Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Fanato - Fanato Loop

Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Fanato
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Operadora Turística e Agência de Viagens - Responsabilidade Social

Sobre a Fanato

Com mais de uma década de história, a Fanato é uma operadora que se diferencia no
mercado por apresentar um modelo completo para o cliente, contemplando três marcas com foco no turismo de experiência.
 
A unidade Sports leva o fã de diversas modalidades esportivas para conhecer os times
e acompanhar os campeonatos, além de participações em corridas e outros eventos esportivos. Já a operação de Incentive é voltada para o público corporativo, reconhecida por ações de inovação para que as empresas possam oferecer destinos customizados para os seus colaboradores, como formas de incentivo, com assessoria 24 horas por dia.
A Live organiza diferentes tipos de viagens para todos os destinos possíveis, e de acordo com o estilo de vida do viajante: são experiências com foco em gastronomia, autoconhecimento e religiosidade, arquitetura e história, universo geek, festas ao redor do mundo, cursos no exterior, natureza e ações voluntárias.
 
A Fanato também se destaca pelo desenvolvimento de um programa social voltado a crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. Seguindo o mesmo core da Fanato, de oferecer experiências incríveis aos seus clientes, o Fanato Loop nasceu com o intuito de proporcionar esse tipo de vivência a crianças que se encontram em estado de vulnerabilidade social e que não conseguem, por qualquer motivo, vivenciar momentos de lazer, conhecimento, ou qualquer outra atividade além de suas rotinas diárias. O projeto foi idealizado pelos diretores da Fanato desde a sua fundação, em 2009, mas foi lançado oficialmente em 2017, tendo sua primeira ação realizada em setembro daquele mesmo ano.
 
Apesar de o grupo Fanato contribuir mensalmente com recursos financeiros e apoio pessoal (colaboradores) com o Fanato Loop, o projeto possui gestão independente da companhia, autonomia e não possui qualquer vínculo comercial aos negócios.

Vídeo

Para o desenvolvimento do projeto, foi necessário adotar uma estratégia que superasse alguns desafios quanto a relação, e associação, do Loop à Fanato. Por estar ligado ao grupo Fanato, e esse já possuir uma marca forte, e reconhecida no mercado, era necessário fazer a associação entre o grupo e o projeto, e ao mesmo tempo, que o Loop tivesse a força necessária de ser independente e autossustentável.

 

Por conta disso, não poderíamos reproduzir a arquitetura de marca adotada para os segmentos de serviços, para não induzir a uma compreensão equivocada sobre a atividade da Loop. Ou seja, hierarquicamente, o projeto não poderia estar no mesmo nível que as demais marcas do grupo, nem transmitir subordinação a marca Fanato. Precisaríamos transmitir a relação de parceria e harmonia.

 

Valores e premissas

 

Acreditamos que as experiências fazem o coração pulsar e despertam a alegria, que transborda pelos lábios e olhos sorridentes. Cada célula do corpo vibra e é tomada de emoção e adrenalina. Somos uma ponta de um laço que se une a outra, as crianças, por meio de um abraço.

 

O laço e o abraço - O abraço é uma manifestação do amor e amizade, é uma forma verdadeira de conexão com o próximo. É esse laço de carinho que buscamos estabelecer com as pessoas que cruzam a nossa trajetória. 



A continuidade do bem - Basta olhar para o céu para contemplarmos o infinito e se deparar com a realidade de que somos uma poeira no universo. Essa compreensão da nossa pequeneza faz com que a gente queira ser significativa para as pessoas que estão ao nosso redor, para o nosso universo pessoal. 

A troca de experiências - Não somos só nós que ajudamos, são as pessoas que nos ajudam a ser seres humanos melhores e a encher o nosso coração de amor quando somos agraciados com sorrisos espontâneos e verdadeiros. 



A pulsação da alegria - Viver com as crianças experiências incríveis, que fazem vibrar cada célula do corpo e fazem o coração bater na boca, para que estes momentos de transformação fiquem gravadas na memória de cada uma delas. 



Portanto, era necessária uma marca que remetesse aos conceitos de “troca”, “laço, “pulsação” e, principalmente, “infinito”, elementos-chave para qualquer projeto de cunho social.  Tendo em vista esse cenário, e os desafios acima expostos,  nossa estratégia adotada foi a utilização de um logotipo com personalização nas letras para a criação do símbolo.

