Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Aplicativo Crack The Coke

Candidato: Yazo
Cliente: Coca- Cola FEMSA Brasil
Segmento: Serviços
Estado:

Conectar Experiências. Esse é o propósito no qual nós, da YAZO, fundamentamos todas as nossas ações. Acreditamos que os eventos são feitos por Pessoas e para Pessoas e tomando essa ideia como norte, desenvolvemos aplicativos para eventos visando aumentar o engajamento e proporcionar uma experiência inesquecível aos participantes, organizadores e patrocinadores. Utilizando técnicas de gamificação e tecnologias como a de realidade aumentada, já proporcionamos engajamento em eventos em vários Estados Brasileiros e, recentemente, ultrapassamos a fronteira e desenvolvemos o app de um evento para uma multinacional no Uruguai.

O atendimento rápido e pessoal foi essencial para o atendimento do cliente: a Coca-Cola FEMSA Brasil. A empresa tem grande valor para a Marca global tanto por sua forte presença na América do Sul e Central, trazendo grandiosos números para a Coca-Cola Company, mas também pelo seu compromisso em gerar valor econômico e social para as comunidades em que está inserida.

Buscando um posicionamento entre o público jovem e amantes de tecnologia, a Coca-Cola FEMSA Brasil, juntamente com a MCI idealizou uma ação de marketing dentro da Campus Party, na qual se propôs a crackear o evento. Crackear é um termo da área de segurança da informação e significa invadir ou quebrar a segurança de um sistema ou programa de computador. A Coca-Cola FEMSA se propôs a "invadir" a Campus e conquistar o coração dos participantes

Precisávamos desenvolver um app que fosse a plataforma para a campanha. Deveria conter um espaço social, para que os campuseros (participantes da CP) pudessem interagir e trocar experiências e contatos, além de uma funcionalidade na qual os campuseros tivessem acesso a vários desafios propostos pela organização e, a cada desafio solucionado, recebessem uma pontuação que contribuia para um ranking que premiava os que mais pontuaram ao final do dia. Assim, o app para a ação Crack the Coke (CR4CK TH3 C0K3, na grafia original) foi criado em tempo recorde graças ao modelo de produção e da competência dos times envolvidos. A ação resultou em dados sem precedentes, gerando um engajamento com o público e uma fantástica percepção da marca, tendo a participação de mais de 1400 participantes organicamente. Em menos de uma hora, a hashtag #vainogascampusparty, criada em um desafio, atingiu os trendind topics de São Paulo e, no mesmo dia, atingiu os trending topics no Brasil.

Vídeo

Galeria de Fotos

Conquistar o coração dos campuseros



A Coca-Cola FEMSA Brasil pretendia divulgar um de seus produtos: a Coca-Cola Café. A ideia era realizar um game dentro da Campus, integrando o produto na realidade do evento, uma vez que o público faz parte da cultura gamer, geek ou nerd, o ambiente é propício para competições, games e dinâmicas que desafiam a capacidade dos campuseros. Além do mais, a Coca-Cola café tinha o que era preciso para deixar a galera ligada. O tema proposto era de crackear; invadir o evento, criando códigos e desafios a serem desvendados pelos participantes.



Entretanto, não haviam definido nenhuma plataforma a ser utilizada. Deveria ser uma plataforma web e mobile que contivesse um sistema de pontuação e rankeamento de melhores pontuados, geração de conteúdo, área social para a criação de uma comunidade, tecnologias inovadoras e disruptivas e uma base sólida para a proteção dos dados.



Corrida contra o tempo



Além do briefing ousado, um grande fator influenciou na decisão: o tempo que tínhamos para tirar o plano do papel era pequeníssimo. Entre a escolha da nossa plataforma e a entrega, tínhamos cerca de oito dias para criar e aprovar o layout, desenvolver apps nativos para Android e iOS e publicar nas respectivas lojas, contando com o tempo de análise e aprovação que a Apple submete cada app publicado.



Um passo de cada vez



Desenvolver a plataforma era apenas o primeiro passo, visto que o evento duraria cinco dias e a equipe deveria estar disponível para o suporte, criação de dinâmicas e conteúdos e consultoria. Os desafios eram alimentados pela MCI e eram disponibilizados dentro do app e comunicado pelos telões do stand da Coca-Cola. A cada desafio respondido corretamente era gerado um QR Code com a pontuação referente a ele. A equipe estava disponível para tirar dúvidas, resolver imprevistos que surgiam e criar, juntamente com a agência, conteúdo para engajar os participantes.



