Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Próxima Parada 2019 - DUBAI

Próxima Parada Dubai

Candidato: Epson
Cliente: Epson
Segmento: Eventos
Estado:

A Próxima Parada é a maior Campanha de Incentivo de vendas promovida anualmente pela Epson, líder global há mais de 70 anos em impressão, projeção e imagem digital. Foi desenhada para incentivar a força de vendas dos clientes do canal Distribuição a nível Brasil.
Esta campanha tem como objetivo garantir o cumprimento das metas de vendas dos produtos de consumo da Epson no úlltimo trimestre do ano fiscal, de janeiro a março.
Historicamente, esta campanha tem enorme aderência e sucesso entre os participantes porque proporciona experiências únicas aos contemplados. A campanha está no ar há 12 anos, garantindo a liderança da Epson no mercado nacional desde então. Nesta 12 Ediçao, levamos os ganhadores para os Emirados Árabes - Dubai, numa viagem de 6 dias inesquecíveis. E porque escolhemos este destino?
Dubai é porta de entrada para os ocidentais mergulharem no mundo árabe com segurança e encantamento. Oferecemos experiências sensoriais, que trabalham com o emocional dos premiados, transformando a viagem numa recordação inesquecível.
Conhecida pelos shoppings de luxo, pela arquitetura ultramoderna com construções que já utilizam a tecnologia de impressoras 3D ( o governo tem um programa de incentivo dede 2016 através do Dubai Futures Foundation), pela animada vida noturna, pelos contrastes entre passado e futuro, 
Construída no meio do deserto, Dubai é a cidade dos recordes e do luxo extremo. Um lugar onde as palavras  "mais" e "maior" assumem seus verdadeiros significados.
Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos (EAU), uma federação de monarquias absolutas hereditárias. Exótica e extravagante, Dubai era apenas um simples entreposto comercial com pequenas construções a beira do Golfo Pérsico há algumas décadas atrás.
Hoje, é um dos destinos mais populares e desejados no mundo. Tudo em Dubai transpira modernidade, tecnologia, e uma visão futura com projetos em andamento que prevêm um país no melhor estilo do clássico  "Os Jetsons" até 2050.
O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos EAU. A famíia real é progressista e sua visão modernista e capacidade administrativa transformaram a cidade em poucas décadas.
A Discover Eventos, agência especializada em Campanhas e Viagens de Incentivo, mantém uma parceria com a Epson há 16 anos , e foi a agência  responsável pela operação desta campanha de sucesso para Dubai. Cuidaram de toda elaboração da campanha até a entrega final da viagem.
 

 

Vídeo

- Cenário: 12ª edição da campanha de viagem de incentivo Próxima Parada Epson para o canal  Distribuição.

- Metas, objetivos e desafios:


  • Crescimento da marca: conseguir crescer  no geral  7% a mais  em relação ao ano fiscal anterior;

  •  Encerramento do Ano Fiscal: alavancar as vendas para fechar o ano com superávit;

  • Aumentar a motivaçao: vencer em mercados competitivos sempre exigiu das empresas uma equipe formada por profissionais de alto padrão. Mas de uns tempos para cá, com o acirramento ainda maior da economia, as constantes crises e instabilidades comerciais, um novo componente passou de extra a absolutamente necessário: a motivação e o engajamento dos clientes, através da campanha  de vendas com o maior efeito recall: a viagem de incentivo;

  • Destacar-se dos concorrentes: propondo uma campanha de alto impacto ,  mais atrativa que os concorrentes,  elevando a marca Epson para o patamar mais alto;

  • Surpreender às expectativas em relação a última viagem: como é uma campanha que está no mercado há 12 anos, o maior desafio é superar as experiências anteriores ( ediçao anterior foi Ibiza) , sempre proporcionando uma experiência única e exclusiva;

  • Apostar na relaçao com os clientes: a Epson propôs uma campanha de incentivo com uma meta agressiva e obteve o engajamento total dos clientes,  acreditou na força da marca e no relacionamento de parceria e confiança com os seus clientes, lançando uma Campanha bem desenhada e organizada para um destino inusitado, e com um caráter de exclusividade para este público, agitando o mercado durante os 3 meses da campanha.


