Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Seara no Lollapalooza 2019

Candidato: F/Malta
Cliente: Seara
Segmento: Serviços
Categoria: Marketing Estratégico para Eventos

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis. Nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job, com uma entrega que conte a melhor história para nossos clientes e para os clientes deles. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo, e Einstein chama isso de inteligência, por isso nosso slogan: “Let’s Play”. Porque com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, vamos além, em tudo o que criamos.        
Presente há mais de 60 anos no mercado, a Seara é a marca de produtos alimentícios do Brasil com total compromisso com a alta qualidade, que oferece um amplo portfólio nos segmentos de carnes de aves in natura, carnes suínas in natura, alimentos preparados e industrializados. Presente em todo o país, a Seara fornece anualmente a milhares de lares brasileiros produtos preparados para os mais diferentes tipos de paladares, entre linhas de Frango, Suínos, Empanados, Hambúrgueres, Pratos Prontos, Frios, Vegetais, Pizzas, Linguiças, Salsichas e a linha especial Seara Turma da Mônica. A Seara Alimentos está presente em mais de 130 países (como Arábia Saudita, Alemanha, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, China e Japão) e conta com certificações internacionais de excelência em produção.  Em 2013, o grupo JBS, líder mundial em processamento de proteína animal, adquiriu a Seara Alimentos, sendo hoje a Seara sua principal marca.
Considerado o preferido dos jovens brasileiros, o Lollapalooza é um festival de música alternativa que acontece anualmente em São Paulo. Na sua oitava edição no país, reuniu mais de 246 mil pessoas no Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, entre 05 e 07 de abril. Com quatro palcos e uma infinidade de atrações, o Lolla 2019, mais uma vez, não decepcionou, com shows que passaram por vários gêneros musicais – do rock alternativo ao heavy metal, do punk rock ao grunge e, claro, com muitas atrações de artistas brasileiros.

Vídeo

Para a Seara, o festival Lollapalooza foi a oportunidade perfeita para o comercial da empresa alavancar as vendas da linha de alimentos Rotisserie. Já para a F/Malta, que comanda as ações de marketing estratégico, um evento do porte do Lollapalooza foi fundamental, pois atrai milhares de jovens, com perfil de quem procura soluções que tragam não só inovação, mas também praticidade para a sua rotina extremamente corrida. Seara Rotisserie foi lançada em 2018, e traz como novidade uma embalagem inovadora, com uma tecnologia sueca. Ela permite que o alimento se mantenha fresco por mais tempo, sem necessidade de congelamento, ou conservantes, bastando armazená-lo na geladeira. Em até 4 minutos no micro-ondas, a refeição está pronta para consumo. Até o momento a linha já conta com 13 sabores.



Com três dias de evento, a equipe da F/Malta tinha como desafio gerar público para um produto praticamente desconhecido e posicionar fortemente a marca Seara entre os outros fornecedores de alimentos no festival. A estratégia foi criar atrações nos pontos de ativação que atraíssem os jovens por meio de uma comunicação moderna e descontraída, identificada com o público do Lolla que deseja inovação e praticidade. Junto com isso, explicar aos consumidores que a Seara Rotisserie se tratava de um produto novo e que trazia uma embalagem inovadora. Com tecnologia sueca, a embalagem mantém o frescor dos alimentos por mais tempo, sem a necessidade de congelamento. Embalados a vácuo, não utilizam conservantes e basta armazená-los na geladeira. E mais, em quatro minutos de micro-ondas, a refeição está prontinha para consumo.

 

No Chef’Stage, uma das praças de alimentação do festival, havia uma estrutura para visualização e venda de Seara Rotisserie, um container com a cara da marca e do Festival Lollapalooza Brasil. Dentro do container tinha uma TV com o vídeo informativo de Seara Rotisserie, seis micro-ondas e duas geladeiras expositoras para a operação de preparo do produto, além de um estoque anexo com mais quatro geladeiras para armazenagem de produto.

Somado a isso, foi criada uma ação de Photo Tag, onde por meio de um breve cadastro, os participantes da ativação ganhavam uma pulseira individual com um QR CODE único. Com isso, sempre que ele fosse tirar uma foto com nossos fotógrafos, as pulseiras eram lidas por meio de um sistema digital que disponibilizava todas as fotos para download no hotsite www.seararotisserienolollabr.com.br. Para ter acesso às fotos o participante entrava no site, informava seu CPF, aceitava um termo de uso de imagem e podia visualizar as fotos que tirou no evento.

No Lollalounge, outro espaço de ativação da marca Seara Rotisserie, diferente das outras marcas que participaram desse espaço no festival levando ativações de Photo Opportunity, havia uma cabine de vídeo, um estúdio (Studio Instagram), onde os convidados podiam receber a criação de um conteúdo diferenciado para compartilhamento em suas redes sociais. Os vídeos eram disponibilizados para o público por meio do mesmo sistema utilizado para a Photo Tag, lembrando que além do vídeo, tinha também a ativação de fotos nesse local. Como vídeos e fotos eram residuais atrativos para o público, a cabine de vídeo nesse espaço também contava com muita exposição da marca e com o filme informativo sobre o produto, reforçando o KPI de educação do público sobre os novos itens.

            Para guiar nossa estratégia de ativações dentro do Festival, foram pré-definidos os indicadores de desempenho (KPIs) das entregas, dividindo-os em primários (consciência, experimentação, educação, ambiente e humor), metas que deveriam ser atingidas a qualquer custo por meios das propostas de ativação que fossem realizadas; e secundários (captação de leads, compartilhamento, mensuração e relatório e oportunidades pós-evento), resultados que seriam muito bem-vindos caso fossem atingidos, mas não eram obrigatórios. Na somatória das ativações, todos os KPIs estabelecidos foram alcançados, tanto primários, quanto secundários.

Galeria de Fotos

Como foi a primeira vez que a Seara participa de um festival de música internacional, em termos de geração de negócios, os resultados de vendas surpreenderam. Durante três dias de vento, foram comercializadas 492 refeições. Já a exposição da marca pode ser medida pelo número de participantes no Photo Tag, 979 registros de cadastros, que fizeram mais de 4 mil fotos. Esses números mostram que o esforço da equipe da F/Malta trouxe retorno em relação ao que foi investido pela Seara no evento.

A primeira participação da marca em um festival desta dimensão rendeu uma boa conversação digital através dos influenciadores que estiveram presentes, principalmente, no Lolla Lounge. O público que experimentou a cabine de vídeo realizou compartilhamentos orgânicos o que, por sua vez, também ajudou a alavancar a presença digital da marca. Este primeiro passo foi de tamanha importância para o cliente que, no mesmo ano, já negociaram uma participação mais significativa em festivais maiores. Isto mostra como a F/malta foi estratégica não só na execução impecável do job proposto, mas também em direcionar o cliente para soluções mais vantajosas para a experiência com sua marca.