O Fanato Loop baseia-se na premissa de oferecer experiências incríveis a crianças assistidas por instituições sociais, já estabilizadas, e que desenvolvam algum trabalho de acolhimento e desenvolvimento dessas crianças. Apesar de reconhecermos a importância do trabalho filantrópico, e da existência de um número grande de crianças muitas vezes sem acesso a itens de primeira necessidade, nossa estratégia é trabalhar com essas crianças atendidas por essas instituições por acreditarmos no poder transformador que uma experiência diferente, muitas vezes simples, pode ter no futuro delas.

 

Cada ação desenvolvida ocorre de forma independente quanto ao tipo de atividade, instituição parceira e crianças atendidas. Todas as ações incluem camiseta personalizada do projeto e kit lanche para todos os participantes, além de transporte, ida e volta, em casos de atividades em ambiente externo a instituição. As ações são completamente gratuitas, tanto para instituição quanto para as crianças. Todos os custos e recursos são responsabilidades do Loop ou de parceiros pontuais.

 

A busca por instituições parceiras ocorre principalmente por meio de buscas na internet ou mídias sociais, sempre prospectando organizações que ainda não são assistidas no âmbito de experiências de entretenimento e/ou conhecimento. Analisamos o perfil de cada instituição levando em conta a quantidade de crianças atendidas, tipo de atendimento, histórico, entre outros.

 

Após a análise preliminar, realizamos uma visita de inspeção, e de apresentação do projeto, nas dependências da instituição junto aos gestores/coordenadores da casa. Entre outros materiais, disponibilizamos apresentações digitais do projeto e relatórios quantitativos e qualitativos de ações anteriores.

 

Após essa etapa, iniciamos o planejamento das ações, desenvolvido de acordo com o perfil, interesses e disponibilidade de crianças e gestores.

 

Metas de crescimento para os próximos 3 anos.


  • Equipe dedicada exclusivamente ao projeto;

  • Capacitação aos integrantes da equipe buscando melhor qualificação para os mesmos

  • Aumento do número de instituições assistidas chegando ao número de 20 a 25 instituições parceiras;

  • Alcance de 2000 a 2500 crianças impactadas;

  • Parcerias com agentes/influenciadores que já estejam engajados em causas sociais;


 

Objetivos do projeto de curto, médio e longo prazo


 

Curto prazo: Oferecer experiências mensalmente, com diferentes instituições, para grupos de até 50 crianças, na região de São Paulo. Parcerias pontuais que abracem a causa. 



Médio prazo: Oferecer experiências quinzenalmente, com diferentes instituições, para grupos de até 100 crianças, a nível nacional. Parcerias consolidadas, com baixa participação financeira da Fanato em cada ação. 



Longo prazo: Oferecer experiências semanais, com diferentes instituições, para grupos de até 500 crianças, a nível global. Muitas parcerias consolidadas, com patrocínios e apoios ativos em cada ação. Projeto 100% autossustentável, participação financeira da Fanato com apoiadora, e não mais mantenedora. 

 

Histórico de evolução e desempenho

 

Desde setembro de 2017, até o momento, realizamos 13 ações prioritárias, com mais de 460 crianças atendidas, com faixa etária entre 4 e 17 anos. As crianças estão divididas em diferentes etapas do aprendizado escolar: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio

 

Abaixo um breve resumo de cada atividade:

 

Case#1 – Museu do Futebol

Instituição assistida: Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro

Número de crianças participantes: 19

Faixa etária: 10 a 14 anos

Quando: setembro/2017

Descrição da ação: a primeira ação do Fanato Loop se deu no Museu do Futebol, localizado no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o popular Pacaembu, durante a tarde do dia 19 de setembro de 2017. Foram atendidas 19 crianças entre 10 e 14 anos que puderam conhecer um pouquinho da história do esporte mais popular do país. Foi a primeira vez de muitas delas em um estádio de futebol! Além de entretenimento, as crianças contaram com transporte até o local, kit lanche e um divertido quiz aplicado no retorno à instituição.

 

Case#2 – Piquenique no Ibirapuera

Instituição assistida: Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro

Número de crianças participantes: 31

Faixa etária: 6 a 9 anos

Quando: setembro/2017

Descrição da ação: a segunda ação do Fanato Loop foi promovida no Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Desta vez, foram contempladas 31 crianças, com idade entre 06 e 09 anos. Todas as crianças, além do animado piquenique, puderam brincar nas instalações do parque, tornando a manhã do dia 20 de setembro de 2017 um momento inesquecível, tanto para elas quanto para nós.