- Período: 02/01/2019 a 30/03/2019.

- Público: Vendedores, Gerentes de Produto e Champions – Distribuição

Impactados : 2.300 vendedores | Total de clientes participantes a nível Brasil :15

- Mecânica: Os clientes são divididos em 3 grupos de acordo com o faturamento, sendo que cada um deles terá a sua meta individual de vendas mensal e trimestral. Sorteios mensais. (A mecânica da campanha é desenhada pela Epson).

- Produtos: Todos os produtos em linha são elegíveis.

- Data da viagem: 07 a 12 de junho de 2019

A necessidade de desenvolver uma Campanha de sucesso foi buscar soluções para os desafios encontrados pela Epson, tais como:

1- Encontrar um destino inusitado: foram feitos estudos de viabilidade para 6 destinos nunca antes realizados , e após as ponderações e apresentaçoes das experiências para um destino não convencional, diferente de tudo o que já fora feito anteriormente para este público, foi escolhido Dubai por um conjunto de fatores , tais como possibilidade do bloqueio do grupo num voo direto da Emirates com a  personalizaçao de headrests com logo Epson, hotelaria 5* luxo no Grand Hyatt com total liberdade de criar e customizar  espaços e momentos para o grupo, possibilidade de vivenciar uma festa digna do filme "As Mil e Uma Noites" no deserto  no maravilhoso Restaurante Al Hadeerah no Resort Bab Al Shams com atendimento VIP , o mesmo destinado a sheiks e a familia real, entre outros ;

2- Budget :um dos maiores desafios, senão o maior, foi encontrar um programa de alto nível que se encaixasse na verba proposta. A superação do desafio foi trabalhar com criatividade e muito know-how da agência organizadora, que trouxe diversas  opçôes de experiências personalizadas, experiências estas que não podem sem compradas numa viagem pessoal, levando em conta ações para reduçao do custo como substituiçao de marcas de bebidas uma vez que nos EAU as bebidas são caras devido a religião muçulmana proibir bebida alcoólica e o perfil deste grupo é de ter sempre open bar em todos os momentos da viagem, troca de um hotel na praia por um hotel luxo na cidade, inversão do roteiro e troca de datas para reduçao de tarifas,  entre outros;

3- Superar expectativa dos passageiros:o destino por si só também já é um desafio, pois a expectativa dos passageiros é altíssima, já que Dubai ostenta diversos títulos mundiais como possuir o mais sofisticado hotel, a torre mais alta, a tecnologia mais desenvolvida, entre tantos outros. Para isto a solução encontrada foi de início produzir todo o material com a "cara " de Dubai, com  muito ouro nas peças, guardar em segredo alguns detalhes da viagem , criar uma playlist pré-embarque (15 dias antes) com músicas árabes para entrarem no clima, encontrar um guia local árabe porém que falasse portugues para que a imersão na cultura fosse total , e sem a tradução que deixa o speech mais cansativo, encontrar um brinde com total conexão com o destino, e foi entregue uma escultura de camelo banhada a ouro 24k com cristais Swarovski , total sucesso;

4- Cultura árabe: o desafio para um grupo que gosta de festas e open bar, foi inseri-los na cultura local, com todas as normas e regras de comportamento, vestimentas  e com  grande influência da religião, sem deixar a viagem desagradável.  A solução foi enviar um informativo bastante detalhado ( guia de viagem) com antecedência ao embarque, além de e-mails mkt informativos, e ligações para os passageiros esclarecendo dúvidas; e com o trabalho de um guia excepcional, que desmistificou a religião muçulmana, fazendo com que o preconceito contra os árabes se transformasse em simpatia e admiraçao. Durante a campanha e em nossa viagem, buscamos mostrar a cultura árabe em sua essência, desde os aspectos históricos, culturais e até religiosoas, e através de e   xperiências como a visita privativa ao Centro Cultural Sheik Mohamed, onde realizamos um bate papo informal com um emirate, nome pelo qual são chamados os nascidos nos Emirados Árabes. Nosso anfitrião respondeu a todas as perguntas do grupo, contando detalhes sobre modo de vida, hábitos, vestimentas, culinária local, vida social e até amorosa dos árabes. Os trajes árabes entregues a todos fizeram o maior sucesso, transformando a experiência árabe mais intensa e divertida. Até uma maquiadora foi contratada para as mulheres do grupo serem maquiadas no jantar árabe do deserto, durante a festa de encerramento para celebrar a  viagem 

