Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: IT Forum Expo 2018

Candidato: Zum Brazil Eventos
Cliente: IT Mídia
Segmento: Serviços
Estado:

O cliente: A IT Mídia, empresa brasileira focada em soluções integradas de mídia para o setor de tecnologia da informação. Foi criada há 21 anos como uma editora de revistas Business to Business (B2B) sobre tecnologia. Ao longo do tempo, se transformou e passou a atuar na área de eventos, organizando o IT Fórum, IT Fórum Expo, entre outros fóruns consagrados no mercado.
 
O evento: ITFORUM EXPO 2018 - A história do Amanhã
 
Dias de montagem e desmontagem: 14,15,16 e 19
Dias de evento: 17 e 18/10/18
Local do evento: Transamérica Expo Center - SP
Participantes: 11 mil pessoas
Patrocínio: 102 patrocinadores
Equipe de produção: 26 produtores
Fornecedores: 32 empresas


Com uma intensa grade de programação e palestrantes renomados do Brasil e de fora, o IT Forum Expo 2018 lançou luz sobre diversos temas que estão definindo o futuro do mercado de trabalho e de uma sociedade cada vez mais conectada pelas tecnologias digitais. Ao longo dos dias 17 e 18 de outubro de 2018, o evento reuniu mais de 11 mil visitantes, entre executivos C-Levels, startups, programadores, especialistas em recursos humanos, pesquisadores, desenvolvedores de tecnologias e outros profissionais que estão norteando o desenvolvimento de todo o mundo.
 
Foram mais de 230 palestras de 261 palestrantes em 17 palcos de conteúdo, além de toda a interação que aconteceu nas 12 praças que foram montadas no Transamérica Expo Center. “Este é um evento para nos questionarmos. Para que perguntemos a nós mesmos: estamos fazendo as escolhas corretas? Sociedade e governos não estão preparados para o futuro. O IT Forum Expo se propõe a discutir essas questões. É necessário usar a informação para criar um futuro melhor. A tecnologia tem de ser usada como ferramenta de inclusão”, opina Vitor Cavalcanti, diretor de Conteúdo e Produto da IT Mídia, organizadora do evento.
Um dos destaques desta edição foi a presença de David Hanson, desenvolvedor do primeiro robô humanoide do mundo, a Sophia. Juntos em um palco no Brasil, pela primeira vez, criador e criatura apresentaram-se na abertura do IT Forum Expo. Mas os painéis trouxeram também assuntos urgentes que têm pautado a realidade nacional e o uso das ferramentas digitais.

Vídeo

Os desafios da Zum Brazil, como agência organizadora deste complexo evento, é sempre construir um projeto inovador, com espaços que gere fluidez ao público, disposição de stands e palcos de forma harmônica, que permitam visibilidade e visitação, sem dar o aspecto de feira tradicional e sim um evento disruptiva. Além de proporcionar ativações inovadoras e apresentar ao mercado novas tecnologias para completar a missão do IT FORUM EXPO. 



Ao todo, foram projetadas e produzidas pela Zum, as seguintes estruturas:



1 palco principal de 220m com plenária para 600 pax subdividido em 6 palcos independentes

1 palco secundário de 36m

1 arena com plenária para 150 pax

10 mini plenárias para 30 pax

12 praças com stands patrocinados

96 stands personalizados

1 estúdio suspenso para imprensa

1 praça de alimentação de 2.120m²

2 salas de produção

1 posto médico

1 credenciamento

1 chapelaria

1 CAEX (Centro de atendimento ao expositor)

1 Sala para palestrantes

 

O IT Forum Expo 2018 teve entre seus patrocinadores diversos líderes de mercado como HPE, Google Cloud, Vivo Empresas, Epson, Algar Telecom, Amazon, Totvs, Serasa Experian, TIM, Itaú Cubo, SAS, EY, entre outras companhias. São números grandiosos e dados impactantes, que mostram toda a magnitude deste evento.



 

Galeria de Fotos

Por reunir um público acostumado a participar de eventos disruptivos, o desafio, ano após ano, é trazer inovações e novas tecnologias – já que este também é o intuito do evento: Expor o que há de novo no mercado de TI.



Em uma ousada estratégia, a presença da Robô Sophia foi uma atração que maximou o interesse no evento, rompendo as barreiras dos profissionais de TI, trazendo uma nova parcela de visitantes e potenciais novos leads para os patrocinadores e à própria IT Mídia.



Construímos uma feira com 11,920,00m²: utilizando os halls “C” com 8000 m² e o Hall “D” com 3920 m² do Transamérica Expo Center. Com 83 stands de cotas variadas de 36m², 24m² , 18m², 12m² e 9m², além das 13 start ups o evento contava também com 12 praças patrocinadas, cada uma com a sua mini plenária para conteúdos exclusivos, além dos que podiam ser assistido na plenária principal descrita abaixo.



Na praça Ricardo Farias foi implantada uma arquibancada com uma mega tela. Já na Praça Miguel Petrilli, contávamos com um palco 360° também para apresentações específicas e premiações. Contava com um espaço ITM e uma sala de entrevista elevada com vista privilegiada para todo o evento, onde a Humanoide Sophia pôde ser entrevistada.



Sophia, a personalidade robô mais avançada e semelhante a uma humana do mundo, e seu criador, Dr. David Hanson, Fundador e CEO da Hanson Robotics, fizeram parte da programação do evento, que além de suas praças temáticas apresenta o Village Square, praça com casas onde as empresas patrocinadoras apresentam conteúdo e seus produtos.

 

A visita ilustre, representando a Indústria 5.0, foi encabeçada pela IT Mídia e viabilizada em conjunto com a Zum Brazil. Foi a primeira aparição pública do robô na América Latina.

 

O fato foi tão impactante que o programa Fantástico gravou um quadro entrevistando a personagem diretamente no evento, gerando mídia extra aos patrocinadores, extrapolando as fronteiras do evento.

 

Sophia é capaz de reproduzir 62 expressões faciais e foi projetada para aprender, adaptar-se ao comportamento humano e trabalhar com seres humanos. Em outubro de 2017, tornou-se o primeiro robô a receber a cidadania de um país (Arábia Saudita).



A presença da robô-humanóide Sophia, como forma de nova tecnológia, apresentada pela primeira vez no Brasil no IT FORUM EXPO, foi o ponto alto do evento. 

 

Galeria de Fotos

 

Com investimento semelhante (no caráter de produção) houve um crescimento de 2.000 visitantes em relação à edição anterior. As cotas de patrocínios são negociadas diretamente pelo cliente, não sendo abertas à agência.



Por reunir 11.000 participantes aproximadamente, mais os executivos das 102 empresas patrocinadoras, o impacto na hotelaria, malha área, serviços de transfer e afins é impactante e positivo para todo o setor e região da capital paulista. 



A mídia espontânea foi estrondosa, graças à já citada presença da robo-humanóide Sophia e ao estilo disruptivo e inovador do IT FORUM EXPO.



Segue algumas matérias que veicularam na mídia: 

 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/10/21/conheca-sophia-a-robo-mais-inteligente-do-mundo.ghtml



https://computerworld.com.br/2018/04/03/it-forum-expo-traz-ao-brasil-humanoide-sophia-e-seu-criador-dr-david-hanson/



https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/10/humanos-sao-muito-mais-assustadores-do-que-robos-diz-sophia.html

Galeria de Fotos