Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Florida Cup e Gilette: Precision Moments

FLORIDA CUP + GILETTE PRECISION MOMENTS

Candidato: Businessland
Cliente: Florida Cup
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Esportivo

Portfolio da Empresa
Sobre a BUSINESSLAND
 
QUEM SOMOS:
Somos uma agência especializada em criar parcerias entre empresas através de uma plataforma de negócios do entretenimento; transformamos oportunidades em posicionamento de marca, relacionamento e novos canais de vendas.
Cuidamos da estratégia, planejamento e negociação para que as parcerias e contribuições B2B tenham resultados efetivos. Nosso objetivo é cuidar dos negócios para ajudar as empresas envolvidas a terem mais tempo para focar naquilo que mais importa: melhorar a experiência para seu cliente final
Estamos estruturados em 3 pilares de negócios: Business & Branding, Conteúdos & Conexões e Educação.
 
O sócio fundador da BusinessLand, Marcelo Flores, possui um importante background na área, inclusive como sócio da Playcorp até 2018, onde dirigiu os principais projetos de grande porte como Reveillon na Paulista, Skol Sensation, Camarote Brahma SP, Festival Promessas, Brahma Valley, entre outros..vencedores de vários prêmios, inclusive do Premio Caio.
 
A BusinessLand, tornou-se uma empresa com foco em grandes operações de entretenimento, e em menos de 1 ano cresceu 400%, conquistando os maiores players do segmento de entretenimento do país. Nos EUA participa ativamente da Florida Cup, juntamente com a Universal Parks & Resorts, um dos maiores players de mídia e entretenimento do mundo.

Alguns negócios e clientes BusinessLand:

Costa do Sauípe
Full Sail
Globo
Florida Cup
Warner Bros
Movida
Beach Park
ESPM
WAM Group
Merlin Entertain
Ambev
Afrac
Adidas
Unilever
Universal Studios
Time For Fun
Bradesco
Phytoervas
Fiat Chrysler
Rio Quente Resort
Bueno Wines
Fini
Playcenter
Gillette
Banco do Brasil
 
 
Sobre o FLORIDA CUP
 
FLORIDA CUP É UMA PLATAFORMA GLOBAL DE ENTRETENIMENTO
Unindo a paixão pelo futebol, música e esportes com o principal destino turístico do mundo – Orlando – que recebeu mais de 75 milhões de turistas por ano e será a futura cidade-sede da Copa do Mundo de 2026.
 

Vídeo

Sobre o FLORIDA CUP

 

FLORIDA CUP É UMA PLATAFORMA GLOBAL DE ENTRETENIMENTO

Unindo a paixão pelo futebol, música e esportes com o principal destino turístico do mundo – Orlando – que recebeu mais de 75 milhões de turistas por ano e será a futura cidade-sede da Copa do Mundo de 2026.

 

Maior evento internacional esportivo anual da Flórida Central, a Florida Cup é uma plataforma global que combina esporte e entretenimento e que já entrou para o calendário oficial de eventos da cidade de Orlando. Tradicional por promover grandes confrontos internacionais entre times sul-americanos e europeus durante o período de pré-temporada do futebol brasileiro, a Florida Cup oferece ampla infraestrutura para as equipes executarem uma preparação de excelência - com centros de treinamentos, hotéis e partidas de alto nível - aliada a oportunidades comerciais em uma plataforma global.

Além dos jogos com confrontos internacionais, os convidados também participaram da Florida Cup Fan Fest, que pelo segundo ano consecutivo foi realizado no Music Plaza Stage, dentro do parque temático Universal Studios Florida, parceiro oficial do evento, e que contou com o show de Ivete Sangalo na noite do dia 11 de janeiro de 2019.