5 - Restaurantes, onde comer: a gastronomia é também um dos pontos altos de Dubai. Por isso, escolher os restaurantes que melhor atenderiam ao nosso grupo e dentro do budget  foi um grande desafio também. Buscamos as experiências de sucesso anteriores e fizemos uma pesquisa com diversos restaurantes árabes brasileiros e internacionais para que pudéssemos proporcionar a melhor experiência gastronômica ao nosso grupo durante toda a viagem, e oferecendo comida emirate e  libanesa com absoluto sucesso. Tudo isto sempre acompanhado das melhores bebidas, e renegociando sempre com a missão de escolher o melhor dentro da verba;

6- Exposição da marca: sem a possibilidade de colocar a marca e um produto em todos os momentos da viagem, a soluçao foi preparar um material pré-embarque ( porta voucher, tags de mala, bilhete aéreo, seguro viagem, guia de viagem) com o logo Epson, preparar todos os menus dos restaurantes com a marca, colocar banner  em Guarulhos no jantar pré-embarque no Rascal, banner no hotel Gran Hyatt, logo na tag ds portas dos apartamentos do hotel, na festa , e marca nos brindes, nas cartas de boas-vindas e despedida, nas placas de aeroporto , nos ônibus e nos jeeps 4x4 do safári no deserto;

7- Cumprimento da agenda: a proposta foi de uma viagem de 4 noites em Dubai, com uma grande quantidade de atividades, e como a pontualidade não é uma qualidade muito comum aos brasileiros, a solução encontrada foi o uso do aplicativo da agência organizadora , que fazia a leitura do QRCODE nas pulseiras dos passageiros, tornando os embarques mais rápidos e precisos, assim que a leitura era feita no último passageiro, já sabiamos quem estava faltando e a foto do mesmo para uma rápida localização.Foi a primeira vez que a Epson utilizou este processo, que foi muito bem aceito pelo grupo, e contribuiu para uma pontualidade jamais vista antes. Fora o fato de que todos os clientes tinham as informações importantes como alergias alimentares e dados médicos e pessoais na pulseira com acesso de toda equipe para um atendimento rápido e eficaz.

Anexo está o guia da viagem.

 

A 12ª edição da campanha Próxima Parada foi um sucesso, a meta da campanha foi atingida entre os clientes , com o mínimo de 113% e o máximo  298% ( um cliente chegou neste número), o que transformou esta campanha num sucesso nacional, com o faturamento de mais de 140 milhões de reais.

A escolha do destino e as experiências proprocionadas em Dubai superaram as expectativas dos contemplados (avaliações anexas).

Um dos principais pontos a destacar é que a campanha Próxima Parada está em sua 12ª Edição e durante os anos, as expectativas e os resultados da campanha sempre têm evoluido. A campanha tem sido fundamental para aumentar a participação da Epson no mercado, garantindo sua liderança,  e também tem sido eficiente em barrar as iniciativas de nossos principais concorrentes junto ao trade de distribuição. Nesse sentido a relevância da ação junto ao público só tem aumentado e o período da campanha é sempre aguardado no mercado com ansiedade.

A escolha dos destinos e das agências organizadoras tem sido fundamental para tal sucesso,  e vale destacar que, na primeira edição, nossos contemplados viajaram para Florianópolis e, na 11ª edição, viajamos para Ibiza e, neste 12ª edição para a incrível Dubai.

Durante todas a edições realizadas as avaliações dos participantes sempre foram positivas e inspiradoras, nos motivando também a buscar sempre o nosso  melhor.