Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: OCGP: Lançamento Total 12

Revolução Colgate - Totalmente prontos para o futuro.

Candidato: MC2 Live Marketing
Cliente: Colgate Palmolive
Segmento: Eventos
Estado:

A AGÊNCIA: Viver é sensacional. Viver não se resume apenas aos nossos batimentos cardíacos e ao oxigênio que respiramos. A vida é feita de emoções, de momentos, de experiências. Isso nos move, nos faz levantar da cama todos os dias. Faça chuva ou faça sol. Porque cada instante é uma oportunidade para experimentar algo novo. Algo intrigante, curioso. Um novo aprendizado, uma nova vivência. Tudo isso nos mantém pulsantes e inquietos. Com todos os sentidos aflorados. Evoluindo a cada passo. Uma sensação após a outra. Uma experiência melhor que a outra. Somos a MC2. Somos pessoas que pensam e agem assim. Pessoas que se adaptam a cada nova circunstância. Pessoas que se transformam, se unem por novas visões, novos conhecimentos, novas soluções. Pessoas curiosas desde os primeiros passos, ao longo de quase três décadas. Pessoas com experiência e potencial para ir além. No Brasil e no mundo. Pessoas que se engajam com o cliente e enxergam mais que seus negócios. Enxergam pessoas. Que podem ter os melhores momentos e as mais inovadoras experiências. De forma única. Essa é a nossa forma de viver.
MC2. Viver momentos únicos.
 
 
A Colgate estava prestes a fazer uma grande mudança e aprimorar seu principal produto do portfólio: Colgate Total 12. O desafio era comunicar a mudança para os distribuidores e parceiros comerciais de forma a mostrar que o que já era bom ficaria ainda melhor, em atributos técnicos e em resultados para eles. Por isso, retomamos a história da Colgate e do lançamento da nova Total 12. O que foi um marco tecnológico e científico na época, não parou no tempo, desenvolveu e ficou ainda melhor agora. Então, criamos “Revolução Colgate. Totalmente prontos para o futuro”. O key visual foi criado inspirado na identidade visual da marca, com elementos tecnológicos, que foi o tom de todo o evento. Assim, mostramos ao público que o foco da Colgate é o avanço, a evolução, o caminho para o futuro.
 
 
O tempo é relativo. Às vezes, uma hora parece que passa em poucos minutos. Minutos podem parecer que demoram muitas horas. O que fazemos nesse tempo é o que determina a nossa impressão sobre o quanto durou. Nós podemos aproveitar o tempo. Ou perdê-lo. Podemos estagnar. Até regredir. Mas o mais importante é avançar. Desenvolver. Evoluir. E isso não significa perder tudo de bom que se tinha antes. Significa agregar tecnologias. Aprimorar as melhores qualidades. Elevar ainda mais o potencial. Colgate Total 12 é um sucesso desde que foi criada. Uma revolução tecnológica e científica para o dia a dia de todos. Que atingiu o topo e não parou por aí. Continuou avançando ao longo de todos esses anos. Com produtos novos, soluções novas. Preparados para o tempo que vem pela frente. Agora, chega o momento de ir além. Com performance ainda melhor. Com ainda mais potencial.
Chegou a Revolução Colgate. Totalmente prontos para o futuro.
 
FICHA TÉCNICA:
Título: OCGP – LANÇAMENTO COLGATE TOTAL 12
Conceito: REVOLUÇÃO COLGATE - TOTALMENTE PRONTOS PARA O FUTURO
Número de participantes: 1750 pessoas
Público-alvo: Diretores e Presidentes de empresas clientes da Colgate.
(Distribuidores, Atacadistas, Mercados, Farmácias)
04 de outubro de 2018 - LOCAL: 033 Rooftop - São Paulo/SP
09 de outubro de 2018 - LOCAL: Hotel Royal Tulip Alvorada - Brasília/DF
16 de outubro de 2018 - LOCAL: Museu do Amanhã - Rio de Janeiro/RJ
18 de outubro de 2018 - LOCAL: Mahala Eventos - Porto Alegre/RS
30 de outubro de 2018 - LOCAL: Sheraton Reserva do Paiva - Cabo de Santo Agostinho / PE
 

Vídeo

Galeria de Fotos

A Colgate mudou a forma de interagir com seus clientes em busca de aproximação, fidelização e integração. Antes, todos os lançamentos da marca e estratégias publicitárias eram direcionados ao cliente final em campanhas de televisão, rádio, entre outros. Então a Colgate que já realizava eventos sociais com seus clientes diretos (Distribuidores, Atacadistas, Mercados, Farmácias), eventos direcionados, exclusivos e com maior potencial tanto para

a própria Colgate e criar um diferencial a quem é parceiro da Marca.

