Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Vigor APAS Show 2019

Candidato: F/Malta
Cliente: Vigor Alimentos
Segmento: Serviços
Estado:

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis. Nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job, com uma entrega que conte a melhor história para nossos clientes e para os clientes deles. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo, e Einstein chama isso de inteligência, por isso nosso slogan: “Let’s Play”. Porque com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, vamos além, em tudo o que criamos.

A Vigor é uma centenária empresa brasileira do ramo alimentício, especialmente ligada aos laticínios. Uma referência no segmento, a companhia é reconhecida pelo alto padrão de qualidade de sua ampla gama de produtos. Pioneira desde suas origens, a Vigor combina a inquietude da busca constante pela inovação com a tradição de quem é símbolo de excelência na mesa dos brasileiros.

Inserida em um mercado extremamente competitivo e dinâmico, a Vigor volta suas atenções para dois grandes lançamentos em 2019: Vigor Protein, iogurte líquido ultraproteico com o maior teor de proteína por porção do mercado; Vigor Trio, sobremesa láctea com três camadas de sabores; a linha Mix Vigor Granola; os novos sabores de Vigor Grego; a embalagem tamanho família do Requeijão Vigor e o novo Vigor 3 Grãos Mamão.

A APAS Show é considerada a maior feira de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo. A feira reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior em um evento totalmente segmentado, com expositores de diversos países.

Vídeo

Para reforçar o posicionamento da marca como uma empresa multicategoria, apresentar e dar visibilidade aos novos produtos, além de promover relacionamento com potenciais clientes, a marca contemplou em sua estratégia de lançamento a participação da APAS Show 2019. Nesse contexto, a F/Malta foi convidada a criar um mega estande de 290m² que atendesse as demandas do cliente por meio de uma estrutura de arquitetura leve, espaço amplo e aberto, capaz de integrar o uso de tecnologia de modo a impactar prospects visitantes da feira de maneira positiva e profunda, criando uma imersão completa na marca e estimulando o interesse pelos produtos da Vigor.



Para criar esse ambiente, a F/Malta assinou um projeto feito sob medida, trabalhando o espaço de maneira aberta e convidativa, com uma identidade visual deslumbrante inspirada em referência de arquitetura aérea, incorporando tecnologia e modernidade em dois planos: térreo e mezanino. Além disso, para promover uma imersão completa na grade de produtos da Vigor, foi criado um circuito de acordo com a importância das marcas para a empresa, com soluções de exposição diferenciadas, culminando nos lançamentos da empresa em 2019 – Vigor Protein e Vigor Trio –, trabalhando com diversão e informações sobre as novidades.



O briefing recebido da Vigor, uma das mais reconhecidas empresas do ramo alimentício brasileiro para a APAS Show 2019 era um verdadeiro quebra-cabeça: montar um estande de 190m² com visual limpo, capaz de apresentar de maneira impactante e imersiva os lançamentos da Vigor para 2019, além de expor de maneira imersiva a grade de produtos da companhia. Assim, reafirmar o posicionamento da marca como uma empresa multicategoria por meio de uma experiência completa e idealizada para reunir informação, tecnologia e engajamento de potenciais prospects que visitassem o mega estande da Vigor na feira, promovendo relacionamento. Por fim, a marca tinha a expectativa de, com a materialização do plano estratégico apresentado, conquistar o Prêmio POPAI, conferido aos vencedores no último dia de evento, nas categorias inscritas.

Para atender as expectativas do cliente para o estande e compensar a localização desprivilegiada em relação à planta do evento, o primeiro passo foi elaborar um desenho arquitetônico que combinasse um visual leve a um layout arrojado e funcional. Nessa linha, o espaço foi projetado bem aberto e amplo, com poucas paredes, mas com um clima convidativo. Para otimizar a área útil, um mezanino de 100m² foi instalado acima da localização original.



As fachadas foram projetadas para incorporar um visual deslumbrante e atrativo, abusando de belas linhas e decorações para design aéreo, para que os visitantes da feira fossem impactados de qualquer ponto do pavilhão. Para conferir uma sensação completa à experiência Vigor na APAS Show 2019, foi planejado um circuito de exposição, degustação e ativação dos produtos da empresa a partir da importância estratégica de cada categoria nos planos futuros da companhia.



