Solução
Desenvolvimento
Para criar o programa, contamos com a colaboração da diretora da Full Sail Brasil, Carol Olival e de cada um dos embaixadores, que contribuíram com seu conhecimento para uma curadoria dos assuntos mais relevantes e atrativos para o mercado de entretenimento, para que fossem incluídos na programação dos workshops.
Uma vez montada a programação, iniciamos a estratégia para criar o piloto de um programa totalmente imersivo, durante 06 dias, em Orlando, Flórida USA. O primeiro workshop realizado foi o de Entertainment Business.
O programa se iniciou no domingo, durante o Full Sail Behind the Scenes, um evento realizado mensalmente pela universidade para mostrar o campus e as vantagens de se estudar na Full Sail, através de atividades e workshops “hands on”.
A partir do segundo dia, o programa contou com workshops montados para ativar a criatividade dos participantes.
Para tornar o programa atraente e seguir as diretrizes educacionais da Full Sail, que consiste em “aprender fazendo”.
Desenvolvemos um programa direcionado para
- empreendedores
- produtores de eventos
- players da indústria criativa
- profissionais de marketing
- estudantes
Detalhes do programa:
Dia 01- BTS Day ( Behind the scenes day) 7:45 to 8:30 - Transporte do hotel para Full Sail
8:30 to 9:00 - Registration
9:00 to 9:45 - Orientation
10:00 to 11:30 - Workshop: Entertainment Business
11:30 to 13:30 - Lunch
13:30 to 15:00 - Workshop: Show Production
15:00 to 17:00 - Painel de Graduados
17:00 to 18:00 - Transporte de volta para o hotel
Dia 02 - VIP Tour + ESL ( English as a second language)9:00 to 10:00 -Transporte do hotel para Full Sail
10:00 to 12:00 - VIP Tour
12:00 to 13:00 - Almoço
13:00 to 14:50 - ESL Workshop 1 - professional introduction + commercial/concert
14:50 to 15:10 - Break
15:10 to 17:00 - ESL Workshop 2 - Branding + Global citizenship
17:00 to 18:00 -Transporte para Disney Springs
18:00 to 19:00 - Estudo de caso #1 - Coca-Cola Store
19:00 to 21:30 - Jantar
21:30 to 22:00 - Transporte de volta para o hotel
Dia 03 - Workshops especializados9:00 to 10:00 - Transporte para Full Sail
10:00 to 12:00- Workshop 1 - E.B. - Roles & Terminology in Live Production
12:00 to 13:00 - Almoço
13:00 to 14:45 - Workshop 2 - E.B. - The Event Foundation – Vision, Goals, Objectives & Target Audience
14:45 to 15:00 -Coffee Break
15:00 to 17:00 - Workshop 3 - E.B. - Public Relations
17:00 to 18:00- Transporte para City Walk
18:00 to 19:00 - Estudo de caso: Hard Rock Live
19:00 to 21:30 - Jantar
21:30 to 22:00 - Transporte para hotel
Dia 04 - Workshops especializados9:00 to 10:00 - Transporte para Full Sail
10:00 to 12:00 - Workshop 4 - E.B.- Branding
12:00 to 13:00 - almoço
13:00 to 14:45 - Workshop 5 - E.B. - Our Changing Industry and the Future
14:45 to 15:00 - Break
15:00 to 18:00 - Workshop 6 - E.B. - Campus Event - Social Scene
18:00 to 19:00 - Estudo de caso – M&M Store
19:00 to 21:30 - Jantar
21:30 to 22:00 - Transporte para hotel
Dia 05 - Visitas à indústria9:00 to 10:00 - Transporte -visita à empresa Doghead
10:00 to 11:00 - Doghead Sim – Realidade Virtual
11:00 to 12:00 - Doghead Sim - VR experimentation / VR market brainstorm
12:00 to 13:00 - Almoço
13:00 to 14:00 - Transporte para Orlando City Soccer
14:00 to 16:00 - Estudo de caso - Orlando City Soccer - Tour
16:00 to 17:00 - Transportation Orlando Citrus
17:00 to 19:00 - Estudo de caso - Orlando Citrus
19:00 to 21:30 - Jantar
21:30 to 22:00 - Transporte para hotel
Day 6 - Painel com graduados e Projetos Pessoais9:00 to 10:00 - Transporte para Full Sail
10:00 to 12:00 - Painel de graduados – a experiência e vivência de quem está no mercado
12:00 to 13:00 - Almoço
13:00 to 14:50 - Projeto pessoal - Reflexão
14:50 to 15:10 - Break
15:10 to 17:00 - Projeto pessoal - Apresentação
17:00 to 18:30 - Meet & Greet ( happy hour e network com ex-graduados e professores)
Vantagens para os participantes: IMERSÃO NO ASSUNTO: O curso foi estruturado em formato imersivo de mais de 50 horas, durante 6 dias, permitindo acesso contínuo ao tema e sua aplicação, interagindo e compartilhando percepções e experiências com os participantes, tornando o aprendizado multifacetado.
