Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Sustentabilidade nos Eventos Roche

Candidato: Roche
Cliente: Roche
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Categoria: Evento de Responsabilidade Social e Ambiental

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada a desenvolver avanços da ciência que melhorem a vida das pessoas. Combinando as forças das divisões Farmacêutica e Diagnóstica, a Roche se tornou líder em medicina personalizada - estratégia que visa encontrar o tratamento certo para cada paciente, da melhor forma possível.
É considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes.
Fundada em 1896, a Roche busca constantemente meios mais eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, contribuindo de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas trabalhando em parceria com todos os públicos envolvidos. Trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer, entre eles, antibióticos que podem salvar vidas, antimaláricos e terapias contra o câncer. Além disso, pelo décimo ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como a empresa mais sustentável na Indústria Farmacêutica pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI).
Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países e, em 2018, empregou cerca de 94.000 pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 11 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e suas vendas alcançaram 56,8 bilhões de francos suíços. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro integral do Grupo Roche. A Roche é acionista majoritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com.br 

Vídeo

 

A Roche reconhece que somente empresas ambientalmente e socialmente responsáveis alcançarão um resultado financeiro sustentável, acredita também que a mudança ocorre de “dentro para fora” e em todos os seus pilares – econômico, social e ambiental.

Entendendo a importância do assunto, desde 2018, o time de eventos e viagens se propôs a ser mais sustentável, pensando em como os eventos poderiam manter a qualidade e excelência e ainda assim ter um impacto positivo na sociedade. Apenas no ano passado, aproximadamente 13 mil pessoas foram impactadas com ações, dado que fez com que a área refletisse sobre as consequências da quantidade de materiais que são produzidos para esses eventos e descartados na sequência no meio ambiente.

As mudanças começaram pela cenografia que passou a ser doada para uma ONG após sua utilização, e todo o material é reaproveitado e transformado em bonecas de pano. Para os serviços de buffet, que estão presentes em quase todos os nossos eventos, foi firmada uma parceira com uma empresa que contrata somente refugiados, garantindo oportunidades de trabalho para esses profissionais, além de permitir que haja uma troca cultural muito interessante entre todos os participantes dos eventos. Além disso, a cobertura fotográfica é feita por outra empresa que introduz pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho, e realizamos a coleta de crachás e cordões para reciclagem ao fim de cada ação. A tecnologia também é uma aliada para a redução de resíduos: certificados agora são digitais, pesquisas de satisfação feitas por meio de SMS e aplicativos, evitando ao máximo a utilização do papel

Atualmente, a área lidera 17 iniciativas e práticas sustentáveis em eventos:

1 Cenografia - o tecido usado em nossos eventos é reaproveitada pelo Grupo Primavera, usando o material de enchimento para bonecas de pano que são então vendido para gerar recursos para ONGs. 

2 - Reciclagem de materiais - uma caixa é disponibilizada em eventos para coletar crachás e cordões para redirecionamento e reciclagem. 

 3 - Restauração de eventos - parceria com Migraflix, uma empresa que visa empregar refugiados como funcionários e convida-os a preparar, servir e compartilhar a cultura de seus alimentos com os participantes. 

4 - Fotografia de Eventos - fornecida por GALERA DO CLICK, por ONG cujo objetivo é treinar e apoiar o inserção de indivíduos com síndrome de Down no trabalho mercado. 

5 - Redução de plástico - fornecido aos participantes suas próprias garrafas de água ou copos recicláveis com jarras de água para reabastecimento.  

6 - STAND - estabelecendo uma pedra Corian padrão modelo para o design do estande que pode ser reutilizado ao longo do ano. 

7 - Certificado de participação no evento - digitalização de certificado eliminando cópias impressas;

8 -  Digitalização da carta de boas-vindas, programa e todo o outro material do evento via software da empresa. 

9- Carta de boas-vindas sem papel / satisfação pesquisa via SMS;

10 - Communication Flow: plano de contingência e gestão de risco em todos os eventos. 

11 - Pequenas Gentilezas” amenities" amenities não utilizadas do hotel (shampu, sabonetes e

condicionadores) doados por viajantes da empresa e participantes do evento que são doados para pessoas em situação de rua.  

12- Camisetas - participantes internos de eventos da empresa tem a oportunidade de doar suas camisetas de eventos para uma instituição de caridade local. 

13- "Presentes" Desapego - os destinatários estão dando a oportunidade de doar seus presentes de eventos para nossa Caminhada anual das crianças (iniciativa global);

 14- “Instituto Flor Gentil” - flores. Todos os eventos as decorações de flores vão para uma entidade que reaproveita em buquês de flores que são então doado para asilos. 

