Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Liberty Seguros no Conec

Candidato: Alternativa F
Cliente: Liberty Seguros
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Médio Porte

O Cliente e o Evento:
 
A Liberty Seguros é a subsidiária brasileira do Grupo Liberty Mutual, uma das maiores companhias de seguros do mundo. No Brasil desde 1996, a seguradora tem uma carteira de 1,9 milhão de segurados e cerca de 1800 funcionários. O propósito da companhia é entregar tranquilidade todos os dias ajudando os clientes a preservar o que mais valorizam. Para isso, oferece mais de 100 soluções entre seguros pessoais, empresariais e gerenciamento de riscos especiais envolvidos em projetos de grande porte. A Liberty está presente em 71 filiais em todo o Brasil e é pioneira em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade.
 
Com o principal objetivo de receber os principais clientes para relacionamento e divulgar as novidades no mercado de seguros, a Liberty contratou a Alternativa F para produzir um estande conceito de 70m² que trouxesse como foco a campanha de incentivo “Conexão Mundo” que premiava o corretor com uma viagem para Vancouver, no Canadá.
 
A feira escolhida para a realização desse evento foi Conec: Congresso de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo, uma das feiras mais importantes de negócios que reúne as principais seguradoras e empresas relacionadas ao ramo.
 
A Agência:
 
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.


Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

Vídeo

Briefing do Cliente:

No briefing enviado pelo cliente, o nosso principal desafio era alavancar a campanha “Conexão Mundo” dentre os corretores para que eles tivessem ainda mais vontade de vender seguros Liberty para viajar para Vancouver no Canadá, por isso, foi solicitado um estande 100% temático e lúdico, cujo principal objetivo era receber bem o corretor para que a parceria com a Liberty Seguros fosse ainda mais duradoura.  

 

Vancouver havia sido escolhida por fazer conexão com os seguros que a Liberty comercializa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Vancouver é isso: uma das cidades com maior qualidade de vida e entre as cinco melhores cidades do mundo para se viver. Além disso é dona de belíssimas atrações naturais e culturais, como estações de esquis, museus, aquários, parque e jardins.

 

Para o projeto, tínhamos que fazer a amarração de todas as ações e considerar algumas premissas solicitadas pelo cliente:

 

- Desenvolver um layout aberto, convidativo e interessante para os passantes;

- Atrair a atenção do corretor com experiências que proporcionassem o fortalecimento da parceria;

- Comunicar a marca Liberty Seguros como um parceiro do negócio, trazendo conteúdo relevante e um vínculo para o público alvo.

 

Levando todos esses pontos em consideração, fizemos uma pesquisa das principais características do destino, do evento e o que mais se adequava a este mercado, sempre levando em consideração o perfil do público.

 

Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que será detalhado abaixo.

 

O Projeto:

 

- Ambientação:

Precisávamos de um desgin convidativo, aconchegante e que fizesse associação imediata a Vancoucer no Canadá. Queríamos que o projeto fosse tão interessante que ele se sentisse realmente transportado para outro lugar ou que, no mínimo, ficasse curioso para entender um pouco mais sobre o destino e consequentemente sobre a campanha.

 

Com isso, o nosso primeiro passo foi fazer uma pesquisa de quais atrações eram mais famosas na cidade, como poderíamos traduzi-las de forma cenográfica e colocar cada uma delas em planta baixa de maneira organizada.

 

Começamos pelo bairro de Gastown, que é de longe o bairro mais charmoso de Vancouver e uma das regiões mais antigas de lá, famosa pelas construções de suas casas históricas  e pelo Steam Clock, um simpático relógio à vapor. Com essa inspiração, criamos a parte do fundo do estande formado por estas casinhas, um detalhe do bar com a réplica do relógio e as colunas de sustentação com os famosos postes iluminados deste bairro.

 

Outro local interessante que queríamos divulgar era o Harbour Centre, local onde está o Lookout: um observatório a 168 m de altura, com vista de 360° da cidade. Por isso, ao lado direito do estande trouxemos uma instalação inspirada nele, com espelhos e neon. Neste local havia telas onde apareciam fotos tiradas em uma das ativações explicadas a seguir e também tínhamos pequenas portas para carregamento de celulares.

 

O estande precisava ter um ponto de identificação muito forte que fosse visto de todos os lados da feira, por isso, trouxemos no projeto dois elementos: o primeiro foi uma testeira iluminada com os logos do cliente em todos os lados e um céu para fazer o acabamento com a intenção de estarmos em Vancouver durante o por do sol. Além disso, tivemos a ideia de trazer a famosa Lions Gate Bridge para dividir as ativações do estande, a função real da Lion Gate é exatamente essa, ligar o lado norte ao lado sul da cidade. Com isso, construímos uma réplica, que continha luzes e placas de Vancouver de ambos os lados.

