O desafio: seleção de atrações inéditas para o evento para gerar diversidade de conteúdo, definição de uma estratégia para alcançar o maior número de pessoas interessadas em participar dos dois eventos, especialmente da Feijoada Carnavalesca, por meio das redes sociais que, hoje, apresentam a melhor relação investimento x retorno, comparado às demais mídias de divulgação. Planejamento e elaboração de conteúdos criativos para alcançar maior interação com o público e conquistar mais interessados nos eventos.
Objetivo primário: alcançar maior visibilidade na imprensa e no mercado, conquistando a preferência e confiança do público entre os inúmeros eventos oferecidos na cidade durante o Carnaval.
Objetivo secundário: proporcionar ao cliente uma experiência com a marca, ao colocá-lo no centro do evento.
Estratégias:
Durante os últimos sete anos uma mesma escola de samba animou a feijoada, a Unidos da Tijuca. A partir de 2018, foi definido que, a cada ano, o evento passaria a apresentar uma escola de samba diferente, mostrando a diversidade do Carnaval carioca para o público local e internacional. Foi assim que, no ano passado, o evento contou com a presença da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e em 2019, a Beija-Flor de Nilópolis.
Tendo como base esses atrativos, a Rede investiu na divulgação de diferentes conteúdos. Na pré-divulgação, utilizando o Facebook, trabalhou com artes criativas e coloridas para anunciar as atrações, além da criação de dois eventos no canal. Nesta fase, também utilizou uma ferramenta de e-mail marketing para divulgar o evento para toda a base de clientes e possíveis interessados.
Durante a ação, a cobertura do evento foi feita por meio do stories do Instagram, uma ação estruturada, que criou uma proximidade ainda maior com o público, que tinha a oportunidade de acompanhar o evento e tentar adquirir os poucos convites que ainda restavam para venda no próprio dia.
Com a presença de celebridades, como Alex Escobar (apresentador do Globo Esporte), Selminha Sorriso (porta bandeira da Beija-Flor), Roger Flores (ex- jogador de futebol), Ancelmo Gois (colunista O Globo), além dos atores Paulo Betti, Maíra Charken, Nando Cunha e Nany People, a equipe de comunicação produziu um vasto material a ser trabalhado no Instagram. Conteúdo que também fez parte da fase de divulgação pós- evento nas redes sociais, rendendo posts, além de importantes matérias na imprensa.
Outra estratégia utilizada foi atrair os jornalistas para o evento com a criação de uma sala de imprensa. Dessa forma, os profissionais tinham a oportunidade de produzir conteúdos para sites e redes sociais dos seus respectivos veículos em um ambiente mais tranquilo e confortável, além de desfrutar o evento e produzir conteúdos para os seus perfis pessoais nas redes.
Ao retirar o convite, os participantes recebiam abadás individuais que poderiam ser personalizados em nosso espaço de customização, localizado na entrada do salão. Foram contratadas 30 profissionais para auxiliar na customização das camisetas e foram disponibilizados todos os materiais necessários. Essa ação também rendeu vários posts do público participante, potencializando ainda mais nossa estratégia de divulgação.
O evento contou com a parceria de grandes empresas, que realizaram ativações, valorizando ainda mais a festa, como:
- Chandon: degustação de espumante
- Cerveja Império: degustação de cerveja
- Vodka Sobieski: desgustação de vodka
- Anuá Spa: cortesia de massagem
Além das parcerias, tivemos a contratação de um estúdio de maquiagem que ofereceu em caráter de cortesia para as foliãs serviços de make up.