Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Estratégia e inovação na divulgação da maior feijoada da hotelaria carioca

Feijoada Carnavalesca 2019

Candidato: Windsor Hoteis
Cliente: Windsor Hoteis
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Promocional

Celebrando o Carnaval com muita descontração, a Windsor Hoteis realizou suas tradicionais feijoadas no Windsor Barra. No dia 9 de fevereiro de 2019, aconteceu a Feijoada Pré-Carnavalesca, e no dia 2 de março de 2019, a Feijoada Carnavalesca.

A tradicional feijoada de carnaval do Windsor Barra acontece há 9 anos, e é esperada principalmente pelos moradores da Barra da Tijuca. O evento reúne grandes nomes de grupos musicais, artistas e sempre uma grande escola de samba. A festa tem buffet livre e open bar liberado, com duração de 6 horas.

Em 2019, a Rede investiu em atrações inéditas nos dois eventos e apostou também como estratégia no marketing digital, especialmente na Feijoada Carnavalesca,  o que permitiu que o evento alcançasse um maior número de pessoas e, consequentemente, se tornasse uma das principais atrações da cidade durante o Carnaval.

SOBRE A REDE WINDSOR HOTEIS
Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Rede Windsor possui hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, possui 14 unidades no Rio de Janeiro entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro, além de 2 unidades em Brasília.

A Rede ainda conta com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra, Windsor Oceanico, além do Centro de Convenções. O espaço tem 24 mil m², com 105 salões multiúso, a maior plenária comporta até 2.500 pessoas, com capacidade de atender um público flutuante de até 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em hospedagem, figura também em premiações nacionais e internacionais.

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Em 2019, a estratégia para divulgação do evento focou especialmente nas redes sociais, com uma seleção de conteúdo, que englobou o antes, o durante e o pós-evento, tendo como meta atrair a atenção do público por meio do Facebook e Instagram. Além disso, a marca investiu no disparo de e-mails marketing para a sua base de clientes e possíveis interessados no evento, o que permitiu que moradores do Rio de Janeiro, Brasil e exterior tivessem conhecimento da ação, mesmo não estando na região.   



O evento foi animado pelo bloco de carnaval Cordão do Bola Preta e pela bateria nota 10 da Beija-Flor, liderada pelo mestre Rodney.  A escola trouxe a sua rainha, Raíssa Oliveira, a musa da escola, Charlene Costa e o intérprete Nego Lindo. Para completar, o grupo Papo de Bar é Samba apresentou os famosos sambas de raiz. 



A gastronomia não deixou a desejar, além de servir a famosa e tradicional feijoada, reservou surpresas aos participantes que optaram por manter  a dieta, oferecendo refeições leves e nutritivas. Para completar o prato principal, foram servidas sobremesas tipicamente brasileiras, como bolo de aipim, cocada branca e preta, pé de moleque e ambrosia. Já os grandes destaques de bebidas foram o espumante, gin e uma variedade de capirinhas. 



Com a escolha de atrações inéditas e um variado cardápio, a Rede passou a ter bastante conteúdo para trabalhar nas redes sociais, o que atraiu o público em busca de novidades. Diferente da última feijoada, que aconteceu em 2018, a ferramenta stories do Instagram nesta edicação pode ser melhor explorada com todo o seu potencial.



Em 2019, a estratégia de divulgação usando essa ferramenta foi aperfeiçoada. Assim conseguimos aferir a sua eficácia para o evento, que refletiu em resultados muito positivos.



Com a presença de atrações consideradas ícones do Carnaval carioca, como a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis e o bloco carnavalesco Cordão do Bola Preta, o conteúdo se tornou muito atrativo para a criação de e-mails marketing, que foram fundamentais para garantir a presença de clientes fiéis da Rede e demais participantes que ainda não conheciam a marca e o evento. 



Para facilitar a identificação do evento nas redes sociais e demais canais, foi desenvolvida uma identidade visual para o evento que remetesse ao tema da festa, sendo desmembrada para informativos, placas de sinalização, vídeos, anúncios, flyers, entre outros.



Com a temática “Alegria do Carnaval”, a decoração foi assinada por Patricia Zimerman, que utilizou objetos e adereços próprios da data, transformando o evento em um verdadeiro baile de Carnaval, o que também foi essencial para render imagens interessantes para os canais digitais e imprensa. 



Algumas notícias veiculadas na imprensa:



O Globo > https://oglobo.globo.com/rioshow/feijoadas-de-carnaval-bufe-com-batucada-bebida-liberada-day-use-na-piscina-1-23482398



 O Globo > https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/zeca-pagodinho-que-se-cuide.html



 G1 > https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2019/noticia/2019/02/07/confira-os-eventos-pre-carnavalescos-para-fim-de-semana-no-rio.ghtml



 Panrotas>  https://www.panrotas.com.br/hotelaria/eventos/2019/02/windsor-barra-reune-famosos-em-feijoada-pre-carnaval-fotos_162221.html



Boa Diversão > http://www.boadiversao.com.br/guia/rio-de-janeiro/carnaval/noticia/id/75705/windsor_barra_promove_feijoada_de_carnaval



