Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Juntos na Virada Too Seguros

Candidato: Alternativa F
Cliente: Too Seguros
Segmento: Eventos
Estado:

Com 54 anos de história no mercado segurador nacional e reconhecimentos conquistados junto ao setor e parceiros, a Pan Seguros precisava lançar sua nova marca: Too Seguros (desenvolvida pela consultoria de marca GAD).
 
O lançamento da marca acompanhou a transformação implementada na companhia nos últimos anos e sinalizava os planos da empresa, alinhados à sua estratégia de atuação. “Estamos construindo uma nova cultura, jeito de ser, e acreditamos que a nova marca traduz este momento da companhia”, informa o CEO da Too Seguros, Eduardo Domeque.
 
A Too Seguros chegou com o novo posicionamento “Você nunca está sozinho”, remetendo ao mutualismo, que é a essência do seguro. Apesar de as pessoas contratarem seguros individualmente, elas integram um ecossistema formado por outros segurados que dividem o risco entre si.
 
Nos últimos dois anos, a Too Seguros passou por um intenso reposicionamento, com foco na melhoria da experiência dos clientes, simplificando processos e otimizando portfólio. Com uma cultura de execução, valorização de ideias e meritocracia, a empresa mais que dobrou o retorno sobre o patrimônio nos últimos dois anos, reforçando seu compromisso de rentabilidade com os acionistas BTG Pactual e CAIXA e de excelência com seus clientes e parceiros.
 
Foi definido que a marca seria divulgada primeiramente para os colaboradores e por este motivo, escolheram a festa de final de ano para fazer essa virada. Com isso, a Alternativa F foi contratada para operacionalizar todas as ações correspondentes a essa virada de marca.
 
A Agência
 
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.




 

Vídeo

Este evento foi muito importante pois marcou uma mudança de marca. A Pan Seguros depois de décadas mudaria de nome e posicionamento e passaria a se chamar Too Seguros. Tudo dentro de um trabalho de mais de 1 ano que vinha sendo feito pela equipe de marketing, em busca de deixar a marca mais moderna, mais tecnológica e atendendo às necessidades de um novo momento de mercado e as exigências atualizadas do consumidor. A noite foi a primeira vez que a companhia de uma forma conjunta foi informada e impactada por esta novidade. Diversas estratégias de marketing foram utilizadas para que os colaboradores fossem impactados com sucesso.

 

O Conceito da Noite:

 

Vi-rar 

1. Voltar para a posição contrária;

2. Pôr do avesso;

3. Mover para um lado ou para uma posição diferente;

4. Dirigir ou apontar em uma direção;

5. Revirar, revolver.

 

Vi-ra-da 

1. .Ato ou efeito de virar;

2. Alteração de estado, condição, direção;

3. Uma GUINADA.

 

Imagine uma festa.

Agora imagine ela em uma nova perspectiva.

Um momento para sair do lugar comum e demonstrar o novo, o diferente.

Um encontro único onde será comemorado um ano que termina e outro que se inicia com alterações incríveis.

A data em que será apontado um novo caminho, uma nova direção.

Dia de dar uma guinada e celebrar o mudar.

Mudanças do bem e pro bem.

Tudo isso trazendo o conceito cada vez mais forte e UNIR, INTEGRAR, COLABORAR.

 

Uma festa em que todas essas importantes palavras se juntam em um objetivo comum:

JUNTOS NA VIRADA

 

Explicação do visual:

 

O KV da festa e identidade visual foram desenvolvidas dentro do conceito de tudo que queríamos passar na festa, a junção de virada do ano com virada da marca, porém de forma criativa, trazendo vários elementos do que aconteceria, porém, fazendo de uma forma na qual os convidados só entenderão seus significados quando estiverem lá:

 

A ponta da página virada como se fossemos descobrir o que há por trás dela era um indício.

Alguns ícones mudando de um tom para o azul da nova marca era outro indício.



O Pré-Evento:



Para marcamos o tema do evento, criamos um cronograma que continha o envio de diversas peças como Save the Date, Teaser com Divulgação do Local, Convite e Reminder, com preparativos do que estava por vir.





