Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Arena do Conhecimento (Feira ABF)

Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: Informa
Segmento: Serviços
Categoria: Infraestrutura Técnica para Eventos

A BUENO Arquitetura Cenográfica é uma empresa que se reinventa a cada projeto e entrega aquilo que mais gosta de fazer: transformar momentos em experiências inesquecíveis para as pessoas. Há 26 anos. 

O conceito da arquitetura efêmera é levado muito à sério na BUENO. Isso porque trabalhar a cenografia de um evento vai muito além de simplesmente realizar um projeto. A grande sacada deste tipo de arquitetura, na verdade, é contar uma história e criar experiências por meio de aspectos construtivos e de comunicação. A arquitetura  efêmera coloca todo o foco para a criatividade de inventar cenários e levar vida, movimento e conceito aos ambientes. E a BUENO é experiente neste sentido.

Em paralelo disso vem o conhecimento, que deve ser um conteúdo rico, disseminado e compartilhado, tanto para fortalecer um mercado, quanto para colaborar com a formação de novos profissionais. E assim é a relação da ABF (Associação Brasileira de Franchising) com seus parceiros, a exemplo da BUENO.

O conceito de fortalecer um segmento de mercado com base em experiências inspiradoras e em clima de inovação, foram os motivadores para a BUENO desenvolver mais um projeto cenográfico: o da Arena do Conhecimento da ABF Franchising Expo 2019.

A ABF é uma conceituada entidade sem fins lucrativos feita de sonhos e concretizações e que, de forma nobre, trabalha há mais de 30 anos para promover o bem-sucedido mercado de franquias brasileiro. A entidade agora coloca seu foco em uma visão de negócios de longo prazo mediante os atuais desafios da economia.

A BUENO e a ABF caminharam lado a lado no desenvolvimento da arquitetura cenográfica do espaço de conteúdo denominado Arena do Conhecimento no evento ABF Franchising Expo, que em 2019 realizou sua 28ª edição. 

O sucesso e a qualidade das edições anteriores da feira foram pontos primordiais para a BUENO ir além de tudo o que já foi realizado. A ABF, da mesma forma, sempre trabalha com a meta de superação. Superar o sucesso já conquistado. Superar em lançamentos de novidades das últimas tecnologias de redes de franquias em prol do fortalecimento econômico brasileiro. Enfim, inovar, apresentar algo melhor do que já foi excelente. Ou seja, esta edição da feira apresenta o que há de mais moderno no franchising brasileiro. É claro que não devemos nos esquecer do sucesso das edições passadas da Arena do Conhecimento, pois foram verdadeiros degraus para superar as expectativas. 

Nome da feira, exposição ou congresso: 28ª ABF Franchising Expo

Tema: Mercado de franquias no Brasil

Público estimado: 66.000 pessoas

Local de realização: Expo Center Norte - SP

Data: De 26 a 29 de junho de 2019

Periodicidade: Anual

Entidade ou empresa promotora: Associação Brasileira de Franchising

Abrangência: Nacional

Conceito do evento: Inovação no franchising

Projeto: Arena do Conhecimento



Para fazer juz a esse espaço que abordaria tecnologia e inovação através de conteúdos, a ABF reserva um estande em ilha no meio da feira, para que ela seja acessível a todos os visitantes. São 4 auditórios simultâneos abertos e com espaços em plenárias, na qual o conceito de cenografia desenvolvido sempre se conecta com o tema e visual do evento. 

Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: Planejamento, desenvolvimento e montagem da Arena, levando em conta o conteúdo e a tecnologia, mas sem esquecer da parte humana. 

Origem e evolução até o presente: A Arena do Conhecimento foi um espaço criado em 2017 no evento ABF Franchising Expo. De lá para cá, a BUENO Arquitetura Cenográfica realiza a criação e montagem da área. O espaço conta com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil e congrega também a área chamada Montando Minha Franquia, que reúne fornecedores do sistema de franchising dos mais diversos tipos, como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. A área também apresenta o Smart Mall ABF, uma espécie de loja com muitas tendências tecnológicas aplicadas ao varejo: soluções para aumento de produtividade, redução de custos, otimização da gestão e aprimoramento da experiência do consumidor.

Conteúdo

A 28ª ABF Franchising Expo, considerada a maior feira da América Latina nesse segmento em visitação superou todas as expectativas. O evento ganhou novas formas e cores em uma arquitetura cenográfica inusitada e surpreendente. 



O evento contou com um público recorde superior a 66 mil pessoas em quatro dias de atividades à todo vapor, no Expo Center Norte, em São Paulo. E a BUENO, que concentra uma equipe de especialistas em arquitetura efêmera e na transformação de ambientes foi convidada a assinar e executar pela terceira vez consecutiva os trabalhos de arquitetura cenográfica para a Arena do Conhecimento, bem como para os demais importantes espaços da ABF Franchising Expo.



