Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: 12º Insurance Service Meeting

A estratégia de divulgação e estruturação de cotas de patrocínio e ativações foi um sucesso.

Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: Fenaseg
Segmento: Serviços
Estado:

Fundada pela designer Bethe Barbosa há mais de 30 anos, a Bethe B comunicação nasceu com o propósito de desenvolver projetos multidisciplinares que maximizassem resultados através da aplicação de metodologias de design para resolução de problemas e criação de soluções. Em sua segunda geração, unimos experiência à inovação, proporcionando ao cliente o atendimento 360 à todas as suas demandas de design, comunicação e eventos, simplificando a gestão e conquistando um posicionamento único em todas as plataformas de contato com seus stakeholders. 

A Live Brand, nossa metodologia proprietária de desenvolvimento de projetos de live marketing, entende que eventos são experiências de marca que devem estar integrados às demais ações de marketing, potencializando a pregnância da mensagem e o retorno dos investimentos. Nosso know how em estratégia, branding, design de soluções, comunicação visual e publicidade agregam valor às soluções desenvolvidas. 
 
Com uma equipe de inteligência especializada, a Bethe B é considerada a agência mais especializada quando o assunto é Seguros. Desenvolvendo projetos emblemáticos para o mercado há mais de 18 anos, é parte expressiva de nossa experiência no segmento a parceria de 9 anos com a CNseg. Através de um projeto multiplataforma, que congregou análise estratégica, design e comunicação, possibilitamos a unificação da identidade visual e a construção de uma imagem de credibilidade, materializando o protagonismo do setor na economia e aproximando a Confederação dos seus públicos de interesse.

A CNseg promove há 12 anos o Insurance Service Meeting, o principal evento de tecnologia e inovação do mercado de seguros. Com 26 empresas patrocinadoras e mais de 500 participantes, o Insurance reuniu mais de 500 participantes em debates ao redor do tema: “Novas Fronteiras do Seguro: hoje e amanhã na Era Digital”. Foram discutidos assuntos como: as novas gerações do futuro, inteligência artificial, blockchain no mundo segurador, robótica, ciência de dados, entre outros.

Parceira do projeto há 5 anos, a Bethe B é responsável pelo desenvolvimento do conceito, identidade visual, estratégias de comunicação e divulgação, brindes e produção cenográfica e técnica do maior evento de tecnologia do mercado segurador brasileiro.

REPOSICIONAMENTO

2018 foi uma edição marco para o Insurance Service Meeting. Era demanda do cliente reposicionar este projeto, migrando de um modelo de evento de relacionamento com a presença dos familiares, para um formato urbano, aproximando o Insurance cada vez mais do formato de feira de negócios, tendo o CIAB, iniciativa da Febraban, como benchmark. 

 

Apesar da mudança ser necessária e de interesse da CNseg, de forma que o evento passasse a ser cada vez mais custeado pelos prestadores de serviços de tecnologia e inovação, havia um receio quanto à receptividade da oficialização do novo formato, visto que em edições anteriores procurávamos interpretar o tema do ano sob uma ótica lúdica, com ricas analogias à natureza que cercava os hotéis sede do evento. 

 

Era tarefa da Bethe B criar uma proposta igualmente atraente às edições anteriores, mas com um approach diferente, enfatizando o viés inovador do evento – caminho este traçado na última edição, quando o evento aconteceu dentro do âmbito da 7ª CONSEGURO, o projeto mais premiado do portfólio da Bethe B. 



NOVO ESPAÇO

O espaço escolhido pelo cliente foi o Transamérica Expo Center. Este espaço tinha um apelo completamente diferente dos ambientes atrativos das edições anteriores do evento, mudando, automaticamente, a perspectiva dos participantes com o que esperar do evento. Era importante criar um movimento de entusiasmo dos patrocinadores e participantes e esta foi a diretriz da campanha de comunicação pré-evento.

 O Transamérica tinha, por outro, um aspecto interessante. O espaço era uma grande caixa preta, que poderia receber o projeto que a equipe da Bethe B fosse capaz de sonhar.



CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Além dos recursos captados anualmente com as cotas de patrocínio padrão, era importante para a Confederação aumentar o faturamento do Insurance de forma que a CNseg não necessitasse investir recursos da Instituição para promover esta iniciativa. A Bethe B precisava entrar em campo para encontrar novos caminhos. 



REDUÇÃO DO BUDGET

As novas diretrizes vieram atreladas à um corte de custos substancial para o evento. Era preciso entregar o Insurance com uma verba 30% menor, mesmo migrando o evento para um ambiente de pavilhão, com infraestrutura significativamente menor aos hotéis que habitualmente recebiam os participantes do ISM. 



 



CONCEITO CRIATIVO

As duas edições anteriores já vinham caminhando para uma proposta criativa explicitamente focada em inovação. Era desejo da Comissão Organizadora que o Insurance passasse a ser associado por todo o mercado de seguros como “O” evento de inovação deste segmento. Era hora de modificar o direcionamento do concept, trazendo uma abordagem mais racional para o projeto. 

 

Regido pelo slogan “Novas Fronteiras do Seguro: hoje e amanhã na Era Digital”, foi nosso desafio integrar a imagem conceito à identidade visual do ISM. O resultado foi um alinhamento integral de toda a comunicação do evento à identidade criada para a 12ª edição: peças de divulgação, comunicação visual das áreas de convivência do evento, plenária, além dos itens entregues aos participantes, como crachás e brindes.





DIVULGAÇÃO NO PRÉ-EVENTO

Para catalisar as inscrições para o evento e atrair empresas patrocinadoras, criamos uma estratégia digital para a campanha. 

