Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: 4º Fórum da Saúde Suplementar

O evento reuniu os principais steakholders da Saúde Suplementar para um debate inclusivo.

Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: Fenaseg
Segmento: Eventos
Estado:

Fundada pela designer Bethe Barbosa há mais de 30 anos, a Bethe B comunicação nasceu com o propósito de desenvolver projetos multidisciplinares que maximizassem resultados através da aplicação de metodologias de design para resolução de problemas e criação de soluções. Em sua segunda geração, unimos experiência à inovação, proporcionando ao cliente o atendimento 360 à todas as suas demandas de design, comunicação e eventos, simplificando a gestão e conquistando um posicionamento único em todas as plataformas de contato com seus stakeholders. 

A Live Brand, nossa metodologia proprietária de desenvolvimento de projetos de live marketing, entende que eventos são experiências de marca que devem estar integrados às demais ações de marketing, potencializando a pregnância da mensagem e o retorno dos investimentos. Nosso know howem estratégia, branding, designde soluções, comunicação visual e publicidade agregam valor às soluções desenvolvidas. 
 
Com uma equipe de inteligência especializada, a Bethe B é considerada a agência mais especializada quando o assunto é Seguros. Desenvolvendo projetos emblemáticos para o mercado há mais de 18 anos,é parte expressiva de nossa experiência no segmento a parceria de 3 anos com a FenaSaúde, através da qual, por meio de um projeto multiplataforma que congregou análise estratégica, design e comunicação, possibilitamos a unificação da identidade visual e a construção de um discurso de marca alinhado aos seus direcionadores estratégicos, aproximando a Federação dos seus públicos de interesse.

Com a missão de contribuir com a sustentabilidade do setor de Saúde Suplementar, a FenaSaúde, que representa 18 grupos de operadoras de planos privados de assistência a saúde, promove anualmente o Fórum da Saúde Suplementar. Dando continuidade à nossa parceria, criamos um projeto 360º para a 4ª edição do Fórum da Saúde Suplementar, começando pela conceituação do tema, passando pela criação da identidade visual, planejamento da campanha de divulgação, desenvolvimento de tecnologias, design editorial das publicações, desenvolvimento de brindes, além da criação do projeto cenográfico e definição da estrutura técnica do evento.

 

Vídeo

CONTINUIDADE

Para materializar a complexidade da Saúde Suplementar no Brasil em uma imagem conceito, o principal desafio era encontrar um conceito que desse prosseguimento aos debates iniciados nas edições anteriores do evento. Usamos o know-how que construímos ao longo dessa parceria com a Federação para mapear os steakholders, oportunidades e desafios da saúde suplementar. 

 

O 4º Fórum da Saúde Suplementar, além de dar continuidade às discussões apresentadas nas edições anteriores, reuniu em dois dias de evento autoridades da cadeia de valor da saúde, executivos e profissionais da imprensa para discutir questões cruciais para o futuro do setor, como as OPMEs, a judicialização e a inflação médica, além de apresentar o encaminhamento das propostas estabelecidas na terceira edição do evento.

 

AMPLIAR O DEBATE

Em 2018, a edição foi levada ao Rio de Janeiro - cidade sede da Federação – e, como no ano anterior, o evento não contava com venda de ingressos – o que fez o número de inscrições disparar muito rápido. Para enfrentar essa possível situação, tivemos o desafio de nos preparar para um número maior do que o comportado pela plenária do espaço e pensar em como abrigar e fazer com que todos os participantes se sentissem pertencentes ao evento.

 

CRIAR ACORDOS

Em um assunto tão sensível e com debate acalorado como as questões estruturais da saúde suplementar no Brasil, onde cada player busca proteger seus interesses individuais, era preciso criar uma ferramenta para que os participantes do evento chegassem à acordos iniciais ao longo dos painéis do evento. 

 

KEY CONCEPT 

Utilizamos a nossa nova metodologia criativa de desenvolvimento de projetos de live marketing para o projeto 360º dessa edição. Este processo colaborativo combina ferramentas de Design Thinking e Design Sprint para catalisar o diálogo junto ao cliente, cocriando soluções únicas que atendam aos objetivos de marketing. Tendo como premissas de projeto a Empatia - pensando a experiência por meio do ponto de vista do usuário; a Colaboração - cocriando em rede e trazendo para o projeto o know-how de cada stakeholder; e a Inovação - ao explorar caminhos não conhecidos, a metodologia busca criar experiências “UAU”.