A proposta da feira, que chegou neste 2019 aos seus 28 anos de atuação, é a de reunir redes de franquias de todo o país, lideranças do setor, candidatos a franqueados e interessados na área. A ideia cresce ano a ano. Não há dificuldade econômica que intimide os empresários e marcas do setor.



E por falar em marcas, a cada dia se lançam novas ideias de franquias. Isso reflete no evento. Em 2019 foram 135 novas marcas expositoras, reunindo mais de 400 marcas. 



A partir do entendimento de que a melhor ideia para o setor é a reinvenção, bem como a resiliência para se adaptar aos novos cenários, a cenografia segue de mãos dadas com este conceito. Neste sentido, a ambientação dos espaços foi pensada de forma atrativa, tecnológica, informativa, inovadora, estética e experiencial. 



Os materiais: Box Truss curvos revestidos, tecidos com modelagem e recortes inusitados, tiras de tecido, Flex Led, vegetação e muita, muita criatividade e inspiração. São ferramentas simples mas, quando bem pensadas e unindo a um conjunto de obra e planejamento, trazem incríveis resultados.



No cenário da Arena do Conhecimento, uma curva diferente em formato de montanha russa foi feita com tiras brancas iluminadas. Esta sinuosidade brincava com o conceito de cheio e vazio na Arena. 



A ambientação, na verdade, era um convite para a participação das palestras simultâneas feitas por um time campeão de especialistas nos quatro palcos. De forma divertida e elegante, as fitas de Flex Led e um tecido circular branco destacavam o ambiente, criando uma aparência tecnológica e futurista. E como não poderia faltar, no país que ocupa um lugar alto na lista dos “mais empreendedores”, uma identidade com o país que recebe esse evento. Assim, plantas penduradas ao redor dos auditórios remete à brasilidade e à natureza. E, mais tecnologia: elas criavam curiosidade aos visitantes da feira justamente por aparentarem estar "flutuando".



O maior desafio desse projeto era sem dúvida fazer com que as pessoas pudessem ser surpreendidas pela cenografia. De acordo com o diretor da BUENO, Ricardo Bueno, a arquitetura teve de ir além de pensar nos conceitos de design, arquitetura, tecnologia e inovação. "Nós precisávamos gerar impacto e promover verdadeiras experiências com o público,  de formas e em ambientes diferentes”.



Aliás, foi muito forte o argumento de “promover experiências ao público” quando a BUENO planejou a cenografia da ABF Franchising Expo 2019. Afinal, quando cliente e fornecedor estão olhando para a mesma direção, os resultados só podem ser, no mínimo satisfatórios. Para Juliana Mauro, gerente de eventos da HSM do Brasil, que foi visitar a ABF Franchising Expo, a cenografia surpreendeu e cumpriu o seu papel de superação. “Eu realmente achei que a cenografia estava fantástica, arrojada e leve. Gostei muito da arena que saiu totalmente do tradicional com as formas e curvas. A equipe da BUENO está de parabéns”.



O caráter motivacional e incentivador da feira também marcou presença. Desta forma, das milhares de pessoas que passaram pela Arena para assistir às palestras, só não saiu encorajado para novos negócios quem não queria. Isso porque os temas foram propostos por grandes nomes do franchising brasileiro, de áreas diversas, para tirar dúvidas e levar ideias para quem quisesse ver, ouvir e sentir.



É fato que a feira por si só tem um formato funcional, ou seja, as pessoas que vão, seguem em busca de negócios e de inovações e tendências na área de franchising. E neste sentido, a cenografia da 28ª ABF Franchising Expo cumpriu, com muita elegância e criatividade o plano de promover experiências.  

Galeria de Fotos

Entender um conceito e mergulhar de cabeça nele são fatores primordiais para o sucesso de um evento. No caso da Arena do Conhecimento da 28ª ABF Franchising Expo realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, a BUENO entrou numa imersão ao mundo da franquias, do espaço do Expo e de todas as experiências já vividas nesses três anos de parceria para este ambiente. O desafio era o de superar as edições anteriores, sempre levando em conta o momento econômico pelo qual o país atravessa. Afinal, falar de empreendedorismo em um país que vê o crescimento de novos negócios a cada minuto é estimular motivações, aspirações e levar ideias para quem ainda não tem certeza de que modelo seguir. 



Há também outros desafios, a exemplo de mostrar a capacidade de reinvenção e de renovação em diversos segmentos. Por este motivo - e cientes disso, a BUENO colocou nesta 28ª edição da ABF Franchising Expo o seu foco em materiais que agregam um mix de design, arquitetura, tecnologia, informação e inovação. Essas “palavras"deram a ordem para a arquitetura cenográfica para que a feira em si ganhasse novas manobras, curvas e formas para que as mais de 65 mil pessoas que passassem por lá tivesses seus insights. 



