Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Neo Quimica Abradilan 2019

Candidato: Agência Fuego
Cliente: Neo Quimica
Segmento: Serviços
Categoria: Projetos de Estandes e Ambientes Cenográficos de Grande Porte

Criada em 2010, a Fuego é uma empresa que oferece soluções completas em live marketing. Desenvolve campanhas promocionais e de incentivo, viagens de incentivo, feiras e eventos corporativos. A ferramenta de incentivo viabiliza o aumento eficaz da produtividade em vendas. As ações são diferenciadas, personalizadas e com foco em cada cliente.
Como sugere o nome, a "Fuego" está diretamente ligada ao conceito de fogo, motivação, aquecimento, provocando a mudança de comportamento, para inspirar colaboradores, equipe e clientes. Com sede em São Paulo e filial em Minas Gerais - no Triângulo Mineiro, a empresa realiza eventos, convenções nacionais e internacionais, bem como programas de incentivo. Em seu portfólio, estão marcas de sucesso das áreas de varejo e indústria, bem como atacadistas e distribuidores.
 
Pelo terceiro ano consecutivo a Fuego foi a escolhida para desenvolver e executar todo o projeto do estande da Neo Química, este caso já foi 2 vezes vencedor do Jacaré de Ouro nas edições anteriores do Prêmio, para a Fuego por esta trajetória este caso tem um histórico afetivo.

Nome da Feira, Exposição ou Congresso: Abradilan
Metragem: 221m2
Tema: Institucional
Público estimado: 3000 pessoas
Local de realização: Expo Center Nrte
Inicio: 19/03/2019
Encerramento: 21/03/2019
Periodicidade: Anual
Entidade ou empresa promotora: Fuego
 

Galeria de Fotos

Ao longo de 60 anos de história, a Neo Química se consolidou como uma das principais marcas do setor farmacêutico brasileiro. Em seu portfólio de mais de 400 produtos, entre genéricos e similares, detém alguns dos medicamentos mais vendidos do Brasil, estando presentes em mais de 96% das farmácias do país. Em 2019, foi apresentada uma nova identidade e um novo posicionamento – “A saúde de todos é a nossa vocação”.



Com foco em inovação contínua, a Neo Química continua a introduzir novos produtos em sua grade nesses dois segmentos. Para tanto, a marca conta com a estrutura de pesquisa e desenvolvimento da divisão Farma da Hypera, alocada em Anápolis, Goiás; onde uma equipe de mais de 200 profissionais utiliza quatro laboratórios com área conjunta superior a dois mil metros quadrados, equipados com as mais modernas tecnologias para o desenvolvimento e análise de produtos farmacêuticos.



Os produtos da marca Neo Química são produzidos na maior fábrica de medicamentos da América Latina. São mais de 111 mil metros quadrado de área construída, com produção média mensal superior a 50 milhões de unidades.



A ABRADILAN (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos) tem como missão contribuir com o mercado, buscando o desenvolvimento e fortalecimento de seus associados, promovendo melhoria continua e eficaz de serviços. Anualmente, a ABRADILAN promove sua feira de negócios, Conexão Farma, a maior e melhor feira do setor farmacêutico no Brasil, com participação dos grandes laboratórios, distribuidores e seus associados. Em 2019, a feira bateu o recorde de público de anos anteriores, recebendo 11 mil inscrições de representantes da indústria, varejo e distribuição de medicamentos.



A Neo Química, que esteve presente em anos anteriores, voltou à feira em 2019 com o objetivo de lançar novos produtos no mercado e reposicionar produtos que já faziam parte de sua linha.



O lançamento e o reposicionamento de produtos foi levado em conta na estratégia/planejamento e concepção desta ação, sendo reforçado em todas as ações realizadas pela empresa na feira, que foram: a criação do estande de 220m2 para visitação e realização de novos negócios, atendimento ao cliente e vendas, e também o camarote de 195m2 que aconteceu na noite de encerramento do evento com show do Jota Quest.



Este case deve vencer na categoria pois o objetivo foi alcançado com êxito, os resultados foram excelentes e mais um ano a Neo Química tem parceria com a Fuego obteve muito sucesso em seus negócios durante a feira, e isso se deve a dedicação e esforço de todo o time na construção do estande.

