Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Dia de Brincar

Candidato: Agência Outra Praia
Cliente: Viacom Brasil
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado:

A OUTRA PRAIA é uma Boutique de Criatividade Estratégica para Live Marketing, que tem como foco oferecer aos clientes ideias inovadoras, projetos criativos e um novo olhar estratégico para as suas campanhas. Trabalha, ou já trabalhou com clientes como: Viacom, SZD, Discovery, Geneone, Ferrero Rocher, Souza Cruz, Sulamérica, Kroton Educacional, Globosat, dentre outros. E em todos, gerou cases inéditos, atendendo aos reais anseios de solução de comunicação cliente, como neste Case em questão. 
Já a Nickelodeon, popularmente chamada Nick, faz parte do Grupo VIACOM (proprietária de canais de TV e YOUTUBE, como MTV, NICKELODEON, SPIKE, COMEDY CENTRAL, PORTA DOS FUNDOS dentre outros)  e tem toda sua programação voltada para as crianças e a família de todas raças, credos e religiões. Preocupada com saúde, alimentação e união da família, muitos de seus personagens  trazem seus valores e perspectivas.
Ultimamente a Nick entendeu que mais que divulgar seus valores e sua preocupação com as crianças precisava tangibilizá-las com uma ação que mostrasse-as . Para isso, de forma inusitada e única, se propôs a levar famílias para o Parque e uni-las através da ludicidade de seus personagens.
Foi aí que surgiu o DIA DE BRINCAR.
Um dia único, inclusivo, de família… e sem TV.
A palavra INCLUSIVO, aqui não é mero argumento. O Evento foi pensado para todo tipo de criança, inclusive as PCDs, de tal modo que as brincadeiras pudessem ser feitas por elas.
Além disso, houve, nas brincadeiras de grupo, uma mescla de crianças com e sem deficiência.
A Nick paralisa sua programação na TV e se torna viva nas brincadeiras.
Mais que um simples evento esse é um evento que traduz o valor que a família e as crianças têm para a Nickelodeon e a Viacom e mostra valores humanos tangíveis.
Por mais que ela seja uma TV e dependa de seus telespectadores, o movimento, a saúde, a brincadeira infantil, o respeito à diversidade e a família são muito mais importantes para a emissora.
Esse é um evento social no qual a sociedade realmente é valorizada.
 

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O grande desafio desse projeto era aflorar a diversão e compartilhar a alegria com crianças acostumadas a ver seus desenhos na TV. 

Modificar um hábito, atrair as famílias e fazer um eventos no tom certo, onde a brincadeira e os personagens estivessem sempre em evidência.

Tirar famílias, pais, mães, irmãos e crianças de todas as raças, gêneros e condições, inclusive, e especialmente, pessoas com deficiência da frente de TVs e ganhar a rua, a praça para brincarem juntos.

Todos, iguais, na suprema felicidade das brincadeiras infantis.

O canal Nickelodeon promove o "Dia do Brincar", um evento gratuito que ocupa o Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

O Unicef atua como apoiadora da ação – a iniciativa foi impulsionada pelo fato de que, em 2019, são comemorados os 30 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança.

O Unicef já atua em parceria com a Nickelodeon há alguns anos, com a campanha "Together for Good" ("Melhoradores"), que tem como objetivo incentivar crianças em todo o mundo a combater a discriminação e a desigualdade em suas escolas e comunidades. Com o tema da inclusão social em seu núcleo, o objetivo da parceria é dar às crianças os recursos para apoiar o Unicef em sua busca para garantir que cada criança e cada adolescente possa atingir seu pleno potencial.

O "Dia do Brincar" visa promover e aumentar o vínculo entre famílias e crianças, recebendo ali todos que queiram aproveitar um dia ao ar livre ao lado dos principais personagens do canal.

A programação contempla atividades lúdicas e jogos recreativos que estimulam os exercícios físicos, raciocínio, habilidades musicais, cidadania e a interação entre amigos, pais e filhos. Na data, o canal Nickelodeon troca sua programação por uma chamada contínua que estimula as crianças de todo o país a saírem de casa para brincar ao ar livre.



Dia de Brincar tinha que ser um manifesto consolidado que fortalecesse vínculos de famílias, gera ndo amizade e empoderando marcas em espaços de vida. Afinal Dia de Brincar tinha que ser um dia em que os personagens mais amados da Nick saissem da TV, ganhassem vida, e fossem brincar com som seus fãs.

Um desafio cumprido a quatro anos sempre com mais público e mais audiência da Nickelodeon, o que prova, ao nosso bver que o desafio foi cumprido.

Brincadeira de criança, como é bom!

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A Nickelodeon comprometeu-se a desligar sua programação de TV por 3h e convidar as famílias a irem ao Parque Villa Lobos, num sábado, das 10 às 17h, para viver um dia de brincadeiras divertidas e saudáveis.

No espaço, formamos times unidos e alegres e imergimos no universo lúdico do divertimento e do canal.

Representamos os quatro elementos da natureza (água, fogo, terra e ar), firmando o conhecimento sobre diversidade e inclusão, tendo sempre times diversos incluindo crianças portadoras de necessidades especiais nesse universo de forma natural.

A estratégia também foi trabalhar habilidades e descobrir que o mundo Nickelodeon vai muito além do sofá. Está na vida da gente.

Bastou um Parque, ao ar livre, fam'ilias, crian'cas de todas as origens, cores, formas e formação, num diverso enconbtro, onde o amor se traduzia na brincadeira, na igualdade, na solidariedade.Mãos dadas, coração pulsando, Dia de Brincar foi a soluçào para dias de desencontros e imobilidade frente à TV.

Precisamos brincar mais. Vamos brincar?

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Um total de 62.000 pessoas estiveram no no evento, durante todo o dia, convidadas pela Nick.

Mais de 100 recreadores treinados e qualificados a lidar com crianças e famílias.

18 promotores + 10 coordenadores de atividades

Apresentação de Personagens da Nick ao vivo, como: 4 Tartarugas Ninja,  3 Patrulha Canina, Bob Esponja e Patrick, Nella, Shimmer&Shine...

Mais de 3.000 litros de água utilizados

Mais de 3.000 diferentes brindes distribuídos durante o evento e nas participações de Palco.

100 seguranças no dia do evento

30 profissionais de limpeza durante o evento.

Mais de 3.500 e-mails trocados em 6 meses.

Mais de 2.000 mensagens de whatsapp em 2 meses.

15 mil senhas para as brincadeiras e no encontro com os personagens atendemos a cerca de 750 famílias.

O case contou com mais de 40 atividades, entre atividades da Nickelodeon, atividades no palco e muitas outras brincadeiras que surgiram da espontaneidade de crianças e da lembrança dos adultos. Um dia de gente, de criança, de família, juntos, fora de casa, do sofá, interagindo com todos os tipo e matizes sociais, portadores de necessidades especiais, raças e tamanhos.

Iguais no coração infantil e na vontade de brincar.

Num único dia, com pequeno orçamento, mas muito amor, pois brincar é da nossa essência, bastou criar o espaço, com brinquedos e brincadeiras simples, carinho, que não se pode dar em telas, de quem realizou e participou tivemos um dia inesquecível levando a marca ao coração de todos

Um recorde de abraços, convocados numa canção infantil, na qual trabalhamos valores e afetividade, porque ser criança é bom e brincar é melhor ainda.

 

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