Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: O Primeiro Palco 360 graus no Centro do gramado no Allianz Parque

Convenção Internacional - Grupo Hinode

Candidato: Eco Comunicação & Marketing
Cliente: Grupo Hinode
Segmento: Serviços
Estado:

O Grupo Hinode tem presença nacional e internacional. E a forma mais estratégica do ponto de vista motivacional de falar com todo o seu time de consultores, é através dos eventos.
São realizados centenas durante todo o ano, em diversos locais, para um público que varia entre 700 a 48 mil pessoas.
Cada evento é um momento de celebração, de festa, de reconhecimento, relacionamento, de intercâmbio, mas também de treinamento, atualização técnica e profissional, transmissão de conhecimento.
Por isso precisam ser impecáveis, precisos e ao mesmo tempo encantadores, fascinantes, mágicos, para manter todas as pessoas engajadas e motivadas o tempo inteiro.
Afinal, cada evento é a realização de um sonho para os convidados, por estarem diante de seus líderes, seus inspiradores, das pessoas que confiaram neles.
E para o Hinode, é um presente, um reconhecimento às pessoas que ajudaram a pavimentar a trajetória de um grupo que nasceu com o propósito de transformar a vida das pessoas através do trabalho, do empreendedorismo, pelo seu próprio esforço.
O Grupo Hinode é formado pelas marcas Hinode – com produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e maquiagem. A estratégia está pautada na convergência entre três modelos de negócio: venda direta, marketing multinível e franquias.
A companhia está presente em cinco países da América Latina: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
A empresa paulista valoriza iniciativas sociais, por meio do Instituto FAR, que já investiu mais de 6,7 milhões de reais em cerca de 35 projetos em todas as regiões do Brasil.
Hoje são 30 anos. Um marco que merece ser comemorado em grande estilo, como você vai ver aqui (assista o vídeo).
Mas para que tudo o que foi planejado seja realizado com sucesso, é preciso um trabalho de logística, engenharia, organização, transporte e produção da maior competência e, principalmente, com profissionais engajados na ideia de fazer a maior convenção internacional corporativa, com todos os mais ousados sonhos de seus dirigentes.
Um evento que não pode ser apenas grandioso, à altura do que construímos ao longo dos anos. Precisa ser mágico, inovador, surpreendente, um verdadeiro espetáculo para mais de 48 mil pessoas e convidados de todos os cantos do país e do exterior.
E, acima de tudo, preciso, tecnicamente perfeito, realizado por quem tem experiência em eventos de grande porte e conhecimento pelo cliente, como a Eco Comunicação e Marketing.
São 25 anos entregando qualidade, segurança e precisão.

Vídeo

O primeiro desafio trazido no briefing foi comemorar os 30 anos do Grupo Hinode de uma forma marcante, inovadora e surpreendente. O que não poderia ser diferente.

O local determinado era o Allianz Parque, em São Paulo. Mais que um estádio de futebol. Um ícone da arquitetura moderna. Uma referência em eventos de grande porte e shows internacionais.

Foi ali que a Hinode quis fazer o seu evento de 30 anos.

Outro desafio: construir um palco de 360º no centro do gramado. Uma construção que até ali nunca tinha sido feita no Allianz.

E quando falamos em palco, falamos de luz, som, vídeo, shows, efeitos especiais e tudo mais que completam o espetáculo.

Tem mais:

- Construir uma minicidade Hinode, com tudo o que faz parte do seu universo: estande de produtos, espaços para treinamentos e palestras, exposição de carros importados e de todas as premiações, eventos paralelos e tudo mais;

- Manter mais de 48 mil pessoas envolvidas, engajadas e motivadas das 9 da manhã às 10 da noite, durante dois dias inteiros;

- Trazer toda comodidade, conforto, segurança de um pavilhão para dentro de um estádio de futebol;

Mas um evento como este não acontece só dentro do estádio.

Ao mesmo tempo em que o show da Ivete Sangalo, realizado na noite anterior, estava sendo desmontado, estávamos montando o nosso;

Um trabalho com sincronia e relacionamento, pois sem ele, podíamos colocar tudo a perder sem nem mesmo ter começado.

Com um olho na emoção e outro na razão, ainda tivemos o desafio do trânsito, das ruas, dos vizinhos, as pessoas chegando, filas, organização de setores, o planejamento logístico, hotéis, transporte? Uma operação que teria que ser fluída.

Para tudo isso tinha um processo de trabalho, com reuniões, treinamento, simulações, tudo.

E como fica a grama, afinal é um estádio de futebol? Está certo que o Allianz também foi construído para eventos, mas, neste caso, não estamos falando de um evento de 2 ou 3 horas, mas de um evento de 2 dias, com pessoas circulando o tempo inteiro;

A lista de itens de um evento como este passa de 2 mil. Podemos dizer agora que ticamos todos eles com excelência. As soluções foram tão perfeitas, que já saímos de lá com um novo desafio nas mãos: a convenção internacional de 2020!

Vamos falar aqui de realização. As estratégias e soluções apresentadas para comemorar os 30 anos do Grupo Hinode, no Allianz Parque, para mais de 48 mil pessoas.

