Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Plataforma Digital de Campanha para a Too Seguros

Candidato: Alternativa F
Cliente: Too Seguros
Segmento: Serviços
Estado:

O Cliente e o Evento:
A Too Seguros foi criada pensando na proteção individual, de família, bens e no futuro. O portfólio é composto por Seguros de Danos e Pessoas, com destaque para Massificados e Microsseguros com produtos de Vida, Acidentes Pessoais, Prestamista, Habitacional, Fiança Locatícia, Garantia Estendida, Vida em Grupo, entre outros. São diversos benefícios e assistências que incorporam nossos produtos, como: assistência residencial, assistência moto, assistência veicular, assistência funeral, orientação médica por telefone, descontos em farmácias, concierge, capitalização, entre outros. 

Pelo terceiro ano consecutivo a Too Seguros quis criar uma campanha de incentivo para motivar os funcionários do Banco Pan e da Too seguradora e alavancar as vendas, e por este motivo, convidou a Alternativa F para desenvolver o conceito de sua campanha para a África do Sul, sua identidade visual, todas as peças de comunicação e manutenção da campanha, além de desenvolver um espaço interativo onde fosse possível apresentar todos os detalhes para o público-alvo, além de oferecer um ranking atualizado mensalmente.


A Agência

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun. 

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

Vídeo

Galeria de Fotos

Para criar o espaço online da Campanha de Incentivo da Too Seguros, levamos em consideração os principais objetivos levantados no briefing dado pelo cliente, que foram:



- Ser fiel a nova identidade visual;

- Ser uma ferramental simples e completa para atingir os participantes;

- Oferecer soluções criativas para aumentar a venda de seguros dentro do Banco PAN;

- Estimular a conversão de negócios para a Too Seguros.



Com os objetivos em mãos, fizemos uma pesquisa minuciosa sobre o perfil do cliente, sobre as campanhas de incentivos dos concorrentes e sobre o público alvo que iriamos impactar. Após essa pesquisa, chegamos ao desenvolvimento do hotsite, que foi um verdadeiro sucesso.



Confira abaixo todos os detalhes.

O hotsite para a Campanha foi desenvolvido em Wordpress e a no formato Parallax, algo que permitia através da barra de rolagem encontrar em sua home as informações resumidas de todas as suas páginas.

Forem 6 abas no total, cada uma direcionando para uma página interna diferente: home, campanha, regulamento, prêmios, ranking e contato.

HOME

Como já dito anteriormente era um resumo de todo o espaço, com um painel principal abordando os prêmios com imagens chamativas do Chevrolet Onyx Joy da viagem para a África do Sul. Possuía também um espaço interativo para a votação do nome do mascote. Além de informações sobre a campanha, prêmios, regulamento e espaço para contato.

CAMPANHA

Uma explicação mais rápida do campanha, um regulamento resumido e que trazia as informações chave para a participação.

REGULAMENTO

As informações completas da campanha Mergulhe Nessa Oportunidade.

PRÊMIOS

Detalhes e fotos do Chevrolet Onyx e informações completas sobre a viagem como destino, roteiro, acomodações, atrações, entre outras.

RANKING

Espaço que poderia ser acessado por meio de login e senha de cada um dos mais de 1000 participantes, em que poderiam conferir seus resultados individuais e posição no ranking, além de oferecer mensalmente o ranking geral atualizado.



A mecânica:



A mecânica da campanha e o funcionamento do hotsite foram divididos por fases embasadas no regulamento da Campanha, levando em consideração os momentos da mesma, como: inícios e fechamentos de trimestres, gatilhos de pontuações, lançamento de informações como hotsite ou concursos, dentre outros.



As fases foram divididas da seguinte forma:



Fase 1: Aventura Imediata

Duração: 3 meses



Enfoque: Ponta pé inicial do incentivo onde são veiculadas as informações mais importantes sobre o regulamento, metas e prêmios. 



Fase 2: Juntos na Aventura

Duração: 2 meses



Enfoque: Informações complementares sobre a Campanha, lançamento dos rankings e dicas para como superar as metas. 



Fase 3: Aventura Final

Duração: 2 meses



Enfoque: Momento de motivação, apresentação mais detalhada dos prêmios, manutenção dos rankings e lançamento do ranking dos 10 mais, além de dicas de como dar um gás na fase final da campanha.





Fase 4: Aventure-se

Duração: 2 meses



Enfoque: Focada nos premiados, essa fase divulga o ranking final, parabeniza os ganhadores, impulsiona os que não ganharam a participar das próximas campanhas e dá dicas e informações detalhadas sobre a viagem.





A equipe de trabalho:

Para atender a demanda da campanha foi organizada uma equipe de trabalho responsável pelo conteúdo e execução. Fazem parte desta equipe: 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 4 profissionais de TI, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.

 

Criar uma campanha de incentivo e suas ferramentas é sempre um grande desafio, mas os maiores deles foram:



1 – Como implementar uma campanha de incentivo e um hotsite, algo fora do costume da too Seguros?

Tivemos que fazer pesquisa prévia sobre o cliente, target e comportamento para buscar uma forma de abordagem eficiente e melhores ferramentas. Acreditamos que essa pesquisa foi essencial para termos um plano de ações bem estruturado e que fizesse o cliente entender de forma clara e segura como cada fase da campanha iria funcionar, como iriamos impactar o público, quais eram as melhores formas para isso e a necessidade de um hotsite para ancorar tudo isso.



2 – Como criar empatia do público e trazer cliques?

Esse desafio veio com uma grande “sacada” que foi a utilização do mascote. O personagem, assim como em outras campanhas do mercado, traz identificação, proximidade e até mesmo facilita o entendimento do que está sendo veiculado.

E para que essa relação entre o mascote e o público ficasse ainda mais pessoal, trouxemos eles materializado em diversos momentos, como por exemplo, durante a votação de seu nome no hotsite que daria prêmios ao vencedor. Esta ação colaborou para que muito acessassem pela primeira vez, criando um contato necessário. Além disso, o ranking mensal só presente no hotsite, utilizando da curiosidade de todos para acompanhar seus resultados, acelerou em muito a taxa de acessos.



3 - Como alcançar o maior número possível de pessoas e garantir que a comunicação fosse assertiva?

Para atrair os participantes para o hotsite, criamos um planejamento de peças que por meio de chamadas criativas fez com que todos buscassem informações atualizadas da campanha no hotsite.

A criação da primeira campanha de incentivo da Too Seguros e de seu hotsite impactou os colaboradores de forma muito positiva, gerando ótimos comentários entre os participantes. 

Em números gerais tivemos 3 mil usuários e cerca de 21 mil acessos.



Isso se deu porque a comunicação criada engajou todos rumo a um objetivo comum: o cumprimento das metas.



Alguns benefícios sinalizados com a campanha foram:

- Retenção de mão de obra qualificada

- Maior produtividade

- Melhora na relação com os parceiros de negócios

- Melhor clima organizacional



A formalização da Too Seguros veio com 1 mês de antecedência ao início da campanha que tem duração de 10 meses e atendimento dedicado mensal.

Foram mais de 10 reuniões/calls de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 1 diretor de conteúdo, 1 redator, 1 diretor de arte, 1 profissional de atendimento e 1 profissional de produção.



Foram impactadas mais de 1.000 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.