Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Projeção mapeada na Abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires - YOG

YOG - Youth Olympic Games

Candidato: Infoview
Cliente: Fuerza Bruta
Segmento: Serviços
Categoria: Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias

Oferecer excelência em soluções de vídeo, som e TI para eventos e instalações corporativas. É com esse objetivo que a Infoview atua desde 1994, sempre buscando o que há de mais avançado para proporcionar soluções personalizadas nos mais variados tipos de eventos.
 
Com base no Rio de Janeiro e filiais em São Paulo e Florianópolis, a Infoview atende a clientes das mais diversas áreas em todo o Brasil.
 
Em sua linha de produtos audiovisuais, a Infoview possui uma grande variedade de equipamentos da mais avançada tecnologia e a mão se obra especializada para proporcionar o show desejado pelo cliente.
 
Para assegurar o sucesso de todas as soluções desenvolvidas pela Infoview, trabalhamos sempre com um projeto, detalhando as necessidades de infra estrutura, posicionamento dos equipamentos e diagrama de interligação. Todo este procedimento garantirá o bom funcionamento do sistema, como qualquer modificação futura. A Infoview documenta a sua solução.

No início de 2018, fomos procurados pela empresa que havia ganho a concorrência para Abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude, que seria realizada em outubro do mesmo ano, na cidade de Buenos Aires na Argentina. A empresa Ozono, que responde pelos negócios da Fuerza Bruta, tinha um projeto ambicioso. Uma projeção mapeada no Obelisco da 9 de Julho e que serviria de pano de fundo para performance deles, durante a Abertura. E o fato inédito deste evento é que pela primeira vez na história, seria realizada uma abertura Olímpica na rua – para que todas as pessoas pudessem ver, sem a obrigatoriedade de compra de ingresso.
 

Vídeo

Galeria de Fotos

A Infoview levou para os Jogos Olímpicos da Juventude, equipamentos de alta tecnologia, para fazer a projeção mapeada no Obelisco, um monumento histórico de 67 metros de altura, situado em Buenos Aires na Argentina. Cenário escolhido para a Cerimônia de Abertura que ocorreu no dia 06 de outubro de 2018, na Avenida 9 de julho.

 

A empresa brasileira tem mais de 25 anos de experiência em eventos e shows, colecionando prêmios e diversos cases de sucesso. Em seu histórico, possui grandes sucessos, como ser fornecedor oficial do Rock in Rio desde 2011, Jornada Mundial da Juventude, Reveillon de Copacabana.

 

Para este projeto, foram utilizados 16 projetores Panasonic PTDZ21K, cada um com 20.000 ANSI lumens, divididos em 08 projetores instalados no topo do prédio do Ministério e 08 projetores instalados no topo do Hotel Bristol. Em função da dificuldade de chegada de cabeamento ao topo dos prédios, a Infoview instalou um sistema de antenas para comunicação do sinal de vídeo com os projetores. O sistema de gerência de conteúdo utilizado foi o wachout.

 

A equipe da Infoview, foi composta por 10 pessoas. Desembarcou em Buenos Aires duas semanas antes para garantir que todos os detalhes técnicos estivessem perfeitos até o dia do evento. 

Galeria de Fotos

Para este projeto, foram utilizados 16 projetores Panasonic PTDZ21K, cada um com 20.000 ANSI lumens, divididos em 08 projetores instalados no topo do prédio do Ministério e 08 projetores instalados no topo do Hotel Bristol.



Lentes especiais tiveram que ser utilizadas nas torres dos projetores em função da distância. Uma delas que não havia disponibilidade na América Latina, a Infoview trouxe da Alemanha para a realização do trabalho.

 

Em função da dificuldade de chegada de cabeamento ao topo dos prédios, a Infoview instalou um sistema de antenas para comunicação do sinal de vídeo com os projetores. Este sistema foi homologado meses antes da instalação em Buenos Aires para que tivéssemos certeza que não haveria qualquer problema de funcionamento.



Todos os detalhes foram desenhados em projeto e discutidos com o cliente para que não houvesse nenhum problema na data de instalação.



Todo o trabalho de afinação só podia ser realizado durante a madrugada, em função da luminosidade do local. Também tivemos que conviver com a grande luminosidade de painéis de led da avenida, que só puderam ser desligados 2 dias antes do evento.



 

Galeria de Fotos

O objetivo do cliente era proporcionar uma abertura Olímpica que ficasse marcada, não apenas pela criatividade e ousadia do projeto, como pelo local onde escolheram para realização do evento.

 

A Fuerza Bruta teve o seu objetivo realizado em 100%, muitos elogios do Comitê Olímpico Internacional pela criatividade do espetáculo e principalmente porque foi a primeira vez que uma abertura Olímpica foi realizada na rua e não dentro de um Estádio fechado e com ingresso pagante, para que todas as pessoas pudessem ter acesso a ver o evento.

 

O evento foi televisionado mundialmente e extremamente elogiado.

 

Tudo ocorreu de forma perfeita e sincronizada, na projeção e performance dos artistas do Fuerza Bruta.



O público de mais de 200.000 pessoas lotou a Avenida 9 de Julho em Buenos Aires e deu início aos Jogos Olímpicos da Juventude, que marcaria para sempre a estória esportiva do país.



Por muito tempo a Abertura Olímpica foi comentada e elogiada por todas as pessoas que visitavam o país e a cidade de Buenos Aires.

Galeria de Fotos