 

Como uma forma de atrair mais clientes para o estande e mostrar todas as facilidades em ter a Liberty Seguros como parceira, criamos um bar clássico inspirado nos famosos pubs da cidade. Dentro do bar colocamos um painel de LED que continha vídeos promocionais dos produtos da seguradora. Nesta área, pudemos demostrar que a Liberty prezava pela excelência no atendimento e pela parceria do dia a dia com aquele corretor.

 

Para compor este ambiente cenográfico trouxemos mobiliário clássico que fazia menção aos restaurantes mais tradicionais do local.

 

Falando em aproveitamento de espaço, o estande precisava funcionar 360 graus, pois o acesso ao corretor precisava ser ágil e assertivo, desta forma, construímos uma planta que fez com que ele ficasse totalmente aberto e visível de todos os pontos da feira. Além disso, criamos uma área de backoffice com copa e depósito para facilitar o serviço do estande.

 

- As Ativações:

Por ser um estande bem movimentado, ativações criativas fizeram-se necessárias.

Então, executamos duas ideias que trouxeram um grande lead ao cliente.

 

A primeira foi desenvolver um espaço com fundo verde (chroma-key), onde ao tirar foto o corretor saía diretamente em uma paisagem no Canadá. Ele poderia escolher se queria neve, píer ou natureza. As fotos eram tiradas, o corretor recebia como brinde a foto impressa e ao mesmo tempo elas iam para telas colocadas na cenografia do prédio Lookout. A ideia era criar proximidade com o cliente e dizer que a Liberty precisava do corretor por perto, que queria sua contribuição e participação.

 

 

A segunda ideia foi trazer alguns itens típicos do Canadá e não tão comuns aqui no Brasil para que o corretor degustasse. Desta forma, oferecemos brigadeiros de mapple syrup, um xarope doce muito usado em sobremesas. Escolhemos esse sabor, pois a Maple Leaf, folha da árvore da Maple é o símbolo da bandeira canadense e da história de independência do país. Junto com os brigadeiros, os clientes também puderam degustar o Ice Wine, vinho produzido através das uvas congeladas do inverno. Licoroso, o icewine é uma bebida que geralmente acompanha a sobremesas.

 

- Comestíveis:

Além das duas degustações típicas, montamos um cardápio com diversas referencias da culinária local. Como exemplo tínhamos itens como:

Lombo canadense

Hamburguer

Carne defumada

Butter tarts 

- Música:

O estande teve atração ao vivo e também tocou música mecânica, porém, o set list foi inspirado nos mais famosos músicos canadenses, como: Alanis Morisette, Justin Bieber, Michael Bublé, Nickelback, Simple Plan, Arcade Fire, Bryan Adams, dentre outros.

 

- As Equipes:

Para compor o evento foram contratadas 3 recepcionistas, todas uniformizadas com roupas inspiradas na guarda canadense.

 

A equipe de Marketing da Liberty estava composta por 3 pessoas divididas em diferentes funções.

 

A equipe da Alternativa F Eventos, estava composta por 2 pessoas divididas em diferentes funções.

Galeria de Fotos

Desafio 1: Como trazer tantas referências para um projeto e não o deixar “over the top”?

Solução: A ideia aqui foi fazer uma mistura entre tudo o que o estande precisava, então separamos as referências entre cenografia, buffet, ativações, recepcionistas.



Desafio 2: Como criar uma planta baixa que fosse inteligente em termos de circulação?

Solução: Foram desenhados alguns estudos prévios para chegarmos nessa proporção ideal do design. Após chegarmos na conclusão que a planta horizontal seria mais interessante, pensamos onde posicionar as ativações para que chamássemos ainda mais atenção do corretor. Uma das escolhas que fizemos para viabilizar esse design foi colocar a ponte no meio e dividir o fluxo para usar os corredores da feira como parte do estande.



Desafio 3: Como criar um projeto super aderente ao briefing e ao conceito que o cliente gostaria de passar?

Solução: A vantagem foi ter o departamento de projeto 3D interno, o que facilita a comunicação de quem pegou o briefing com a equipe responsável pela criação do projeto. Foi um trabalho feito a 4 mãos.

Como resultado geral, o estande da Liberty foi um sucesso e pudemos enxergar isso tanto pelos leads gerados durante o evento, quanto pelos comentários realizados pela própria diretoria.

 

A empresa aumentou em 65% as visitas e em 45% o número de cadastrados no mailing se compararmos com os dados dos anos anteriores.

 

Dados Gerais:

 

Foram mais de 8 reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.



Dentro do Centro de Exposições, a construção do estande levou 2 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e Jam Cenografia foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das colunas de sustentação, montagem do teto, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário. As ativações foram posicionadas no último dia de montagem do estande.



A equipe completa foi formada por mais de 30 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc.



Passaram pelo estande mais de 3.000 pessoas, a maioria clientes da região sudeste.