Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Salesforce

Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: Beats Brasil
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Pequeno Porte

O Salesforce Tour São Paulo aconteceu no dia 03 de abril de 2019, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Esta foi a sexta edição do evento anual da Salesforce, uma empresa americana de software on demand, que reuniu grandes marcas e executivos da companhia para discutir cases de sucesso do uso da tecnologia da empresa, além de abordarem a  democratização do uso do CRM e a otimização da comunicação das empresas. Este o maior encontro de clientes, parceiros e prospects da Salesforce.
Durante este encontro, a empresa compartilhou com os visitantes um relatórios que elaboraram, na busca de entender melhor como pensam e o que querem os clientes. O estudo trouxe também insights sobre como as marcas podem conquistar a confiança e a fidelidade do seu público utilizando o atendimento como principal ferramenta. 

De acordo com o levantamento apresentado pela empresa, 80% dos clientes defendem que a experiência que têm com uma companhia é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece. Além disso, 57% dos entrevistados optariam por deixar de contratar um serviço ou comprar um produto de uma marca porque teve uma experiência melhor com um concorrente.

Extraindo os dados dos clientes brasileiros, 89% disseram que tão importante quanto os produtos e serviços comercializados é a experiência que a marca oferece. E ainda compartilharam que um fator fundamental para isso é ser tratado como uma pessoa e não apenas como um número (94%). Isso demonstra que a personalização da comunicação e atendimento das marcas é inevitável.

Vídeo

O evento reuniu milhares de profissionais de vendas, atendimento ao cliente, marketing, comércio eletrônico e tecnologia da informação. O objetivo? Busca formas de inovar o relacionamento com o cliente e encontrar novos caminhos para compreendê-lo e interagir melhor com este público cada vez mais exigente com a Quarta Revolução Industrial.

As soluções da Salesforce ajudam a melhorar os contatos com clientes, comunicando-se de forma mais eficiente. Com toda essa expertise o encontro possibilitou diversas oportunidades de adquirir conhecimento, desenvolvimento de networking e profissional em foi um dos maiores encontros focados em CRM do País. Alguns dos temas trabalhados durante o evento foram dos segmentos de serviços financeiros, saúde, transporte, energia, manufatura e moda entre outros.



Para a BUENO Cenografia, estar imerso neste ambiente onde se fala tanto de compartilhar, conectar e relacionar, faz todo sentido. Foi o primeiro ano da BUENO atendendo a Salesforce e, como em todo projeto, buscou se aprofundar em entender do cliente, o que ele esperava e o que ele respirava. Respiraram juntos essa atmosfera de conhecimento, empatia e desbravaram cada espaço do Transamérica Expo Center e o mundo do relacionamento.

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DESAFIO

É desafio de principiante. Atuando pela primeira vez com a Salesforce, a BUENO precisou fazer uma imersão ao mundo do CRM.  O projeto? Executar uma cachoeira e um set fotográfico. O objetivo? Convencer o visitante que com a Salesforce ele teria mais sucesso profissional e financeiro.

Foram várias reuniões, idas e vindas de briefings. Quando o cliente sonha grande, a BUENO sonha junto, para tornar cada parte deste desafio um grande case de sucesso. Nunca houve dúvidas quanto a possibilidade de realizar o projeto, mas para que tudo saísse como o cliente desejava foi preciso muito estudo, discussões e testes até chegar de fato na excussão.

Como seria mostrar a grandeza de uma empresa que preza pela qualidade do atendimento ao cliente, onde as pessoas são mais importante do que números, onde a relação entre empresa e cliente é levada muito a sério? Não poderia ser qualquer coisa, era preciso ousar e surpreender cada um dos visitantes. 

A Cachoeira, instalada próximo a entrada do evento, foi o grande desafio dessa empreitada. Era preciso trabalhar com uma queda d’água no meio de um pavilhão. Por conta disso, toda a estrutura foi mais complexa de se projetar, reunindo piscinas, bombas de água, paisagismos e pedras cenográficas. Ousado como o evento pedia. 

E para que o visitante não se esquecesse dessa experiência, foi projetado também um set fotográfico onde era possível tornar aquele momento eterno. A ideia era que o público se sentisse em uma cachoeira, dentro de um caiaque. Para isso,  foi utilizado um tronco de árvore trabalhado em marcenaria no formato de um barco, onde as pessoas poderiam se sentar e tirar fotos com os remos nas mãos.

A inspiração do cliente era reproduzir uma cachoeira que foi montada no mesmo evento que aconteceu em São Francisco, oferecendo ao público brasileiro a mesma experiência que o público da Califórnia vivenciou. A expertise da BUENO com a produção de projetos tecnicamente elaborados foi o grande facilitador para que se alcançasse o sucesso esperado.