A Confraternização:





O espaço escolhido para a realização do evento foi o Tetto Lounge.



Chegada do evento:

Na entrada do prédio tivemos na fachada uma projeção da hashtag #juntosnavirada.

Ao passar pela porta, o convidado recebia uma pulseira que dava acesso a um túnel com música animada e show de lasers na cor da nova marca. Ao final do túnel, encontrava um totem de boas-vindas.

 

Elevador:

Como a boate fica no último andar do prédio, adesivamos o elevador com a arte da festa:

#juntosnavirada

Juntos na alegria, da diversão, na transformação, nas mudanças em 2019.

A arte, misturava o azul da PAN com o azul da nova marca.

 

Set fotográfico:

Ao chegar ao salão, criamos um set fotográfico que trouxe um muro de vegetação com uma grande letra caixa com a hashtag do evento, criando um momento de fotos muito interessante para o evento. Na mesma área do set fotográfico, tínhamos um bar de drinks funcionando e a atração musical que mistura música clássica com eletrônica: Trio Tittanium.

 

Acesso ao salão:

O acesso ao salão foi dividido. Fechamos a área do restaurante e abrimos a pista de dança para que todos pudessem estar no local no momento da virada da marca. Neste local, tínhamos decoração, lounges e painel de LED com mensagens institucionais da PAN Seguros.

Além disso, um DJ tocava sons modernos e animados e era feito o serviço de alimentos e bebidas.

 

A virada da marca:

 

Quando 95% dos funcionários chegaram, iniciamos o momento mais importante da noite: o momento da virada. O presidente subiu ao palco, falou um pouco sobre o ano de 2018 e também puxou um gancho para as oportunidades de 2019, dizendo que ali seria o momento de mudar, mudar a personalidade de PAN, mudar pra melhor e assim chamou um vídeo que falava da personalidade da marca e lançava o logo da Too Seguros.

 

Quando a marca apareceu no telão, muitas ações simultâneas de marketing

foram colocadas em prática:

 

- Entraram no salão drink com champagne na cor da marca para que todos brindassem

 

- O teto e as escadas do local mudaram para a cor do pantone da marca

 

- A pulseira que eles receberam acendeu com a cor do pantone da marca

 

- Uma projeção com o nome de todos os funcionários seguidos do nome Too apareceu na parede. Por exemplo, “Ana, Too, Fernando Too, Carlos Too...”

 

- O logo da nova marca foi projetado no prédio da frente

 

- Um mosaico com a foto de todos os funcionários e com o novo logo foi projetado no painel de LED e em seguida foto a foto de cada funcionário também apareceu seguido da marca

 

- A área do restaurante foi aberta e os lounges já tinham características da nova marca e além disso trouxemos duas ativações para postar nas redes sociais: um set fotográfico com letra caixa Too Seguros onde o colaborador poderia pegar uma foto impressa e uma foto 360 graus para ser postada online com a nova #tooseguros

 

- O release de assessoria de imprensa foi lançado, bem como as novas redes sociais da marca.

 

- O adesivo do elevador foi trocado, agora com o novo posicionamento, assim como a projeção do térreo.

 

- Uma mesa de brindes foi montada na área do elevador, onde o convidado podia ganhar um chinelo e um kit de macarrons com a cor da marca e com o nome dele.



Ao final deste momento, todos puderam aproveitar e celebrar essa nova fase.

Minutos depois, uma banda entrou para animar ainda mais a pista de dança.

Também houve ação com sorteios de prêmios liberadas pelo próprio presidente e equipe de auditoria.

 

Galeria de Fotos

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de criar a troca da marca, sem que os funcionários soubessem com antecedência:



1 – Como trazer manter o sigilo sobre a nova marca?

