Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Brazil Promotion 2018

Brazil Promotion 2018

Candidato: Brazil Promotion
Cliente: Brazil Promotion
Segmento: Eventos
Estado:

A Brazil Promotion, em sua 16º edição, é a maior feira de marketing promocional da América Latina. Cerca de 200 empresas que atuam no segmento promocional com soluções para o merchandising no ponto de venda, recursos digitais, serviços para eventos, produtos personalizados, brindes, novas tecnologias e serviços gráficos expõem seus produtos e serviços para aproximadamente 12.000 visitantes corporativos, durante três dias de evento. Estes visitantes, por sua vez, são profissionais das áreas de marketing, compras e eventos das maiores empresas e agências do país. São profissionais que atuam diretamente com criação, campanhas, ativações de marca, trade marketing, ações promocionais e outras atividades semelhantes, que precisam ser impactados por inspirações, novidades do mercado, conteúdos, experiências. Um público que é exigente, que está antenado com o que acontece fora do Brasil, que busca referências internacionais a todo o momento, novidades para suas campanhas, ativações, eventos e outras possíveis ações promocionais.
 

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A Brazil Promotion sempre foi uma referência no mercado de feiras. Um evento, que desde sua origem, há 16 anos, mescla negócios com experiências. As campanhas de divulgação juntamente com uma cenografia especial logo no acesso a feira, sempre apresentaram uma temática especial que marca a edição anual do evento. Alice no País das Promoções, Egito, Incentivo a Bordo, Op Art foram os grandes destaques nos últimos anos.

Para 2018, sentíamos a necessidade de mudar, de melhorar e de intensificar as experiências e o residual que o visitante levava ao sair da Brazil Promotion.  Propor uma nova percepção do evento que fugisse totalmente das feiras convencionais, foi o grande desafio para gerar insights e despertar a curiosidade dos criativos que ali estariam presentes. A proposta então foi criar uma feira incrível para os visitantes, com áreas de interação, conteúdos relevantes e experiências imperdíveis, nunca antes vivenciadas em um evento corporativo e de forma gratuita.

Levando em consideração que as feiras sempre se deparam com algumas zonas de pouco fluxo de visitantes e já pensando em uma mudança estrutural de planta, tínhamos o desafio de ter uma boa movimentação de participantes em todas as ruas, modelos de stands básicos mais funcionais e vistosos e facilitar o relacionamento entre o visitante e o expositor.

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Após muitas reuniões de brainstorming e análise de pesquisas sobre os interesses do visitante, chegamos à conclusão que precisaríamos desenvolver ilhas de experiências com formatos dinâmicos e orgânicos. Somente desta forma conseguiríamos criar as áreas de interação para o visitante e também solucionar as zonas de pouca movimentação de público.

Em conjunto com nosso arquiteto desenvolvemos um novo conceito, o Cluster, um octógono formado por até oito stands de 30m² com uma atração especial em sua área central. Desta forma, para acessar esta área, o visitante obrigatoriamente deveria entrar por um dos stands, ampliando a possibilidade de se relacionar com o expositor.

E foi aí que a planta da Brazil Promotion mudou radicalmente. 12 Clusters foram estrategicamente concebidos para atrair mais visitantes e fazer com que estes profissionais retornassem no dia seguinte para aproveitar todas as atrações criadas para ele. Apresentamos desde voo de asa delta, atividades gourmet com chefs, máquinas personalizando brindes ao vivo, degustação de drinks, displays surpreendentes para ponto de venda e conteúdos de altíssimo nível propostos pela mídia especializada e pela principal entidade do setor.

 

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O resultado desta nova Brazil Promotion surpreendeu todas as nossas expectativas e previsões. Com relação à comercialização dos stands, além de batermos a meta, ainda crescemos 17,62% ou seja, atingimos 117,62% de resultado em vendas em um ano complicado e de estagnação econômica.

Já com relação à visitação, crescemos em 6,5% com relação a 2017 e o número de profissionais que retornaram e participaram nos outros dias da feira cresceu 16,2%. Também houve uma percepção geral, tanto da organização quanto dos expositores, que os visitantes permaneceram por mais tempo no evento, produzindo mais negócios e networking.

A mudança foi sentida. Diversos depoimentos foram coletados por nós e pela mídia que estava presente e os comentários se repetiam. “Disruptivo, uma agradável surpresa, um marco no conceito de feiras, formato mais moderno e imersivo, muita interatividade, uma feira viva e participativa”, foram os comentários e elogios que recebemos de personalidades do setor, como Kito Mansano, Dil Mota, João Riva e outros.

Conseguimos solucionar praticamente 99% dos problemas com zonas de pouco fluxo. Este novo formato fez com que os participantes explorassem mais e mais todas as áreas da feira.

O residual deste novo evento foi muito positivo. Nos três dias de feira e durante o mês seguinte, foram comercializados 70% dos stands para 2019, um resultado surpreendente e inesperado. A visitação também acompanhou este ritmo, recebemos cerca de 12% de público a mais em 2019.

Analisando este cenário, temos a certeza de que estamos no caminho certo, sempre buscando as inovações necessária surpreender e inspirar os profissionais que visitam o evento.

 

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