Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Estande Stock Car Salão do Automóvel 2018

Estande Stock Car Salão do Automóvel

Candidato: HUB-LUB
Cliente: Stock Car - Vicar Promoções Desportivas
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

A Hub-Lub foi criada com a finalidade de levar para as empresas soluções completas para todo tipo de evento e projeto. Podendo ser ele pequeno ou grande, simples ou complexo. Assumimos toda a demanda da operação e execução. Aqui não existe: "não tem como", ou "não dá". Dá sim! E não basta só entregar, é preciso entregar bem feito, com excelência. #FazendoBemFeito não é só a hashtag que usamos, ela nos move e simboliza nosso conceito e princípios. Hoje a agência atua na organização de eventos, feiras, convenções de vendas, marketing promocional, promoções, ativações esportivas e incentivos.

A Stock Car Brasil (também chamado de Campeonato Brasileiro de Stock Car) é uma modalidade de automobilismo do Brasil criada em 1979. O evento pertence hoje ao grupo T4F,  gerenciado por uma empresa do próprio grupo a Vicar Promoções desportivas.
Em sua 30ª edição, o quarto maior salão do mundo terá a Stock Car contando sua história, levando o visitante a uma verdadeira viagem no tempo. Em 2019, a principal categoria do automobilismo brasileiro completa 40 anos de existência.
De sua primeira corrida, em 1979 com os Chevrolet Opala, à sua evolução passando pelos diversos modelos e atualizações até o carro atual, com 500 cavalos de potência e toda tecnologia, segurança e equilíbrio que garante extrema competitividade em um grid de 30 carros.
A participação da Stock Car no Salão do Automóvel será um retrato da história da categoria e de como ela alcançou o status de principal competição do automobilismo nacional hoje em dia, atraindo tantos grandes nomes, sucesso de público e grande equilíbrio na pista. O visitante, em alguns passos dentro do nosso estande, irá de 1979 para 2019, e isso será uma experiência muito marcante para os fãs do esporte a motor,
Com apoio da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e da Blau Farmacêutica, o espaço da categoria no Salão será uma linha do tempo de dois extremos: de um lado a reprodução de um box como era a Stock Car no final dos anos 1970, com o Opala de corrida em exposição, ferramentas da época e toda sua rudimentariedade; e do outro o carro atual, com toda a moderna estrutura de boxes usada hoje, com monitores, gráficos de desempenho e tudo o que a Stock Car mostra hoje, colocando em display as tecnologias de outrora, as atuais e as futuras.
“Essa viagem no tempo será para mostrarmos ao público o quanto a Stock Car evoluiu em desempenho e segurança nestes 40 anos”.

Vídeo

Galeria de Fotos

Em comemoração aos 40 anos da Stock Car, a empresa proprietária do evento, nos contratou para realizarmos um projeto para o estande deles no Salão do Automóvel. O desafio era passar ao público e aos visitantes a evolução da categoria desde sua fundação até os dias atuais, ou seja, a evolução da Stock Car nos últimos 40 anos.

Além disso teríamos que criar ativações para aproximar o público da categoria,  interatividades, e atrações para os visitantes.

O estande tinha 99m2 em formato de ilha, além do projeto, assumimos toda a demanda da operação do estande. Nós desenvolvemos o conceito, projeto, contratação da montadora, e de todos os serviços terceirizados, como Buffett, segurança, promotoras etc. Assim como toda a logística  e distribuição de brindes.

Também tínhamos que criar uma experiência para os visitantes da feira. E divulgar é claro a categoria, mostrando as novas tecnologias e os objetivos do evento para o futuro.

O mais interessante de tudo, e ao mesmo tempo desafiador, era como poderíamos mostrar tudo isso e divulgar a Stock Car para os mais de 720 mil visitantes esperados para os 10 dias de feira.

 

Galeria de Fotos

A nossa ideia foi utilizar o espaço para fazer um túnel do tempo, onde de um lado do estande recriamos um ambiente da década de 70, onde começou a Stock Car, com um box e carro típicos daquela época e do outro lado, recriamos um ambiente atual, com o carro, box e elementos atuais.

No centro do estande, criamos uma sala de experiência, com imagem e som de última geração. Nesta sala, colocamos um vídeo explicando e fazendo a transição da década de 70 até os dias atuais, mostrando toda a evolução da Stock Car e também falando um pouco do futuro da categoria.

A sala denominada de Niobium TCL Experiência, contou com a parceria da CBMM que forneceu uma pedra de Niobium que ficou exposta dentro da sala. Isso porque  tínhamos um vídeo mostrando o futuro dos carros da Stock Car, que a partir de 2020 serão construídos utilizando o Niobium como matéria prima.

