Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Peugeot no Rio Open 2019

Candidato: 3HREE Comunicação
Cliente: Peugeot Citroën do Brasil Automoveis ltda
Segmento: Serviços
Estado:

A Peugeot, fabricante de automóveis francesa fundada em 1986, é a patrocinadora oficial da ATP (Association of Tennis Professionals) em mais de 20 torneios ao redor do planeta. 
Para desenvolver o Marketing Estratégico no Rio Open 2019, um dos torneios mais importantes do calendário da ATP e maior competição de tênis da América Latina, a Peugeot contou com a ajuda especializada e planejamento estratégico de 3hree Comunicação, boutique de comunicação com mais de 7 anos de experiência em eventos e ativações. O objetivo inicial era desenvolver uma ação com ativações de marketing com foco em awareness, buscando criar um relacionamento com o cliente, impactar o público visitante e gerar leads durante os 6 dias do evento. Para isso, a 3hree Comunicação pensou em três ativações, incluindo um showroom com a apresentação dos veículos 3008 e 5008 da Peugeot e dois estandes, um com foco em gamificação para atrair leads e outro expondo o modelo 2008 da marca. 

Ficha Técnica do Evento:
Nome da Feira, Exposição ou Congresso: Rio Open 2019
Metragem: [1] 10 mil m² (Leblon Boulevard) 
Tema: Torneio de Tênis
Público estimado: 50 mil pessoas
Local de realização: Rio de Janeiro, Jockey Club Brasileiro
Início: 18 de fevereiro
Encerramento: 24 de fevereiro
Periodicidade: Anual
Entidade ou empresa promotora: ATP (Association of Tennis Professionals) 
 
Passar a metragem de cada stand
Jeff temos na planta ou no briefing inicial

Galeria de Fotos

A Peugeot, patrocinadora oficial do Rio Open 2019, visava fomentar a imagem da marca no universo do tênis e precisava de uma agência que desenvolvesse três ativações diferentes. Os objetivos eram: trazer o público para dentro do universo Peugeot; captar potenciais clientes e expor três de seus veículos (1 Peugeot 2008, 01 Peugeot 3008 e 01 Peugeot 5008). 



Para atender o briefing apresentado, a 3hree Comunicação desenvolveu um showroom e dois estandes, cada um com seu objetivo. Assim que o público entrava no evento, era possível ver o showroom. No local, os interessados podiam conhecer os dois SUVs de luxo da marca, o Peugeot 2008 e o Peugeot 5008. O estande contava com promotoras a disposição e os visitantes podiam entrar nos veículos, conhecê-los e comprá-los ali mesmo, durante a Rio Open. No final, foram vendidos 10 veículos. Cada carro tem faixa média de preço de R$150 mil. No ano anterior, havia sido vendidos 2 carros durante o evento.

 

Visando captar leads, também foi desenvolvido um estande que tinha como base a “experiência de troca” e a gamificação. Nele, o público do evento podia participar de um jogo, em que era preciso acertar uma bolinha em círculos feitos na parede. Cada bolinha valia 1 ponto e quem acertava, ganhava um brinde da Peugeot, de acordo com a pontuação obtida. Para participar, era necessário informar nome e e-mail. O objetivo, neste caso, era captar leads além de envolver o público com a marca. A meta inicial era gerar 1500 leads. No final do evento, captamos 2.558 leads. Resultado 100% maior do que o do ano anterior. Durante o Rio Open, era impossível não ver, ao menos, uma pessoa carregando o brinde com o logotipo da Peugeot, o que gerou impressão de marca.

 

A marca também tinha como objetivo expor o modelo 2008. Para isso, criamos um estande de pequeno porte com promotoras prontas para explicar sobre o carro. Assim, a Peugeot ficou localizada em três pontos diferentes do evento, atraindo o público para seu universo.

 

A 3hree Comunicação desenvolveu todos os três espaços, desde o planejamento, cenografia, levando em conta posicionamento de logo, iluminação e acessibilidade até a produção dos brindes e contração das recepcionistas.

 

 No fim, surpreendemos não só o cliente, mas também o público do evento. Superamos as expectativas, gerando um impacto e reconhecimento de marca em 60 mil pessoas. Pelo desenvolvimento completo deste projeto e pelos resultados apresentados, acreditamos que a 3hree Comunicação merece o prêmio desta categoria. 

 

Ao começar a pensar na produção do showroom e dos estandes, nos deparamos com alguns desafios e foi preciso desenvolver um planejamento estratégico para que tudo saísse perfeito. Começando pela cenografia do showroom, como o local era aberto, exposto a altas temperaturas do Rio de Janeiro e possível chuva, projetamos o mesmo em madeira tipo deck elevado a 10 cm. Pensando em como destacar os veículos a noite, projetamos uma iluminação especial e estratégica. 

 

O objetivo das ativações era gerar uma relação do público com a Peugeot, por isso, personalizamos desde o balcão das recepcionistas até o guarda-sol com o logotipo da marca. Além disso, pensando no conforto dos visitantes, o showroom contou com poltronas modelo swan. 

 

O estande onde o público podia jogar e concorrer a brindes também exigiu uma preocupação, especialmente, em relação a iluminação. Trouxemos a solução pensando tanto no dia quanto a noite, e incluímos LEDS nos dois pilares principais. No local, também nos preocupamos com o conforto dos clientes, assim criamos um design convidativo e confortável. Todos os espaços contaram com rampa de acesso ao PNE e recepcionistas uniformizadas durante todo o horário de funcionamento, com iPads e acesso à internet para a captação de leads. 





Video do eventohttps://www.youtube.com/watch?v=z2aofvvbkEE

 

O Rio Open 2019 durou 6 dias e a Peugeot esteve presente em todos. Durante todo o evento, o público foi impactado pela presença da marca, pode interagir nos estandes e conhecer os veículos Peugeot 2008, Peugeot 3008, Peugeot 5008, assim como proposto no briefing do cliente. 

 

A meta inicial era impactar quem passava pelo Rio Open 2019, gerar 1500 leads e fomentar a imagem da marca no universo do tênis. Para isso, foram investidos R$290 mil, entre operação e produção dos estandes. O retorno foi surpreendente e superou todas as expectativas. 

 

Foram vendidos 10 carros, na faixa média de R$150 mil, o que gerou um retorno médio de R$1.300.000. Em 2018, foram vendidos somente 2 veículos. Além disso, ao decorrer do Rio Open, captamos 2.558 leads, 60% acima do esperado e 100% a mais do que em 2018. Ao andar pelo Jockey Club nos dias do evento, era fácil ver pessoas andando com os brindes da Peugeot que ganharam em nosso estande, o que gerava grande interesse. 

 

Além de atender o briefing e gerar negócios, nós geramos impressões. Ao todo, foram mais de 20 mil pessoas impactadas pelas ações desenvolvidas pela 3hree Comunicação no Rio Open 2019. Os resultados mostram o sucesso das ativações de marketing. 



Video: https://www.youtube.com/watch?v=z2aofvvbkEE