Então criamos um conteúdo especializado em tecnologia para falar do Lançamento da nova Colgate Total 12. O creme dental mais vendido no país.

 

 

Como os clientes da Colgate estão espalhados pelo Brasil inteiro e são muitos, a MC2 criou um ROAD SHOW de lançamento, realizado em cinco capitais durante um período de 20 dias.

Cinco eventos de grande porte e com as mesmas características para atender as 5 regiões do país, utilizando os mesmos equipamentos, cenografia, mobília e tecnologias para que fossem realizados 5 eventos “iguais”.

 

 

Os locais propostos para realizar os eventos em cada cidade tinham que ter uma vista privilegiada e inspiradora. A visão ampla estará associada ao encontro com a superação de limites, à possibilidade de enxergar adiante com muita clareza, ao horizonte infinito de negócios que foram proporcionados com este lançamento.

 

A escolha de cada local foi muito bem pensada. Todos os lugares deveriam ter em comum uma visão do horizonte durante o coquetel. Queríamos trazer o pôr do sol em uma área externa.

E todas as locações tinham esta excelência e exclusividade necessárias para que os clientes se sentissem privilegiados, alinhando com o conteúdo transmitido no evento.

 

Os convidados receberam um vídeo convite personalizado de 50 segundos de duração, com o lançamento do conceito e key visual do evento. E encerramos este vídeo com uma frase personalizada, como por exemplo: “Carlos, você está totalmente pronto para o futuro”?

 

Estes convidados são muito VIPS, então todo o cuidado era necessário para fazer o RSVP ativo

e passivo e gerenciar toda logística. Todos os voos selecionados foram com poltronas conforto, e ainda conseguimos incluir um brinde no avião para “abraçar” cada convidado em seu deslocamento, com uma mensagem da Colgate. Na chegada ao aeroporto do destino, eles eram recebidos por produtores bilinguis, capacitados a conversar e interagir com cuidado e elegância, demonstrando a importância do convidado. Neste momento, também eram entregues as tags de bagagem. Assim, após o desembarque, o convidado só receberia sua mala novamente no apartamento do hotel.

Sinalizamos todos os aeroportos com muita comunicação e colocamos todos os executivos em carros de luxo no trajeto aos hotéis 5 estrelas, sempre próximos dos locais dos eventos.

 

Nas 5 praças tínhamos que começar o evento às 17h00 para um coquetel ao pôr do sol.

Todas as praças tinham a mesma agenda:

17h00 - recepção e coquetel ao ar livre.

18h30 - Início do conteúdo sobre as tendências de tecnologia do grupo.

20h00 - Lançamento do Colgate Total 12.

21h30 - Demonstrativo da eficácia da solução em um laboratório ao vivo.

22h00 - Jantar de encerramento com atração musical.

 

Após o evento todos retornavam ao hotel e o deslocamento de volta às cidades originais foi realizado no dia seguinte.

 

Os temas foram apresentados com muita tecnologia: primeiro, resgatando o “mood” da necessidade de inovação. O segundo, foi mostrando como a inovação poderia ser desenvolvida. A pauta das apresentações abrangeram diversos temas, como “mindset” do Vale do Silício, inovação aberta, a realidade das startups de lá, como aproveitar as experiências de quem está no processo de inovação aqui, na realidade do Brasil, as tendências para o futuro (indústria, consumidor, varejo, mercado de varejo e consumidor 5.0). Tudo isso foi transmitido com a presença de grandes organizações e profissionais especializados, como Hyper Island, Liga Ventures, Institute for the Future, Salim Ismail.