A imersão na grade completa culmina nos corners principais, onde estavam dispostos os principais lançamentos para 2019: Vigor Trio, com um expositor diferenciado e degustação da nova linha de sobremesas, e uma ação projetada especialmente para a linha Vigor Protein com uso de tecnologia interativa -  o visitante subia em uma bike fixada ao solo e começa a pedalar em um circuito virtual, ativado por sensores de movimento. Durante a experiência, uma tela exibe os benefícios do produto e ao completar o trajeto, o participante recebe uma amostra para experimentar. A ativação traduz o lifestyle de uma vida cheia de exercícios, na qual a Vigor ajuda na alimentação com sua novíssima linha de ultra proteicos com maior teor de proteína por porção do mercado.



As exposições e ativações dos demais produtos da Vigor também receberam atenção especial e eram alinhadas com a mensagem estratégica proposta para o estande, setorizadas para conferir um fluxo harmônico e condizente com a experiência elaborada para o evento. A área Família Vigor, uma das principais linhas de produto, foi trabalhada sob a visibilidade: um enorme painel de LED de seis metros exibia os itens em looping.



Para o corner da Área Queijos, a ativação focou na degustação dos produtos Danúbio, Vigor e Faixa Azul, orientados por um fluxo harmônico e balanceado de sabores. As áreas Vigor Profissional e 3 Grãos tiveram exposição dos principais itens das linhas em gôndolas e prateleiras de LED. Para trazer maior sofisticação e mostrar total atenção aos detalhes, todos os segmentos do estande eram tematizados quanto à decoração, disposição de mobiliário e até uniforme do staff de apoio e força de relacionamento.

Por fim, para atender a demanda do cliente pela promoção de relacionamento e formação de network com potenciais prospects estratégicos para a Vigor, o mezanino recebeu quatro salas de reunião, com diferentes capacidades e com moderna infraestrutura tecnológica, para potencializar as apresentações. Os encontros, agendados previamente, eram controlados pela equipe de produção, que recebia os visitantes e executivos da companhia em um espaço determinado no centro do mega estande.



O estande APAS Show 2019 Vigor é um case campeão para a F/Malta em razão do sucesso alcançado por meio de um detalhado e extenso plano de produção e execução do evento. A proposta de operacionalização do espaço útil, a fluidez do circuito pensado nos visitantes e o sucesso das reuniões ao longo dos dias de Feira respondem o valor estratégico do resultado entregue ao cliente.

O case de APAS Show 2019 Vigor se mostrou extremamente eficiente e assertivo em suas estratégias de ação e comunicação. A partir do briefing, o cliente definiu alguns objetivos a serem alcançados com a participação na feira e, após o término do evento, os números obtidos e aferidos por meio de pesquisas in loco comprovam o sucesso da proposta de valor entregue ao cliente.

                  Uma das principais demandas do cliente era a reafirmação da Vigor como uma marca multicategoria, além da exposição, degustação e lançamento de produtos da grade da empresa. Foram mais de 3 mil degustações ao longo dos quatro dias de APAS Show 2019. Outro indicador interessante é o número de reuniões e encontros realizados no período da feira. Sob a meta de promover relacionamento entre executivos da Vigor, clientes e potenciais clientes. foi criado um fluxo de encontros e projetados espaços propícios para estabelecer essa conexão de negócios. Foram 84 reuniões garantidas no decorrer do evento.

                  Por fim, outro objetivo definido pelo cliente era referente às premiações. A F/Malta foi briefada que deveria estar preparada com uma estratégia de criação, montagem, operação e execução dignas de títulos e honrarias. Para a Vigor, ganhar o Prêmio POPAI, entregue no último dia de APAS Show, era mais um milestone para definir o êxito do trabalho. Em três categorias, o mega estande da parceria F/Malta-Vigor ficou com o segundo lugar (Melhor Ação Promocional), um quarto lugar (Melhor Exposição de Produto) e um nono lugar (Design de Stand)