Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: São João do Boticário

Identidade visual

Candidato: AirPromo
Cliente: O Boticário
Segmento: Eventos
Estado:

Sobre a AirPromo: A AirPromo, agência de live marketing, nasceu há oito anos, para fazer a diferença no mercado paranaense. Partiu do idealismo de profissionais que acreditaram que uma empresa especializada de marketing promocional era o que o mercado precisava. Hoje, a agência atua em todo o Brasil e América Latina.
 
O nome da agência está diretamente ligado ao conceito estabelecido: A (Ação), I (Inteligência Criativa) e R (Resultado). Essa ideia está totalmente enraizada à filosofia de trabalho da companhia. A AirPromo atua na entrega completa da produção - desde a concepção, criação, logística, pré e pós - como argumento de venda. Hoje, a agência se concentra em ser uma extensão do cliente, entendê-lo a fundo para entregar sempre as melhores soluções de comunicação.
 
Tanto que, depois de oito anos atuando no marketing promocional, a AirPromo já se transformou em referência no mercado estadual, nacional e até latino americano. Investimos em estrutura, logística, sistemas organizacionais e, sobretudo, em capital humano. Conseguimos unir grandes profissionais, altamente capacitados e com larga experiência nas frentes do live marketing. Hoje, temos um time coeso e especializado. Além disso, atendemos clientes de médio e grande porte, outra característica que nos destaca em nosso mercado. Atualmente, a agência realiza mais de 400 eventos por ano, tem 15 clientes fixos e, no grupo, 52 colaboradores.
 
Sobre O Boticário: O Boticário é uma rede de franquias de cosméticos e perfumes brasileira, com sede no Paraná. Seus principais produtos são fragrâncias, cremes e produtos para maquiagem. É a oitava maior empresa varejista do país, segundo classificação do Ibevar em 2012
 
Para contar esta história, temos que voltar ao ano de 1977, quando o recém-formado bioquímico Miguel Krigsner resolveu abrir sua própria farmácia de manipulação na rua Saldanha Marinho, centro de Curitiba/PR. Ao escolher o nome do negócio, Miguel decidiu prestar uma homenagem aos antigos farmacêuticos que manipulavam receitas de forma artesanal, quase mágica. Assim nasceu O Boticário.
 
No início, a botica era focada em medicamentos dermatológicos. Mas, ao perceber que a maioria dos clientes eram mulheres, Miguel colocou seu lado alquimista em ação e criou cremes faciais à base de algas marinhas e colágeno, que misturava em uma batedeira de bolos nos fundos da farmácia. O sucesso das fórmulas se espalhou pela cidade e mudou para sempre os rumos do negócio.

Vídeo

No mês de março de 2019, a AirPromo recebeu de O Boticário o desafio de ativar e promover a marca de beleza mais amada do Brasil nas mais tradicionais festas juninas do Nordeste. Seria o terceiro ano, consecutivo, que O Boticário marcaria presença no calendário regional nordestino, mas, a primeira vez, que a AirPromo assumiria o projeto já com o compromisso de superar as marcas relevantes alcançadas nos anos anteriores.

 

O primeiro passo seria, encontrar quais as festividades que atendessem as necessidades do projeto, permitissem ativações impactantes e negociar as ações, individualmente, com cada organizador. E tudo, é claro, respeitando o orçamento disponibilizado pelo cliente.

 

Toda a pesquisa de contexto, concepção do projeto, ações de ativação, logística, produção e acompanhamento levam a assinatura da agência. E menos de três meses a AirPromo não poupou esforços de sua equipe para colocar em prática a maior ação de ativação de O Boticário, nas três maiores e mais importantes festas de São João do Nordeste do Brasil: Campina Grande/PB, Mossoró/RN e Amargosa/BA. E, em cada uma, conseguiu desdobrar soluções aproveitando as melhores oportunidades de inserção da marca O Boticário amplificando a comunicação com objetivo de intensificar a percepção de valor através de técnicas promocionais e pontos de contato que ativaram o uso, a fidelização e a uma excelente experiência dos produtos O Boticário. E ainda conseguiu resultados significativos de vendas aos franqueados da região. (Ver RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS)



Conceito e metas, desafios e soluções, estratégia, diferencial, programação do evento, atividades paralelas e a descrição das ações desenvolvidas.

