Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Estética In Rio

Estética In Rio 2019 -  25 a 27 de maio de 2019 | Rio de Janeiro

Candidato: Open Brasil Eventos
Cliente: Open Brasil Eventos
Segmento: Eventos
Estado:

Criada em 2007 como um evento de Beleza, Saúde e Bem-estar, a Estética in Rio tornou-se ao longo destes 13 anos, um evento de sucesso absoluto no Brasil e uma referência no segmento, e desde 2015 vem expandindo mercado, com edições anuais realizadas no RJ, SP, NE e Sul.
O evento foi realizado pela Open Brasil Eventos, empresa com mais de 15 anos de experiência e solidez no ramo de Feira de negócios, atuando fortemente nos segmentos Farmacêutico, Estética e Cosmética.
A Estética In Rio, que esse ano superou todas as expectativas com 150 marcas expositoras, 18.000 profissionais visitantes, 4200 congressistas, mais de 230 horas de temáticas atuais, ultrapassando a marca de 50 milhões em negócios gerados, foi realizada no Centro de Convenções Sul América, de 25 a 27 de maio de 2019. 
Atualmente é considerado o maior evento técnico científico educacional em conteúdo voltado exclusivamente para o segmento de estética e beleza, reúne em 3 dias de evento, as mais conceituadas marcas, produtos e serviços reunidos em 6.000m2 de exposição trazendo as principais novidades e lançamentos da indústria, 05 congressos científicos simultâneos, mais de 80 workshops gratuitos, cursos técnicos para profissionais, simpósios, fóruns, painéis, eventos paralelos, e experiências únicas para os seus participantes; é um evento segmentado para o varejo, extremamente rico e diversificado, não somente focado em vendas, mas em fidelização dos clientes, divulgação de marcas, relacionamento, negócios, troca de experiências, informação atual, relevante, antenado com as últimas novidades, tendências e lançamentos de um mercado que está em constante evolução.
O evento foi um grande sucesso de expositores, congressistas e profissionais da área, trazendo informação relevante e capacitação técnica para os mais de 22 mil profissionais que estiverem imersos durante os 3 dias de evento.

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O evento: Acompanhando o crescimento do mercado de estética, que se destaca como um dos mais promissores do país, a Estética in Rio vem despontando como o único evento do segmento com a excelência e diversidade de conteúdo científico educacional apresentado. 

E esse reconhecimento tem sido o esforço de uma equipe de mais de 35 profissionais fixos dedicados na busca incessante de tendências e inovações, no Brasil e no exterior.

Foram pioneiros na criação do congresso de Micropigmentação, Cílios e Podologia, no Brasil.

Com o boom do mercado de estética, que cresceu mais de 567% nos últimos 5 anos, formando mais de 480 mil profissionais, apontando mais de 500 mil novos estabelecimentos, movimentando R$47,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a Estética in que até 2015 era realizada apenas no RJ, expandiu para SP e NE e na contramão do crescimento econômico abriu mais um mercado, realizando sua primeira edição no Sul, em julho deste ano.



A Feira que em sua 1a. edição tinha apenas 40 marcas expositoras em 1200m2 de área, hoje chega a 150 marcas com 6.000m2 de exposição. A indústria traz a cada edição os principais lançamentos do mercado, inovações tecnológicas, lançamento de produtos de alta performance, linhas de tratamentos profissionais estéticos e dermatológicos, insumos de última geração, além workshops gratuitos com demonstrações das técnicas de uso de equipamentos e produtos, nos próprios estandes. Algumas apostas dos expositores foram: A Autoclave para esterilização de instrumentos da Biotron e o Antares – conhecido como o “ arco-íris da beleza” - equipamento que utiliza LED de última geração combinado com laser tornando mais potentes os tratamentos para a pele. Tudo isso e muito mais incrementaram as vendas e a geração de negócios que aumentou 150% em relação a 2018.  



Congressos: Hoje a Estética in é um grupo que investe cada vez mais no mercado de estética e beleza, no Brasil, com quatro eventos importantes no país, sendo o RJ uma das cidades sede. Reuniu em um único evento 05 congressos científico educacionais, conectando em sua última edição 4200 congressistas, em 230 horas de conteúdo inovador e atual, integrados a mais alta tecnologia audiovisual, propiciando uma experiência única para os profissionais.  



