Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: BGS - BRASIL GAME SHOW

BGS - A Maior Feira de Games da América Latina

Candidato: Brasil Game Show
Cliente: BGS
Segmento: Eventos
Categoria: Feira e Salão B2C

A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Em 2019, o evento chega à 12ª edição com uma nova identidade visual que reflete ainda mais seus valores de inovação e velocidade, e coloca gamer como protagonista.

Mais de 1,8 milhão de pessoas já passaram pela BGS e os visitantes desse ano farão parte da maior edição da história, que contará com cerca de 400 estandes, convidados internacionais aclamados mundialmente, campeonatos de eSports, áreas temáticas, centenas de lançamentos e muito mais. A BGS tem um DNA essencialmente gamer e é uma feira diferente de tudo oque existe no segmento. A cada edição apresenta mais atrações para o públicos e divertir e fortalece o slogan Aqui se joga com milhares de estações, sejam máquinas arcade, plataformas mobile, PCs, óculos de realidade virtual, consoles, board games, card games ou qualquer outra forma jogar. Realizada pela primeira vez em 2009, inicialmente como Rio Game Show, na capital fluminense, a BGS ocupa atualmente todos os pavilhões do ExpoCenter Norte, em São Paulo.

Além disso, reúne as principais empresas do segmento, é palco de grandes lançamentos, abre espaço para estúdios independentes e atrai personalidades da indústria mundial de jogos eletrônicos, como Hidetaka Miyazaki, diretor de Sekiro: Shadows Die Twice; John Romero, criador de DOOM; Charles Martinet, dublador de Mario, icônico personagem da Nintendo, e Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter, que, entre outros, estão confirmados para a 12ª edição do evento. A BGS é também uma excelente oportunidade de negócios que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games e tem uma forte preocupação social, tendo arrecadado e doado mais de 400 toneladas de alimentos ao longo de suas 11 edições.

Vídeo

Galeria de Fotos

A Brasil Game Show é uma feira criada e produzida por gamers, pessoas realmente apaixonadas por essa indústria, que vivem de fato o jogar desde a infância. Jogar está no DNA da nossa equipe. O público, por conseguinte, reconhece esta dedicação em todos os detalhes do evento que se tornou no maior da América Latina e um dos maiores do mundo, exportando uma ótima imagem do público brasileiro pelo mundo a fora. A BGS consegue unir todo o universo gamer em um lugar só: marcas, lançamentos de jogos, colecionáveis, produtores, desenvolvedores, palestras, influenciadores, gamers, cosplayers... É como se todo o ambiente virtual que os jogadores e consumidores dos produtos relacionados a games se tornasse físico por incríveis cinco dias. Um feito que gera um benefício implícito para o comprador do ingresso e que ainda tem ao seu dispor todo entretenimento possível dentro do evento de forma gratuita, bastando adiquirir o ingresso. Ele pode Jogar, ficar de frente com personalidades internacionais raramente vistas de perto pelos fãs no mundo inteiro, tirar fotos e participar de uma bate-papo com perguntas e respostas em um ambiente super descontraído.

A feira só cresce em números de visitantes, expositores e parceiros. Queremos ser a maior feira de games do mundo! Sabemos da responsabilidade de levar o nome do país no nosso nome e como projetamos tudo isso de forma a trabalhar uma agenda positiva para o mercado e para o nosso território. Entendemos os jogos como ferramenta de transformação, criatividade e evolução intelectual. Buscamos com a BGS fomentar o mercado brasileiro e fortalecê-lo ainda mais.

Queremos ser a maior feira de games do mundo!

Essa é uma meta poderosa e que nos guia a sempre pensarmos e executarmos as melhoras estratégias para que a marca cresça, levando consigo um reflexo da força desse mercado aqui no país. Entendemos os jogos como ferramenta de transformação, criatividade e evolução intelectual. Buscamos com a BGS fomentar o mercado brasileiro e fortalecê-lo ainda mais. Aqui o play é levado a sério por nós e por quem visita o evento. Começamos de maneira local no Rio de Janeiro, ampliamos o escopo de trabalho em São Paulo, mudando a marca usando o nome Brasil Game Show e ganhando a América Latina.

Mas essa foi só a primeira fase. O objetivo, além da estamos na esfera de games do Brasil e estarmos presencialmente em outros países disseminando a força da BGS quanto marca e entidade, pois o evento só cresce em números de visitantes, expositores e parceiros. Temos obrigação e a responsabilidade de unir todos em cinco dias, um feito que por si só já diz muito sobre a maneira como a BGS encara o mercado. Usamos todas as ferramentas de comunicação online e não para mostrar que games são mainstream e que devem estar no dia a dia das pessoas, nas conversas corriqueiras e como consequência, auxiliando uma maior assertividade das marcas para encontrar seu público dentro desse emaranhado heterogêneo de públicos que se denominam gamers. Quando nos referimos às marcas, não estamos falando só das internacionais, mas incentivamos muito as nacionais também com áreas exclusivas de exposição para que possam interagir de maneira única com o público do evento que é ávido por novos jogos.

Galeria de Fotos

Todos os nossos parceiros e patrocinadores estão sempres muitos satisfeitos com o evento.

A cada ano eles crescem junto com a feira, adquirindo um espaço maior para poder vender e expor marca e/ou produtos. Devido à grande visibilidade do evento não só no Brasil, mas fora, os clientes internacionais, ou seja, os players internacionais estão multiplicando-se.

Em relação ao índice de satisfação junto ao nosso consumidor final com base nas nossas pesquisas, temos 98% de aprovação em todos os aspectos da feira. A feira só cresce em números de visitantes, expositores e parceiros.

Queremos ser a maior feira de games do mundo!

Entendemos os jogos como ferramenta de transformação, criatividade e evolução intelectual. Buscamos com a BGS fomentar o mercado brasileiro e fortalecê-lo ainda mais.

Com o objetivo de crescer ano após ano, entendemos que o crescimento só é possível em parceria com todas as marcas do mercado trabalhando juntas com esse mesmo ideal. Fechamos dezenas de acordos internacionais para fortalecer o mercado interno e, com isso, ajudar a ampliar o escopo de trabalho de uma indústria inteira que só em 2018 gerou mais de 1 bilhão e meio de dólares só no Brasil. Temos mais espaço para crescer e sabemos que é só o começo para o nosso mercado encontrar ainda mais espaço.

Galeria de Fotos