Trazer a relação homem com a natureza mostra muito do que a empresa é. A Salesforce trabalha diretamente com pessoas e com a satisfação delas por produtos, serviços e atendimento. A relação primária que tivemos na Terra foi com a natureza. Os nossos ancestrais desbravaram cada parte da natureza e encontraram novas formas de viver e a partir disso empreender, criando ferramentas, gerando soluções para as necessidades da época.

É isso que os trailblazers (“pioneiros” em inglês) são. Este nome é dados aos funcionários da Salesforce e contextualiza a ideia de desbravar coisas antes nunca exploradas. Ou indo ainda mais longe, redescobrir novas formas de se usar algo comum. A tecnologias é utilizada por eles para transformar inteiramente as empresas, carreiras e, esperançosamente, o mundo.

Conectar os participantes deste evento aos reais valores da empresa foi ponto principal de todo o briefing. Foi trazido a cachoeira como símbolo de força e grandeza. E ela foi feita da forma mais real para que não restassem dúvidas: não há nada impossível. Afinal de contas, montar uma cachoeira no meio de um evento não é para qualquer empresa. 

O projeto da cachoeira era o diferencial mais inusitado encontrado pelos visitantes no evento. Para elaborar e executar tal façanha foi necessário o uso de estratégias específicas. Os materiais de destaque foram as bombas de água que permitiram o fluxo e a queda de água ser possível, as piscinas que foram fundamentais para armazenar toda a água que circularia pela cachoeira e o paisagismo e pedras cenográficas de isopor pintadas que trouxeram a realidade da natureza para dentro de um espaço fechado.

A Cachoeira foi feita em estrutura de boxtruss nas medidas de 4,60x6,30m; lona impressa atrás da queda de água nas medidas de 4,90x6,60m (considerando sangria), pedras de isopor, piscina de 3.700 litros (0,70Hx2,42Lx3,70C), 3 bombas para bombear água, mockup 2D do mascote Salesforce em mdf adesivado de1 face e grama sintética para composição do entorno.

Trazendo continuidade ao ambiente, e proporcionando uma experiência física aos visitantes, foi instalado um Set Fotográfico próximo a cachoeira. O objetivo era incluir os participantes no conceito da queda d’água e mostrar que a grandeza está acessível para todos. Então, até duas pessoas por vez, podiam entrar no barco e com os remos nas mãos posar para uma foto. Era impossível não se divertir neste momento.

O Set Fotográfico foi composto por um painel em estrutura de boxtruss nas medidas de 4,30x3,00m com lona impressa no box e piso nas medidas de 4,60x6,20m e acabamento nas laterais em marcenaria com napa nas medidas de 0,50x3,00m. O barco cenográfico em tora de madeira com placa de 0,40x0,40m com a logo da empresa na parte da frente.



 



A inovação estava nos palcos, entre as conversas dos convidados, nos números apresentados pela Salesforce e é claro, na cenografia. A BUENO reuniu todo seu conhecimento de mercado para tornar real um projeto tão importante para o seu cliente. Reuniu em um só lugar piscinas, bombas, pedras de isopor, tronco de árvore e trouxe a natureza diante dos olhares curiosos de quem teve a oportunidade de visitar a Salesforce Tour São Paulo.

Galeria de Fotos

Salesforce é sinônimo de relacionamento. A empresa é especializada em CRM (Customer Relationship Management). O termo em inglês pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Sabemos que uma empresa pode se relacionar de diversas formas com o cliente. Como a própria Salesforce apresentou durante o evento, o consumidor dá muita credibilidade pela forma como é tratado por uma empresa. Em alguns casos isso é ainda mais importante do que o que ele vai consumir dessa marca.



 



Não há dúvidas de que a experiência que um evento proporciona aos seus convidados é, com toda certeza, uma ótima forma de se relacionar com ele. Projetar cada espaço com o objetivo de recepcioná-lo bem, trazê-lo para perto e o fazê-lo se sentir especial. Este é o resultado: se importar com seu convidado.



 



A Salesforce não estava apenas recebendo futuras prospecções mas também estavam dando boas vindas aos clientes mais especiais: seus colaboradores. Clientes que trazem mais clientes, que fazem a empresa crescer, ganhar reputação, cumprir o seu propósito.



 



A BUENO faz o mesmo por seus clientes. Abraça seus sonhos, trabalha com as expectativas e com as condições de cada um deles. Nada é deixado de lado. Há ajustes, recortes e muito compartilhamento.