A partir do focus group, chegamos às premissas que norteariam o processo criativo. Desenhamos o mapa dos stakeholders e a Jornada do Usuário, onde dividimos o evento em 3 etapas de contato com os participantes: pré-evento, evento e pós-evento. Como resultado dessas etapas iniciais, apresentamos ao cliente o conceito do evento e o planejamento de comunicação.

Sob o chamado ao mercado – “4º Fórum, um debate inclusivo”, a FenaSaúde chamou para si a responsabilidade de liderar os debates e acordos necessários para a sustentabilidade do setor no país. 



Quando começamos o desenvolvimento do projeto, definimos que traríamos uma abordagem inovadora para a comunicação visual do evento: evitaríamos selecionar fotos “batidas” de banco de imagens, assim como símbolos clássicos da saúde.



Dessa forma, para traduzir este conceito de forma subjetiva, criamos uma leitura metafórica do tema, utilizando, para representação, círculos de tons de verde – cor institucional da Federação - que eram derivados de um ponto central que podia abrigar tanto o slogan quanto a logo do evento. Para trazer sinergia e unicidade ao projeto e tornar a proposta do evento impactante para os participantes, todas as peças criadas exploraram este conceito.

Em apoio ao slogan, criamos uma série de chamadas questionadoras sobre o futuro da saúde suplementar, que foram espalhadas estrategicamente nos ambientes do evento para estimular o debate entre os participantes.

 

COMUNICAÇÃO VISUAL E PROJETO CENOGRÁFICO:

O evento, que foi realizado no andar térreo do Windsor Convention & Expo Center, tinha um desafio que era criar o espaço da plenária sem o isolar da área de convivência, pois o número de inscritos no evento já ultrapassava a capacidade desta sala. Para isso, foi criada uma grande divisória que abraçava as palestras, mas que permitia que o som alcançasse os dois principais espaços.

- Credenciamento:

Os executivos eram recebidos no hall de entrada na área de credenciamento onde recebiam o crachá e a bolsa com os brindes (caneta e bloco).



- Plenária:

Durante os dois dias de evento, os participantes contaram com 9 painéis e palestras ministrados por especialistas internacionais e nacionais. A estrutura cenográfica desenvolvida para a área onde ocorriam as palestras e painéis seguia a premissa da proximidade entre os participantes. Modulando a sala em formato arena, o palco redondo se tornou o ponto central do palco. Era abraçado pelo painel de fundo, que seguia o formato arredondado. O público foi disposto em cadeiras que circulavam o palco, criando uma atmosfera acolhedora que instigou o debate entre os participantes. 

Para alcançar todas as posições da plenária, lançamos mãos de uma multi tela aérea de 03 faces, que eram utilizadas de forma versátil: transmissão simultânea, exibição de apresentações, vídeos e etc.



- Área de relacionamento:

Por termos esgotado a capacidade do evento, no foyer os participantes contavam com uma área de almoço e coffee break em formato lounge, com grande tela que compartilhava ao vivo os debates que estavam acontecendo dentro da plenária. 

Aproveitamos essa grande área de estar para distribuir e divulgar as principais publicações da FenaSaúde.Um grande estante física disponibilizada as publicações para retirada e uma grande tela touchscreen possibilitava que os participantes navegassem nas publicações online. 

Durante o evento, 19 estudos e publicações sobre o setor diagramados pela Bethe B foram lançados.



- Sinalização:

Todas as áreas do evento eram sinalizadas com totens indicativos de forma a direcionar o deslocamento dos participantes.



- Sala VIP:

As autoridades e conferencistas eram recebidos na sala VIP, onde podiam interagir enquanto aguardavam o início dos seus painéis. A sala contava com um mobiliário requintado em formato de lounge e poderia ser utilizado para reuniões.



Além disso, um almoço de coletiva de imprensa foi realizado em uma sala do evento como estratégia para trazer maior retorno de mídia espontânea ao evento.



