Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Programa Ampliar Horizontes - Com Gastronomia se Põe a Mesa: Exitosa Parceria

Candidato: Centro Social Menino Jesus
Cliente: Centro Social Menino Jesus
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado:

 O Centro Social Menino Jesus - CSMJ iniciou suas atividades em 2007. Instalado na comunidade do Jardim Mirna, extremo sul de São Paulo desde  1981, como Casa Transitória Eurípedes Barsanulfo. Trata-se de território com população em situação de vulnerabilidade social, com pouca oferta de cursos de formação e espaços de pertencimento e acolhida.  Nossos  objetivos são de valorizar os princípios de autonomia e emancipação, por meio de atendimento assistencial, capacitação e formação para geração de emprego e renda- com o Programa Ampliar Horizontes e os Projetos "Com Beleza se Põe a Mesa" e com "Gastronomia se Põe a Mesa", com foco na formação cidadã e capacitação de qualidade, conforme princípios norteadores dos projetos citados.  As nossas instalações ficam na comunidade e são parte de sua história. Nosso trabalho é desenvolvido, quase na totalidade por voluntários, que são   comunitários e pessoas que vem de outros locais. Considerando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODMs – trabalhamos com foco em : 04  deles – Educação de Qualidade, 08- Emprego Digno e Crescimento Econômico, 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 – Parcerias em Prol das Metas. Desta forma, procuramos contribuir para uma cidade mais igualitária.

Vídeo

SUSTENTABILIDADE: 

Quanto a sustentabilidade das ações do Programa “Ampliar Horizontes – Com Gastronomia se Põe a Mesa”, considerando o tripé da Capacitação/Formação, Capacidade Financeira e Empoderamento da Comunidade, temos a considerar:

-Parceria, Capacitação e Formação  -A continuidade do curso “Auxiliar de Cozinha”  está garantida pela equipe técnica que faz parte do Voluntariado da Instituição, engajado à visão holística e a causa da Valorização dos Talentos da Comunidade.

- Capacidade Financeira – A cozinha industrial, com o espaço físico adequado, possibilitada pela parceria com a Rede Accor de Hotéis é fundamental para a continuidade dos cursos como atividade permanente. A capacidade financeira de manutenção do curso, a longo prazo, se torna sustentável com a equipe técnica voluntária, com redução /extinção da colaboração dos profissionais remunerados , bem como a simplificação/redução de ingredientes necessários às práticas profissionais e das atividades externas à comunidade.

- Empoderamento da Comunidade – O Centro Social Menino Jesus, reconhecido como importante instituição local, tem como objetivo fortalecer e valorizar os moradores da região e continuará com esta filosofia, adequando as ações afirmativas e exitosas à realidade e cenário do momento.

 Entendemos que a parceria com a Rede Accor, extrapola o investimento financeiro, possibilitando a participação dos comunitários em eventos da agenda na cidade de São Paulo, estimula a cultura do voluntariado em ambas as organizações: Rede Accor, pelos profissionais engajados na proposta  e do  Centro Social Menino Jesus e propicia aos alunos novos espaços de convivência.

 

A parceria com a Rede Accor de Hotéis teve início no ano de 2012, possibilitando a formação e capacitação de jovens e adultos da comunidade do Jardim Mirna, na profissão de Auxiliar de Cozinha. Neste período, com recursos investidos pela Rede Accor, construímos a nossa Cozinha Industrial, bem como a infra estrutura do curso (ingredientes, equipamentos e manutenção dos mesmos), participação em eventos externos , incentivo à cultura do Voluntariado Empresarial, contando com a participação de chefes de cozinha, cozinheiros, nutricionistas e outros profissionais que participaram da formação técnica nas aulas. Importante salientar que o Programa gerido pela Rede Accor, prevê a existência de um “padrinho” voluntário da nossa Organização e funcionário da Rede. Como fato marcante, destacamos o “Café Trampolim”, localizado em São Paulo, administrado pela Rede Accor, tendo como cenário a contratação de profissionais formados pelos projetos sociais que são seus parceiros, ofertando vaga de emprego para esses alunos formados, como é o nosso caso. Atualmente temos como funcionários a cozinheira, auxiliar de cozinha, auxiliar de salão nesta experiência exitosa, que se tornou o Café Trampolim. Outros profissionais formados no CSMJ estão atuando em hotéis da referida rede, em estabelecimentos comerciais variados e, principalmente as mulheres, nosso maior público alvo como autônomas que se especializaram em novas práticas e fazem encomendas e atendem buffets. A nossa reputação está intrinsicamente ligada ao nosso ideal de transformação da sociedade, pensando que temos que fazer bem o Bem. 

O Centro Social Menino Jesus  atingiu a expectativa de alunos formados na área de Beleza e Gastronomia, por meio de seu Programa Ampliar Horizontes – Com Beleza se Põe a Mesa  - 342 formações e Com Gastronomia se Põe a Mesa, totalizando 183 formações até 2018, totalizando de 2011 até  esta data 525 formações para a geração de renda e emprego, com forte impacto na comunidade local e entorno. 

Os indicadores demonstram o resultado. Vale informar que os cursos de Beleza são mantidos com a renda de nossos 03  almoços beneficentes anuais.

? O CSMJ atingiu a expectativa de alunos formados na área de Beleza e Gastronomia, por meio de seu Programa Ampliar Horizontes – Com Beleza se Põe a Mesa e Com Gastronomia se Põe a Mesa, totalizando 108 formações em 2018, totalizando de 2011 até esta data 525 formações para a geração de renda e emprego, com forte impacto na comunidade local e entorno. Os indicadores demonstram o resultado.

A geração de emprego e renda, está consolidada tanto nos empregos formais, já citados anteriormente, quanto nos empregos informais/autônomos que impactam na comunidade, tanto na área de gastronomia quanto na área de beleza.

Do ponto de vista Assistencial, outro braço do nosso trabalho, houve a manutenção das atividades semanais de distribuição de sopa e cesta básica para cerca de 150 pessoas/sábado.Contamos com parceiros fixos para esta atividade, entre eles: Frango Itabom, Supermercados Hirota, Mercadão Hortifruti, doações de associados. Ponto de destaque é o nosso atendimento à população em situação de rua , que estão no entorno da Instituição. A nossa festa de Natal, propicia um  movimento solidário, de confraternização e amizade, sendo um momento marcante das nossas atividades.