Essa sala foi feita especialmente com uma acústica, com paredes reforçadas, para mantermos o máximo possível o som internamente e para isso contamos com uma parceria trazida pela própria agência da TCL do Brasil, que nos forneceu uma TV QLed 8K de última geração com 85 polegadas e sistema de som Harman Kardon, avaliado em 100 mil reais.



No centro do estande da parte frontal criamos uma vitrine, e colocamos lado a lado, os vestuários usados pelos pilotos na década de 70 e os vestuários atuais.

Com isso conseguimos de forma clara passar para o público a evolução da categoria como um todo, desde a segurança dos carros e pilotos até as modificações e evolução que aconteceram nos autódromos. Colocando por exemplo um Guard rail que protege os carros das batidas lado a lado com o “Soft Wall” um muro que absorve as batidas dos carros gerando menos força G e ajudando nas desacelerações em acidentes. Esses elementos podiam ser tocados pelo público e olhado de perto.

Também fizemos esse mesmo conceito com o vestuário e capacetes dos pilotos, colocando lado a lado por exemplo os equipamentos de segurança usados na década de 70 e usados nos dias atuais.

Assim o público poderia ver a evolução de perto, por exemplo, do sistema que é acoplado no capacete do piloto que se chama Hans, esse sistema ajuda no caso de um acidente onde o pescoço sofre o efeito chicote. Com esse equipamento esse efeito chicote da cabeça do piloto indo para frente e para trás é amenizado, evitando assim muitas vezes na fratura de coluna e pescoço dos pilotos. O público também poderia sentir tocando nos materiais e macacões dos pilotos.

Além dessa evolução tínhamos um trabalho muito interessante de cenário, onde conseguimos recriar praticamente um box da década de 70. Nele tínhamos diversos materiais, ferramentas e elementos realmente daquela época.  Os objetos estavam espalhados pelo box.  Hoje os boxes da Stock Car são praticamente um laboratório, tudo muito limpo não se vê sujeira, borracha etc, já no box recriado da década de 70 era visível nas paredes pôster antigos, sujeira de mão de graxa, e anotações em papel, já que não existia praticamente o uso de computador nos boxes daquela época.

Os detalhes também se estenderam para a iluminação, onde na década de 70 não existia a iluminação em Led, então todas as luzes dessa área são amarelas com lâmpadas antigas e luminárias daquela época. Já no lado atual usamos muitos leds e simulamos a luminária utilizada hoje em dia nos boxes.

Enfim, o número de detalhes minuciosamente escolhidos era extenso. Toda essa cenografia foi auxiliada pelos próprios pilotos daquela época, como por exemplo o piloto Paulo Gomes, que teve também seu carro exposto no estande.

A agência trouxe um outro parceiro para o projeto a Stanley Balck&Decker que forneceu todas as ferramentas mais atuais e tecnologicas, tudo dentro de um carrinho especial para usarmos como cenografia no Box Atual.

 

Na gestão do estande, contratamos um Buffett para servir os convidados na Avant Premiere, e no dia só para imprensa. Nos demais dias tivemos um Buffett mais simples.

Contratamos uma promotora mais senhora para ficar no estande da década de 70 e uma promotora mais jovem no estande atual.

 

Nas ativações, criamos uma agenda para que os pilotos da categoria pudessem comparecer no estande em determinados horários para distribuirmos brindes e fazermos tarde de autógrafos. Tivemos a presença de diversos pilotos como: Rubens Barrichello, Átila Abreu, Bia Figueiredo etc. Todas  as ativações foram impulsionadas com as redes sociais, com a Hashtag #Stocknosalao que obtiveram inúmeros compartilhamentos.

 

Uma viagem ao tempo unindo passado, presente e futuro mostrando como a principal categoria do automobilismo brasileiro estabeleceu tendências.

Com esse conceito o estande atingiu todos os objetivos da empresa, conseguimos recriar o box de 1979 e o box atual. Também tínhamos diversos elementos onde o público pode visualizar e interagir com cada objeto, percorrendo o box de 1979 ao 2018 à poucos passos de distância.

Dentro da Sala de experiência tivemos mais de 400 sessões onde foi assistido um filme falando sobre a Stock Car, sua evolução e seu futuro.

Som e imagem de última geração ajudaram a passar uma experiência impactante para os visitantes.

Além disso a distribuição de brindes como bonés, carrinhos oficiais da categoria aproximou ainda mais os fãs da Stock Car e dos pilotos.

 

O estande durou ao todo 10 dias, tendo em média mais de 10 mil visitantes.

Tivemos diversas atrações, com a presença dos pilotos e uma forte divulgação nas redes sociais, da categoria e dos próprios pilotos, o que ajudou na presença do público que fez fila para pegar um autógrafo e receber brindes.

Com tudo isso, e todos esses detalhes, esse foi um dos projetos mais desafiadores da agência. E em resumo o estande foi um sucesso, e destaque do salão com diversas matérias vinculadas na mídia on e off line.