Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Adyen Vtex Day 2019

Stand de experiência na Vtex Day 2019

Candidato: Mangata Eventos
Cliente: Adyen Latin America
Segmento: Serviços
Estado:

Mangata:
Somos uma agência focada experiências e marketing de conteúdo.
Há mais de 7 anos no mercado, nosso conceito boutique tem a finalidade de atender os clientes de forma exclusiva, com projetos especiais e agilidade em cada entrega.
Todo o nosso time é home office, o que garante melhor qualidade de vida para quem trabalha com a gente, menor custo para o cliente e projetos elaborados com especialistas de cada área.
Nós acreditamos no poder das boas ideias, de agregar conteúdo em cada entrega e principalmente, projetos com experiências impactantes.

Adyen:
Adyen é uma empresa líder em tecnologia para pagamentos que oferece uma Plataforma global única, permitindo que empresas aceitem pagamentos em qualquer lugar do mundo. Motivada pela visão de modernizar a experiência do consumidor, acelerar os processos e aumentar receitas, a Adyen possibilita que empresas aceitem pagamentos em todos os canais relevantes de venda, incluindo online, mobile e Ponto de Venda, conforme preferências locais dos consumidores, permitindo processar mais de 250 diferentes meios de pagamento, transações em 187 moedas e 14 moedas de liquidação utilizadas em seis continentes. Com sedes em Amsterdã e San Francisco, com escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, a Adyen atende mais de 3.500 empresas, entre elas quatro das cinco maiores empresas de Internet americanas.


VTeX DAY:

Com público de 15 mil pessoas, o VTEX DAY está entre os maiores encontros de negócios digitais do mundo, e coloca a cidade de São Paulo e o Brasil como um dos polos de conhecimento digital.
Reconhecido pelo conteúdo e pelos cases que apresentam um panorama global do mercado, o encontro inova nesta edição, trazendo uma área de 3 mil m2 dedicados à capacitação e treinamento para profissionais do setor da economia digital. Serão apresentados mais de 50 casos de inovação digital, entre eles: Farm, Animale, C&A, Tok&Stok, Pague Menos, McDonalds, Electrolux, The North Face, entre outros.
Dois dias intensos, com mais de 100 especialistas que oferecerão ao público conhecimento prático e casos reais que possam inspirar e transformar a realidade do seu negócio, além da já tradicional área EXPO, que este ano está 30% maior e com mais de 170 empresas focadas na inovação digital, oferecendo um amplo leque de soluções, produtos e serviços.
Em 2019 o evento teve como keynote speaker Barack Obama, o que gerou o maior sucesso de público de todas as edições.

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O briefing do evento foi para criarmos um stand diferente de todos os espaços do evento.

O grande desafio é se comunicar com o público de inovação, onde a atualização é constante. 

Na Vtex Day todos os participantes buscam interatividade com  conteúdo, já que o segmento B2b de varejo é baseado nessas premissas.

A Adyen do Brasil é líder no mercado de sistemas de pagamento e oferece diferenciais ainda não praticados pelos concorrentes. 

Como por exemplo o sistema omnichannel, onde o cliente compra tanto online, como offline com todas as praticidades de tipo de entrega e formas de pagamento. 

Para a empresa que contrata, a Adyen tem o sistema de pagamentos invisíveis, que significa que quando o cliente vai finalizar a compra, não aparece a pagina do pagador (como a concorrente PayPal), e sim, a mesma comunicação do marketplace que já estava navegando.

Com base nisso, o briefing era para apresentar esses diferenciais de forma interativa na feira. Onde as pessoas entendessem o mistério do sistema de pagamentos e pudesse ter a experiência de comprar numa loja inteligente com as possibilidades integradas.

 



O processo criativo teve como base o contexto de imergir o público da feira em experiências que fossem diferentes e explicassem de forma clara os diferenciais Adyen, tendo em vista que sistemas de pagamentos ainda são complicados mesmo para quem é do setor b2b do varejo.

A partir disso, a ativação foi focada em uma experiência com um stoytelling de fluxo de pagamento:

O participante era convidado para entrar numa caixa preta em forma de container, com a chamada “desvende a caixa preta dos pagamentos”, quando entrava na caixa totalmente escura recebia um óculos ou lupa, para que visse um conteúdo que antes aparecia como tela branca e com a lente tornava-se visível.

O filme apresentado era uma série de ilustrações contando como era o sistema de pagamentos Adyen e convidado em seguida o participante para conhecer a pop up store Adyen.

Ao final do vídeo, o participante era direcionado automaticamente pelo fluxo do stand para dentro da pop up store Adyen.

Nela era possível comprar produtos fictícios para testarem o sistema de pagamento em um totem desenvolvido especialmente para o evento, com tela touch para uma experiência de pagamento interativa.

Além da área de experiências, também foi desenvolvido um espaço para relacionamento no happy hour da feira. A proposta foi trazer elementos aconchegantes para essa área, com a proposta de um jardim com grama sitntética e mobiliário Garden moderno - o que conversa até mesmo com a familiaridade dos escritórios Adyen pelo mundo (Holanda-USA-França-Brasil).

No happy hour que finalizada cada dia da feira, até mesmo o sistema de serviço de chopp era diferenciado e mostrava solução rápida - eram mochileiros com cilindros de chopp gelado (um sistema exclusivo da Europa).

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Ao final de cada experiência completa, cada participante preenchia uma pesquisa sobre o resultado da experiência e recebia um gift de um porta-cartões para celular em silicone com o logo Adyen.

Diante dessa pesquisa, o resultado foi mais de 85% de entendimento sobre o produto oferecido e diferenciais Adyen.

De acordo com a captação de leads via leitor no stand, o publico foi duas vezes mais interessante (com poder decisão) que foi atraído para o espaço, gerando mais parcerias fechadas do que o ano interior.

Isso foi  dá pelo conceito criativo para segmentar o público de uma feira tão ampla no segmento, o inuito era deixar confortáveis os participantes que de fato eestavam na feira para conhecer soluçnoes inovadoras para a implementação nas empresas, não apenas curiosos do segmeento.

Dessa forma os resultados foram atingidos de acordo com a proposta do briefing, inclusive convertendo essa primeira ativação Mangata-Adyen, o ponto de partida para mais 8 eventos ao longo do ano e também a fidelização para a realização do stand Adyen na VTEX 2020.

 

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