 

O Boticário acredita que onde tem amor tem beleza. Por isso, que quando se depara com histórias de amor por um ofício, uma festa, uma tradição tem vontade de contar para todo mundo.

 

E foi justamente isso que O Boticário fez neste ano de 2019, no São João do Nordeste com uma linda homenagem. Um movimento inovador, original e autêntico que conectou a marca ainda mais com o nordestino com identificação, engajamento e crescimento de vendas.

 

A AirPromo escolheu contar três histórias extraordinárias para representar todos os apaixonados pelo São João. Todos que amam a festa e trabalham para deixar tudo mais lindo. A costureira de bandeirolas Ivete Maria, o coreógrafo Abraão Moraes e a líder da quadrilha Lume da Fogueira Ana Maia. Três personagens especiais para mostrar o amor ao Nordeste. Mas como prepara uma surpresa que fizesse jus as histórias de Ivete, Abraão e Liana? Não poderia ser diferente, encenamos as histórias com uma quadrilha em uma grande apresentação especial na abertura no São João de Mossoró, um dos maiores do Nordeste.

 

Por meio de um trabalho de relação públicas levamos formadores de opinião para acompanhar e registrar esse momento especial, em Mossoró. E lá puderam sentir toda a emoção da quadrilha aos homenageados. Todo esse esforço gerou pauta na imprensa local e um movimento lindo nas redes sociais, veículos online, impressos e TV.

 

Seguindo com as homenagens e potencializando para dar ainda mais visibilidade a elas convidamos o poeta Braulio Bessa para contar essas histórias especiais para todo mundo em ritmo de cordel. As histórias de Ivete, Abraão e Liana viraram três lindos episódios em filme que ganharam todos os estados do Nordeste e alguns estados do Norte através da Internet. Quer as assistir? Quem convida é o próprio Bráulio.

 

A Quadrilha de Liana - http://bit.ly/2lG5DI3

As Bandeirolas de Ivete - http://bit.ly/2lG5Ef5

As Coreografias de Abraão - http://bit.ly/2lDMK8Y

 

Esses filmes lindos aumentaram o conhecimento de marca junto ao público impactado e a taxa de visualização completa aumentou bastante em relação ao São João do ao anterior. O público gostou e a performance foi excelente com custo por mil final de apenas R$ 0,02 (dois centavos). E nas redes sociais as reações, compartilhamentos e comentários não deixaram dúvidas. As pessoas se apaixonaram mesmo pelos nossos “Cordéis de São João”.

 

Além dos investimentos em web, levamos para perto das pessoas com a “Barraca do Xêro” uma ação de ativação dentro de diversas festas que fortaleceu nosso pilar de consideração, fez o público interagir cm a nossa marca e o melhor impactou 3,7 milhões de pessoas. Os nossos franqueados puderam realizar ações locais em festas regionais com materiais que viabilizamos via pop solution (plataforma de produção de materiais de comunicação). Completando a nossa estratégia geramos mais fluxo para as lojas com uma promoção de 20% de desconto com itens selecionados de perfumaria.

 

E ainda, tivemos vitrine de lojas e catálogo desenvolvido especialmente para o movimento de São João. E paralelo aos esforços, realizamos em 2019, um movimento de varejo que, apenas no digital, teve resultados incríveis.

 

A união de histórias reais e extraordinárias, o talento de Bráulio Bessa, os cordéis, as ilustrações, a “Barraca do Xêro”, os produtos O Boticário, a promoção nas lojas e o trabalho de nosso time, nossos parceiros transformaram investimentos em resultados. E o nosso amor pelas tradições por uma festa que nos inspira e produz momentos lindos pode ser celebrado com todas as pessoas que contribuíram para o sucesso desse movimento. O Boticário. Onde tem amor, tem beleza. 

