Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Viagem de Incentivo Bancoob | Acelera Coopcerto

Candidato: Costa Brava Viagens e Eventos
Cliente: Banco Cooperativo do Brasil
Segmento: Eventos
Estado:

Costa Brava Viagens e Eventos
Há mais de 30 anos no mercado de turismo, a Costa Brava ultrapassou em muito o papel de uma simples agência de viagens. Promovendo aos seus clientes experiências únicas e surpreendentes, com transparência e segurança, oferecemos soluções personalizadas para cada viagem, empresa ou evento.

Buscamos sempre a evolução, inovação e capacitação dos nossos colaboradores, bem como a satisfação dos nossos clientes. Superar expectativas, arrancar sorrisos e ouvir dos nossos clientes que somos realmente únicos é o que nos move.

A Costa Brava está estruturada para atender eventos de forma completa, seja em logística, produção ou criação, através de um um trabalho extremamente transparente, promovendo experiências surpreendentes e buscando sempre a melhor solução para cada cliente em seus eventos e/ou viagens de incentivos.

Bancoob – Banco cooperativo de crédito, privado, especializado no atendimento a cooperativas de crédito, cujo controle acionário pertence a entidades filiadas ao Sicoob.
 
Sicoob – Sistema financeiro com mais de 4 milhões de cooperados, 2,7 mil pontos de atendimento em todo o Brasil. Composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio que em conjunto oferecem serviços de conta corrente (crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros etc). Tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco, é uma cooperativa financeira onde os clientes são os donos e os resultados divididos entre os cooperados.
 
Coopcerto – É pioneiro em cartões pré-pagos para pessoa jurídica no setor cooperativista.
 
Campanha – Foi realizada com as cooperativas no intuito de promover a venda dos cartões.
 
FICHA TÉCNICA
Título: Acelera Coopcerto
Número de participantes: 26 pessoas (23 premiados, 2 responsáveis da empresa, 1 diretoria)
Local: Cusco e Machu Pichu - Peru
Data da viagem: 17 a 24 de março de 2019
Periodicidade da campanha: anual
Abrangência: Nacional
Conceito: Acelerar as vendas!
Objetivo: Reconhecer o trabalho dos colaboradores que atingiram os resultados de vendas da empresa, por meio de experiências incríveis e momentos inesquecíveis. ! A meta do cliente é focada no relacionamento e fortalecimento da marca junto aos colaboradores.
Perfil dos viajantes: Cargos variados - analistas/agentes de negócios, atendimento, supervisores, gerentes. Faixa etária de 22 a 56 anos – mas a maior parte é de jovens mesmo
Grupo misto, mas com um pouquinho a mais de mulheres do que homens.


 

Vídeo

Briefing: Grupo composto por colaboradores de cooperativas da Coopcerto, por todo o Brasil.

A meta do cliente é focada no relacionamento e fortalecimento da marca com os colocaboradores.



Participantes:  

Funcionários das Cooperativas, cargos variados - analistas/agentes de negócios, atendimento, supervisores, gerentes.

 

Outras informações:

 

. Faixa etária de 22 a 56 anos – mas a maior parte é de jovens mesmo

. Grupo misto, mas com um pouquinho a mais de mulheres do que homens

. Cidades de origem variadas nos estados de SP, SC, MG, PR, RJ, MT, DF – poucos de locais mais distantes. 



Principais Desafios: 

. Elaborar um roteiro que não requeresse visto ou passaporte válido, a curta distância em voo do Brasil, cujo custo fosse aderente à verba, porém, um destino que encantasse o público.

. Promover uma integração prévia entre os participantes, visto que boa parte não se conhecia

. Sugerir uma noite de premiação no destino, com coquetel, jantar, entrega de troféus, em local que não fosse muito grande – para não parecer vazio – e que tivesse bastante charme – evitar salas de hotéis

. Buscar a melhor opção de voos para os convidados, considerando que os participates eram de diversos estados do Brasil.

. Propiciar uma experiência rica e inesquecível, sempre com foco na interação dos convidados

. Unir todos estes elementos a uma verba de porte médio e com uma duração que não ultrapassasse 5 noites de hospedagem no destino.

 

Nossa Aposta foi a sugestão do destino Peru para o grupo. Poucas horas de voo, com boa malha aérea disponível, membro do mercosul - o que possibilita viajar somente com RG - gastronomia de alto nível, ótimos hotéis, atrações fantásticas, povo hospitaleiro e preços super accesíveis! 



A elaboração do projeto, com debriefings e ajustes, levou cerca de 4 meses. Nossa sugestão inicial foi a proposta de um roteiro abrangendo Cusco, Vale Sagrado e Macchu Picchu mas o cliente queria incluir ainda a capital Lima no programa.