 

Case#3 – Confraternização de Final de Ano

Instituição assistida: Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro

Número de crianças participantes: 70

Faixa etária: 6 a 14 anos

Quando: dezembro/2017

Descrição da ação: fechando o ano de 2017, a Fanato Loop esteve presente nas instalações da Casa da Criança e Adolescente de São Paulo, no dia 11 de dezembro, participando de uma divertida e interativa ação de Natal. Com um circuito de atividades incluindo chute a gol inflável, basquete eletrônico, air game, pintura facial e experiência de pilotagem de avião com óculos de realidade virtual, cerca de 70 crianças puderam brincar e sentir a magia do Natal.

 

Case#4 – Oficina de Pizza

Instituição assistida: Associação Maria Helen Drexel

Número de crianças participantes: 25

Faixa etária: 4 a 15 anos

Quando: março/2018

Descrição da ação: em 2018, o pontapé inicial do Fanato Loop teve como experiência uma deliciosa oficina de pizza. Ocorrida nas instalações da Associação Maria Helen Drexel, no primeiro dia do mês de março, 25 crianças e jovens, acolhidos pela instituição, colocaram a mão na massa, literalmente, e prepararam a sua própria pizza.

 

Case#5 – Dia de Camarim


Instituição assistida: Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro

Número de crianças participantes: 32

Faixa etária: 6 a 10 anos

Quando: março/2018

Descrição da ação: para homenagear o mês das mulheres, a Fanato Loop programou uma ação para que as pequenas mulheres tivessem um dia especial. Com o tema “Dia de Camarim”, as meninas (e também os meninos) puderam ter sua própria produção de maquiagem, cabelo e tatuagem temática, de acordo com o desejo de cada uma. Ao final, presenciamos um tradicional desfile com todas as 32 crianças contempladas.

 

Case#6 – Cidade da Criança

Instituição assistida: Mutirão no Bem

Número de crianças participantes: 45

Faixa etária: 6 a 11 anos

Quando: setembro/2018

Descrição da ação: desta vez a diversão ocorreu na Cidade da Criança de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, com apoio da CEP Transportes. Realizada em setembro/2018 e com participação de 45 crianças, o dia foi recheado de brincadeiras, risadas, adrenalina e aprendizado, tanto para as crianças quanto para os adultos acompanhantes.

 

Case#7 – Dia das Crianças

Instituição assistida: Mutirão no Bem

Número de crianças participantes: 100

Faixa etária: 5 a 12 anos

Quando: outubro/2018

Descrição da ação: o mês de outubro é tradicionalmente conhecido como o “Mês das Crianças”, e a Fanato Loop não passou em branco. Em ação conjunta ao Mutirão no Bem, podemos presenciar a diversão e alegria de mais de 100 crianças através uma superfesta com brinquedos como pebolim, basquete eletrônico e pula-pula.

 

Case#8 – Experiência de Kart

Instituição assistida: Associação Maria Helen Drexel

Número de crianças participantes: 15

Faixa etária: 11 a 16

Quando: março/2019

Descrição da ação: uma eletrizante experiência de kart fez a alegria da criançada em mais uma ação do Fanato Loop.  Jovens entre 10 e 15 anos puderam sentir a emoção de pilotar pela primeira vez na vida.  Usando macacões, capacetes, luvas e todo equipamento de segurança, puderam vivenciar os bastidores de um dia de corrida no Kartódromo Granja Viana. Com o apoio da Transgala Locadora, todos se sagraram vitoriosos, subiram ao pódio e ganharam medalhas.

 

Case#9 – Workshop de Skate


Instituição assistida: Associação Maria Helen Drexel

Número de crianças participantes: 19

Faixa etária: 10 a 16

Quando: maio/2019

Descrição da ação: com muita aventura e ousadia, a Fanato Loop dedicou um dia para um workshop de skate em um dos pontos mais populares deste esporte em São Paulo: o Parque da Independência. Com apoio da Transgala Locadora, as crianças puderam conhecer os mais variados tipos de skate além, é claro, de testar cada um deles na prática junto a profissionais renomados da cena.

 

Case#10 – Museu Catavento Cultural

Instituição assistida: Mutirão no Bem

Número de crianças participantes: 45

Faixa etária: 06 a 12

Quando: maio/2019

Descrição da ação: tocar um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou ainda descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece quando estamos na praia foram apenas algumas das experiências que as crianças atendidas pelo Mutirão no Bem puderam experimentar durante essa visita exclusiva ao Museu Catavento.

