Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: John Deere e Esfera na M&T Expo 2018

JOHN DEERE E ESFERA _ M&T EXPO 2018

Candidato: Agência Esfera
Cliente: John Deere Brasil
Segmento: Eventos
Estado:

A M&T Expo é a maior Feira Latino Americana de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, e em sua 10ª Edição se consolidou como o mais importante ambiente de inovação tecnológica e de negócios em seu segmento.

“Somos mais do que máquinas somos o futuro”. Com essa afirmação, a John Deere apresentou o maior estande da M&T Expo 2018, com 2500m² - área 400. 

A John Deere divisão de Construção se destaca frente aos seus concorrentes por disseminar o conceito de união entre tecnologia, pessoas e inteligência para executar operações com seus produtos de forma eficiente. As máquinas da marca possuem uma tecnologia que as conecta de forma direta com um pós-venda proativo que se antecipa às necessidades do equipamento e também proporcionam maior autonomia aos clientes que podem acessar dados de performance para aproveitar ao máximo todo potencial do equipamento. 

Com o objetivo de fortalecer esse conceito, foram desenvolvidas ativações com o objetivo de surpreender, comunicar e criar uma experiência aos visitantes que estavam de passagem pela feira.

Vídeo

A John Deere divisão de Construção se destaca frente aos seus concorrentes por disseminar o conceito de conexão entre tecnologia, pessoas e inteligência para executar operações com seus produtos de forma eficiente. As máquinas da marca possuem uma tecnologia que as conecta de forma direta com um pós-venda proativo que se antecipa às necessidades do equipamento e também proporcionam maior autonomia aos clientes que podem acessar dados de performance para aproveitar ao máximo todo potencial do equipamento. 



Para a John Deere, a M&T Expo 2018 tinha como objetivo além da oportunidade de negócios, ser uma vitrine para os lançamentos e para os modelos que passaram a ser produzidos no Brasil, além de apresentar ao público os serviços e soluções tecnológicas agregados ao pós-venda.



Entre os destaques apresentados no briefing, tínhamos o objetivo de evidenciar nas ativações e na estrutura de stand a mensagem central da campanha:  "Mais do que Máquinas..."



- entregamos resultados. (RELACIONAMENTO COM O CLIENTE E REDE DE DISTRIBUIDORES)



-  somos uma rede de suporte completa. (PÓS VENDAS E SUPORTE AO CLIENTE)



- somos gerenciamento inteligente (TECNOLOGIA)



- somos lançamentos inovadores. (EQUIPAMENTOS)

Durante o desenvolvimento do projeto, tinhamos como desafio apresentar um layout moderno, robusto e ao mesmo tempo, clean. Também era necessário trazer os consultores de venda para perto dos equipamentos em exposição, para que pudessem atender os visitantes e já ter contato com o objeto de venda. Para isso, foram criadas ilhas de atendimento espalhadas por toda área de 2500m², devidamente identificadas por região de venda.



Para interatividade com público, desenvolvemos ativações para surpreender, comunicar e criar uma experiência aos visitantes que estavam de passagem pela feira:



1)  Depoimentos em tempo real - “O que a John Deere representa pra você?”:



Pro meio de tablets, fizemos a captação de foto e depoimentos dos clientes, que ressaltavam os serviços e aspectos técnicos presentes no portfólio de máquinas John Deere. O conteúdo era transmitido após poucas horas nos painéis de led do stand. A ação reforçou o relacionamento com os clientes e demonstrou a confiança e admiração do público pela marca.



2) Painel Interativo :



O backdrop tradiconal foi substituído nessa edição da feira por um backdrop de LED, de 7m x 5m, em que o visitante podia escolher entre algumas opções de imagens para tirar foto em frente, gerando mídia espontânea usando a hashtag #JohnDeereMT.  



3) Realidade Aumentada - Nacionalização Tratores Esteira 850J-II:



Através do uso de uma tela de LED de proporções grandiosas (7m x 5m), criamos uma ativação de RA (realidade aumentada) com o trator de esteira 850J-II que é produzido no Brasil. O vídeo desta ativação navegava pelos features do trator de esteira. Uma experiência tecnológica muito original pois conseguimos surpreender e encantar o público que se sentia transportado para outro local quando o equipamento aparecia na tela.



4) Túnel Imersivo 360º graus - Experiência Pós Vendas



A ação consistia num túnel imersivo, e atraía primeiro pela curiosidade.



Ao entrar no túnel o visitante era transportado ao universo de soluções tecnológicas oferecidas pela companhia. Nessa ativação o maior desafio foi representar graficamente os serviços e processos inovadores disponíveis nas máquinas e no suporte integral ao cliente. Para que isso fosse possível, trabalhamos à quatro mãos com a John Deere para entender toda a tecnologia embarcada nas máquinas e as vantagens dos serviços prestados pelo suporte ao cliente. Também pudemos contar com o apoio da equipe de engenharia da John Deere que nos cedeu os modelos reais de engenharia 3D.

A experiência para os visitantes durava cerca de 7 minutos.



5) Central de Monitoramento:



O túnel de Pós Vendas levava os visitantes à uma sala de vidro montada no stand que simulava uma central de monitoramento. Um técnico estava demonstrando o que é feito com a tecnologia John Deere “ao vivo”, e como a tecnologia impacta em sua operação.



6) Displays Interativos e Faixas em LED:



Como apoio para a equipe de vendas, 8 displays interativos com tela touch exibiam todo o catálogo de produtos da John Deere. Complementando a comunicação do espaço, geramos 9 vídeos da campanha “Mais do que máquinas” que eram exibidos nas faixas de LED laterais e podiam ser visualizados facilmente por visitantes que passavam pela feira.



7) Emulador JDLink™: 



O aplicativo JDLink™ foi emulado em uma grande tela touch. Todas as pessoas que passaram pelo stand tiveram a oportunidade de testar na prática todas as funcionalidades do app e conhecer a tecnologia.



Sobre a montagem:



Para a montagem de toda estrutura e ativações, foram 112 horas consecutivas de montagem. A Agência Esfera contou com euipe 24h acompanhando todo o andamento.

Apresentamos Inovação e tecnologia de forma acessível ao público.



Durante a feira destacamos que mais de 400 inserções na imprensa relacionando a John Deere à M&T (proativo e reativo).



Roberto Marques, Diretor de Vendas da divisão de Construção da John Deere avaliou positivamente a feira. “Foi uma surpresa muito boa, principalmente no aspecto da qualidade dos clientes que passaram pelo estande. Todos eles estavam muito interessados na efetiva aquisição de equipamentos. A M&T Expo 2018 foi bastante importante, sobretudo após a definição eleitoral”. (Fonte: MTExpo.com.br)



Esta edição da feira bateu recorde de vendas de equipamentos de construção em um evento.



A pesquisa realizada pela John Deere apontou mais de 90% de satisfação dos clientes em relação ao atendimento prestado no stand, mais de 85% de aprovação com relação ao serviço de alimentação e bebidas e comentários citando a modernidade do stand, uso de tecnologia e experiências de interatividade para transmitir conteúdo.