#campuserodobem

A Coca-Cola FEMSA Brasil se propôs a realizar uma ação em prol de causas nobres e, durante a ação, incentivou e monitorou o uso das hashtags:


  • #CampusForEducation 

  • #ProtectTheKids

  • #SustainableGoals

  • #HelpingEachOther


Sendo uma missão coletiva, ao atingirem a meta, a Coca-Cola liberava as Vending Machines para o público do evento.

Galeria de Fotos

Um app personalizado em 3 passos



A YAZO se compromete a entregar uma solução com agilidade, construindo junto com o cliente. Essa filosofia foi determinante para a escolha dos nossos serviços, pois possibilitou o desenvolvimento personalizado dentro do prazo.



O primeiro passo foi adaptar o layout da campanha para o mobile, traduzindo e dando continuidade para a experiência, conversando com o mundo real e o virtual. Sempre pensando na usabilidade e experiência dos usuários, o layout é otimizado para facilitar o encontro e assimilação de informações para o público do evento.



O segundo passo foi o desenvolvimento e publicação do aplicativo que, graças ao nosso modelo, foi possível fazer em tempo recorde. A construção modular, partindo de um app white-label é um modelo inovador quando se trata de eventos deste formato, pois requerem um tempo de produção não só ágil como inteligente.



Por último houve a implementação e os esforços na divulgação e alimentação de conteúdo no app. A equipe dedicou-se 100% ao sucesso da ação, estando imersos no mesmo ambiente por toda sua duração. Ter um time especializado e disponível para que o evento seja um sucesso faz toda a diferença, seja em criar um conteúdo em tempo real ou garantir que os participantes tenham a melhor experiência possível.



Gamificação



A dinâmica foi realizada com Qr Codes que, espalhados pela Campus e em locais estratégicos, forneciam pistas e pontuações para os desafios propostos. A Realidade Aumentada também foi utilizada para ativar pistas em vídeo em uma mídia inovadora. Quizzes foram desenvolvidos e disponibilizados para avaliar os conhecimentos dos campuseros e até a timeline foi lugar de gamificação.



Prêmios das Missões 



As dez da noite, o campeão do ranking recebia a chave da Barraca do Líder no Lounge. 



Uma mini banda marcial (estilo New Orleans), acompanha o caminho do líder até a Super Barraca. 



O líder pode convidar 3 amigos para essa noite de conforto.


  • Check-in 22h

  • Check-out 12h


O campeão (líder) de cada dia ganhava também 4 pulseiras especiais. Com essas pulseiras, tinham acesso ao Sofá Coca-Cola, posicionado em um lugar privilegiado a frente do Palco Feel The Future, ao lado de um cooler Coca-Cola. Além de um lindo roupão vermelho!



Os participantes posicionados da posição 1 a 10 do ranking também ganharam um brinde especial da Coca-Cola, retirado no lounge.





 

Galeria de Fotos

#vainogascampusparty



O uso da plataforma na ação da Coca-Cola FEMSA Brasil trouxe resultados surpreendentes em questão de engajamento e percepção da Marca. Por exemplo, como um desafio extra, os participantes foram desafiados a colocar a #vainogascampusparty nos trending topics de São Paulo, o que foi alcançado em menos de uma hora. Não satisfeitos, os campuseros fizeram a hashtag atingir os trending topics nacionais no mesmo dia, trazendo visibilidade Nacional para uma ação que acontecia dentro de um evento fechado.



Engajamento total



A plataforma web, além de ser responsável pelo gerenciamento de conteúdo, também monitora as métricas de interação geradas, entregando business inteligence: conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão.

Nesse caso, tivemos números incríveis:


  • 1407 usuários

  • 33500 conexões

  • 1302 postagens

  • 17869 curtidas

  • 3564 comentários

  • 62 notificações enviadas

  • 2302 QR Codes lidos

  • Mais de 700 mil pontos gerados


O planeta em foco



Com o uso do app e a introdução da mídia de realidade aumentada, foram reduzidos os gastos com materiais impressos durante a ação, limitando-se somente à identidade do estande. Com isso, o desperdício de papel, plástico e outros materiais foi mínimo, contribuindo para uma experiência mais sustentável além de um custo benefício relevante para a empresa.



O coração dos campuseros



Todos os que participaram da ação fizeram parte de uma experiência enriquecedora na Campus Party. Foram estimuladas trocas de experiências, novas amizades, novos conhecimentos e a dedicação dos campuseros com os desafios é algo impagável. O mais importante de tudo foi alcançado: a Coca- Cola Café conquistou o coração dos campuseros.

Galeria de Fotos