Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Estande Yara - Semana Internacional do Café

Estande Yara Semana Internacional do Café

Candidato: HUB-LUB
Cliente: Yara Brasil Fertilizantes
Segmento: Serviços
Estado:

A Hub-Lub foi criada com a finalidade de levar para as empresas soluções completas para todo tipo de evento e projeto. Podendo ser ele pequeno ou grande, simples ou complexo. Assumimos toda a demanda da operação e execução. Aqui não existe: "não tem como", ou "não dá". Dá sim! E não basta só entregar, é preciso entregar bem feito, com excelência. #FazendoBemFeito não é só a hashtag que usamos, ela nos move e simboliza nosso conceito e princípios. Hoje a agência atua na organização de eventos, feiras, convenções de vendas, marketing promocional, promoções, ativações esportivas e incentivos.

Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.
Brasil desempenha um papel altamente estratégico nos negócios da Yara. Nesse contexto, a companhia investe em soluções competitivas e sustentáveis para todos os tipos de culturas e solos encontrados aqui.
A Yara realiza todo ano o Concurso NossoCafé. Esse concurso tem sua premiação dentro da Semana Internacional do Café. Evento realizado em Minas Gerais que reune cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores.

Dentro desse evento a Yara monta um estande de 25m2, que tem como objetivo divulgar os produtos da Yara, o Concurso NossoCafé, fazer relacionamento com clientes, formadores de opinião, e aproximar a marca do público alvo.
 

Durante a Semana Internacional do Café realizada no Expo Minas em Belo Horizonte. A Yara realiza a premiação do Concurso NossoCafé, um concurso criado por ela para incentivar e premiar os melhores produtores de café do Brasil que utlizam seus programas nutriconais para a produção dos Cafés. Além da Premiação a Yara possui um estande dentro do pavilhão, onde divulga a empresa para a toda base de agricultores e clientes. Para a construção desse estande o Briefing era:

- Reforçar a importância e qualidade dos produtos Yara, atrair novos clientes e também formadores de opinião, incentivar inscrições ao concurso dos Agricultores, aumentar o número de inscrições, divulgar a premiação durante a Semana Internacional do Café, atrair público ao estande, criar atrações para os visitantes com interatividades.

- O estande precisa ainda levar o conceito da qualidade do Café e dos produtos Yara com conforto para os clientes em um espaço de 25m2. Precisamos pensar em um estande simples porém atrativo, algo que promova o programa NossoCafé e junto com isso fazendo um link divulgando o concurso. 



Alguns objetivos:

- Aumentar e consolidar a percepção da marca Yara como fornecedora principal de fertilizantes do segmento de cafés especiais;

- Associar a marca Yara aos cafés especiais e altos rendimentos;

- Abordar produtores verticalizados (produzem e torram) em ambiente porteira para fora;

- Promover a marca da Yara entre os produtores e cadeia de valor: traders, torrefadores, micro torrefações, cafeterias e consumidores;

- Posicionar a Yara como a empresa de soluções para a agricultura, setor industrial e meio ambiente.

- Fortalecer relacionamento com formadores de opinião dos públicos estratégicos: pesquisadores, clientes e imprensa.

 

Por termos um espaço pequeno, pensamos em utilizar uma parede do estande para criarmos um mural com o finalistas do concurso, ao mesmo tempo esse mural divulgaria o concurso nosso café e também seria uma estante sensorial onde os visitantes poderiam sentir os aromas dos cafés dos finalistas, e visualizarem informações sobre o Agricultor e sua a produção do café.

 

Então com isso já tínhamos os principais itens solicitados no Breifing.

 

Outra ideia, foi recriarmos um cafeteria, utilizamos madeira pinus, e luzes indiretas em led e amareladas para darmos conforto e tranquilidade ao estande, típico das cafeterias mais atuais de São Paulo.

 

Criamos um balcão em madeira Pinus, onde ficaria a cafeteria. Os baristas serviam os cafés dos finalistas, o que ajudou na divulgação do concurso e na curiosidade dos visitantes em experimentar o nosso cafezinho.

 

Criamos os uniformes dos baristas segundo um conceito mais atual, com um avental personalizado.

 

O piso do estande também foi feito de madeira pinus, com acabamento chanfrado sem cantoneira.

 

Nas paredes tínhamos o logo da Yara em letra caixa e a comunicação visual do estande seguiu a mesma comunicação visual do Concurso. No estande tínhamos uma promotora  com coletor de dados.

 

O estande recebeu a visita  também dos participantes do concurso e dos finalistas.

 

Após a premiação do concurso, fizemos uma atualização no mural colocando o café vencedor em evidência e os selos de qualidade, o que atraiu também muitos visitantes que queriam conhecer o café e também experimentá-lo.

 

Apesar de pequeno o estande foi um dos mais movimentados de toda a feira, recebemos inúmeras pessoas, e também a imprensa, que visitou nosso estande também para experimentar o café vencedor e saber mais informações sobre ele.

 

Galeria de Fotos

Ao final do evento obtivemos um excelente feedback do cliente, o estande alcançou todos os objetivos, conseguimos em um espaço pequeno divulgar o Concurso NossoCafé e atraímos a atenção de todos com um estande jovem e atual com uma decoração de bom gosto com uma iluminação agradável e confortável.

Os vencedores do concurso e os finalistas compareceram ao estande, tiraram fotos na estante sensorial, que atraiu a curiosidade de jornalistas e visitantes.

 

O estande serviu principalmente para relacionamento com os agricultores que puderam conferir as novidades dos produtos da Yara e as novas tecnologias e soluções.

Tivemos mais de 700 pessoas com os dados coletados, e mais de 5 mil visitantes na feira.



Na estante tivemos uma experiência sensorial com a ajuda dos consultores da Yara. Foi um diferencial inovador onde os visitantes puderam ao mesmo tempo sentir o aromas e receberem explicações sobre a qualidade do café e os diferencias que os produtos da Yara podem fazer para os agricultores.



Missão cumprida, e o reconhecimento e satisfação do cliente se concretizou ao sermos contratados mais uma vez para fazermos o Concurso e o estande na semana internacional do Café que será realizada no Expo Minas em 2019 .