15 - APP Roche Farma Brazil Paperless Events - iniciativa de converter todo o material impresso do evento em material online.

16. DOWN UP - uma empresa cujo objetivo é para treinar e apoiar a inserção de Down pessoas com síndrome no mercado de trabalho. 

17. Acessibilidade no planejamento de todos os eventos realizamos visita técnica completa para avaliar uma acessibilidade do local.

 

 

 

A Roche crê que a integridade é a base de sua cultura e um dos mais robustos pilares do sucesso e da sustentabilidade de seu negócio. É comprometida com o rigor científico, com a ética e com o acesso às inovações médicas para todos. Por isso, emprega padrões elevados, adotando as melhores práticas dos países em que atua e espera que sua conduta ética se expanda para toda a cadeia de valor.



Historicamente, os prêmios globais de todas as afiliadas Roche, eram dados para questões voltadas a indústria, seja redução de poluentes, ar condicionado, redução e reutilização de água.

Esse ano, no ECOmpetition 2019 fomos os primeiros relacionados ao business a ganhar essa premiação, não focando somente no ambiental, mas, no social e econômico também.



Anualmente a Roche promove a Children's Walk, uma ação global que acontece desde 2003 e visa arrecadar fundos para crianças em situação de vulnerabilidade social para que tenham um futuro melhor. Neste ano, para marcar o início da campanha, os colaboradores participaram de uma  caminhada que aconteceu no Parque Villa Lobos, dia 27 de junho em São Paulo. 



Em 2019, a tradição foi mantida e os funcionários se engajaram para arrecadar doações para o Projeto ELO que consiste na distribuição de ursinhos equipados com dispositivos de áudio para que crianças em total isolamento pudessem ter contato com familiares durante essa etapa difícil do tratamento do câncer. Com o valor arrecadado na Childrens Walk, o Hospital poderá evoluir ainda mais os ursinhos, equipando com áudio e vídeo para que as crianças possam ver os pais. A Roche destinou a mesma quantia arrecadada para os projetos no Malawi. Ou seja, a cada R$ 1,00 doado por um colaborador, a Roche contribui com mais R$ 1,00 para o Malawi.

Em 2019, a tradição foi mantida e os funcionários se engajaram para arrecadar doações para o Projeto ELO que consiste na distribuição de ursinhos equipados com dispositivos de áudio para que crianças em total isolamento pudessem ter contato com familiares durante essa etapa difícil do tratamento do câncer. Com o valor arrecadado na Childrens Walk, o Hospital poderá evoluir ainda mais os ursinhos, equipando com áudio e vídeo para que as crianças possam ver os pais. A Roche destinou a mesma quantia arrecadada para os projetos no Malawi. Ou seja, a cada R$ 1,00 doado por um colaborador, a Roche contribui com mais R$ 1,00 para o Malawi.

Temos um Comitê de Sustentabilidade que atua considerando os temas mais relevantes para a empresa e suas partes interessadas. Um exemplo de nosso compromisso para com a sociedade:

-   PLATAFORMA PARA DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS: a Roche, em parceria com a eCycle, disponibiliza no site www.roche.com.br uma plataforma que divulga informações sobre o descarte adequado de remédios e mapeia, de acordo com o endereço fornecido, os postos de coleta mais próximos ao usuário, em todo o território brasileiro.

 -   Parcerias com as Comunidades: trabalhamos para o estabelecimento de uma sociedade mais desenvolvida e socialmente mais justa. Por meio do Selo “Vizinho Legal” desenvolvemos projetos sociais no Bairro do Jaguaré, comunidade do entorno de nossa sede, e outros com foco em saúde a nível nacional. Alguns deles são: 

-   S.A.S. BRASIL (SAÚDE E ALEGRIA NOS SERTÕES): expedições levam atendimento básico de saúde, promovem mutirões de câncer do colo do útero e de pele, bem como palestras educativas e capacitação de profissionais de saúde, aliadas a ações de entretenimento e sustentabilidade a comunidades isoladas no nosso País;

 -  CHILDREN’S WALK: campanha global para arrecadar doações dos colaboradores e ajudar crianças em situação de risco no Malawi, África. A Roche dobra o valor total arrecadado e doa metade dele para uma instituição brasileira de assistência infantil;

 -    GRUPO PRIMAVERA - Jan a Dez de 2019, 25 eventos, foram coletados 1350m² de tecido que resultaram em 250 bonecas. 



Para mais informações a Roche disponibiliza um relatório de sustentabilidade: https://www.roche.com.br/pt/quem_somos/sustentabilidade/relatorio-de-sustentabilidade.html