Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Jantar Ampliar 2018

Candidato: F/Malta
Cliente: Associação Paulista Ampliar
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Social

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis. Nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job, com uma entrega que conte a melhor história para nossos clientes e para os clientes deles. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo, e Einstein chama isso de inteligência, por isso nosso slogan: “Let’s Play”. Porque com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, vamos além, em tudo o que criamos.
            O Ampliar, programa de responsabilidade social do Secovi-SP, o Sindicato da Habitação de São Paulo, é uma entidade sem fins lucrativos que promove assistência, educação e formação profissional a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Desde sua fundação, em 1990, mais de 56 mil jovens tiveram suas vidas transformadas pelos programas do Ampliar, 70% deles ingressaram no mercado de trabalho, provando que é possível transformar o futuro com trabalho, dedicação e esperança. Tudo isso não seria possível sem o empenho de voluntários e a contribuição financeira dos parceiros e patrocinadores.

Mantê-los e aumentar o número de contribuições, fundamentais para a execução dos programas sociais, têm sido a cada ano mais sofrido e difícil para a entidade. A crise econômica tem afetado todas os setores, em especial o da construção civil, patrono do Ampliar e maior incentivador da entidade. Uma das principais ações para arrecadar fundos têm sido o Jantar Anual do Ampliar. No ano de 2018, a entidade convidou a F/Malta para reorganizar o seu principal evento, com a missão de modernizá-lo e torná-lo mais frequentado pelos sócios do Sindicato da Habitação de São Paulo. Também era preciso que o evento ficasse mais atrativo para as pessoas e empresas que contribuem para o caixa do Ampliar.



O briefing de Ampliar, programa de responsabilidade social que sobrevive de contribuições dos associados do Secovi-SP, era um verdadeiro desafio: conseguir com que um número maior de empresas e pessoas participasse do jantar anual (principal evento), aumentando a arrecadação de fundos para que a entidade pudesse custear seus programas durante o ano de 2019.

A estratégia da equipe da F/Malta foi criar formas de modernizar o evento e torná-lo mais atrativo e divertido e, assim, trazer o público de volta, aumentando as doações. A equipe não podia repetir os resultados dos anos anteriores, que registraram queda de participantes e de contribuições. Era o momento de dar uma virada. Foi então que surgiu a ideia de trazer uma atração musical que chamasse a atenção para o evento e agradasse a maioria dos participantes. Depois de avaliar várias opções, o ator, cantor, dublador, radialista, empresário e apresentador de televisão, Tiago Abravanel, aceitou o convite do Ampliar para fazer o show beneficente, por um cachê com valor abaixo do que é cobrado normalmente. Foi assim que nasceu “Uma Noite de Alegria”, um espetáculo circense, musical, alegre e que encantou os convidados. A “parceria” com Tiago Abravanel, além de fortalecer a marca Ampliar, trouxe de volta as pessoas ao evento e fortaleceu o caixa da entidade.

           



O local escolhido para o jantar foi o tradicional Buffet França, espaço para eventos da capital paulista que atende esse mercado desde a década de 1950. Toda a infraestrutura de montagem do salão e serviço ficou por conta do buffet, que colocou uma equipe de garçons experientes e cuidadosos para servir os convidados. A decoração das mesas seguiu a mesma do show com predominância da cor vermelha, que remetia aos espetáculos de circo, a exemplo do palco. O cardápio foi elaborado com maestria e simplicidade pelo chef do buffet França, e acompanhou o tema circense do show de Abravanel.



O evento acabou proporcionando aos convidados uma bela experiência de música, circo, gastronomia e, mais importante, trouxe de volta o clima dos bons tempos do Jantar Ampliar. O espetáculo apresentado por Tiago Abravanel foi muito elogiado e. pode-se dizer, marcou a virada do evento, estabelecendo um novo patamar de público e arrecadação. Desta vez, além das contribuições espontâneas, foram criadas cotas especiais de patrocínio. Em troca, os patrocinadores receberam os registros fotográficos, filmagens, ingressos e clippings impressos, além de inserções de logotipo em todo o material de divulgação do evento.



 

A escolha de Tiago Abravanel para animar o Jantar Ampliar de 2018 foi acertada e foi fundamental para superar o desafio de trazer de volta o público para o evento, que é o carro-chefe de arrecadação da entidade. A simplicidade da iluminação e da decoração, que remetiam as pessoas aos espetáculos de circo trouxe leveza e alegria para o show de Abravanel. Toda a infraestrutura, fornecida pelo Buffet Torres, trabalhou coesa e sem intercorrências, provando que experiência e longevidade (o França está no mercado desde a década de 1950) fazem a diferença.





Além de levar educação, cultura e formação profissional para jovens e adolescentes em situação de risco, o Ampliar oferece assistência psicológica e comportamental, gerando capacitação, confiança e autoestima, que acabam refletindo na sociedade do futuro. Para se manter e custear seus programas, a entidade depende da arrecadação de fundos, e o Jantar Anual é o meio mais eficiente para conscientizar as pessoas da importância de elas contribuírem com a entidade. A pedido da nova diretoria do Ampliar, a equipe da F/Malta repaginou e modernizou todo o processo do seu evento mais importante. O objetivo: reverter uma situação que vinha se mantendo nos últimos anos: a queda de público e de contribuições.



Ao final do evento, ficou claro que houve uma melhora nos indicadores tanto de público como de arrecadação, o que mostra que as mudanças deram os resultados esperados. O acréscimo no número de convidados e no volume de contribuições, ainda que pequeno, foi importante nessa nova fase do evento, principalmente porque o jantar beneficente voltou a chamar a atenção dos associados do Secovi-SP, criando uma expectativa positiva para os próximos anos. Este ano, a entidade completará 30 anos de existência.



Até o momento, os projetos do Ampliar têm transformando a vida de milhares de jovens e adolescentes por meio de programas de educação e profissionalização. Os dados abaixo são um resumo dos últimos 29 anos:

70% dos alunos no mercado formal de trabalho e adolescentes através dos cursos profissionalizantes

1.200 pessoas atendidas anualmente (cerca de 120 por dia)

56 mil alunos formados

77 mil certificados emitidos