 

Ao final de todo o evento, os convidados eram presenteados com um vinho dentro de um kit, com a mensagem:

“Ter visão ampla é estar pronto para evoluir.

Olhar adiante, ver o horizonte repleto de oportunidades e estar preparado para tudo isso.

Essa é a nossa visão para os negócios e para a parceria com você. E, para inspirar, receba este presente para enxergar sempre além.

Agradecemos sua participação na Evolução 12 e estaremos ao seu lado para que o novo Colgate Total 12 seja um sucesso ainda maior. Muito obrigado!”

O evento teve dois grandes desafios iniciais a serem solucionados. Primeiro, a Colgate, em briefing, solicitou fazer o lançamento em 12 capitais dentro de hotéis e com a agenda super cheia de manhã até a noite. Mas logo na concorrência, já apresentamos o modelo roadshow em 5 capitais, com locações fora de hotéis, criando um evento a altura de sua importância, bem tecnológico e com a agenda reduzia, ou seja, como fazer mais com menos.

 

A MC2 apresentou a proposta e resolveu construir uma nova linha de conteúdo itinerante, com um laboratório de demonstração da química do produto pelos cientistas que desenvolveram a nova fórmula.

 

A proposta foi muito bem aceita, ganhamos a concorrência e a agência entendeu que o evento merecia e poderia ir além. Então, apresentamos todas as soluções inovadoras, pesquisa de locais. Em um segundo desafio, a Colgate resolveu antecipar o evento em 60 dias.

 

Quando nos deparamos, o evento tinha sido aprovado 20 dias antes da sua primeira edição. Portanto, a agência precisou ser criativa e ágil para realizar tudo sem atrasos. Montamos uma equipe 24 horas para atender toda parte logística de emissões de voos e contato com os convidados e suas secretárias, bem como a produção e programação de todo evento.

Foram 185 fornecedores diferentes, 185 contratos e forma de pagamento negociadas também, em tempo record.

 

Na recepção uma mesa touch com a planta baixa do local onde uma hostess recebe os convidados e apresenta as estações que verão a seguir

 

(Speech):

- “Olá! Agora, você vai ficar totalmente pronto para o futuro. Vai conhecer em primeira mão

a nova Colgate Total 12. Está preparado pra essa evolução? Obrigada pela sua presença”.

E na sequência, entregamos um crachá no qual incluímos uma tecnologia de RFID (Radio Frequency Identification). Ao passarem da área do credenciamento se deparavam com outro ambiente, o Innovation Center, em que colocamos os novos produtos da Colgate, explicamos as novas tecnologias e tendências da área e instalamos um grande painel de LED P3 que fazia saudações individuais a estes convidados: - “Olá Sr. Sérgio, seja muito bem-vindo a Revolução Colgate. (vide as fotos)

 

Após o Innovation Center, levamos estes convidados para o coquetel ao pôr do sol. Tínhamos um saxonofista andando no ambiente tocando músicas inspiradoras para o momento.

A mobília escolhida transmitia muita inovação, eram móveis supermodernos nas cores da marca. (vide as fotos)

 

Na estação do coquetel, tínhamos um grande painel de LED com sensor cinético. A silhueta de cada convidado era formada por elementos do grafismo da nova embalagem de Colgate Total 12 e se movimentava de acordo com a movimentação das pessoas.

(texto)

Nova Colgate Total 12. Pronta para acompanhar o seu sucesso.

 

Dentro do ambiente 3D imersivo, o cliente foi colocado em um supermercado no qual ele precisa abastecer as gôndolas com os produtos corretos, além de materiais promocionais específicos.

 

A medida em que ele adicionava os itens, tínhamos marcadores digitais mostrando a performance de venda dos produtos específicos, com 8 variáveis, além das vendas perdidas para o caso dele distribuir os produtos de maneira incorreta.

A evolução também foi feita em promoção de vendas.

 

Com uma mesa reativa de 65 polegadas, os convidados podiam testar as performances de venda de cada item da nova linha Colgate Total 12. Bastava pegar os produtos, até 10 itens, e colocá-los sobre a mesa, que ela mostrava as informações e permitia interações.

