campanha da Volvo Brasil, que resultou em excelente aumento das vendas e serviços de pós-vendas noticiado em diversos meios de comunicação e reconhecido pela matriz mundial da Volvo, ainda melhor que a campanha anterior, tanto em termos de resultado, quanto em termos de engajamento durante a campanha e feedback dos premiados que participaram da viagem e vivenciaram momentos únicos que ficarão para sempre em suas memórias. O sucesso foi tamanho, que a Volvo está realizando novamente uma campanha no ano de 2019.