 

Para os patrocinadores prospects, foi disparado um e-mail marketing que continha todas as informações do evento e os principais benefícios das cotas de patrocínio, apresentados na forma de um book digital.



Já os participantes tiveram contato com a comunicação do evento através de diversas plataformas de comunicação: e-mails marketing com abordagens específicas para cada fase da divulgação (agende-se, abertura das inscrições, key speakers, informações práticas e etc.), matérias em veículos do trade, anúncios em sites de parceiros da CNseg e a página do evento no Portal de Eventos da CNseg, que compilava todas as informações do evento. Além disso, contamos com ampla divulgação nas redes sociais da Confederação.



COMUNICAÇÃO VISUAL E PROJETO CENOGRÁFICO

 O evento foi realizado no Transamerica Expo Center – Hall G e divido em dois espaços:



- Entrada e Áreas de Relacionamento:

Assim que os participantes chegavam, eram recebidos por painéis de comunicação visual que o inseriam na atmosfera do evento e informavam a programação das palestras.

 

Logo após o credenciamento, criamos uma ampla área de relacionamento que reunia todos os patrocinadores. Os pontos de relacionamento e lounges seguiam o estilo arquitetônico urbano proposto para o espaço – o preto e o metal imperavam na nova linguagem. 

 

Os lounges e PRs contavam com placas de sinalização customizadas com os logotipos dos patrocinadores, sempre nos corredores de circulação de forma que tivessem mais visibilidade. Os espaço tinham tamanhos e mobiliário proporcionais às cotas adquiridas. Também foi disponibilizado aos patrocinadores uma TV para apresentações institucionais e demonstração de seus produtos e serviços. 



O posicionamento dos espaços dos patrocinadores na área de relacionamento foi estratégica objetivando a amplitude ao espaço e criação de um ponto focal, local para onde todos os participantes se direcionavam nos momentos de networking provocados pelos coffees breaks, almoço e coquetel. 



Além disso, algumas empresas patrocinadoras contaram com salas de reunião em formato aquário, onde podiam se reunir com seus clientes e fazer reuniões com videoconferência.

 

Todas as áreas do evento eram sinalizadas com totens indicativos de forma a direcionar os participantes. Neste evento, utilizamos setas com fitas reflexivas para relacionar estas pecas com a temática do evento.





- Plenárias:

A comunicação visual e a estrutura cenográfica desenvolvida para a área onde ocorriam as principais palestras explorava o conceito urbano criado para o evento. 

Uma grande multi tela aérea impressionava os participantes. Os módulos podiam ser utilizados de duas formas: para transmissão full da plenária ou dividida entre a transmissão e a apresentação dos palestrantes, simultaneamente. 

 

Estruturas metálicas sobrepostas traziam a atmosfera industrial e tecnológica e davam a possibilidade de criar sensações diferentes de acordo com a iluminação incidida sobre elas.



Para atender à agenda do evento, tínhamos uma sala secundária, onde ocorria o Encontro de Inteligência de Mercado na parte da tarde. Em um formato reduzido, exploramos a imagem conceito com a tela plotada na cenografia. Essa tela também foi utilizada para transmissão full da plenária ou dividida entre a transmissão e a apresentação dos palestrantes.

 

CRIAÇÃO DE ATIVAÇÕES PARA CUSTOMIZAÇÃO DOS ESPAÇO

Uma das grandes novidades desta edição foi o oferecimento de ativações e serviços para customização dos espaços dos patrocinadores. Esta foi uma forma que identificamos de aumentar o faturamento do ISM, aumentar a satisfação dos patrocinadores – que tiveram a produção da sua participação no evento simplificada uma vez que as ativações eram entregues prontas, sem nenhum planejamento de produção por parte dos patrocinadores. 

 

Entre as ativações disponibilizadas estavam as estações de pipoca e brigadeiro, totem para fotos, máquina de café, entre outras. Em termos dos serviços oficiais, os patrocinadores podiam contratar recepcionistas e internet dedicada para os seus espaços. 

 

DIVULGAÇÃO NO PÓS-EVENTO

No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentado um panorama geral dos números do evento. Além disso, neste e-mail era possível ver as fotos, baixar as apresentações e avaliar o evento.

Consolidada no calendário de eventos do mercado segurador, o novo Insurance foi muito bem recebido pelo mercado. A proposta urbana, segundo os patrocinadores, ficou mais alinhada aos objetivos de negócios das empresas ao apoiarem o evento. 

 

O ISM foi ainda destaque em diversas mídias do trade, e contou com as maiores empresas de tecnologia, o que possibilitou o acesso a produtos inovadores, desenvolvidos para atendimento das necessidades do mercado segurador.



- AVALIAÇÃO DO EVENTO



Ao final do evento os participantes e patrocinadores avaliaram o evento e obtivemos os seguintes resultados:



Local do evento: 94% de avaliações positivas

Atendimento e equipe de produção: 100% de avaliações positivas

Duração do evento: 97% de avaliações positiva

Sinalização: 97% de avaliações positivas

Pontualidade: 84% de avaliações positivas

Recursos audiovisuais e cenográficos: 100% de avaliações positivas

Como ficou sabendo do evento? 55% convite patrocinador, 19% e-mails marketing, 19% redes sociais

Motivação para inscrição: 61% Programação, 29% Networking

O evento atendeu as expectativas? 94% de avaliações positivas



PATROCINADORES

O ISM contou com 33 patrocinadores ao total, reunindo os maiores players da indústria.