1 ano de planejamento

140 mil toneladas de equipamentos

Mais de 3 mil profissionais envolvidos, incluindo Polícia Militar e CET

800 metros quadrados de extensão de palco

Mais de 24 mil leds

Som de home theater, proporcionando uma imersão 360º. Porque uma coisa é ter um palco grandioso, impactante, mutável durante todo o dia; outra coisa é proporcionar um som impecável, com tecnologia 360º contornando toda a arquibancada, trazendo a clara percepção de que o evento estava acontecendo ali, ao seu lado. Só o Pink Floyd teve um som assim. E foi esta qualidade de som que o Hinode ofereceu como mais um presente para os seus convidados

Piso Arena Panel a mais alta tecnologia em pisos. E não era apenas cobrir um gramado milionário, era tirar a grama, proteger e cuidar

E ainda o 1º palco 360º construído no Allianz Parque.

Um palco em movimento, com novas luzes e cores durante todo o dia.

Às 9 horas da manhã tinha uma cara; às 12 horas, tinha outra; entre 17 e 18 horas, ao cair da tarde, outra cara; E às 20 horas, totalmente diferente de tudo. Afinal, à noite é que a magia acontecia.

Um verdadeiro espetáculo de luz, som, efeitos especiais. Um presente do Grupo Hinode para os seus mais de 48 mil convidados.

Não importa onde o convidado estivesse, se no alto da arquibancada ou se em uma das 9 mil cadeiras da área VIP, a emoção era a mesma.

São 360º graus de pura tecnologia. São 360º graus de pura poesia.

A minicidade do mundo Hinode também estava lá com suas lojas, estandes, venda de produtos, degustações e experimentações, artistas circulando entre as pessoas.

Isso sem falar em toda a tecnologia empregada, tanto do ponto de vista estrutural quanto como recurso de encantamento.

Porque existe tecnologia de eventos e existe tecnologia para eventos. Unir razão e emoção numa convenção com essa grandiosidade é preciso talento, competência, experiência e, acima de tudo, sensibilidade, empatia, porque todo esse show é dedicado para as pessoas que fizeram a história do Grupo Hinode.

 

Aqui temos várias visões de resultado.

Uma por parte da agência, que se sente orgulhosa e realizada por mais uma entrega com excelência, diante de um briefing grandioso, cheio de exigências e restrições. De realizar o sonho do cliente em fazer um evento corporativo dentro de um estádio de futebol, sendo 30 anos da empresa e ainda por cima com um evento tão peculiar. É um sentimento de gratidão, satisfação, seguida de realização pura e genuína.

Tem o lado dos participantes: mais de 48 mil pessoas que vieram de todos os cantos do Brasil e de outros países.

Outra visão é a visão do cliente, que vê mais um sonho realizado com precisão, sem nenhum incidente e com grandes índices residuais de sucesso.



O primeiro palco 360º graus do Allianz ganhando vida;



Som com tecnologia 360º graus funcionando sem nenhum ruído;



Iluminação que cria atmosferas e conta histórias...



O trânsito circulando, os vizinhos sem serem incomodados, zero de incidente...

Planejamento e realização na marca dos 110%.

Faz parte da estratégia de negócio da empresa fidelizar seus consultores ao investir em integração, formação e treinamento. Por isso, o Grupo realiza convenções desde 2013 com o objetivo de engajar, reconhecer e capacitar seus consultores.

Os resultados também são percebidos através do crescimento do número de novos consultores e fortalecimento da crença no modelo de negócio.

O evento reconheceu consultores e franqueados da marca de todo o Brasil e de países como Colômbia, Peru, Bolívia e Equador. Foi contada a história da companhia ao longo dos anos além de apresentados os lançamentos tão esperados. Onde o tema desse evento foi “Da garagem da família na Zona Norte ao palco do Allianz Parque”.

Os treinamentos que acontecem durante os eventos subsidiam os participantes com informações e ferramentas para fortalecer o desenvolvimento dos negócios e preparam a equipe de vendas com informações sobre os produtos e boas estratégias de comercialização e incremento de vendas.

Os lançamentos, por sua vez, potencializam os resultados através do incremento de linhas e novos produtos que ampliam as oportunidades de venda através da estratégia de consumo inteligente.

Afinal pode ser que o cliente ainda tenha um produto que gosta muito, porém não tem um lançamento que pode ser ainda mais atraente e apropriado.

Tudo isso traz fortes impactos na liderança e colabora para que os participantes saiam da zona de conforto e busquem atingir resultados cada vez maiores. 

Segue abaixo um depoimento de um dos fornecedores do evento:

“A M Checon tem orgulho e satisfação em ter feito o primeiro palco 360º do Allianz. São projetos desafiadores e inéditos que nos movem. Junto com a Eco Comunicação, surpreendemos o Grupo Hinode na comemoração dos 30 anos da empresa para mais de 45 mil pessoas. Projeto concebido pela M Checon junto com Pazetto, tivemos a sorte de 2018 construir mais um case para nosso portfólio.” – comentário de Marcelo Checon – Fundador e CEO da M Checon