Em dezembro de 2018 realizamos uma viagem de inspeção para o destino e, ao vivenciar o destino, o cliente concluiu que remover Lima do programa era mesmo a versão mais apropriada, visto que o trânsito da capital é “pesado”, pela duração do programa eles poderiam ficar apenas 1 noite em Lima e há tantas atividades nas outras localidades – Cusco, Vale Sagrado e Macchu Picchu, bem como a qualidade da gastronomia e dos hotéis serem excelentes – que seria melhor excluir mesmo Lima do roteiro.



Definido o roteiro, partimos para a ação efetiva das reservas, iniciando pela logística primordial que era a malha aérea. Neste quesito, resolvemos 3 de nossos desafios reservando os voos internacionais com partida de São Paulo na madrugada. Esta ação propiciou:



. Ter o dia anteiror ao embarque internacional todo disponível para planejar a malha aérea doméstica e fazer com que os convidados chegassem a São Paulo, desfrutassem de um coquetel de integração temático e, na madrugada seguinte, viajar com tranquilidade ao destino.



. Para as chegadas nacionais, além das reservas aéreas domésticas, contamos com nossa dedicada equipe de aeroporto que encarregou-se de receber todos os convidados, auxiliar com os trâmites de shuttle para o hotel Marriott Guarulhos.



. Tanto o pernoite quanto o coquetel de integração foram realizados no hotel Marriott, com temática peruana, elaborada com os itens de decoração comprados durante a viagem de inspeção, tais como “llamas”, bonecas em trajes típicos, “touristos”, capas de almofada, porta copos, e outros itens que ornaram perfeitamente na composição do espaço.



. A Bancoob e a Costa Brava tiveram um cuidado adicional com os convidados: adquirimos, durante a viagem de inspeção, medicamentos “Soroche Pills” para que ees pudessem tomar ainda antes do embarque e assim previnir o “Mal de Altitude”, comum em pessoas que viajam a destinos cuja altitude é muito diferente de seus locais de residência.



. Materiais de Comunicação, mimos e brindes foram inseridos e distribuídos ao longo da viagem, tais como: Cartas pré-embarque, capas de chuva, mochila, tags de bagagem, squeezes, cinta de mala, chapéu explorador, cardápios para as refeições, tags de brindes, “bula” para instrução de como tomar o medicamento “Sorochi Pills”, livreto com roteiro e dicas de viagem, placas de recepção do grupo.



Roteiro Final do Grupo:



Dia 1

Chegada dos participantes a São Paulo. Coquetel de interação com temática peruana no hotel Marriott Guarulhos. Pernoite.



Dia 2

Embarque, na madrugada, em voo com destino a Cusco, via Lima. Chegada, almoço no restaurante Inka Grill e tempo livre para explorar a Plaza de Armas. Logo, traslado ao Vale Sagrado, visitando, no trajeto, o Mirante Taray e o Awana Kancha, onde puderão ver animais típicos do país como Alpacas e Llamas e ter um primeiro contato com as famosas tecelãs do Peru. Chegada ao hotel Sonesta Posadas Del Inca-Yucay, check-in privativo e acomodação.Jantar em área exclusiva no hotel.

 

Dia 3

Dedicado a explorar a região do Vale Sagrado dos Incas. Neste dia, o grupo realizou visitas ao Museu Inkary, que conta a história do povo Inca; ao povoado de Chincheros, onde está situado o centro têxtil comunitário da região e onde foram recebidos pelas senhoras tecelãs que fazem parte da comunidade, terminando a parte da manhã com um exclusivo pic-nic, montado especialmente para o grupo, no pátio externo da igreja local. Após o almoço, os convidados tiveram tempo para relaxar ao redor da tenda, descansando em mantas peruanas colocadas no local exclusivamente para este fim. No final da tarde, retornaram ao hotel para desfrutar da linda estrutura do Sonesta. O jantar desta noite foi estilo “Beer & Pizza”, em um charmoso espaço do hotel, privativo para o grupo.



Dia 4

Dedicado à visita do local mais esperado e admirado do país: as ruínas da Cidadela de Macchu Picchu. Bem cedo pela manhã, o grupo realizou o check-out e teve sua bagagem levada diretamente ao hotel de Cusco. Logo, embarcaram no trem Vista Dome, para o início do trajeto até o povoado de Águas Calientes, na parte inferior de Macchu Picchu. A bordo do trem, foram servidos petiscos como sanduíche, frutas, café e chá. O tour em Macchu Picchu fio liderado pelo experiente guia Pepe, um dos maiores estudiosos do sítio arqueológico, ele mesmo descendente do povo Quechua.No final da tarde, o grupo retornou em trem para Cusco, onde, na chegada ao Novotel Cusco, já encontraram sua bagagem posta diretamente nos apartamentos. O jantar desta noite foi no próprio hotel.



