Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: SAP FORUM

SAP Forum 2018

Candidato: Red Door Agency
Cliente: SAP
Segmento: Eventos
Estado:

Veja o video do evento aqui: https://vimeo.com/324322933 

Data: de 11 de setembro de 2018 a 12 de setembro de 2018. 
Público: 15600 (9700 únicos)
Edição: 23

Conceito e tema: Negócios e propósito (the best-run businesses make the world run better)

Público Alvo: Executivos de todas as linhas de negócios: mkt, finanças, supply chain, TI, etc.

O evento: Evento de dois dias e com mais de 450 sessões de conteúdo que reuniu mais de 15 mil executivos para discutir ideias, trocar experiências e gerar negócios.
 
Mais de 80 patrocinadores apoiaram o evento.
 
Os Minimalistas, autores e diretores do documentário sucesso no Netflix foram os keynote speakers.
 
O evento ainda teve encerramento com show da banda Titãs.
 
É segundo maior e mais importante evento para a SAP no mundo, atrás apenas da edição Sapphire que acontece nos Estados Unidos.
 
Essa foi a sexta edição do evento no Brasil que foi realizada em parceria com a Red Door Agency, e a cada ano vem sido maior, com mais público, mais marcas patrocinadoras e melhor retorno em negócios com menor investimento do cliente.
 

O desafio do projeto é manter a inovação ao longo dos anos, frente à grande concorrência de eventos e conteúdo no mercado, principalmente em uma cidade como São Paulo.



Além disso, o evento vem se adaptando ao longo dos anos ao se transformar de um evento focado prioritariamente no público relacionado ao mercado de tecnologia indo para os mais diversos públicos como profissionais de marketing, gestão de negócios, gestão de pessoas, vendas, operacionais, etc. E com isso, ampliando a abrangência e possibilidades de participação de marcas de fora do ecossistema da SAP.



O equilíbrio entre escolha de conteúdo, planejamento comercial para venda de cotas de patrocínio e expositores, investimento em estrutura / operação, investimento em cenografia / ambientação e venda / distribuição de ingressos é o segredo para ano a ano se adaptar e se transformar em um evento muito mais interessante e enriquecedor para o mercado onde a SAP atua.



A criação de grade de conteúdo, showcases e estratégia de comunicação que reforçaram a relação de propósitos e empresas tem funcionado, e os resultados positivos e crescentes endossam a correta estratégia e excelente execução.

A solução desenvolvida para esta edição do SAP FORUM foi trabalhar nos pontos de melhoria dos anos anteriores, antes de mais nada. Como um grande projeto, são feitas pesquisas e analisados dados desde fluxo de movimentação, consume, etc. até volume de negócios gerados e recall de marca.

 

Ao mesmo tempo, a agência desenvolve ano a ano o trabalho de alinhamento com a estratégia global da SAP como empresa, as adaptações ao Mercado e público e evolução de ideias de comercialização de cotas de patrocínio, novas ativações e experiências do público e por final as negociações com fornecedores e planejamento da produção.

 

Feito isso, na edição de 2018, o SAP FORUM deu mais um grande passo no equilíbrio entre investimento da SAP para realização do evento com o aumento do aporte de patrocinadores. Isso se devem à estratégia de comercialização e planejamento comercial de patrocínio. Sempre feito de maneira ativa, a agência cria cotas conforme a necessidade das marcas e principalmente atendendo às necessidade do público.

 

Com mais marcas participantes, mais público está presente, mais conteúdo é gerado, mais negócios são fechados.

Resultados em relação ao briefing e objetivos propostos pelo contratante: 

O retorno e os resultados do SAP FORUM nesta edição não só superaram em números esperados, mas em qualidade e o evento se mostrou maduro e consolidado no mercado brasileiro e com grande importância e representatividade para o cliente na escala global.

 

O que começara na parceria com a agência com um investimento da SAP de 80% e os demais 20% eram provenientes de patrocinadores, hoje já se inverteu e a SAP pode investir mais no crescimento e melhorias. 80% do evento é custeado por investimentos de expositores e patrocinadores.

 

Isso é resultado de uma estratégia comercial e de planejamento do evento e seu conteúdo que fazem valer a pena o patrocínio visto o retorno em negócios para os parceiros.

 

Em resumo: Recorde de audiência, 20% acima da média histórica. Repercussão em mídia expontânea e redes sociais acima do esperado e da media histórica. Geração de leads e aceleração de negócios.  



A edição seguinte teve seu kick-off planejado, anunciado e realizado em menos de dois meses após o evento e teve um novo sucesso e recorde de vendas.