E isso tudo com base em experiências muito bem-sucedidas. A primeira edição da Arena do Conhecimento, que foi em 2017, teve um desfecho pra lá de especial, e a segunda superou ainda mais. Agora, 2019 tinha de ser ainda melhor. E foi. Desta forma, a BUENO montou, então, os quatro palcos paralelos e temáticos, onde os conteúdos foram apresentados simultaneamente por especialistas nas palestras e workshops. Trabalhamos o conceito de arquitetura cenográfica com recursos simples e disponíveis, como o Box Truss, tecido e vegetação, mas a complexidade foi na criação.



O formato em curva, ocupava a área de forma orgânica compondo o ambiente da Arena, mas dissipando ao mesmo os limites d espaço. Esta sinuosidade foi criada para estimular o conceito de cheio e vazio na Arena. Isso mostra possíveis respostas para as perguntas que norteiam o mercado de franquias brasileiro às seguintes perguntas: Quanto custa? Onde investir com o meu X capital? Como funciona este modelo? Como escolher? É um bom negócio?



Enfim, a experiência da 28ª edição fez jus ao próprio nome da Arena do Conhecimento. A ambientação mostrou, por meio da cenografia, à que veio. Levar conteúdo de qualidade oferecendo uma verdadeira imersão no mundo dos negócios e levando em consideração todas as ferramentas disponíveis: ambientação, especialistas de renome da área, conteúdo, e o mais importante: vontade de fazer acontecer. Para a BUENO, ver todas essas novidades apresentadas é motivo de orgulho e satisfação. É como ver um filho crescer, já que a parceria nasceu junto ao projeto "Arena". E quando há reciprocidade, valem todos os esforços. O clima na Bueno? Mix de altivez com otimismo para o próximo projeto em 2020. 

Galeria de Fotos

O sucesso de um projeto cenográfico para um evento depende da organização, planejamento em tempo hábil, jogo de cintura para lidar com a enxurrada de informações sobre o assunto, capacidade de se comunicar com pessoas das mais diversas áreas, flexibilidade para alterações até o último momento e, por fim, um briefing que muito bem traduz o conceito.



Isso tudo é algo que move e estimula a Bueno, que tem uma verdadeira paixão por superar novos desafios. Afinal, a palavra de ordem na empresa é a reinvenção. Isso porque nenhum projeto é igual ao outro na arquitetura efêmera. E os números desta 28ª edição traduziram isso. Em quatro dias de feira, 66 mil empreendedores visitaram o Expo Center Norte e 407 marcas, entre elas brasileiras e estrangeiras, que expuseram seus produtos e serviços.



A Arena do Conhecimento apresentou quase 100 horas de palestras feitas por especialistas de sucesso no segmento, às quais receberam cerca de 3 mil participantes. Em paralelo, a ABF Franchising Expo também recebeu nesta 28ª edição o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e o Montando Minha Franquia, que reuniu fornecedores do sistema de franchising à exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. 



O resultado positivo na bilheteria também mostra que é sempre crescente o interesse das pessoas pelo empreendedorismo brasileiro e pela busca de novos conhecimentos e tecnologias. Os ingressos foram vendidos de forma online e nas bilheterias do Expo Center Norte por R$ 80. 



A feira, ao mesmo tempo espalha e alavanca o setor que teve uma taxa de crescimento anual de cerca de 8% nos últimos 4 anos, tem cerca de 170 mil unidades e emprega mais de 1,2 milhão de pessoas. Isso mostra que o setor de franquias não se abala com dificuldades econômicas. De acordo com pesquisa da ABF, o faturamento do setor de franquias passou de R$ 38,8 bilhões para R$ 41,5 bilhões no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.



E a 28ª edição da ABF Franchising Expo reafirmou, mais uma vez, a força de um setor que se configurou como uma opção para quem quer investir em uma vida profissional mais flexível, ou mesmo uma alternativa contra o desemprego. Além disso, contribui com o desenvolvimento econômico brasileiro, o grande objetivo da feira. 



Nos 31 mil m² de exposição, a ABF Franchising Expo levou franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão, de segmentos variados como alimentação, moda, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar, casa e construção, entretenimento, limpeza e conservação, hotelaria e turismo, serviços automotivos e comunicação, informática e eletrônicos. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos comerciais.



E mais: um total de 2,2 mil profissionais do setor participaram dos seminários e eventos da ABF Franchising Week. Mais uma vez, os números apresentados são recordes que mostram que a parceria BUENO + ABF está no caminho certo. Que o conceito de desenvolver a arquitetura cenográfica da Arena do Conhecimento continue com a mesma evolução em 2020.