 

O São João já faz parte do calendário de O Boticário. E para a ativação da marca nas festas mais tradicionais do Nordeste, a AirPromo criou uma mega ação de ativação em Campina Grande/PB, Mossoró/RN e Amargosa/BA. Toda a pesquisa de contexto, concepção do projeto, ações de ativação, logística, produção e acompanhamento levam a assinatura da AirPromo.

 

O projeto de live marketing destacou a história de três personagens que fazem essa linda tradição nordestina acontecer. Toda festa junina tem música, dança e bandeirolas. E a beleza desses três ícones estão traduzidos na web série “Cordéis de São João”, por meio da poesia e da emoção de pessoas que amam o São João. Os episódios apresentados por Bráulio Bessa podem ser conferidos no canal do YouTube de O Boticário: http://bit.ly/2ly8eEa

 

Já cada uma das festas, ganharam ambientes customizados: a “Barraca do Xêro”. Um espaço especial para receber os festeiros. Um ponto de encontro para quem quer recarregar as energias – e também a bateria do celular -, se refrescar com fragrâncias marcantes, retocar a make e ainda garantir fotos especiais de recordação do evento.

 

Em Campina Grande, as bandejas e carrinhos personalizados para experimentação dos produtos estiveram presentes nas estações de trem que levam o público da área principal (Parque do Povo) ao Distrito Cultural (Galante), as duas festas mais tradicionais da região.



Descrições: 



Mossoró

 

Barraca do Xêro - Uma típica ação junina, com aquele sotaque arretado! No espaço fixo O Boticário dentro das maiores festas de São João, criamos uma barraca diferente. Nesta ativação, visitantes celebrarão o amor mandando aquele beijo especial para quem amam, inclusive São João. Ou, como dizem os nordestinos...um xêro. As ações foram pensadas para incentivar a circulação do público por toda a tenda, realizando experimentação dos produtos e experiência com a marca.

 

Fitas perfumadas - Durante os fins de semana, à circular por perto da barraca, promotores uniformizados entregaram uma fita vermelha, personalizada com a marca, aromatizada com fragrâncias O Boticário, disponíveis na barraca.

 

“Xêro” Digital - Nas “Barracas do Xêro”, os visitantes puderam mandar um “xêro”, um chamego, um beijo carinhoso para seus seguidores nas redes sociais. Em um totem, eles poderão escolher entre foto e boomerang, selecionar uma moldura personalizada e postar sua foto marcando todo mundo que mais amam! Quem utilizar a hashtag #SãoJoãoDoBoti

ganhará a fitinha aromatizada para usar ou participar de outra ativação.

 

Coração de São João - Em homenagem à tradição das simpatias para santos, na estrutura de fundo da barraca, quem participou das ativações pode pendurar suas fitinhas na estrutura com pedidos ao santo junino.

 

Painel Instagramável - Coração de São João. Para incrementar as fotos, os participantes contaram com adereços juninos.

 

Postais de Xilogravura - A xilogravura é um dos vários jeitos que o Nordeste expressa suas histórias, sua cultura e seu amor. Em um “varal” montado dentro do espaço, os visitantes puderam retirar postais de xilogravuras com poesias de artistas locais, que poderão ser utilizados para mandar uma lembrança a amigos e parentes que moram longe.

Os postais serão aromatizados com fragrâncias O Boricário, gerando experimentação.

 

Espaço Maquiagem - Promotoras capricharam em maquiagens juninas oferecidas aos participantes usando os produtos O Boticário.

  

Amargosa

 

Barraca do Xêro: Adequação do espaço para 25m2 com promotoras distribuindo fitas olfativas, ação com repentista com backdrop para fitinhas e o varal com postais.

 

Carregador de Celular: Em formato de ânfora a estrutura disponibilizava tomadas para carregamento de celular com puffs em formato de coração para comodidade do visitante enquanto esperava.   