Por mais de um ano a mudança de Pan para Too vinha sendo programada e trabalhada. Porém, essa novidade veio sendo propagada aos poucos de maneira subliminar, já que tudo era extremamente confidencial, como em comunicações da marca que por meio de sutilezas como a alteração das cores e o formato do discurso, veio dando pinceladas do que estaria por vir. Com algumas semanas de antecedência começamos um trabalho mais forte para deixar uma pulga atrás da orelha dos colaboradores. Como na comunicação contida nos teaser e save the date do evento que traziam chamadas que diziam que todos fariam parte de uma grande novidade e mudança. Além disso, o canto da página estava virado para cima como se existisse uma outra comunicação por trás. Ali estava a nova cor da empresa.



2 – Como criar impacto no lançamento e fazer com que os funcionários já se sentissem parte da Too, mesmo após décadas do nome e marca Pan Seguros?

 

A ideia do nome da noite “Juntos na Virada” foi sempre criar uma indagação, uma expectativa. Brincava com o fato de o ano estar virando, mas ao mesmo tempo trazia alusão à surpresa com a chegada da Too. Ao chegar no evento esse hashtag estava em todos os lugares porém ainda com a comunicação Pan Seguros. Porém com o passar das horas várias estratégias foram revelando o novo momento e criando um sentimento de pertencimento.

 

Muitas ações simultâneas foram colocadas em prática:

 

- Entraram no salão drink com champagne na cor da marca para que todos brindassem

 

- O teto e as escadas do local mudaram para a cor do pantone da marca

 

- A pulseira que eles receberam acendeu com a cor do pantone da marca

 

- Uma projeção com o nome de todos os funcionários seguidos do nome Too apareceu na parede. Por exemplo, “Ana, Too, Fernando Too, Carlos Too...”

 

- O logo da nova marca foi projetado no prédio da frente

 

- Um mosaico com a foto de todos os funcionários e com o novo logo foi projetado no painel de LED e em seguida foto a foto de cada funcionário também apareceu seguido da marca

 

- A área do restaurante foi aberta e os lounges já tinham características da nova marca e além disso trouxemos duas ativações para postar nas redes sociais: um set fofográfico com letra caixa Too Seguros onde o colaborador poderia pegar uma foto impressa e uma foto 360 graus para ser postada online com a nova #tooseguros

 

- O release de assessoria de imprensa foi lançado, bem como as novas redes sociais da marca.

 

- O adesivo do elevador foi trocado, agora com o novo posicionamento, assim como a projeção do térreo.

 

- Uma mesa de brindes foi montada na área do elevador, onde o convidado podia ganhar um chinelo e um kit de macarrons com a cor da marca e com o nome dele.



3 – Como desenvolver residual para que todos começassem o novo ano já adaptados à nova marca e posicionamento?

 

Logo em seguida à festa, onde colocamos cada um como protagonistas, uma série de comunicações e materiais foram divulgados, com explicações sobre o novo momento e a importância de cada um neste processo. Vídeos, e-mais, materiais impressos foram encaminhados e deram a base para que todos estivessem na mesma página, depois da virada, no ano que teria início.

 

O evento como todo foi um sucesso. Em pesquisa pós, 93% dos participantes se disseram surpresas com o que foi divulgado na noite. 97% se sentiram privilegiados de receber a informação em primeira mão e 91% se disseram empolgadas com o novo momento. A comunicação pré e durante o evento que criou a virada na prática teve nota A, com os impactados considerando que foi eficaz na passagem do discurso desejado.

 

Dados Gerais:



Foram em torno de 06 meses do briefing até o evento com várias reuniões de alinhamento sobre o evento.



Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 1 projetista, 1 cenógrafo, 1 atendimento da Alternativa F e  3 assistentes de produção.



No espaço, a montagem da estrutura completa levou uma noite e um dia inteiro, com aproximadamente 18 horas de trabalho.

 

A equipe completa foi formada por mais de 35 profissionais, entre fotógrafo, montadores, eletricistas, garçons, técnicos de som e luz.



Para trabalhar a confirmação de presença e entrega de brindes foram contratadas 2 recepcionistas bilingues. Elas estavam uniformizadas com uma linda roupa personalizada.



A equipe da Alternativa F estava composta por 7 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 1 Coordenador Geral do Projeto e 4 Produtores.