Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Campus Experience Full Sail

Candidato: Businessland
Cliente: Full Sail Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Eventos Técnicos-Científicos

Campus Experience Full Sail -  é um programa voltado para profissionais dos segmentos de marketing, eventos e live entertainment,  sediado em uma das maiores universidades de entretenimento do mundo. 
Além de aulas e workshops, os participantes fazem estudos de caso com visitas a bastidores de grandes empresas e players de entretenimento em Orlando, como Orlando City, Amway Arena, Hard Rock Café, entre outros, conhecendo na prática como as empresas se reinventam para se destacar no segmento do Entretenimento.
O objetivo é proporcionar experiências para que os participantes entendam o mercado internacional de eventos, através de um olhar 360 graus sobre o segmento de entretenimento, com abordagem teórica e prática sobre diversos temas como: 

Negócios do Entretenimento;
Produção de Shows;
Branding;
Design Thinking; 
Inovação;

Escolhemos a cidade de Orlando por 02 motivos: primeiro porque é onde fica a Full Sail University, considerada a maior universidade de entretenimento dos Estados Unidos, e que desde 1979 vem formando grandes profissionais premiados nesta indústria, com inúmeros alunos que já conquistaram prêmios Oscar e Grammy. Segundo pois Orlando é uma cidade que recebe quase 70 milhões de turistas por ano e é repleta de parques temáticos com atrações, eventos e entretenimento por todos os lados, ou seja, um lugar perfeito para entender ao vivo, toda a dinâmica desta indústria tão apaixonante. 

 

Vídeo

 

 

 

Briefing, metas e objetivos propostos pelo contratante.

 

 

Briefing:

 

Apesar de estar consolidada no mercado americano, a Full Sail ainda não tem o mesmo reconhecimento no mercado brasileiro. E sabendo que o Brasil é o país da América do Sul, que mais leva estudantes aos Estados Unidos, a Full Sail sentiu a necessidade de criar uma experiência que pudesse levar possíveis participantes para conhecer suas instalações, laboratórios e vivenciar toda a grandeza do campus da universidade.

Um modelo disruptivo e fora do padrão convencional de sala de aula, que só é possível ser plenamente desvendado com a experiência de uma visita local.

 

Assim, a BusinessLand ajudou a Full Sail a desenvolver um programa exclusivo que mostrasse aos participantes todo o potencial que a universidade pode oferecer aos seus graduandos, além de oferecer a oportunidade destes futuros alunos vivenciarem a experiência de estudar em um local que despertasse o interesse em seguir uma carreira disruptiva e fora do comum.

 

 

Meta:

Uma das formas que a Full Sail nos Estados Unidos utilizava para medir performance das ativações no Brasil, era através do número de “applications”, um cadastro de interessados que se tratava de uma intenção de matrícula.  Os  dados destes interessados eram enviados ao escritório internacional da Full Sail, que por sua vez faria o trabalho para converter estas intenções em matrículas de fato.

 

A Full Sail tinha como meta aumentar o número de “applications” que eventualmente se converteriam em  matrículas de estudantes brasileiros, tanto para graduação ou pós graduação. Com o programa Campus Experience a expectativa era aumentar em pelo menos 20% esta estimativa.

 

 

Objetivo:

Mostrar na prática aos participantes como seria estudar na Full Sail University e oferecer a oportunidade destas pessoas conhecerem e experimentarem a mágica de frequentar uma universidade que não tem nada de convencional e muito diferente das universidades brasileiras: com salas de aulas que são verdadeiros  sets de filmagem, estúdios de gravação e palcos preparados para produções musicais.

Ao abrir as portas da universidade, através do programa Campus Experience, o participante teria acesso aos melhores laboratórios e professores da área, além de adquirir aprendizado através da prática, já que as atividades exploradas vão muito além da sala de aula.

 

Por que a BusinessLand merece ganhar este case?

 

Diferente de cursos tradicionais de conhecimento, realizar o Campus Experience foi um processo criado do zero para  possibilitar a imersão em um programa de conhecimento internacional.

 

Abrir as portas na melhor universidade de entretenimento do mundo, com a participação de diversos professores em workshops escolhidos a dedo, e integrando tudo isso a dinâmicas do mercado americano com o mercado brasileiro, foram algumas das ações do desenvolvimento deste programa.

 

O Entertainment Business é construído a partir de conexões emocionais, para então serem monetizadas e então trazer resultados. Trabalhar estes elementos na essência, e com dinâmicas “mão na massa” foram incríveis para dimensionar o quanto podemos subir literalmente o “sarrafo” de nosso conhecimento.