METODOLOGIA ÚNICA E EXCLUSIVA: A metodologia única e exclusiva integra continuamente teoria e prática, cases globais e seu espelhamento para o mercado brasileiro, tornando clara a relação entre os mercados.
ESTUDO DE CASO EM VISITAS GUIADAS: Visitas guiadas a empresas inovadoras e disruptivas, com posterior discussão sobre o modelo de negócio da empresa visitada.
NETWORKING: Rico e ativo, o relacionamento entre os participantes brasileiros do programa com alunos, professores e executivos americanos, trouxe benefícios imediatos, além da construção de laços duradouros e negócios futuros.
APLICAÇÃO IMEDIATA: Outro grande benefício da metodologia é o entendimento da aplicação imediata no dia a dia dos participantes, em cada tema trabalhado no curso.
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL: Estar na Full Sail University por si só já é uma inovação. Alunos do mundo todo em um ambiente extremamente inspirador e engajador. Os professores são preparados com o que há de melhor no mercado de eventos e entretenimento do mundo para tornar os alunos, profissionais de alta performance capazes de trabalhar em empresas líderes deste setor, em todo o mundo.
7. WELCOME SESSION - BEHIND THE SCENESNo primeiro dia do programa, todos participaram de um tour guiado, para conhecer os “bastidores” da Full Sail University e as estratégias utilizadas pela universidade para mostrar aos visitantes todo o potencial de aprendizado a oferecer.
8. CERTIFICAÇÃODepois de passar mais de 50 horas em contato com estudos de caso, pessoas e profissionais do setor, os participantes receberam um certificado internacional de participação do programa.
Estratégias Para atrair as pessoas corretas para cada curso e ampliar as chances de adesão, dividimos o programa por área de interesse:
- Entertainment Business;
- Innovation;
- Marketing Sport;
- Media & Communication;
- Game Design;
- Film Production;
- Art & Design;
- Educator Edition
Para reforçar nossa aliança com pessoas importantes do segmento, selecionamos profissionais relevantes em cada um destes setores, para se tornarem os “embaixadores” do programa.
Assim, o papel de cada embaixador, além de ser uma referência para este público, seria o de divulgar os cursos, transmitir credibilidade e confiança para aqueles que desejam ingressar na carreira de interesse, além de atrair seus seguidores para o curso e acompanhar o grupo na viagem, compartilhando conhecimento a partir de seu ponto de vista e experiência.
Com os embaixadores escolhidos, o próximo passo foi selecionar o mailing de cada um e iniciar a divulgação, através das redes sociais e também através de encontros promovidos no escritório da Full Sail em São Paulo. Nestes encontros eram oferecidos atividades e workshops direcionados com o tema das edições do Campus Experience, despertando a curiosidade dos participantes em conhecer mais sobre o que poderia ser explorado na universidade.