Pré-Congresso: Esse ano foi realizado o Pré congresso da cosmobeauty, um Simpósio multidisciplinar internacional de estética e cosmetodologia, com 08 temas, 12 palestrantes e 9 horas de conteúdo. E o Pré-congresso de Micropigmentação: PMU Festival sobre técnicas avançadas de micropigmentação e Microblading do Grupo Mag Estética – 5 temas e 7 palestrantes renomados.



O Congresso Científico Brasileiro de Estética, chega em sua 13a. edição trazendo os melhores Profissionais nacionais e internacionais da Estética Científica e Profissionais da Saúde e área médica. O congresso abriu espaço para a “Remodelagem corporal plus size”, com a esteticista Daniella Mota e também o “Clareamento multicamadas, uma nova geração despigmentante para o tratamento de melasmas”, com o farmacêutico Prof. Lucas Portilho, dois temas de extrema relevância, na atualidade.

Durante o congresso, foi realizado o Prêmio de Excelência Acadêmica que incentiva o desenvolvimento científico educacional, premiando os autores dos três melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), escolhidos pelo Comitê Educacional. 



O Congresso Científico Internacional de micropigmentação, considerado o maior e mais bem estruturado do país, trouxe em sua 6a. edição lançamentos, avanços tecnológicos e resultados cada vez mais naturais do universo da micropigmentação; nortearam 49 horas de conteúdo, abordando temas como a restauração de aréolas com a micropigmentadora Roberta Peixoto.


Dentro do congresso também foi realizado um campeonato para testar a capacidade dos profissionais em micropigmentação (Campeonato Mag Estética).

Um concurso que promoveu novos profissionais na área de Micropigmentação com técnica inovadora (PMU Inovation).

PMU Show - Uma arena, em formato 360°, montado no último dia do congresso, onde todos os palestrantes demonstraram, simultaneamente, suas técnicas ao vivo, e os congressistas puderam interagir e acompanhar de perto todos os detalhes e técnicas aplicadas.  



2° Congresso Lash Artist Brasil se consolida como o mais tradicional evento
 do setor de extensão de cílios, no Brasil. Profissionais nacionais e internacionais, ministraram 8 temas, em mais de 6 horas de conteúdo:  "A nova geração de tecnologias nos materiais para extensões”, com a Lash coach Anne Gabriele e “Volume Luxo  - a técnica que associa agilidade e resultado” com a Lash designer Karina Hanaluxo, foram alguns dos temas em evidência.



3° Congresso multidisciplinar em nutrição funcional, esportiva, estética e gastronomia abordou 23 temas relevantes em 3 dias de evento, foram 19h40 de uma programação preparada com extremo cuidado e incluiu o que há de mais atualizado e avançado na área da nutrição funcional avançada, tais como nutracêuticos, nutricosméticos, gastronomia funcional, health coaching, genômica nutricional e nutrição esportiva.  O congresso também apresentou um Meeting show que reuniu os melhores atletas masculinos de bodybuilding, men’s physique e body shape e femininos de bodybuilding, wellness e bikini para uma apresentação imperdível; além da participação de profissionais de Educação Física e Nutricionistas que falaram sobre as possíveis estratégias nutricionais e de treinamento e força que cada atleta utilizou.

 

 O 7° Congresso de Podologia fechou a vasta programação de 05 congressos científico educacionais realizados na Estética In Rio, abordando uma temática atual, recheada de novidades. Um dos principais assuntos foi a atuação do profissional graduado, as tecnologias que o separam do profissional de nível técnico e as ferramentas e recursos novos disponíveis para o mercado.