 

São nos menores frascos que encontramos os melhores perfumes, por isso mesmo uma experiência de poucas pessoas, podem mudar o jogo de muitas outras deste curso em diante. Algo exclusivo para poucos participantes, mas de forma intensa. Este foi um dos própositos de ensinamento que o Campus Experience levou para estas pessoas mudarem seus caminhos de vida, de carreira e de negócios.

 

Assim, levamos da teoria à pratica, os estudantes mergulheram em backstages cheios de histórias e cases de sucesso para tornar mais de 50 horas de conteúdo em uma verdadeira mudança de mindset.



 

 

Galeria de Fotos

Solução 



Desenvolvimento

 

Para criar o programa, contamos com a colaboração da diretora da Full Sail Brasil, Carol Olival e de cada um dos embaixadores, que contribuíram com seu conhecimento para uma curadoria dos assuntos mais relevantes e atrativos para o mercado de entretenimento, para que fossem incluídos na programação dos workshops.

 

Uma vez montada a programação, iniciamos a estratégia para criar o piloto de um programa totalmente imersivo, durante 06 dias, em Orlando, Flórida USA. O primeiro workshop realizado foi o de Entertainment Business.

O programa se iniciou no domingo, durante o Full Sail Behind the Scenes, um evento realizado mensalmente pela universidade para mostrar o campus e as vantagens de se estudar na Full Sail, através de atividades e workshops “hands on”.

A partir do segundo dia, o programa contou com workshops montados para ativar a criatividade dos participantes.

Para tornar o programa atraente e seguir as diretrizes educacionais da Full Sail, que consiste em “aprender fazendo”.

 

Desenvolvemos um programa direcionado para


  • empreendedores

  • produtores de eventos

  • players da indústria criativa

  • profissionais de marketing

  • estudantes 


Detalhes do programa:

 

Dia 01- BTS Day ( Behind the scenes day)

 7:45 to 8:30 - Transporte do hotel para Full Sail

 8:30 to 9:00 - Registration

 9:00 to 9:45 - Orientation

10:00 to 11:30 - Workshop: Entertainment Business

11:30 to 13:30 - Lunch

13:30 to 15:00 - Workshop: Show Production

15:00 to 17:00 - Painel de Graduados

17:00 to 18:00 - Transporte de volta para o hotel



Dia 02 - VIP Tour + ESL ( English as a second language)

9:00 to 10:00 -Transporte do hotel para Full Sail

10:00 to 12:00 - VIP Tour

12:00 to 13:00 - Almoço

13:00 to 14:50 - ESL Workshop 1  - professional introduction + commercial/concert

14:50 to 15:10 - Break

15:10 to 17:00 - ESL Workshop 2 - Branding + Global citizenship

17:00 to 18:00 -Transporte para Disney Springs

18:00 to 19:00 - Estudo de caso  #1 - Coca-Cola Store

19:00 to 21:30 - Jantar

21:30 to 22:00 - Transporte de volta para o hotel



Dia 03 - Workshops especializados

9:00 to 10:00 - Transporte para Full Sail

10:00 to 12:00- Workshop 1 - E.B. - Roles & Terminology in Live Production

12:00 to 13:00 - Almoço

13:00 to 14:45 - Workshop 2 - E.B. - The Event Foundation – Vision, Goals, Objectives & Target Audience

14:45 to 15:00 -Coffee Break

15:00 to 17:00 - Workshop 3 - E.B. - Public Relations

17:00 to 18:00- Transporte para City Walk

18:00 to 19:00 - Estudo de caso:  Hard Rock Live

19:00 to 21:30 - Jantar

21:30 to 22:00 - Transporte para hotel



Dia 04 - Workshops especializados

9:00 to 10:00 - Transporte para Full Sail

10:00 to 12:00 - Workshop 4 - E.B.- Branding

12:00 to 13:00 - almoço

13:00 to 14:45 - Workshop 5 - E.B. - Our Changing Industry and the Future

14:45 to 15:00 - Break

15:00 to 18:00 - Workshop 6 - E.B. - Campus Event - Social Scene

18:00 to 19:00 - Estudo de caso – M&M Store

19:00 to 21:30 - Jantar

21:30 to 22:00 - Transporte para hotel



Dia 05 - Visitas à indústria

9:00 to 10:00 - Transporte -visita à empresa Doghead

10:00 to 11:00 - Doghead Sim – Realidade Virtual

11:00 to 12:00 - Doghead Sim - VR experimentation / VR market brainstorm

12:00 to 13:00 - Almoço

13:00 to 14:00 - Transporte para Orlando City Soccer

14:00 to 16:00 - Estudo de caso -  Orlando City Soccer - Tour

16:00 to 17:00 - Transportation Orlando Citrus

17:00 to 19:00 - Estudo de caso - Orlando Citrus

19:00 to 21:30 - Jantar

21:30 to 22:00 - Transporte para hotel

 

