O evento: Acompanhando o crescimento do mercado de estética, que se destaca como um dos mais promissores do país, a Estética in Rio vem despontando como o único evento do segmento com a excelência e diversidade de conteúdo científico educacional apresentado.
E esse reconhecimento tem sido o esforço de uma equipe de mais de 35 profissionais fixos dedicados na busca incessante de tendências e inovações, no Brasil e no exterior.
Foram pioneiros na criação do congresso de Micropigmentação, Cílios e Podologia, no Brasil.
Com o boom do mercado de estética, que cresceu mais de 567% nos últimos 5 anos, formando mais de 480 mil profissionais, apontando mais de 500 mil novos estabelecimentos, movimentando R$47,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a Estética in que até 2015 era realizada apenas no RJ, expandiu para SP e NE e na contramão do crescimento econômico abriu mais um mercado, realizando sua primeira edição no Sul, em julho deste ano.
A Feira que em sua 1a. edição tinha apenas 40 marcas expositoras em 1200m2 de área, hoje chega a 150 marcas com 6.000m2 de exposição. A indústria traz a cada edição os principais lançamentos do mercado, inovações tecnológicas, lançamento de produtos de alta performance, linhas de tratamentos profissionais estéticos e dermatológicos, insumos de última geração, além workshops gratuitos com demonstrações das técnicas de uso de equipamentos e produtos, nos próprios estandes. Algumas apostas dos expositores foram: A Autoclave para esterilização de instrumentos da Biotron e o Antares – conhecido como o “ arco-íris da beleza” - equipamento que utiliza LED de última geração combinado com laser tornando mais potentes os tratamentos para a pele. Tudo isso e muito mais incrementaram as vendas e a geração de negócios que aumentou 150% em relação a 2018.
Congressos: Hoje a Estética in é um grupo que investe cada vez mais no mercado de estética e beleza, no Brasil, com quatro eventos importantes no país, sendo o RJ uma das cidades sede. Reuniu em um único evento 05 congressos científico educacionais, conectando em sua última edição 4200 congressistas, em 230 horas de conteúdo inovador e atual, integrados a mais alta tecnologia audiovisual, propiciando uma experiência única para os profissionais.
Pré-Congresso: Esse ano foi realizado o Pré congresso da cosmobeauty, um Simpósio multidisciplinar internacional de estética e cosmetodologia, com 08 temas, 12 palestrantes e 9 horas de conteúdo. E o Pré-congresso de Micropigmentação: PMU Festival sobre técnicas avançadas de micropigmentação e Microblading do Grupo Mag Estética – 5 temas e 7 palestrantes renomados.
O Congresso Científico Brasileiro de Estética, chega em sua 13a. edição trazendo os melhores Profissionais nacionais e internacionais da Estética Científica e Profissionais da Saúde e área médica. O congresso abriu espaço para a “Remodelagem corporal plus size”, com a esteticista Daniella Mota e também o “Clareamento multicamadas, uma nova geração despigmentante para o tratamento de melasmas”, com o farmacêutico Prof. Lucas Portilho, dois temas de extrema relevância, na atualidade.
Durante o congresso, foi realizado o Prêmio de Excelência Acadêmica que incentiva o desenvolvimento científico educacional, premiando os autores dos três melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), escolhidos pelo Comitê Educacional.
O Congresso Científico Internacional de micropigmentação, considerado o maior e mais bem estruturado do país, trouxe em sua 6a. edição lançamentos, avanços tecnológicos e resultados cada vez mais naturais do universo da micropigmentação; nortearam 49 horas de conteúdo, abordando temas como a restauração de aréolas com a micropigmentadora Roberta Peixoto.
Dentro do congresso também foi realizado um campeonato para testar a capacidade dos profissionais em micropigmentação (Campeonato Mag Estética).
Um concurso que promoveu novos profissionais na área de Micropigmentação com técnica inovadora (PMU Inovation).
O PMU Show - Uma arena, em formato 360°, montado no último dia do congresso, onde todos os palestrantes demonstraram, simultaneamente, suas técnicas ao vivo, e os congressistas puderam interagir e acompanhar de perto todos os detalhes e técnicas aplicadas.
2° Congresso Lash Artist Brasil se consolida como o mais tradicional evento
do setor de extensão de cílios, no Brasil. Profissionais nacionais e internacionais, ministraram 8 temas, em mais de 6 horas de conteúdo: "A nova geração de tecnologias nos materiais para extensões”, com a Lash coach Anne Gabriele e “Volume Luxo - a técnica que associa agilidade e resultado” com a Lash designer Karina Hanaluxo, foram alguns dos temas em evidência.
