KEY CONCEPT
Utilizamos a nossa nova metodologia criativa de desenvolvimento de projetos de live marketing para o projeto 360º dessa edição. Este processo colaborativo combina ferramentas de Design Thinking e Design Sprint para catalisar o diálogo junto ao cliente, cocriando soluções únicas que atendam aos objetivos de marketing. Tendo como premissas de projeto a Empatia - pensando a experiência por meio do ponto de vista do usuário; a Colaboração - cocriando em rede e trazendo para o projeto o know-how de cada stakeholder; e a Inovação - ao explorar caminhos não conhecidos, a metodologia busca criar experiências “UAU”.
A partir do focus group, chegamos às premissas que norteariam o processo criativo. Desenhamos o mapa dos stakeholders e a Jornada do Usuário, onde dividimos o evento em 3 etapas de contato com os participantes: pré-evento, evento e pós-evento. Como resultado dessas etapas iniciais, apresentamos ao cliente o conceito do evento e o planejamento de comunicação.
Sob o chamado ao mercado – “4º Fórum, um debate inclusivo”, a FenaSaúde chamou para si a responsabilidade de liderar os debates e acordos necessários para a sustentabilidade do setor no país.
Quando começamos o desenvolvimento do projeto, definimos que traríamos uma abordagem inovadora para a comunicação visual do evento: evitaríamos selecionar fotos “batidas” de banco de imagens, assim como símbolos clássicos da saúde.
Dessa forma, para traduzir este conceito de forma subjetiva, criamos uma leitura metafórica do tema, utilizando, para representação, círculos de tons de verde – cor institucional da Federação - que eram derivados de um ponto central que podia abrigar tanto o slogan quanto a logo do evento. Para trazer sinergia e unicidade ao projeto e tornar a proposta do evento impactante para os participantes, todas as peças criadas exploraram este conceito.
Em apoio ao slogan, criamos uma série de chamadas questionadoras sobre o futuro da saúde suplementar, que foram espalhadas estrategicamente nos ambientes do evento para estimular o debate entre os participantes.
COMUNICAÇÃO VISUAL E PROJETO CENOGRÁFICO:
O evento, que foi realizado no andar térreo do Windsor Convention & Expo Center, tinha um desafio que era criar o espaço da plenária sem o isolar da área de convivência, pois o número de inscritos no evento já ultrapassava a capacidade desta sala. Para isso, foi criada uma grande divisória que abraçava as palestras, mas que permitia que o som alcançasse os dois principais espaços.
- Credenciamento:
Os executivos eram recebidos no hall de entrada na área de credenciamento onde recebiam o crachá e a bolsa com os brindes (caneta e bloco).
- Plenária:
Durante os dois dias de evento, os participantes contaram com 9 painéis e palestras ministrados por especialistas internacionais e nacionais. A estrutura cenográfica desenvolvida para a área onde ocorriam as palestras e painéis seguia a premissa da proximidade entre os participantes. Modulando a sala em formato arena, o palco redondo se tornou o ponto central do palco. Era abraçado pelo painel de fundo, que seguia o formato arredondado. O público foi disposto em cadeiras que circulavam o palco, criando uma atmosfera acolhedora que instigou o debate entre os participantes.
Para alcançar todas as posições da plenária, lançamos mãos de uma multi tela aérea de 03 faces, que eram utilizadas de forma versátil: transmissão simultânea, exibição de apresentações, vídeos e etc.
- Área de relacionamento:
Por termos esgotado a capacidade do evento, no foyer os participantes contavam com uma área de almoço e coffee break em formato lounge, com grande tela que compartilhava ao vivo os debates que estavam acontecendo dentro da plenária.
Aproveitamos essa grande área de estar para distribuir e divulgar as principais publicações da FenaSaúde.Um grande estante física disponibilizada as publicações para retirada e uma grande tela touchscreen possibilitava que os participantes navegassem nas publicações online.
Durante o evento, 19 estudos e publicações sobre o setor diagramados pela Bethe B foram lançados.
- Sinalização:
Todas as áreas do evento eram sinalizadas com totens indicativos de forma a direcionar o deslocamento dos participantes.
- Sala VIP:
As autoridades e conferencistas eram recebidos na sala VIP, onde podiam interagir enquanto aguardavam o início dos seus painéis. A sala contava com um mobiliário requintado em formato de lounge e poderia ser utilizado para reuniões.
Além disso, um almoço de coletiva de imprensa foi realizado em uma sala do evento como estratégia para trazer maior retorno de mídia espontânea ao evento.
APLICATIVO
O aplicativo era a porta de entrada para a experiência do 4º Fórum. Através dele era possível consultar a programação do evento, montar uma agenda própria de atividades, entrar em contato com os outros participantes do Congresso, fazer perguntas aos palestrantes, além de postar fotos e comentários natimelinedo evento.
Utilizamos o recurso da enquete, que questionavam, em termo real, perguntas aos participantes ao final de cada painel. As respostas eram compartilhadas na tela principal just-in-time, propiciando acordos iniciais de questões que a maioria dos votantes considerava mais razoável para os próximos passos na resolução da saúde suplementar no Brasil.
- DIVULGAÇÃO:
Por se tratar de um evento direcionado para o público interno do setor, toda a campanha de divulgação que buscava conversão em participantes, pensada em parceria com a área de eventos da CNseg, foi focada em mídias e ferramentas que atingissem de forma assertiva este público - a ideia era ter um debate inclusivo, mas com um público selecionado. Para isso, desenvolvemos uma estratégia de e-mails marketing com abordagens específicas de acordo com cada fase da campanha de divulgação.
Entretanto, como o 4º Fórum também tem como missão a disseminação dos objetivos das associadas da FenaSáude, era nosso dever ampliar o impacto deste debate, estimulando a disseminação do conteúdo em veículos de grande circulação.
-Transmissão ao vivo:
Todas as palestras do evento foram transmitidas ao vivo de forma a atingir um número ainda maior de participantes, ampliando o acesso ao conteúdo debatido durante o evento.
- Pós evento:
No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentado um panorama geral dos números do evento. Além disso, neste e-mail era possível acessar as fotos, baixar as apresentações e avaliar o evento.