Dia 5

Pela manhã, o grupo fez a tradicional visita da cidade de Cusco, percorrendo pontos como a Plaza de Armas, Catedral e Koricancha. Após o almoço no delicioso restaurante Incanto, iniciaram-se as atividades de um team building: com o grupo dividido em grupinhos menores e separados por bandanas de cores diferentes, o objetivo do jogo era trabalhar em equipe para cumprir as tarefas do jogo, tais como localizar um cedro de 300 anos em uma praça da cidade; localizar uma estátua de Puma; encontrar uma sacada que tivessse uma bandeira da Coopcerto; tirar uma foto com uma senhora peruana com uma Llama-bebê. A cada tarefa cumprida, o grupo ganhava pontos que, ao final, foram computados e definida a equipe vencedora. Para esta atividade, cada grupo recebeu um mapa e um folder com instruções e a descrição das tarefas. Fotos eram necessárias e tinham que ser postadas no Instagram em uma hashtag criada especialmente para este fim. Á noite, um jantar diferente: no Museu do Pisco, antes da refeição, eles foram convidados a degustar a bebida mais famosa do país e elaborar seus próprios drinks. Uma delícia!



Dia 6

As visitas na parte da manhã foram ao Sítio Arqueológico de Sacsayhuamán e o famoso “Cristo Blanco”. Após o almoço no restaurante Calle del Medio, o grupo teve temo livre para explorar a cidade e fazer compras, até o momento mais especial e esperado da viagem: O jantar de premiação.



Realizado no Museu de Arte Pré-Colombina, o páteo foi decorado com flores, velas e tapete vermelho, além da produção de equipamentos como sistema de som e telão. Os troféus foram entregues pelos representantes da Coopcerto e logo após os emocionados discursos tanto dos executivos quanto dos premiados, uma cortina negra ergueu-se, revelando a estrutura envidraçada do MAP Café , restaurante que fica dentro do museu, e onde o grupo desfrutou de um maravilhoso e excluisivo jantar.



A noite encerrrou-se com uma autêntica “Balada Peruana”. Em uma área reserva da casa noturna “Republica del Pisco”, com open bar, os convidados divertiram-se até altas horas, desfrutando de banda ao vivo e DJ. Foi uma noite memorável!

 

Dia 7

Após acordarem mais tarde, pela balada da noite anterior, o grupo teve a manhã livre para as últimas compras e almoço no restaurante do hotel. O início da tarde, começou a viagem de volta, com voo de retorno a São Paulo, via Lima, e chegada na manhã do dia seguinte. Lunch Boxes foram distribuidos aos convidados na conexão em Lima!



Dia 8

A chegada a São Paulo foi tranquila e o grupo novamente foi recebido pela equipe da Costa Brava que atua no aeroporto. Os boarding passes dos trechos domésticos já estavam prontos e as conexões para as cidades de origem foram tranquilas.



O grupo viajou pela empresa aérea Avianca e cuidando da saúde, Travel Ace!

O desafio da Costa Brava, responsável pelo planejamento, criação e produção dessa viagem foi encontrar soluções adequadas para uma viagem que acontece anualmente não ser simplesmente mais uma. Então, a cada viagem vem sempre o desafio de superar a última realizada, repleta de ações que encantem. 

 

O desafio, sem dúvida, foi cumprido desde o momento da apresentação do projeto, quando levamos a ideía de trabalhar como destino o Peru, pela proximidade com o Brasil, ausência da necessidade de vistos e passaportes, e rapidamente foi aprovada pela solicitante.



Na realização da viagem, resultados atingidos com excelência!



Roteiro bem elaborado, com a duração adequada, atividades bem proporcionadas, preço justo,

Remover Lima , a capital, do roteiro foi uma decisão assetiva e suportada pelo cliente durante a viagem de inspeção! Os premiados adoraram a viagem, relacionaram-se otimamente bem com a marca, o nível de satisfação bateui a marca dos 97%!



As imagens de encantamento dos convidados perante cada “descoberta” do cenário e atrações preparadas para viagem falam por si, e foram compartilhadas aos montes nas redes sociais.



Ganhamos mais dois  BIDs para realizar outras viagens de incentivo  para a instituição.



Logística impecável no destino, através de um parceiro local que encantou com o cuidado com cada detalhe.



Os materiais utilizados para comunicação foram reaproveitados em processos de reciclagem gerenciados pelas empresas contratadas, ou foram alocados para a reutilização em outros projetos. 

 

Além disso, a aplicação da metodologia de desenvolvimento de projetos aplicada para a operação do evento trouxe segurança e tranquilidade para a entrega e para os mais de 90 dias de planejamento, mais de 40 profissionais envolvidos diretamente e, claro, a entrega de um evento surpreendente!