Day 6 - Painel com graduados e Projetos Pessoais

9:00 to 10:00 - Transporte para Full Sail

10:00 to 12:00 - Painel de graduados – a experiência e vivência de quem está no mercado

12:00 to 13:00 - Almoço

13:00 to 14:50 - Projeto pessoal - Reflexão

14:50 to 15:10 - Break

15:10 to 17:00 - Projeto pessoal - Apresentação

17:00 to 18:30 - Meet & Greet ( happy hour e network com ex-graduados e professores)

 

 

Vantagens para os participantes:

 

IMERSÃO NO ASSUNTO: O curso foi estruturado em formato imersivo de mais de 50 horas, durante 6 dias, permitindo acesso contínuo ao tema e sua aplicação, interagindo e compartilhando percepções e experiências com os participantes, tornando o aprendizado multifacetado.

 

METODOLOGIA ÚNICA E EXCLUSIVA: A metodologia única e exclusiva integra continuamente teoria e prática, cases globais e seu espelhamento para o mercado brasileiro, tornando clara a relação entre os mercados.

 

ESTUDO DE CASO EM VISITAS GUIADAS: Visitas guiadas a empresas inovadoras e disruptivas, com posterior discussão sobre o modelo de negócio da empresa visitada.

 

NETWORKING: Rico e ativo, o relacionamento entre os participantes brasileiros do programa com alunos, professores e executivos americanos, trouxe benefícios imediatos, além da construção de laços duradouros e negócios futuros.

 

APLICAÇÃO IMEDIATA: Outro grande benefício da metodologia é o entendimento da aplicação imediata no dia a dia dos participantes, em cada tema trabalhado no curso.

 

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL: Estar na Full Sail University por si só já é uma inovação. Alunos do mundo todo em um ambiente extremamente inspirador e engajador. Os professores são preparados com o que há de melhor no mercado de eventos e entretenimento do mundo para tornar os alunos, profissionais de alta performance capazes de trabalhar em empresas líderes deste setor, em todo o mundo.

 

7. WELCOME SESSION - BEHIND THE SCENES

No primeiro dia do programa, todos participaram de um tour guiado, para conhecer os “bastidores” da Full Sail University e as estratégias utilizadas pela universidade para mostrar aos visitantes todo o potencial de aprendizado a oferecer.

 

8. CERTIFICAÇÃO

Depois de passar mais de 50 horas em contato com estudos de caso, pessoas e profissionais do setor, os participantes receberam um certificado internacional de participação do programa.

 

 

Estratégias

 

 

Para atrair as pessoas corretas para cada curso e ampliar as chances de adesão, dividimos o programa por área de interesse:

  • Entertainment Business;

  • Innovation;

  • Marketing Sport;

  • Media & Communication;

  • Game Design;

  • Film Production;

  • Art & Design;

  • Educator Edition




Para reforçar nossa aliança com pessoas importantes do segmento, selecionamos profissionais relevantes em cada um destes setores, para se tornarem os “embaixadores” do programa.



Assim, o papel de cada embaixador, além de ser uma referência para este público,  seria o de divulgar os cursos, transmitir credibilidade e confiança para aqueles que desejam ingressar na carreira de interesse, além de atrair seus seguidores para o curso e acompanhar o grupo na viagem, compartilhando conhecimento a partir de seu ponto de vista e experiência.

 

Com os embaixadores escolhidos, o próximo passo foi selecionar o mailing de cada um e iniciar a divulgação, através das redes sociais e também através de encontros promovidos no escritório da Full Sail em São Paulo. Nestes encontros eram oferecidos atividades e workshops direcionados com o tema das edições do Campus Experience, despertando a curiosidade dos participantes em conhecer mais sobre o que poderia ser explorado na universidade.

 

 

 

Desafios:

 

Ampliar o conhecimento que as pessoas tinham sobre a instituição Full Sail, pois apesar de ter sua importância no mercado americano, ainda não tem a mesma tradição e reconhecimento que outras universidades estrangeiras possuem no Brasil; 

Convencer as pessoas a vivenciarem in loco a experiência de conhecerem as instalações de última geração desta universidade, totalmente voltada para a formação de grandes profissionais do show business; 

Demonstrar a importância da profissionalização através do estudo para profissões que no Brasil não requerem diploma universitário, como produção de filmes, produção de shows musicais, artes, designer de jogos, entre outros, pelo simples fato de que ainda não existem universidades brasileiras com o foco unicamente no mercado criativo de entretenimento. 