Eventos Paralelos: Além da Feira e dos congressos foram realizados os eventos paralelos: Simpósio da Ellementti– 06 protocolos e 3 lançamentos de produtos apresentados por 7 palestrantes em 9 horas de conteúdo; o Workshop da MMO Estética– 5h30 de total imersão em fototerapia, associação de tecnologias avançadas; o Congresso de depilação da Depil Bella day– 6 horas de uma programação diversificada, desde temas como ceras diferenciadas a dicas de marketing e estratégias para turbinar as redes sociais, e o 7° meeting HTM estética integrativa com 12 horas de abordagem sobre atividade física e emagrecimento, sono da beleza, bendita idade, e terapia de conexão entre a mãe e a vida uterina.

 

Pós-Congresso: Nos dias 28 e 29 de maio, no próprio Centro de Convenções Sul América, aconteceu o Master Class de micropigmentação. Foram três cursos, cada um com 9 horas de duração.

O primeiro com o Australiano, micropigmentador Goran Kukolj falou sobre a “Maneira mais simples de aperfeiçoar as sobrancelhas”; o segundo, com o brasileiro, desenhista Charles Laveso abordou “Desenhos realistas para micropigmentação”; já o terceiro curso com a Micropigmentadora Neide Sousa focou na técnica shadow lux lines, com o tema “Sobrancelhas definidas com volume e naturalidade”.  



Workshops gratuitos: A Estética in Rio abriu espaço para que as empresas expositoras oferecessem diversos workshops gratuitos, onde apresentaram seus lançamentos e mostraram os protocolos e procedimentos mais adequados para a utilização de suas fórmulas e equipamentos. Foram 38 empresas, 67 profissionais abordando 80 temas, mais de 100 horas de conteúdo sobre os mais diversos temas e lançamentos.

 

Experiências: O evento ainda promoveu ações de bem estar para o profissional visitante, com lounges onde foram oferecidas reflexologia podal, além de atrações e sorteios para quem participou dos congressos de estética e micropigmentação. e o Espaço Café com letras - disponibilizado para autores credenciados fazerem lançamentos de livros voltados para o mercado de Beleza, Saúde e Bem estar.

A organização também criou uma área vip onde ofereceu serviços diferenciados aos palestrantes, expositores e patrocinadores - área administrativa, beauty, espaço para descanso e entrevistas, além de serviço full time de alimentos e bebidas.



Ação social: A Estética in Rio convidou uma equipe de enfermeiros do HLA da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ participou dos três dias de evento coletando amostras e cadastrando doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Um total de 128 novos cadastros foram feitos durante a feira. 



Patrocinadores: O evento teve patrocínio de 34 grandes marcas da indústria: Cosmobeauty, MMO Estética, Fismatek, Mezzo, Haut, Amiea, Mag Estética, Vermonth, Sobelle, Food Detective, Equaliv, Rubio editora, Vitao, Web Diet, Iron Works, Fler, Eccos, Ibramed, Adélia Mendonça, Adoxy, Bel Col, Bioage, Bothanica Mineral,  Buona Vita, D agua natural cosméticos, Ellementi, Extratos da terra, KLD, Medical San, Peel line, Samana, Shop fisio, Skiner e Instituto Valéria Vaz.

O grande desafio que a Estética in Rio apresenta constantemente é na renovação da temática científica educacional apresentada; ao longo de 13 anos, foram mais de 2.000 palestras com novos temas e que não se repetem, inclusive nos demais estados sede do evento. Em sua última edição em maio de 2019 foram 211 temas divididos entre os 5 congressos: Estética, Micropigmentação, Podologia, Cílios e Nutrição, workshops gratuitos, master class, e eventos paralelos. Como são realizados 4 eventos anuais (RJ, SP, NE e Sul), com a distância de menos de 2 meses entre eles, a exceção do NE que são de 4 meses, a imersão da equipe é total para manter a excelência na realização, conteúdo inovador e proporcionar a cada evento novas experiências.

Para manter o padrão de qualidade e trazer as novidades que o evento demanda, a organização investe em material humano, que é seu maior patrimônio, mantém um comitê científico para cada congresso, formado por um coordenador científico, um coordenador educacional, um apoio técnico e uma de equipe de profissionais respeitados dentro de cada área. Além disso, tem um coordenador para operacionalizar a Feira, uma para cada congresso e evento paralelo.

