O MAIOR DESAFIO DA CARIDADE É A LOGISTICA. A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS QUER PRATICAR A CARIDADE, SÓ NÃO SABE COMO
CAPITULO 1 – DESTINO PARA OS RESIDUOS DOS EVENTOS
Em 2014, quando iniciamos a nossa transformação de uma empresa de cenografia tradicional para uma empresa de cenografia sustentável, a maior motivação não era o meio ambiente. Era sim uma operação mais limpa, com menos gente e que não precisasse de galpões tão grandes para acomodar tudo. Não temos vergonha de dizer que essa foi a motivação inicial. De lá para cá, muita coisa mudou, inclusive o que nos motiva a permanecer nessa linha sustentável, mas foi graças a isso que tudo começou.
O primeiro grande passo que demos foi trocar toda a tecnologia e forma como fazíamos a cenografia, abandonando a madeira e a impressão em lona para a utilização de sistemas de tensionamento em alumínio e a comunicação impressa em tecidos. Isso gerou de cara um grande ganho operacional e atendeu muitas das nossas expectativas. É sempre importante lembrar que não tinhamos nenhuma tecnologia e nenhum fornecedor dessas soluções aqui no Brasil e tivemos que desenvolver tudo do zero, o que nos custou muita energia e muito dinheiro, mas a motivação estava presente pois sabíamos aonde queríamos chegar. Até hoje, nós precisamos desenvolver tudo in house pois ainda é muito difícil e cara no Brasil ter a tecnologia que temos a disposição da TES.
Em paralelo a esse desenvolvimento, continuávamos na busca de uma forma de eliminar os resíduos dos eventos (ainda nesse tempo pensávamos em eliminar resíduos e não em transformar) sem precisar contratar caçambas e outras formas de descarte descontrolados.
Nesse caminho encontramos o Grupo Primavera, uma ONG formada por pessoas do mais alto nível de credibilidade e comprometimento, com um trabalho muito bonito com as crianças de um bairro carente de Campinas (SP). E para nossa sorte, o Grupo Primavera utiliza como uma das principais matérias primas de suas oficinas de trabalho, o tecido, que já era naquela época nosso principal resíduo de eventos e feiras. Foi assim que conhecemos o Grupo Primavera
CAPITULO 2 – CONHECENDO MELHOR O GRUPO PRIMAVERA
Criamos uma rotina de entrega dos tecidos usados nos eventos para o Grupo Primavera e ficamos todos felizes. Nós havíamos encontrado uma forma de fazer um descarte consciente dos tecidos dos eventos e o grupo tinha encontrado um fornecedor de tecido que além de não custara nada para eles, era numa quantidade que não faltava nunca.
E como toda amizade que se inicia, tanto o GP como a TES sentiu uma energia boa na relação e começamos a ficar curiosos sobre quem de verdade nós todos éramos e começamos a visitar o GP, conhecer as atividades, os profissionais, as crianças e toda a energia positiva que eles geravam e ficamos surpresos com o valor e a importância que os tecidos que estávamos doando tinham para eles. Da nossa parte também trouxemos eles para nos conhecer, ver de onde os tecidos vinham, porque eles eram produzidos e como utilizávamos eles. A partir disso nós nos apaixonamos mutuamente. Nós entendemos que tanto o GP para a TES como a TES para o GP éramos os provedores da LOGISTICA DA CARIDADE de um para o outro. O GP nos proporciona a oportunidade e o local para praticarmos a caridade e a TES proporciona para o GP a oportunidade de promover e potencializar as ações de caridade que eles praticam.
CAPITULO 3 – ADOTANDO O GRUPO PRIMAVERA
A TES entendeu fortemente a oportunidade que era apoiar o Grupo Primavera e isso foi imediatamente assumido também por todo o Grupo R1. Começamos a entender as necessidades deles e passamos a fazer por eles o que de melhor sabemos fazer. Promoção e eventos. Iniciamos apresentando o Grupo Primavera a todos nossos clientes (o grupo R1 faz mais de 12 mil eventos anuais), levando eles para participarem dos nossos eventos, com um estande de venda de bonecas e promoção do GP. Depois começamos a levar o GP para os eventos dos nossos clientes que queriam apoiar, sempre custeando 100% a participação deles. Começamos a apoiar e depois a co-realizar os eventos próprios do GP. Fazemos a 2 anos o Fórum de profissões do GP, aonde mais de 5000 jovens tem acesso a escolas e oportunidades para a continuidade da sua educação.
Hoje temos uma agenda de participação em eventos para o GP, uma campanha de promoção e mais de 10 clientes diretos nossos já passaram a ser apoiadores do GP em diversas ações e captação de recursos.
CAPITULO ATUAL – FAZENDO PARTE DO GRUPO PRIMAVERAHoje, o GP tem no Grupo R1 uma pauta nas reuniões de MKT. Em todas as nossas campanhas e ações, integramos as necessidades do GP.
Nossos colaboradores conhecem e sabem a importância que damos ao GP e vibram com as conquistas que o GP alcança. Nós valorizamos o envolvimento de nossos colaboradores em todas as ações.
O GP não é mais só o local de descarte do Tecido, muito longe disso. Até porque nós aprendemos a tempos que não podemos descartar. Tudo tem que ser transformado e desenvolvemos junto com o GP novos produtos, novos materiais e novas formas de transformar os tecidos em produtos, as dificuldades em soluções e os desafios em resultados.
Os tecidos doados não se restringem hoje mais a só produzir bonecas. Hoje eles viram cobertos e travesseiros para moradores de rua, cortinas para as casas carentes da região e até vestimentas para índios lá do Amazonas. E isso é só o começo.