Até o momento, já participaram da Florida Cup 26 times: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Atlético Mineiro, Fluminense, Vasco da Gama, Bahia, Internacional, Ajax (HOL), PSV Eindhoven (HOL), Eintracht Frankfurt (ALE), Bayer Leverkusen (ALE), Schalke 04 (ALE), Wolfsburg (ALE), FC Köln (ALE), Shakhtar Donetsk (UCR), River Plate (ARG), Estudiantes (ARG), Atlético Nacional (COL), Millonarios (COL), Santa Fé (COL), Barcelona (EQU), Fort Lauderdale Strikers (EUA), Tampa Bay Rowdies (EUA), Rangers FC (ESC) e Légia Varsóvia (POL).

Os torcedores que planejaram viajar para Orlando puderam começar a comprar seus pacotes antecipados com tickets dos jogos e outros eventos através de operadores de turismo e agencias autorizadas listadas no site do evento.

 

O EVENTO OCORREU DE 6 A 13 DE JANEIRO, 2019

8 dias de evento. Temporada de férias na Flórida.

 

A FLORIDA

oferece o clima ideal, infra-estrutura e cultura do futebol internacional nos EUA, um mercado estratégico crescente para ligas internacionais e seus clubes.

 

JOGOS DE GRANDE APELO INTERNACIONAL

A Florida Cup proporciona, todos os anos, confrontos únicos entre equipes brasileiras, europeias e sulameircanas, com muito entretenimento para toda a família.

Em 2019, o Clube de Regatas do Flamengo e o Eintracht Frankfurt estreiaram na Florida Cup 2019. A quinta edição do evento que aconteceu de 6 a 13 de janeiro em Orlando/FL e contou ainda com as presenças de São Paulo Futebol Clube, Tricampeão Mundial de Clubes pela FIFA e AFC Ajax, tetracampeão da UEFA Champions League.

 

A quinta edição da Florida Cup foi uma das mais disputadas até hoje. Sem contar que, além do futebol de qualidade, os torcedores aproveitaram muitas outras atrações nos parques temáticos do Universal Orlando Resort em uma semana cheia de entretenimento para fãs de todas as idades

 

Em 2019, o público total do evento passou de 40 mil pessoas e, pela TV, torcedores de 103 países puderam acompanhar as partidas ao vivo. Nas redes sociais, os conteúdos postados nas contas oficiais do evento, somados às postagens dos influenciadores presentes no evento, tiveram um alcance de mais de 100 milhões de pessoas.

 

Conteúdo

Briefing, metas e objetivos propostos pelo contratante

 

Briefing do cliente para a Businessland: 

A Florida Cup apresentou à BusinessLand o potencial de trazer marcas que tivessem conexão com sua plataforma de entretenimento, e o modelo de entrega de experiência e mídia. Desta forma conectada na plataforma da BusinessLand, teria a oportunidade de aumentar seu portfólio de entrega, visibilidade mundial, receita de patrocínio e experiência para os espectadores.

Ao mesmo tempo, a Florida Cup tinha um compromisso de associação de grandes marcas, potencializando a relação com os demais parceiros/patrocinadores como a Universal Parks & Resorts, Adidas, Lennar, entre outros.

 

Metas:

Trazer ao menos 1 grande marca com investimento relevante e ações exclusivas, considerando que o evento acontece em janeiro/19 e a contratação da BusinessLand foi em novembro/18.

 

Objetivos:

Buscar marcas relevantes do mercado mundial, com velocidade e criatividade que pudessem se conectar a plataforma Florida Cup, com tempo de execução e garantia de excelência para o mercado americano e brasileiro.



Por que a BusinessLand merece ganhar este case?

Conseguimos trazer para o evento uma ativação inédita e pela primeira vez na história uma marca se apropriou de dados analíticos para desafiar os jogadores, goleiros e técnicos em tempo real. E ainda expôs estas informações para o publico presente nos estádios durante os jogos, vínculando a ação em uma transmissão mundial, tornando a interação da marca muito além da simples aplicação de logos em vinheta, que tradicionalmente acontecem em campeonatos de futebol. Este projeto foi além e teve repercussão imediata.