O 3° Congresso multidisciplinar em nutrição funcional, esportiva, estética e gastronomia abordou 23 temas relevantes em 3 dias de evento, foram 19h40 de uma programação preparada com extremo cuidado e incluiu o que há de mais atualizado e avançado na área da nutrição funcional avançada, tais como nutracêuticos, nutricosméticos, gastronomia funcional, health coaching, genômica nutricional e nutrição esportiva. O congresso também apresentou um Meeting show que reuniu os melhores atletas masculinos de bodybuilding, men’s physique e body shape e femininos de bodybuilding, wellness e bikini para uma apresentação imperdível; além da participação de profissionais de Educação Física e Nutricionistas que falaram sobre as possíveis estratégias nutricionais e de treinamento e força que cada atleta utilizou.
O 7° Congresso de Podologia fechou a vasta programação de 05 congressos científico educacionais realizados na Estética In Rio, abordando uma temática atual, recheada de novidades. Um dos principais assuntos foi a atuação do profissional graduado, as tecnologias que o separam do profissional de nível técnico e as ferramentas e recursos novos disponíveis para o mercado.
Eventos Paralelos: Além da Feira e dos congressos foram realizados os eventos paralelos: Simpósio da Ellementti– 06 protocolos e 3 lançamentos de produtos apresentados por 7 palestrantes em 9 horas de conteúdo; o Workshop da MMO Estética– 5h30 de total imersão em fototerapia, associação de tecnologias avançadas; o Congresso de depilação da Depil Bella day– 6 horas de uma programação diversificada, desde temas como ceras diferenciadas a dicas de marketing e estratégias para turbinar as redes sociais, e o 7° meeting HTM estética integrativa com 12 horas de abordagem sobre atividade física e emagrecimento, sono da beleza, bendita idade, e terapia de conexão entre a mãe e a vida uterina.
Pós-Congresso: Nos dias 28 e 29 de maio, no próprio Centro de Convenções Sul América, aconteceu o Master Class de micropigmentação. Foram três cursos, cada um com 9 horas de duração.
O primeiro com o Australiano, micropigmentador Goran Kukolj falou sobre a “Maneira mais simples de aperfeiçoar as sobrancelhas”; o segundo, com o brasileiro, desenhista Charles Laveso abordou “Desenhos realistas para micropigmentação”; já o terceiro curso com a Micropigmentadora Neide Sousa focou na técnica shadow lux lines, com o tema “Sobrancelhas definidas com volume e naturalidade”.
Workshops gratuitos: A Estética in Rio abriu espaço para que as empresas expositoras oferecessem diversos workshops gratuitos, onde apresentaram seus lançamentos e mostraram os protocolos e procedimentos mais adequados para a utilização de suas fórmulas e equipamentos. Foram 38 empresas, 67 profissionais abordando 80 temas, mais de 100 horas de conteúdo sobre os mais diversos temas e lançamentos.
Experiências: O evento ainda promoveu ações de bem estar para o profissional visitante, com lounges onde foram oferecidas reflexologia podal, além de atrações e sorteios para quem participou dos congressos de estética e micropigmentação. e o Espaço Café com letras - disponibilizado para autores credenciados fazerem lançamentos de livros voltados para o mercado de Beleza, Saúde e Bem estar.
A organização também criou uma área vip onde ofereceu serviços diferenciados aos palestrantes, expositores e patrocinadores - área administrativa, beauty, espaço para descanso e entrevistas, além de serviço full time de alimentos e bebidas.
Ação social: A Estética in Rio convidou uma equipe de enfermeiros do HLA da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ participou dos três dias de evento coletando amostras e cadastrando doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Um total de 128 novos cadastros foram feitos durante a feira.
Patrocinadores: O evento teve patrocínio de 34 grandes marcas da indústria: Cosmobeauty, MMO Estética, Fismatek, Mezzo, Haut, Amiea, Mag Estética, Vermonth, Sobelle, Food Detective, Equaliv, Rubio editora, Vitao, Web Diet, Iron Works, Fler, Eccos, Ibramed, Adélia Mendonça, Adoxy, Bel Col, Bioage, Bothanica Mineral, Buona Vita, D agua natural cosméticos, Ellementi, Extratos da terra, KLD, Medical San, Peel line, Samana, Shop fisio, Skiner e Instituto Valéria Vaz.