CONCEITO CRIATIVO
As duas edições anteriores já vinham caminhando para uma proposta criativa explicitamente focada em inovação. Era desejo da Comissão Organizadora que o Insurance passasse a ser associado por todo o mercado de seguros como “O” evento de inovação deste segmento. Era hora de modificar o direcionamento do concept, trazendo uma abordagem mais racional para o projeto.
Regido pelo slogan “Novas Fronteiras do Seguro: hoje e amanhã na Era Digital”, foi nosso desafio integrar a imagem conceito à identidade visual do ISM. O resultado foi um alinhamento integral de toda a comunicação do evento à identidade criada para a 12ª edição: peças de divulgação, comunicação visual das áreas de convivência do evento, plenária, além dos itens entregues aos participantes, como crachás e brindes.
DIVULGAÇÃO NO PRÉ-EVENTO
Para catalisar as inscrições para o evento e atrair empresas patrocinadoras, criamos uma estratégia digital para a campanha.
Para os patrocinadores prospects, foi disparado um e-mail marketing que continha todas as informações do evento e os principais benefícios das cotas de patrocínio, apresentados na forma de um book digital.
Já os participantes tiveram contato com a comunicação do evento através de diversas plataformas de comunicação: e-mails marketing com abordagens específicas para cada fase da divulgação (agende-se, abertura das inscrições, key speakers, informações práticas e etc.), matérias em veículos do trade, anúncios em sites de parceiros da CNseg e a página do evento no Portal de Eventos da CNseg, que compilava todas as informações do evento. Além disso, contamos com ampla divulgação nas redes sociais da Confederação.
COMUNICAÇÃO VISUAL E PROJETO CENOGRÁFICO
O evento foi realizado no Transamerica Expo Center – Hall G e divido em dois espaços:
- Entrada e Áreas de Relacionamento:
Assim que os participantes chegavam, eram recebidos por painéis de comunicação visual que o inseriam na atmosfera do evento e informavam a programação das palestras.
Logo após o credenciamento, criamos uma ampla área de relacionamento que reunia todos os patrocinadores. Os pontos de relacionamento e lounges seguiam o estilo arquitetônico urbano proposto para o espaço – o preto e o metal imperavam na nova linguagem.
Os lounges e PRs contavam com placas de sinalização customizadas com os logotipos dos patrocinadores, sempre nos corredores de circulação de forma que tivessem mais visibilidade. Os espaço tinham tamanhos e mobiliário proporcionais às cotas adquiridas. Também foi disponibilizado aos patrocinadores uma TV para apresentações institucionais e demonstração de seus produtos e serviços.
O posicionamento dos espaços dos patrocinadores na área de relacionamento foi estratégica objetivando a amplitude ao espaço e criação de um ponto focal, local para onde todos os participantes se direcionavam nos momentos de networking provocados pelos coffees breaks, almoço e coquetel.
Além disso, algumas empresas patrocinadoras contaram com salas de reunião em formato aquário, onde podiam se reunir com seus clientes e fazer reuniões com videoconferência.
Todas as áreas do evento eram sinalizadas com totens indicativos de forma a direcionar os participantes. Neste evento, utilizamos setas com fitas reflexivas para relacionar estas pecas com a temática do evento.
- Plenárias:
A comunicação visual e a estrutura cenográfica desenvolvida para a área onde ocorriam as principais palestras explorava o conceito urbano criado para o evento.
Uma grande multi tela aérea impressionava os participantes. Os módulos podiam ser utilizados de duas formas: para transmissão full da plenária ou dividida entre a transmissão e a apresentação dos palestrantes, simultaneamente.
Estruturas metálicas sobrepostas traziam a atmosfera industrial e tecnológica e davam a possibilidade de criar sensações diferentes de acordo com a iluminação incidida sobre elas.
Para atender à agenda do evento, tínhamos uma sala secundária, onde ocorria o Encontro de Inteligência de Mercado na parte da tarde. Em um formato reduzido, exploramos a imagem conceito com a tela plotada na cenografia. Essa tela também foi utilizada para transmissão full da plenária ou dividida entre a transmissão e a apresentação dos palestrantes.
CRIAÇÃO DE ATIVAÇÕES PARA CUSTOMIZAÇÃO DOS ESPAÇO
Uma das grandes novidades desta edição foi o oferecimento de ativações e serviços para customização dos espaços dos patrocinadores. Esta foi uma forma que identificamos de aumentar o faturamento do ISM, aumentar a satisfação dos patrocinadores – que tiveram a produção da sua participação no evento simplificada uma vez que as ativações eram entregues prontas, sem nenhum planejamento de produção por parte dos patrocinadores.
Entre as ativações disponibilizadas estavam as estações de pipoca e brigadeiro, totem para fotos, máquina de café, entre outras. Em termos dos serviços oficiais, os patrocinadores podiam contratar recepcionistas e internet dedicada para os seus espaços.
DIVULGAÇÃO NO PÓS-EVENTO
No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentado um panorama geral dos números do evento. Além disso, neste e-mail era possível ver as fotos, baixar as apresentações e avaliar o evento.