O estande teve como base o lançamento e reposicionamento de produtos. Considerando esta informação, a vitrine foi o grande foco, servindo de inspiração para o restante do estande. O projeto foi desenvolvido utilizando formas geométricas fortes e marcantes com linhas retas que estiveram presentes em vários pontos. Os traços davam uma noção de reverberação, como uma onda que começava em um ponto único e se propagava pelo restante do espaço. A intenção do uso deste conceito foi de dar início a este novo posicionamento e que dali, ele seria espalhado por todos os canais de contato da marca com seu público alvo.



ESTANDE



Após um estudo com o intuito de escolher a melhor forma de apresentar os novos produtos e reposicionamentos, observamos que seria necessário o uso de técnicas de vitrinismo.



O vitrinismo é uma das estratégias mais conhecidas do visual merchandising, e utiliza técnicas de decoração para atrair mais participantes, estimulando a percepção e aumentando as chances de contato com a marca. A intenção é aumentar a curiosidade do público por meio de estímulos visuais, como iluminação, decoração e disposição dos produtos na vitrine. 



A área externa da vitrine seguia o conceito de linhas retas, sempre dando destaque ao produto exposto. Foram apresentados 7 medicamentos, sendo produzida uma embalagem em gigantismo de cada um deles. Estas embalagens foram instaladas internamente nas vitrines que tinham placas sobrepostas no intuito de facilitar o entendimento do uso de cada produto e também para dar uma ideia de profundidade e movimento, atraindo a atenção do público que circulava pela feira.



Toda a área externa do stand, inclusive o teto, tinham formas triangulares para dar a noção da reverberação das ondas que se expandiam de um ponto fixo. Estas ondas também foram retratadas em adesivos aplicados nas grandes áreas em vidro que circularam o stand.



Dentro de cada sala de reunião, onde os convidados era recebidos para fechar negócios, foram instalados painéis que remetiam a cada produto apresentado. O apoio para buffet também foi criado para chamar a atenção, com um design diferenciado, seguindo a orientação do restante do stand. No local, foram promovidos Happy Hour todos os dias para convidados e clientes.



Para representar o importante marco de 60 anos da NEO QUÍMICA, foi instalado um grande painel em uma das paredes externas, com linha do tempo da empresa, com informações desde sua fundação até os dias de hoje.



CAMAROTE

Para o encerramento da feira, foi projetado um camarote clean seguindo a linha do estande e destacando a marca. O camarote foi criado para priorizar o conforto dos convidados, com muitos bistrôs e cadeiras e para ser de fácil circulação. O balcão de serviço também foi desenvolvido seguindo a linha de traços retos e reverberações.



COMUNICAÇÃO

Toda a comunicação do evento e dos espaços tinham caráter Institucional.

Foram diversas peças criadas para reforçar a nova campanha e novo posicionamento, como: painéis de lona no Estande e Camarote.

 

Durante a realização da feira, foram usados catálogos e flyers da marca com seus produtos, principalmente durante as reuniões nas salas privativas do estande.



Foram desenvolvidos uniformes para as promotoras, vestidos azuis com logo, tudo nos tons da marca.



O estande ainda contou com TVs dentro das salas de reuniões que serviam de apoio nas negociações com apresentações e gráficos.

Os objetivos foram alcançados com sucesso, pois o formato do estande e a maneira que os produtos foram expostos, tornou a marca diferente do restante da feira e foi uma grande atração, se destacando novamente como o estande mais atrativo da feira.



Criou-se um ambiente descontraído e diferenciado, que atraía os visitantes a entrarem pelo seu formato inovador, fugindo do padrão de estande de feiras farmacêuticas, com suas mesmas formas convencionais e a mesma maneira de expor produtos.



A média de visitação era de 3000 passantes e 850 convidados por dia no estande. A repercussão foi excelente pois todos comentaram com os executivos de contas o quanto o ambiente estava inovador e diferente do restante da feira. As salas de reuniões foram muito utilizadas devido ao número de visitantes, com alguns momentos do dia com fila de espera (com visitantes sentados com comodidade nos lounges) para realização de negócios.



Os gifts distribuídos, eram entregues apenas para os convidados que fechassem negócios. Estes  esgotaram antes da feira finalizar sendo mais um ponto de certeza do sucesso do estande.