Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: LABACE - Annual Latin American Business Aviation Conference & Exhibition

LABACE - Annual Latin American Business Aviation Conference & Exhibition 2018.

Candidato: MCI Group
Cliente: ABAG
Segmento: Eventos
Estado:

A MCI Group Brasil
“Quando as pessoas se juntam, a mágica acontece.” Essa mágica se chama comunidade. Criamos experiências inesquecíveis em reuniões, eventos e congressos para conectar pessoas e construir comunidades que complementam sua estratégia de negócios e suas metas.
 
MCI significa Minds, Communities, Ideas. Minds diz sobre o respeito e foco no talento de cada indivíduo. Apostamos na conexão de pessoas ao redor do Mundo através de experiências que unam o digital e o mundo físico em uma fusão centralizada no ser humano. Realizamos eventos em parceria com clientes levando diálogo e consultorias eficientes para a gestão de eventos, conferências, congressos, Live Marketing e soluções sob medida para os mais diversos clientes e setores.

Realizamos eventos corporativos, associativos, festivais, conferências e experiências desde o planejamento até a montagem e a entrega final.

Ao longo de 30 anos, a MCI construiu uma sólida reputação entre clientes corporativos e associações que confiam em nós para cuidar de seu ativo mais valioso: as pessoas. Ao todo somamos 61 escritórios em 31 países, 2.500 talentos em todo o mundo e mais de 6.500 projetos entregues. Em 2019, completamos 10 anos de Brasil.

A LABACE 2018
 
 A LABACE é um dos 4 eventos mundiais parceiros da NBAA (National Business Aviation Association), sendo o maior evento de aviação de negócios da América Latina. Consolidada como um evento de oportunidades de negócios no setor, graças aos mais importantes parceiros e empresas locais e internacionais que auxiliam o evento a crescer a cada edição e a se fixar como principal intermediador de negócios de aviação.
 
Já são 15 anos de evento em que 15 mil pessoas já se reuniram para falar sobre o tema e conhecer diversos modelos de aeronaves à venda. Ao longo de sua trajetória, o evento já contou com mais de 1830 expositores na feira, alguns como Embraer, Bombardier, Infraero e TAM.  
 
Grande relevância e ponto de encontro dos principais players do setor são fatores que fazem com que a LABACE atraia o público de todos os segmentos do mercado de Aeronaves. São estudantes, profissionais buscando aprimoração e clientes em busca de frotas com diferencial para fazer a aquisição de sua próxima aeronave. Considerado o maior evento de aviação de negócios da América Latina, a LABACE é parte do calendário mundial do segmento e recebe os principais nomes e marcas da indústria global.
 

Vídeo

O objetivo da LABACE 2018 foi engajar o público já existente no evento para participar de painéis de temáticas diversas e com isso, oferecer um valor agregado aos participantes que usualmente vão ao evento. O ano de 2018 foi o ano teste para descobrir perfis de participantes que tenham potencial interesse em participar da conferência nos anos seguintes.

 

Dentre os públicos que deveriam comparecer à feira, estavam: profissionais da indústria como diretores, pilotos, CEOs e presidentes de companhias. Um dos pontos altos do evento deveria ser o contato com os principais players do mercado ativando conexões entre os participantes.

 

Ouro ponto forte deveria ser a chance de conhecer tendências da aviação, legislações, aprendizado sobre novos equipamentos como Drones e também resgatar o histórico da aviação no país.

 

Através de palestras de grandes profissionais a proposta era completar a experiência com a sensação de pertencimento e o fortalecimento da comunidade profissional. Além da feira, tradicional ponto de compra de aeronaves, a área de conferência deveria atrair profissionais do mercado para juntos definir o futuro da aviação.

 

A LABACE 2018 deveria firmar sua nova missão de se tornar um ambiente propício para unificar tudo que o público busca em um só.

 

Business – comercialização de aeronaves

Exclusividade – principais players do mercado

Oportunidade – networking

Experiência – degustação de produto.

Para proporcionar palestras de diferentes temas no mesmo espaço foi usado um formato de arena para que todos os participantes pudessem se reunir no mesmo ambiente escolher seu tema da programação sem precisar sair da área de conferências. Foram desenhados 2 modelos de planta para o evento, mostrando as potencialidades de cada escolha para aprimorar a experiência da chegada, dos espaços da feira, dos expositores e da experimentação das aeronaves.



Para ter um direcional estratégico mais claro, nos baseamos e analisamos os principais públicos do evento para entender o que buscam. De acordo com dados das edições anteriores, os números revelam que os principais participantes estavam divididos da seguinte forma:



Piloto: 17%

CEO| VP| Proprietário| presidente: 11%

Diretor: 12%

Profissional da Indústria: 29%




Para cada público-alvo, foi desenhado um perfil que definia os principais interesses desses públicos. Somando os pilares: business, exclusividade, oportunidade e experiência no mesmo evento.



Para ampliar o alcance digital do evento tanto em relevância quanto venda de ingresso, foi realizado um plano de mídia que incluiu a participação de influenciadores, campanha de mídia programática com Google Search, Google Display e Facebook Ads.



Dentro do evento, criamos um aplicativo com informações, programação, notificação sobre palestras e ativações do evento. Além disso era possível verificar uma área com os classificados de venda de aeronaves, explicando detalhes dos produtos, com direcionamento para contato com as marcas e sites.

Em campanhas digitais com Google Search, Google Display e Facebook Ads foram impactadas 1.891.597 pessoas. Utilizamos 4 influenciadores que compartilharam publicações e enquetes resultando em um alcance de 29.388 pessoas.



Com isso, em 2018, a feira teve um crescimento de 20% de público e expositores. Em inscrições foram 10 mil pessoas e na área de exposição, 130 marcas em 39 mil m² de área. Ao todo foram 47 aeronaves expostas para visitação do público e compras do público.



As parcerias com mídias off-line resultaram em publicações em 5 editoriais: Revista Flap, Portal Aviação, Revista ASAS, Revistas MADE e Avião Revue.

 

O download do aplicativo dentro do evento, gerou quase 600 downloads e o compartilhamento de mais de 80 publicações entre fotos, opiniões e comentários.



Dos temas abordados nesta edição estão: a inovação através da inclusão de novas gerações, tecnologias de mercado, mulheres na aviação, segurança aérea e a abrangência na América do Sul. Esta abrangência propõe a abordagem de assuntos que permeiam os temas mais relevantes para criar uma conexão com o futuro das melhores práticas da aviação.



Criamos um ambiente favorável para estabelecer uma sustentabilidade do setor dentro do evento, elevando o nível de conteúdo e ampliando o acesso à informação que forma profissionais mais qualificados e diferenciados. Esta é a receita que associações de diversos setores buscam e nós atendemos completamente ao pedido do cliente, incluindo tudo que o participante busca em um só evento.