Guia GPHR > https://www.guiagphr.com.br/noticias/beija-flor-da-o-tom-nas-feijoadas-carnavalescas-do-windsor-barra/



Diário do Rio > https://diariodorio.com/feijoada-carnavalesca-no-windsor-barra-no-sabado/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+diariodorio+%28Di%C3%A1rio+do+Rio+de+Janeiro%29

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O desafio: seleção de atrações inéditas para o evento para gerar diversidade de conteúdo,  definição de uma estratégia para alcançar o maior número de pessoas interessadas em participar dos dois eventos, especialmente da Feijoada Carnavalesca, por meio das redes sociais que, hoje, apresentam a melhor relação investimento x retorno, comparado às demais mídias de divulgação. Planejamento e elaboração de conteúdos criativos para alcançar maior interação com o público e conquistar mais interessados nos eventos.



Objetivo primário: alcançar maior visibilidade na imprensa e no mercado, conquistando a preferência e confiança do público entre os inúmeros eventos oferecidos na cidade durante o Carnaval. 



 Objetivo secundário: proporcionar ao cliente uma experiência com a marca, ao colocá-lo no centro do evento. 



 Estratégias:

Durante os últimos sete anos uma mesma escola de samba animou a feijoada, a Unidos da Tijuca.  A partir de 2018, foi definido que, a cada ano,  o evento passaria a apresentar uma escola de samba diferente, mostrando a diversidade do Carnaval carioca para o público local e internacional. Foi assim que, no ano passado, o evento contou com a presença da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e em 2019, a Beija-Flor de Nilópolis.



Tendo como base esses atrativos, a Rede investiu na divulgação de diferentes conteúdos. Na pré-divulgação, utilizando o Facebook, trabalhou com artes criativas e coloridas para anunciar as atrações, além da criação de dois eventos no canal.  Nesta fase, também utilizou uma ferramenta de e-mail marketing para divulgar o evento para toda a base de clientes e possíveis interessados.



Durante a ação, a cobertura do evento foi feita por meio do stories do Instagram, uma ação estruturada, que criou uma proximidade ainda maior com o público, que tinha a oportunidade de acompanhar o evento e tentar adquirir os poucos convites que ainda restavam para venda no próprio dia.



Com a presença de celebridades, como Alex Escobar (apresentador do Globo Esporte), Selminha Sorriso (porta bandeira da Beija-Flor), Roger Flores (ex- jogador de futebol), Ancelmo Gois (colunista O Globo), além dos atores Paulo Betti, Maíra Charken, Nando Cunha e Nany People, a equipe de comunicação produziu um vasto material a ser trabalhado no Instagram. Conteúdo que também fez parte da fase de divulgação pós- evento nas redes sociais, rendendo posts, além de importantes matérias na imprensa. 



Outra estratégia utilizada foi atrair os jornalistas para o evento com a criação de uma sala de imprensa. Dessa forma, os profissionais tinham a oportunidade de produzir conteúdos para sites e redes sociais dos seus respectivos veículos em um ambiente mais tranquilo e confortável, além de desfrutar o evento e produzir conteúdos para os seus perfis pessoais nas redes.



Ao retirar o convite, os participantes recebiam abadás individuais que poderiam ser personalizados em nosso espaço de customização, localizado na entrada do salão.  Foram contratadas 30 profissionais para auxiliar na customização das camisetas e foram disponibilizados todos os materiais necessários. Essa ação também rendeu vários posts do público participante, potencializando ainda mais nossa estratégia de divulgação.



O evento contou com a parceria de grandes empresas, que realizaram ativações, valorizando ainda mais a festa, como:    



- Chandon: degustação de espumante



- Cerveja Império: degustação de cerveja



- Vodka Sobieski: desgustação de vodka



- Anuá Spa: cortesia de massagem



Além das parcerias, tivemos a contratação de um estúdio de maquiagem que ofereceu em caráter de cortesia para as foliãs serviços de make up.

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Com a estratégia de divulgação da Feijoada Carnavalesca, todos os ingressos foram vendidos, 85% antecipados e 15% no local, gerando uma excelente receita. Se comparado a 2018, tivemos um aumento de 10% nas vendas de convites antecipados.



No Facebook, analisando apenas o conteúdo orgânico, obtivemos um resultado excelente com mais de 200 interações, representando um aumento de 32% no número de pessoas alcançadas em relação ao ano anterior.



Já no Instagram, os stories produzidos alcançaram milhares de pessoas, com mais de 16 mil interações, o que demonstra o sucesso da ferramenta, utilizada pela primeira vez de forma estruturada na cobertura do evento.    



Outro ponto positivo foi o disparo de e-mails marketing como estratégia de divulgação do evento, que alcançou  mais de 225 mil pessoas, representando um crescimento de quatro vezes mais em relação ao ano anterior.



Na imprensa, os resultados também foram bastante significativos. O evento foi divulgado antes, durante e depois da sua duração, obtendo alto retorno de mídia espontânea, em um espaço de 25.372,50 cm². Um público estimado em 44.732.40 pessoas foi atingido pelas publicações de rádio, televisão, mídia online e impressa.

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