(texto)

Veja sua performance de vendas evoluir ainda mais.

 

Ponto forte: ao entrarem no evento, os convidados se depararam com uma plenária muito moderna. Era composta por um painel de LED P3 de 100 metros quadrados (20x5), no qual desenvolvemos uma tecnologia de movimentos. O painel abria em 6 partes e se movimentava ao comando do passador de slide do apresentador. As apresentações de lançamento foram projetadas junto com esta tecnologia. Cada painel era apoiado em trilhos automatizados e programados pela agência, então por exemplo, quando íamos falar de componente do produto, cada painel se abria e exibia um componente em cada parte, trazendo dinamismo ao evento e muita inovação.

 

O evento foi ministrado pelo Fernando Scherer, o Xuxa da natação. Ele é a personalidade, o embaixador da marca Colgate.

 

Apresentamos a Colgate Total 12, o novo creme dental que contém uma nova fórmula, que contribui ainda mais para a saúde bucal completa, influenciando na saúde do corpo. Foram mais de 10 anos de desenvolvimento para que se chegasse à nova fórmula, incluindo dezenas de estudos clínicos e laboratoriais.

 

Esse desenvolvimento foi guiado pelo constante direcionamento de inovação da marca, que acredita na máxima de que o que é excelente sempre pode evoluir. E pela visão holística que a Colgate tem quando o assunto é saúde.

 

O Novo Colgate Total12® oferece todos os benefícios já conhecidos da fórmula original – excelente proteção contra placas, problemas na gengiva, manchas, tártaro e cáries – além de benefícios adicionais, incluindo:

 

Prevenção da sensibilidade em todas as variantes;

Neutralização instantânea de odores associados ao mau hálito;

Combate bactérias para proteção do esmalte; 

Então, montamos um laboratório para que os criadores da nova fórmula fizessem uma demonstração ao vivo com os novos benefícios exclusivos do creme dental.

Alguns clientes eram convidados a subir no laboratório e comprovar as mudanças de química e hálito, eles cheiravam uma amostra de enxofre antes e depois do produto e viam a diferença de cor também. Tudo isto ministrado pelos cientistas da Colgate. Quem não participava de perto, podia acompanhar os detalhes nos painéis de led. Nós fazíamos a transmissão ao vivo para lá.

 

 

Um outro grande desafio foi replicar toda essa operação em 5 capitais, em 20 dias.

Por isso, a estratégia foi desenvolver dois cenários iguais. Enquanto fazíamos o primeiro evento, o segundo estava sendo montado. Assim todos os caminhões saiam do primeiro evento e se direcionavam ao terceiro, o segundo para o quarto evento, e o terceiro para o quinto e último.

 

Tivemos que preparar e capacitar as equipes de forma igual para atender todas exigências do cliente.

 

No Rio de Janeiro, o evento seria no morro da Urca (Pão de Açúcar) a princípio. E, por problemas de segurança, tivemos que alterar o local. O único que atendia todas as exigências era o Museu do Amanhã. Estávamos preocupados, pois no Museu a montagem acontece de dia e com o museu aberto. Tinha 1500 visitantes e nós, mais 300 pessoas trabalhando para montar o evento no mesmo dia e desmontar no mesmo dia. Foi um grande desafio bem-sucedido.

O grande retorno sobre o investimento destinado a esse evento obviamente aconteceu de forma imediata, já que o principal objetivo era a interação com os clientes em busca de aproximação, fidelização e integração.

 

Outro objetivo foi alcançado e visualizado após alguns meses da realização do evento, com a constatação do aumento histórico de consultas por parte desses clientes em busca de soluções inovadoras e adequadas ao desenvolvimento de seus negócios e na compra do produto.

Outro grande retorno deste evento de lançamento, foi que ele também acontecia em outros 127 países ao mesmo tempo, e, internamente os países competiam para o Prêmio You Can Make a Difference 2019, que seria a premiação para execução do melhor evento de lançamento da Total 12.

E a Colgate Brasil foi receber o prêmio de melhor país em Nova York!                                                                                                                                                                               

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