Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Alfabetização Cidadã: Da Digital ao Digital

Candidato: Cheil Brasil
Cliente: Samsung Social
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado:

O Samsung Social, iniciativa de ações sociais da Samsung que tem como objetivo usar a tecnologia para ajudar as pessoas a superarem barreiras e irem além, contou histórias de adultos que foram alfabetizados com o apoio da tecnologia da marca.

A ação fez parte do projeto “Alfabetização Cidadã” que, em parceria com o Instituto Paulo Freire, ofereceu a pessoas que usavam somente as digitais para assinar o próprio nome um curso de alfabetização com base tecnológica.

Um total de 15 filmes com cerca de 1 minuto e meio cada registraram a trajetória de participantes, que lidam com descarte de resíduos em geral e aprenderam a ler e escrever em aulas que acontecem duas vezes por semana em  São Paulo. Os alunos contaram com o apoio da tecnologia da Samsung e do aplicativo Palma Escola, que combinou imagens, sons e letras e facilitou o desenvolvimento da aprendizagem junto da metodologia de ensino de Paulo Freire.

Para celebrar esse empoderamento das pessoas criamos um evento no qual os participantes do programa foram homenageados e subiram no palco para ler e contar suas evoluções pessoais.

Vídeo

Criar uma ampla plataforma de acolhimento para colocar pessoas em situação periférica no centro das atenções e empoderá-las sem causar constrangimentos. O inituito foi trazer essas pessoas das margens da sociedade para uma situação saudável de inclusão social.



Ao todo, foram 300 participantes do projeto Alfabetização Cidadã. Esses alunos foram acompanhados por educadores do Instituto Paulo Freire.



A Samsung que é líder mundial em tecnologia e oferece um portfólio de produtos para as pessoas transporem seus limites e barreiras para alcançarem seus sonhos e objetivos de vida, decidiu mudar as vidas dessas pessoas, mas sem ser invasiva ou expó-las de forma comercial.



Com essas premissas em pauta, a produção de todo o Programa com aulas semanas, nos locais perto das estações de reciclagem de lixo, teve como objetivo primordial criar um programa institucional sem divulgação em mídias compradas e produzir um evento que valorizasse e empoderasse essas pessoas e as fizéssem parte da nossa sociedade, da qual elas se sentiam periféricas.

Criamos um evento no qual os participantes se tornaram os grandes astros do dia. Dessa cada momento foi criado para que todo o cuidado e valorização estivem em primeiro plano.



O espinha dorsal do evento foi levar ao palco os alunos para demonstrarem a conquista de ler e escrever. Dessa forma, eles trouxem textos de suas próprias autorias para lerem e recitarem.



Além disso, pelo cunho social, todos os produtores e promotores do evento foram voluntários da própria agência Cheil.



Outro ponto importante foi disponibilizar smartphones, televisores e notebooks para ajudar na alfabetização dos adultos durante todo o curso. A Samsung também ofereceu plano de dados para os telefones,material didático, lanche e vale transporte para incentivar a participação no projeto e no evento.



Assim, a Samsung que tem a inovação em seu DNA, investe constantemente em pesquisa, desenvolvimento e tem como foco principal um futuro melhor para as pessoas fez os alunos alcançarem o que não conseguiam. E, pode realizar isso, através do Samsung Social.

No total, trezentas pessoas de 18 a 83 anos que trabalhavam com descarte de resíduos em geral aprenderam a ler e escrever e demonstraram isso de uma maneira inesquecível. O evento, que aconteceu em bonito espaço de evento com imponente auditório e palco, serviu para empoderar os participantes que se sentiram realmente parte da sociedade.



Conseguimos exemplificar ainda mais fortemente o conceito #DoWhatYouCan’t. A Samsung cria ferramentas e possibilidades para as pessoas irem além de seus limites. Inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras.



A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED.



Trazer essas trezentas pessoas que vivem à margem dessa realidade foi o principal resultado.



O evento foi inteiramente sustentável e todos que trabalham do staff, às áreas de cenografia e técnica operaram de forma voluntária tornando possível mais esse momento e realidade.

Galeria de Fotos