 

Carrinho vitrine: Estruturas móveis com a comunicação visual da ação, com promotores uniformizados, estiveram circulando na festa, oferecendo desodorante para experimentação da perfumaria O Boticário.

 

Campina Grande

 

Carrinho vitrine: O espaço móvel, com a comunicação visual da ação, foi utilizado para realizar ativações antes do embarque na locomotiva, da Estação do Turista. Promotores uniformizados embarcaram com o carrinho e continuou a ativação dentro do trem no trajeto até Galante. (As ativações aconteceram nos sábados e domingos)

 

Carrinho vitrine 2: Promotores uniformizados realizaram a experimentação dos produtos para o público, oferecendo desodorante para refrescar o público antes, durante e depois da festa em Galante, no espaço móvel, com a comunicação visual da ação. (As ativações aconteceram nos sábados e domingos)

 

Barraca do Xêro (Estação do Turista Campina Grande): Na estação, foi montada uma versão 3x3m da Barraca do Xêro, onde promotoras uniformizadas realizaram distribuição de fitas olfativas com fragrâncias O Boticário.

 

Carrinho vitrine (Estação de Galante): Na festa em Galante, um promotor uniformizado circulou com o espaço móvel, oferecendo desodorante e perfumaria para refrescar o público.

 

Ação Influenciadores - Influenciadores selecionados receberam caixas personalizadas com produtos O Boticário e uma carta, convidando-os a participarem da campanha contando em seus stories a sua história de amor com São João. Eles incentivaram o seu público a participar da brincadeira usando as hashtags oficial da ação #ComAmorParaSãoJoão #DesafioOBoticário

Galeria de Fotos

Avaliação do evento por seus participantes:

 

No São João 2019, o Boticário declarou seu amor pelo Nordeste homenageando três pessoas que fazem a beleza do São João.

Liana, 17 vezes campeã com a quadrilha Lume da Fogueira. Ivete, corta sozinha 2.700 bandeirolas por dia Abraão, coreógrafo Há 10 anos da Lume da Fogueira 



Depoimentos:

“A conexão que o Boticário conseguiu criar através da ação e da homenagem criada para as pessoas que existem por trás desta festa foi maravilhosa. Deu para sentir a energia, deu para sentir o amor. E se onde tem amor tem beleza essa foi, realmente, uma festa muito bonita” (Felipe Gentil, natal/ RN)

 

“Eu só tenho a agradecer ao Boticário por todo o carinho por esta homenagem, por esta emoção que eu passei na noite de hoje.” (Luana Duarte de Miranda - Homenageada)

 

“Eu amo São João de todo coração e gostaria de agradecer imensamente ao Boticário. Vocês não têm noção do quanto isso é gratificante na minha vida. Com certeza eu jamais vou tirar da minha memória. Daqui há 20, 30 anos, sempre que eu pisar nessa arena eu já tenho uma história para contar.  (Abraão Moraes - Homenageado)

 

“Estamos aqui na cidade de Mossoró, vivenciando um grande momento do São João em Mossoró. E este ano contou com a parceria da marca O Boticário. O evento ficou ainda mais grandiosa e ainda mais bonito.  (Glaucio Teixeira da Franquia de Mossoró /RN)

 

“Amei a experiência. Estar com O Boticário no Maior São João do Mundo foi incrível. A escolha do Camarote Arretado foi sensacional. Nós amamos” (Kennya Araújo - Miss Paraíba 2019)

 

“Sou suspeita para falar do Maior São João do Mundo. Sou campinense e amo esta época do ano. Amei o convite do Boticário. Foi incrível curtir meu único dia de folga neste mês de junho em uma noite linda e especial” ( Gitana Pimentel - cantora e digital influencer)

 

“Começar o mês de junho em Mossoró, conhecida como um dos palcos mais tradicionais dos festejos do país foi incrível! Um convite encantador do Boticário, que está sempre participando do São João de um jeito bem especial. Não conhecia a cidade e foi uma linda experiência vivenciar um pouco da história que sintetiza tão bem nossa cultura” (Clara Torres - jornalista e apresentadora da TV Correio (Record em João Pessoa)

 

“Fiquei encantada com o convite do Boticário. Sou administradora da marca e amo todas as ações promovidas. Foi uma surpresa maravilhosa ser convidada para prestigiar a programação do maior São João do Mundo. Foi sensacional!” (Claudinha Pereira  - Digital Influencer)

 

Relatório de fechamento, internet veículos de comunicação interna ou externa da empresa, site, entre outros.