SOLUÇÃO: 

Desenvolvimento do evento 

Com a base nas mais de 300 marcas de relacionamento da BusinessLand, fizemos um filtro para definir potencial do negócio dentro das metas e objetivos definidos. Construímos a apresentação adequeda ao mercado Brasileiro, mas com entrega nos USA para potencializar o ROI do negócio em ambos países.

 

Entendemos que deveríamos ter uma “mira laser”para acertar em curto espaço de tempo, com todo os objetivos definidos pela Florida Cup.

 

Estratégias

Construímos um funil de vendas, mapeando quais marcas, dentro das 300 conexões de relacionamento que temos, que comprovadamente conhecem o poder do nosso trabalho em plataformas de ativação e ao mesmo tempo dar maior credibilidade ao Florida Cup do ponto de vista que teríamos uma entrega garantida.

 

Desafios

Nosso maior desafio estava ligado a prazo e metas, pois as decisões no fim de ano são mais difíceis, especialmente passado o prazo de planejamento.

Além disso, uma venda/comercialização no Brasil para um evento/projeto nos EUA, dava uma pitada de desafio ainda maior no que tange budgets nacionais x internacionais.

 

Outro grande desafio foi implantar o sistema de probabilidades e transmitir isto ao vivo e sem erros não seria uma missão das mais fáceis. Imagine que nós nunca sabemos quem vai bater um penalty por exemplo, e quando a decisão é tomada pelo técnico, temos poucos segundo para buscar os dados analíticos do jogador, cruzar com o goleiro, editar e conectar com o estádio, dentro de uma janela onde outras marcas tem seus direitos de visibilidade, e por isso é necessário ter muita, mas muita precisão. A tarefa foi árdua, gerando níveis altos de stress, mesmo com tudo tabulado, sempre algo diferente acontecia e a velocidade de ajuste era muito alta, para garantir a perfeição na aplicação. E foi assim durante todos os jogos da Flórida Cup, com ensaios dias antes, mas ao vivo não podia ter erros, afinal, uma transmissão ao vivo para 103 países não poderia ser cortada.

 

 

 

Soluções



Após muitos contatos e apresentações, chegamos a 10 negociações próximas de fechamento, entre marcas como Chevrolet, Ambev, Banco do Brasil, etc. E fechamos com a P&G/ Gillette através da Grey Brasil, que trazia um projeto incrível, mas com muita diferenciação e dificuldade de implantação pelo prazo que tínhamos. O projeto chamado de Gillete Precision Billboards foi fechado e viabilizado em prazo recorde e se tornou um grande sucesso para marca e agência, e em especial para a Florida Cup.

 

A solução criada pela Grey Brasil, e comercializada com exclusividade pela BusinessLand para a Florida Cup levou o projeto para outro patamar.

 

Pela primeira vez na história uma marca se apropriou de dados analíticos para desafiar os jogadores, goleiros e técnicos em tempo real. E ainda expôs estas informações para o publico presente nos estádios durante os jogos,  vínculando a ação em uma transmissão mundial, tornando a interação da marca muito além da simples aplicação de logos em vinheta, que tradicionalmente acontecem em campeonatos de futebol. Este projeto foi além!

 

Uma experiência que a BusinessLand trouxe para a Florida Cup, e proporcionou intenso envolvimento dos clubes e da organização para tornar a ação promocional viável, inclusive participando ativamente do espaço do “War Room” criado para cruzar os dados analíticos e os momentos da marca, de forma estruturada dentro do estádio Orlando City, e conectado pela transmissão.

 

 

Cerca de 80 milhões de pessoal em todo mundo, foram impactados por esta ação, que foi inclusive “SHORT LIST EM CANNES 2019”, considerado um dos projetos mais inovadores em uma partida de futebol com visibilidade mundial.

Resultados em relação ao briefing



Fecharmos com a Gillette, marca líder em cuidados masculinos do mundo, que defende no esporte, assim como no barbear, a precisão que faz toda a diferença para alcançar um bom resultado, foi extremante relevante.