Desafios: Ampliar o conhecimento que as pessoas tinham sobre a instituição Full Sail, pois apesar de ter sua importância no mercado americano, ainda não tem a mesma tradição e reconhecimento que outras universidades estrangeiras possuem no Brasil;
Convencer as pessoas a vivenciarem in loco a experiência de conhecerem as instalações de última geração desta universidade, totalmente voltada para a formação de grandes profissionais do show business;
Demonstrar a importância da profissionalização através do estudo para profissões que no Brasil não requerem diploma universitário, como produção de filmes, produção de shows musicais, artes, designer de jogos, entre outros, pelo simples fato de que ainda não existem universidades brasileiras com o foco unicamente no mercado criativo de entretenimento.
Relacionar atividades e profissões do mercado de entretenimento que não temos cultura da necessidade de diploma universitário;
Convencer os possíveis participantes que um curso na Full Sail seria um diferencial, já que a universidade, apesar de sua importância no mercado americano, ainda não tem um alto grau de reconhecimento no Brasil. tem baixo.
Por ser um curso realizado nos Estados Unidos, sempre existe o desafio do investimento e cambio, o que gera dificuldade na hora do fechamento
O valor do curso era informado separadamente, o que fazia as pessoas ponderarem se teriam recursos o suficiente, já que seria necessário arcar com outros custos para realizar a viagem ( passagem, hospedagem e alimentação fora da universidade, além de gastos extras)
Alguns workshops seriam ministrados em inglês e isto se tornou uma barreira para alguns participantes por não terem fluência suficiente para um bom aproveitamento dos conteúdos.
Soluções: Desenvolvemos uma campanha, ativando alunos a partir do funil de vendas de outros cursos realizados pelos embaixadores;
Foram realizados workshops gratuitos pelos embaixadores com pílulas do Campus Experience, de forma a agregar valor e incentivar os fechamentos;
O plano de comunicação foi realizado em conjunto com a Full Sail, com base as redes sociais e perfis que a Universidade construiu no Brasil, através de captação de leads em diversas ações voltadas a economia criativa;
Para oferecer mais opções de parcelamento aos participantes, com o mínimo impacto de juros, fizemos uma parceria com a Eventbrite, onde conseguimos uma taxa abaixo do mercado para parcelamento em até 12 vezes. Desta forma, o valor do curso pode ser diluído para que o participante tivesse recursos para outras despesas necessárias para a viagem, como alimentação, hospedagem e passagem aérea;
Para melhorar o aproveitamento e participação dos participantes nos workshops, disponibilizamos tradução simultânea através de equipamentos individuais;
Além da tradução simultânea, fez parte do programa algumas aulas de inglês para ensinar o vocabulário técnico específico do tema abordado. No caso de Entertainment Business, os alunos receberam um material com vários termos e palavras usadas no segmento de show business e produção de shows. Apesar de ser em inglês, estes termos são essenciais para quem deseja atuar na área.
Disponibilizamos uma manhã para que fosse feito um tour pela universidade e todos pudessem conhecer as áreas e instalações da Full Sail, mesmo que não fosse parte de seu programa. Desta forma os participantes puderam conferir e conhecer outros setores, podendo até despertar o interesse em fazer outros cursos;
Para agregar ainda mais valor a toda esta vivência, demos a oportunidade a cada participante de desenvolver seu próprio projeto. No fim do curso, dedicamos um dia inteiro em que o aluno pode recapitular os temas que considerou mais importantes durante os dias em que esteve no curso para aplicar estes ensinamentos neste projeto, que poderia ser de vida, carreira ou negócio. Com o suporte do professor embaixador e dos professores da Full Sail, os alunos tiveram inspiração para integrar o conteúdo aprendido, e voltaram com um projeto pronto para ser desenvolvido e aprimorado no Brasil.
Para fechar a semana de forma positiva, finalizamos o curso com um happy hour que incentivou o networking entre participantes, graduados e professores da Full Sail.