Relacionar atividades e profissões do mercado de entretenimento que não temos cultura da necessidade de diploma universitário; 

Convencer os possíveis participantes que um curso na Full Sail seria um diferencial, já que a universidade, apesar de sua importância no mercado americano, ainda não tem um alto grau de reconhecimento no Brasil. tem baixo. 

Por ser um curso realizado nos Estados Unidos, sempre existe o desafio do investimento e cambio, o que gera dificuldade na hora do fechamento 

O valor do curso era informado separadamente, o que fazia as pessoas ponderarem se teriam recursos o suficiente, já que seria necessário arcar com outros custos para realizar a viagem ( passagem, hospedagem e alimentação fora da universidade, além de gastos extras) 

Alguns workshops seriam ministrados em inglês e isto se tornou uma barreira para alguns participantes por não terem fluência suficiente para um bom aproveitamento dos conteúdos. 

 

 

Soluções:

 

Desenvolvemos uma campanha, ativando alunos a partir do funil de vendas de outros cursos realizados pelos embaixadores;

 

Foram realizados workshops gratuitos pelos embaixadores com pílulas do Campus Experience, de forma a agregar valor e incentivar os fechamentos;

 

O plano de comunicação foi realizado em conjunto com a Full Sail, com base as redes sociais e perfis que a Universidade construiu no Brasil, através de captação de leads em diversas ações voltadas a economia criativa;

 

Para oferecer mais opções de parcelamento aos participantes, com o mínimo impacto de juros, fizemos uma parceria com a Eventbrite, onde conseguimos uma taxa abaixo do mercado para parcelamento em até 12 vezes. Desta forma, o valor do curso pode ser diluído para que o participante tivesse recursos para outras despesas necessárias para a viagem, como alimentação, hospedagem e passagem aérea;

 

Para melhorar o aproveitamento e participação dos participantes nos workshops, disponibilizamos tradução simultânea através de equipamentos individuais;

 

Além da tradução simultânea, fez parte do programa algumas aulas de inglês para ensinar o vocabulário técnico específico do tema abordado. No caso de Entertainment Business, os alunos receberam um material com vários termos e palavras usadas no segmento de show business e produção de shows. Apesar de ser em inglês, estes termos são essenciais para quem deseja atuar na área.

 

Disponibilizamos uma manhã para que fosse feito um tour pela universidade e todos pudessem conhecer as áreas e instalações da Full Sail, mesmo que não fosse parte de seu programa. Desta forma os participantes puderam conferir e conhecer outros setores, podendo até despertar o interesse em fazer outros cursos;

 

Para agregar ainda mais valor a toda esta vivência, demos a oportunidade a cada participante de desenvolver seu próprio projeto. No fim do curso, dedicamos um dia inteiro em que o aluno pode recapitular os temas que considerou mais importantes durante os dias em que esteve no curso para aplicar estes ensinamentos neste projeto, que poderia ser de vida, carreira ou negócio. Com o suporte do professor embaixador e dos professores da Full Sail, os alunos tiveram inspiração para integrar o conteúdo aprendido, e voltaram com um projeto pronto para ser desenvolvido e aprimorado no Brasil.

 

Para fechar a semana de forma positiva, finalizamos o curso com um happy hour que incentivou o networking entre participantes, graduados e professores da Full Sail.

 

Galeria de Fotos

Retorno 

 

O projeto teve alto índice de resultado e participação durante os programas realizados;

 

Notas dadas pelos participantes, acima de 9 (sobre 10) para o programa, mostraram a riqueza da entrega e a experiência proporcionada;

 

As indicações “boca a boca” cresceram e geraram novas inscrições para outras edições do Campus Experience;

 

O número de applications de participantes do Campus Experience surpreendeu positivamente: 37% dos participantes preencheram a intenção de matrícula, o que para a Full Sail foi um número bem relevante;



O programa foi muito bem recebido pelos diretores da Full Sail, que a principio estavam receosos em passar um conteúdo tão denso e extenso em apenas 01 semana. Esta era uma preocupação dos professores, ao disponibilizar informações que são passadas em meses de curso. Porém, com a ótima aceitação dos participantes, a Full Sail autorizou outras edições do programa e replicou isto também para adolescentes, montando um programa adequado a eles, baseado no sucesso do Campus Experience.