São um total de 20 profissionais que fazem parte da curadoria técnica científica educacional, mais 17 que cuidam da coordenação e gestão do evento e 60 free-las.

Importante também registrar um dos maiores desafios que a Estética in RJ passou ao longo desses anos e um case de superação -  a greve dos caminhoneiros que parou o Brasil em 2018: No 1o. dia de montagem, quando foi deflagrada a greve, muitas montadoras não conseguiram chegar. Àquela altura, a organização sabia que não tinha como cancelar o evento, foi então que fez um “consórcio” entre as montadoras, no RJ para conseguir montar o básico e realizar o evento, arcando com todos os custos de estrutura, na expectativa de que a greve não perdurasse, para que ao menos os equipamentos e materiais dos expositores chegassem. Infelizmente, isso não ocorreu.

90% das empresas participantes trabalharam apenas com folheto de demonstração dos lançamentos, tirando pedidos, mas quem foi ao evento decidiu investir. Para os expositores, as vendas superaram as expectativas. 

Os congressistas que não puderam comparecer receberam crédito de participação no evento de 2019; os que participaram do congresso de estética e micropigmentação receberam o livro científico pelo correio. Para os organizadores foi uma vitória.

Vale ressaltar também o árduo e primoroso trabalho na elaboração, diagramação e produção do Livro científico que reúne fielmente todas as palestras da grade de congressos da Estética e Migropigmentação, presenteando todos os participantes inscritos.

Para dar vida a este exemplar de luxo, hoje fonte de consulta para os profissionais e objeto de desejo dos participantes, há uma dedicação integral para que a programação seja fechada com uma antecedência mínima, a fim de garantir a excelência do resultado final.

Outro desafio é a questão da Limpeza, por ser um evento de Estética, Beleza, Saúde e Bem-estar,  o cuidado foi redobrado para manter os ambientes completamente higienizados, supervisionado de perto pela coordenação do evento. Hoje como 90% do público é feminino, a organização ainda teve a missão de transformar parte dos banheiros masculinos, do pavilhão, em femininos – ambientando e sinalizando.

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Estatística: Há décadas o setor de Estética e Beleza vem demonstrando uma curva progressiva de crescimento, mesmo em tempos de crise. Para este ano, estima-se um aumento de 10% no faturamento, segundo o Sebrae, com cifras que ultrapassam R$ 107 bilhões, e todo esse aquecimento, vem contribuindo para o sucesso da Estética in Rio.

Somando todas as edições, ao longos desses 13 anos, foram 123.900 visitantes profissionais, e 25.700 congressistas.

Esse ano o evento bateu o record de congressistas, foram 4200, um aumento de 11% no total de participantes, em relação ao ano anterior; e um crescimento de 80% do público internacional em relação a 2018.

A Expo vem crescendo tanto na participação de expositores e marcas, quanto no aumento significativo de visitação de profissionais do setor; em 2019 foram 18.000 profissionais, um aumento de 20% comparado a edição anterior, movimentando 50 milhões em negócios gerados, um crescimento de 150% em relação a 2018;  e  20% de retorno do investimento.

A meta é que o evento que tem sido um marco no segmento de estética, desde a sua primeira edição, seja uma plataforma para alavancar o setor e mostrar a força do evento como ferramenta de fomento de novas tendências para o mercado e promova ainda mais a saúde e o bem estar, com a realização de atividades paralelas simultâneas.

 

Divulgação: Como o evento é segmentado, a mídia é bem direcionada, contou basicamente com mala direta para os 100 mil profissionais cadastrados no Brasil inteiro; envio de 02 programas preliminares e 01 programa oficial; convite impresso e eletrônico; posts no facebook (/esteticainrio - 49K likes) e instagram (@esteticainrio - 65,1K seguidores); assessoria de imprensa e mídia oficial: Revista Negócio Estética e TV Negócio Estética.

A revista Negócio Estética faz parte do grupo Estética in, ao longo de 06 anos de existência foram 26 edições, 10 mil exemplares e 30 mil leitores impactados por edição e 7.698 assinaturas. A revista é distribuída gratuitamente para todos os inscritos no Congresso de Estética e Micropigmentação.