Foram criadas placas interativas, que mostraram dados estatísticos ao vivo, durante os jogos, para ajudar clubes e jogadores alcançarem a precisão durante os jogos da Florida Cup 2019.

O projeto comercializado pela BusinessLand, e criado pela Grey Brasil, agência criativa da marca, e intitulado “Precision Billboards” (placas de precisão em português), teve o intuito de ajudar os clubes a obterem uma vantagem competitiva com relação aos adversários, oferecendo dados precisos sobre os lances e jogadores de ambos os times. Os dados sobre os clubes e jogadores que disputaram as partidas foram fornecidos pela Kin Analytics, empresa de consultoria internacional especializada em soluções avançadas de análise de dados para futebol.

Informações sobre os pontos fortes e fracos dos times, como os lados de campo que cada um costuma atacar, percentual de passes curtos ou cruzamento durante a cobrança de escanteio, as escolhas nas batidas de falta, entre outros, foram os dados mostrados durante as partidas da Florida Cup 2019, nos dias 10 e 12 de janeiro enquanto se enfrentaram Ajax Amsterdam vs. Flamengo, São Paulo FC vs. Ajax Amnsterdam e Flamengo vs. Eintracht Frankfurt.





Resultados em relação aos objetivos propostos pelo contratante 

Os resultados foram 100% alcançados, tornando o projeto Florida Cup entendido como uma plataforma de entretenimento que tem flexibilidade e inovação no universo do futebol, com grandes marcas e potencial de entrega única para este mercado esportivo de grandes proporções.

 

Isso trouxe um novo patamar com resultados que extrapolaram a visibilidade da edição de 2018 em todas as formas de mídia ON e OFF, com um alcance jamais visto antes.

 

Com este projeto, a Florida Cup apresentou mais uma forma das marcas superarem seus modelos de exposição e interação tradicionais. O investimento na cota atingiu seus objetivos e ainda complementado pela relevância da marca Gillette , com a ação inovadora no evento.

Este ano de 2019, a Florida Cup teve resultados muito relevantes, crescendo expressivos números em mídia ON e OFF, visibilidade , audiência e resultado financeiro (conforme relatório anexo).

A Florida Cup, recebeu os Stakeholders de todas as partes do mundo, vinculados ao futebol e ao entretenimento (vide vídeo do evento) e foi nomeada como evento oficial da Cidade, assinada pelo Prefeito de Orlando – Mr Buddy Dyer (vide carta no relatório do evento)

 

Para Grey Brasil e Gillette, uma entrega primorosa e com o apoio que precisava para estimular novas oportunidades da agência e da marca, inclusive por ter estado entre os cases de marketing e inovação mais reconhecidos do mundo, se classificando em Cannes e estando em “Short List”. O retorno sobre o investimento da Gillette na ação superou R$18 milhões incluindo 616 aparições da marca vinculadas com o projeto “Precision Billboards” na Florida Cup.

 

Para a BusinessLand, o resultado proporcionou a assinatura de seu contrato por mais 4 anos com a Florida Cup, e novos projetos com a Universal Parks & Resorts, num patamar que certamente vai potencializar o crescimento da agência para 2020 em diante.

 

 

Mídia:

A Florida Cup alcançou resultados surpreendentes em 2019. Foram R$375 milhões de mídia expontânea, 54h47 de transmissão mundial com 103 países e cerca de 80 milhões de expectadores. No digital, foram 30,3 milhões de menções nas redes sociais e um alcance de 101 milhões de pessoas segundo o Ibope| Repucom. Só o valor de engajamento gerado ultrapassou  R$166 milhões.

Cerca de 80 milhões de pessoal em todo mundo, foram impactados por esta ação, que foi inclusive “SHORT LIST EM CANNES 2019”, considerado um dos projetos mais inovadores em uma partida de futebol com visibilidade mundial.