APLICATIVO

O aplicativo era a porta de entrada para a experiência do 4º Fórum. Através dele era possível consultar a programação do evento, montar uma agenda própria de atividades, entrar em contato com os outros participantes do Congresso, fazer perguntas aos palestrantes, além de postar fotos e comentários natimelinedo evento. 

 

Utilizamos o recurso da enquete, que questionavam, em termo real, perguntas aos participantes ao final de cada painel. As respostas eram compartilhadas na tela principal just-in-time, propiciando acordos iniciais de questões que a maioria dos votantes considerava mais razoável para os próximos passos na resolução da saúde suplementar no Brasil. 



- DIVULGAÇÃO:

Por se tratar de um evento direcionado para o público interno do setor, toda a campanha de divulgação que buscava conversão em participantes, pensada em parceria com a área de eventos da CNseg, foi focada em mídias e ferramentas que atingissem de forma assertiva este público -  a ideia era ter um debate inclusivo, mas com um público selecionado. Para isso, desenvolvemos uma estratégia de e-mails marketing com abordagens específicas de acordo com cada fase da campanha de divulgação.

 

Entretanto, como o 4º Fórum também tem como missão a disseminação dos objetivos das associadas da FenaSáude, era nosso dever ampliar o impacto deste debate, estimulando a disseminação do conteúdo em veículos de grande circulação.



-Transmissão ao vivo:

Todas as palestras do evento foram transmitidas ao vivo de forma a atingir um número ainda maior de participantes, ampliando o acesso ao conteúdo debatido durante o evento.



- Pós evento:

No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentado um panorama geral dos números do evento. Além disso, neste e-mail era possível acessar as fotos, baixar as apresentações e avaliar o evento.

 

Sucesso inegável, a 4ª edição do Fórum superou, consideravelmente,a edição passada em relação ao número de inscritos:



2015: 350 participantes.

2016: 421 participantes.

2017: 477 participantes

2018: 917 participantes



Superamos as expectativas de público esperado pela Federação em 92,2 %nesta edição.



Além disso, contamos com mais de 2.050 visualizações nos dois dias de transmissão ao vivo do evento.



- AVALIAÇÃO DO EVENTO

Ao final do evento os participantes e patrocinadores avaliaram o evento e obtivemos os seguintes resultados:



- Local: 95,11% de avaliações positivas

- Área que mais superou a expectativa: Palestras e Atendimento 

- Como ficou sabendo do evento? 42,39% por e-mails marketing

- Motivação para inscrição? 90,76% Palestrantes/Programação

- Custo benefício do evento? 100% de avaliações positivas

- Classificação geral do evento: 100% classificou como excelente.



- APLICATIVO

- Foram 728 downloads, um número 88% maior do que o esperado inicialmente. 

- Durante o evento foram 14.473 acessos ao app durante o evento, com 83.339 visualizações do conteúdo, sugerindo que os participantes consultaram o app, em média, 19 vezes. Estes indicadores sugerem o grande interesse dos participantes pelos recursos e conteúdo do app. 

- Foram publicados 224 posts na timeline do app, contabilizando 1.376 likes e 64 comentários.

- Foram realizadas 126 perguntas aos palestrantes. Os demais participantes deram 336 likes nas perguntas realizadas e inseriram 13 comentários. 

- Foram trocadas 60 mensagens durante o evento

- Os participantes puderam ainda dar notas aos painéis do evento. 

 

RETORNO DE MÍDIA ESPONTÂNEA

A FenaSaúde convidou para o Fórum uma série de veículos de diversos Estados do país, para garantir uma cobertura ampla e qualificada para o evento.



Participaram da coletiva de imprensa 17 veículos de comunicação. Foram publicadas matérias sobre o Fórum nos principais veículos do país. 



Além disso, a divulgação pós-evento contou com a cobertura do jornal O Globo, resultando em um caderno especial na versão impressa.



Como resultado, contabilizamos mais de 117 matérias em veículos diversos (online, impresso, rádio e TV), além das 540 emissoras de rádios que receberam matérias divulgadas por meio da agência RádioWeb, com total de 879 reproduções das matérias produzidas.