Briefing do Cliente:
No briefing enviado pelo cliente, o nosso principal desafio era mudar o que a Sompo vinha fazendo nos anos anteriores, chamando a atenção do corretor, porém sem perder o objetivo de se mostrar como uma seguradora tradicional e que preza pelo relacionamento com os seus clientes. Além disso, tínhamos que trazer a nova campanha “A Sompo é faixa-preta” dentro do contexto do projeto. A Sompo queria mudar, mas algumas premissas básicas foram levantadas:
- Apresentar uma proposta diferente de projeto, sem perder o tom institucional;
- Desenvolver um layout aberto, convidativo e interessante para os passantes;
- Criar ativações que pudesse chamar a atenção do corretor na feira e se essas ativações pudessem estar atreladas a brindes seria ainda melhor;
Levando todos esses pontos em consideração, fizemos uma pesquisa das principais características do cliente e de sua nova campanha, do evento e o que mais se adequava a este mercado, sempre levando em consideração o perfil do público.
Com a ideia em mãos, desenhamos o projeto que será detalhado abaixo.
O Projeto:
- Ambientação:
A mensagem principal que o cliente queria passar era que a Sompo Seguros é uma empresa japonesa com tradição centenária e que estava ali no evento para cuidar do bem estar do corretor. Além disso, queriam dizer que eram especialistas no que faziam, ou seja, eram faixa preta.
Mas como poderíamos passar essa mensagem e ao mesmo tempo fugir no layout institucional inspirado no logo? Foi assim que tivemos a ideia de fazer uma alusão aos objetivos do briefing com uma arte milenar japonesa que é o Origami.
O Origami é de origem japonesa: Assim como a Sompo
O Origami é tradicional: Assim como a Sompo
O Origami faz parte do dia a dia das pessoas: Assim como a Sompo
O Origami é uma arte que se transforma até os dias de hoje: Assim como a Sompo
Algumas figuras do Origami representam a qualidade de vida (paz, boa saúde e felicidade): Assim como os produtos oferecidos pela Sompo
Com essa inspiração em mãos, precisaríamos de um design forte e que o corretor pudesse captar essa mensagem de maneira fácil e convidativa, queríamos que ele entendesse, de forma lúdica, que a Sompo era uma empresa tradicional, porém em constante transformação.
Com isso, começamos a estruturar o projeto pensado em sua forma, que deveria ser diferente, com pontas, como se fosse uma grande dobradura. Tivemos a ideia de criar toda estrutura em volta do estande em ferro forjado com acabamento em tecido. Ainda nas laterais, trouxemos os ícones dos principais produtos veiculados na feira em neon para chamar a atenção de quem passava.
Dentro do estande, seguimos o mesmo conceito de pontas, trazendo dois bares diamantados em madeira e uma mesa touch para melhorar o acesso do cliente ao portfólio completo de produtos Sompo.
Como elemento central e para chamar ainda mais a atenção de quem passava, usamos um lustre que misturava um painel de LED circular de alta resolução com peças de acrílico triangulares que caiam no meio do bar. E ainda, para completar o design, o teto foi estruturado com placas de madeira recortadas com textura japonesa, deixando o ambiente aberto, porém sofisticado.
Como uma forma de atrair mais clientes para o estande criamos dois bares, um central que tinha serviço de bebidas e um lateral que tinha uma ativação especial que será detalhada a seguir. Ali pudemos demostrar que a Sompo prezava pela excelência no atendimento e pela parceria do dia a dia com aquele corretor.
Em recurso tecnológico, trouxemos 4 painéis de LED verticais, dois frontais e dois internos, que passavam a nova campanha publicitária da Sompo (faixa preta), bem como o portifólio produtos, serviços e campanhas de incentivo.
Como sempre pensamos em todos os detalhes, mandamos produzir vasos em formato diamantado que lembravam origamis. Os vasos foram encomendados com empresa de impressão 3D e feitos nas cores do cliente: vermelho, branco e preto. Além dos vasos, tínhamos cadeiras em formatos triangulares.
Falando em aproveitamento de espaço, o estande precisava funcionar 360 graus, pois o acesso ao corretor precisava ser ágil e assertivo, desta forma, construímos a planta pensando em espaço aberto e usamos os cantos para colocar todas as áreas de apoio, que fez com que o centro do estande ficasse visível de todos os pontos da feira.
- As Ativações:
Por ser um estande bem movimentado e localizado, ativações criativas fizeram-se necessárias. Então, executamos algumas ideias que trouxeram um grande lead ao cliente.
A primeira ideia foi uma ativação que aconteceu no bar lateral: um bar de saquê inspirado nas tradições japonesas. Quando o convidado chegava para pedir um drink, uma promotora pergunta o seu nome. O objetivo dessa pergunta era entregarmos copos de porcelana com a marca da Sompo, com o nome do corretor em japonês e para isso tínhamos um caligrafo especializado. Ou seja, ao pedir um drink e dizer seu nome, o convidado ganhava um brinde especial para levar para casa e isso demonstrava o cuidado que a Sompo tinha com aquele cliente.
A segunda ativação foi para mostrar duas campanhas importantes para a Sompo. A campanha ponto a ponto que era um incentivo onde o valor vendido era revertido em prêmios e a campanha publicitária “A Sompo é Faixa Preta”. Fizemos isso através de uma máquina de pegar bolinhas premiadas, as bolinhas representavam os pontos do programa de incentivo e os prêmios de dentro traziam alusão a campanha publicitária. Os corretores ganharam: faixa de mala, hashi, mini banquinhos dobráveis e balas de sushi.
A terceira ativação foi para criar uma movimentação extra ao estande que já tem tradição de ser um dos mais competidos da feira. Com isso, o garoto propaganda da campanha “A Sompo é Faixa Preta” fez uma participação especial para tirar foto com os convidados. Criamos uma estrutura organizada onde o convidado poderia fazer uma foto e ganhar o brinde impresso para levar como lembrança para casa.
- Comestíveis:
Nesse estande, tínhamos um coquetel tradicional, porém como ativação diferenciada levamos bentos japoneses para serem servidos. O serviço funcionava em horários específicos e conforme senha retirada com as recepcionistas. No bentô tínhamos mini temaki, sushis, sashimis, dentre outros pratos típicos.
- Os Brindes:
Como já detalhado acima, todos os brindes faziam alusão a algo que estava sendo comunicado dentro do estande.
Faixa de mala: era uma faixa preta, com o nó do karatê impresso.
Banco dobrável: representava os origamis.
Hashis e balas de sushi: Representavam a cultura e tradição japonesa.
- As Equipes:
Para compor o evento foram contratadas 10 recepcionistas, todas uniformizadas com roupas inspiradas na tradição japonesa.
A equipe de Marketing da Sompo estava composta por 4 pessoas divididas em diferentes funções.
A equipe da Alternativa F Eventos, estava composta por 4 pessoas divididas em diferentes funções.