 


  • 30 mil pessoas visitaram nossa “Barraca do Xêro” e interagiram com nossos produtos

  • 187 perfis nas redes sociais

  • Impactos 69.948.690

  • Views: 21.260.137 - Crescimento de 15% em relação ao São João de 2018

  • 43,8%de taxa de visualização completa no Youtube - +12PP em relação ao ano passado

  • 44 veículos on-line

  • 06 veículos impressos

  • 04 emissoras de TV

  • 241 inserções espontâneas

  • + de 125 mil reações

  • + de 4.000 compartilhamentos

  • + de 500 comentários

  • 3,7 milhões de pessoas impactadas

  • Mais de 51.000 visitas 


RETORNO SOBRE INVESTIMENTO, GERAÇÃO DE NEGÓCIOS E OUTROS INDICADORES ECONÔMICOS


  •  Valor estimado em mídia espontânea R$ 279.835,88

  • CPV final: R$ 0,02 - 33% de redução em relação ao ano passado

  • Custo por visita: R$ 1,96 - valor 46% menor que a média dos ciclos 1 ao 8

  • Crescimento de 25% de receita incremental em relação ao São João de 2018

  • Eficiência do investimento foi de 4,6: 2 vezes maior que em 2018 


Clipping Parcial:

UOL

São João d’O Boticário traz música, dança e homenagens especiais


http://bit.ly/2mtaNb1

 

Cidade Verde

O São João do Boticário tem música, dança e homenagens especiais


http://bit.ly/2m26nrh

 

Paraíba Total

O Boticário lança Websérie com histórias reais de São João


http://bit.ly/2kvbsrR

 

93 Notícias

O São João do Boticário tem música, dança e um ‘xêro’ muito especial


http://bit.ly/2m4jTec

 

Acontecendo Aqui

Projeto de live marketing da AirPromo para O Boticário ativa a marca na maior festa do nordeste brasileiro


http://bit.ly/2kUIQZb

 

Revista Live Marketing

O Boticário desembarca no Nordeste com mega ação de São João


http://bit.ly/2mtcJQV

 

Promoview

O Boticário desembarca no São João do Nordeste


http://bit.ly/2ksmj5P



 

APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS INDICANDO DESAFIOS E SOLUÇÕES

 

Todos os materiais foram produzidos com madeira certificada que garante manejo responsável e o rastreamento da matéria prima até o consumidor final. Toda a produção foi realizada pela equipe da AirPromo que deslocou equipes para cada uma das cidades a fim de supervisionar equipes terceirizadas locais.

 

A logística de atendimento, gerenciada por profissionais da AirPromo atenderam todas as especificações de limpeza, logística de atendimento e normas de segurança, saúde, incêndio, poluição, apoio e relacionamento com as diversas organizações públicas: corpo de bombeiros, polícia, juizado de menores, defesa civil, estacionamento de acordo com as solicitações de cada um dos eventos.

 

Serviços prestados, próprios: brindes, alimentação, decoração, equipamentos de automação e áudio visual, locação de equipamentos, uniformes, veículos, materiais para os participantes, cerimonial, montagem de estandes e/ou coberturas, receptivo e profissionais de apoio, segurança, registro do evento e seguros. E ainda seleção de equipe de trabalho – formas de recrutamento, critérios de seleção e treinamento.

 

Serviços terceirizados: assessoria de imprensa, serviços de apoio, sinalização, sistema de comunicação e equipamentos. Infraestrutura de atendimento médico aos participantes, aos menores e à imprensa. Vigilância sanitária, recolhimento de detritos, tráfego e transporte público, proteção ecológica.