 

Case#11 – Tour Avenida Paulista

Instituição assistida: Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro

Número de crianças participantes: 21

Faixa etária: 9 a 14

Quando: junho/2019

Descrição da ação: a Avenida Paulista, um dos endereços mais importantes do município de São Paulo, e icônico símbolo da agitada, complexa, e multicultural vida paulistana foi o palco de mais uma divertida, e emocionante, ação do Fanato Loop. Os encantos do logradouro, que muitas vezes passam despercebidos pelo ritmo frenético de carros e pedestres, encantaram essas crianças, que pela primeira vez, tiveram a oportunidade de conhecer esse importante cartão postal brasileiro.

 

Case#12 – Streetopia

Instituição assistida: Associação Maria Helen Drexel

Número de crianças participantes: 10

Faixa etária: 11 a 17

Quando: agosto/2019

Descrição da ação: iniciando o segundo semestre de 2019, jovens entre 11 e 17 anos da Associação Maria Helen Drexel tiveram a oportunidade de participar de um dos eventos esportivos mais inclusivos do mundo do basquete: o Streetopia. Na segunda edição do evento no Brasil, além de presenciar todos os movimentos do dia de encerramento do evento, os jovens tiveram a chance de inicialização ao esporte participando de uma clínica exclusiva ao grupo oferecida pela organização, na qual contou com a participação de atuais jogadores profissionais e até mesmo lendas do basquete nacional. Além do basquete, os jovens tiveram contato direto com alguns elementos da cultura hip-hop, entre eles a dança e a música.

 

Case#13 – Clínica de Tênis


Instituição assistida: Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro

Número de crianças participantes: 34

Faixa etária: 06 a 10

Quando: agosto/2019

Descrição da ação: agosto também foi mês de colocar em prática alguns dos principais fundamentos de um esporte que une estratégia, tática, mas também diversão: o tênis. Em mais uma ação do Loop, as crianças da CCA Santo Amaro tiveram a oportunidade de dar algumas raquetadas e conhecer um pouquinho sobre este esporte que consagrou um dos grandes personagens do esporte brasileiro - Gustavo Kuerten (Guga), um verdadeiro ídolo e campeão. Não faltou disposição para correr atrás da bolinha pelas quadras da Gusta Tênis, comer um delicioso hot dog e ainda dar muitas risadas.

 

Além das ações prioritárias, em 2019, a Fanato Loop também patrocinou, e apoiou a fundação EPROCAD na participação do StreetFootball World Festival 19, um evento que aconteceu na cidade de Lyon, na França, durante a Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA. A fundação EPROCAD busca a atuação em iniciativas que promovem a inclusão social de crianças, adolescentes e seus familiares por meio da prática esportiva.

 

O StreetFootball World Festival 19 aconteceu entre os dias 29 de junho a 08 de julho deste ano. Foram dez dias intensos de trocas de experiências com 40 entidades de todo o mundo, representadas por mais de 200 jovens. Esta edição do festival teve como prioridade a participação de organizações que têm em suas ações experiências de utilização do futebol como instrumento do empoderamento feminino. Durante o evento, meninos e meninas de comunidades carentes de diversos países participaram de partidas de futebol, oficinas educativas e programas culturais. Eles tiveram a oportunidade de vivenciar uma troca de experiências valiosíssima que levarão por toda a vida. Desde 2006, SFW realiza festivais e fóruns em todo o mundo, sempre levando para o público experiências relacionadas à pratica esportiva como fator para ressocialização e socialização em diversos países. Com as ações da StreetFootball World, por meio da rede de organizações comunitárias parceiras, mais de 2 milhões de jovens já foram capacitados.

 

Crianças atendidas - Desde o início do projeto, mais de 460 crianças foram atendias, em 13 oportunidades. As crianças estão divididas em diferentes etapas do aprendizado escolar: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio, com faixa etária entre 4 e 17 anos. Além disso, por meio do patrocínio a fundação EPROCAD, a Fanato Loop auxiliou a ida de 4 jovens, e dois educares para a cidade de Lyon, na França, e participação no StreetFootball World Festival 19. 



Mídia - As ações do projeto, bem como o patrocínio, foram divulgadas em veículos impressos, digitais e mídias sociais, no Brasil e na França. 



 Geração de negócios - Embora o projeto esteja constantemente buscando novos apoios e patrocínios por meio de seus parceiros e/ou clientes, o Loop não tem qualquer vínculo comercial aos negócios da Fanato. Logo, o projeto não foi diretamente responsável pela geração de negócios, ou acordos comerciais, em nenhuma das marcas do grupo Fanato. Entretanto, acreditamos que o apoio genuíno a uma causa social, valoriza a imagem da Fanato perante a diversos públicos.