Faz parte da estratégia de comunicação da Globo realizar e apoiar iniciativas presenciais para aproximar a marca do público, estabelecer um diálogo fora das telas e ampliar o relacionamento que as pessoas têm com a emissora.
No Verdejando, o jornalismo da Globo conversa com a população, entrevista especialistas e mostra caminhos para o tema do verde e Meio Ambiente nas cidades. Durante a série, as reportagens são exibidas nos jornais locais e publicadas no G1, diariamente, incentivando o debate e a participação de todos.
Mas é o engajamento da população que torna a iniciativa tão relevante. Em diversos pontos da cidade, realizamos ações presenciais em que as pessoas colocam as mãos na terra e tornam-se protagonistas da causa.
Com o envolvimento da comunidade e apoio do poder público, já realizamos dezenas de mutirões de plantio em praças, parques, canteiros e calçadas. Além de plantar, recuperamos espaços degradados, promovendo a limpeza, pintando muros e cortando a grama. Assim, cada pedacinho da cidade, além de mais verde, fica mais bonito.
Junto aos mutirões, promovemos dias de atividades gratuitas para a população, com apresentações culturais (de artistas da própria comunidade), oficinas e distribuição de mudas.
Nas oficinas, ensinamos técnicas de plantio, hortas domésticas, compostagem, entre outras. Depois das aulas, os participantes recebem mudas de plantas ornamentais, hortaliças ou ervas aromáticas.
Convidamos o público com filmes na TV e posts nas redes sociais, avisando sobre os mutirões de plantio e os dias de atividades em cada bairro. A comunidade comparece em peso: as pessoas ajudam a plantar as árvores, colocam adubo e regam as plantas.
O público colabora, também, enviando fotos e vídeos do verde em suas vidas para o nosso jornalismo. Os conteúdos são exibidos, ao vivo, nos jornais locais.
Em 2018, o Verdejando chegou à 6ª edição firme em seu propósito de conscientizar, mobilizar e incentivar a reflexão das pessoas sobre a importância do verde. Expandindo sua atuação para outras cidades do Brasil, pela primeira vez a iniciativa aconteceu simultaneamente em São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e Minas Gerais, que juntos trouxeram a importância do verde em seus jornais locais e nas ações presenciais pelas ruas das cidades, trazendo temáticas como permeabilidade do solo, jardins de chuva, ilhas de calor e proteção de áreas de mananciais.
Em São Paulo, a edição abordou a relação direta entre a água e a preservação do verde, além de informar sobre o aquecimento da cidade e as consequências deste processo, percebidas em verões cada vez mais quentes com chuvas muito intensas. Para isso, propôs a criação de um jardim de chuva com plantas ornamentais e árvores para amenizar o problema de enchente no Beco do Batman, ponto turístico da Vila Madalena famoso pelos seus grafites. Outro destaque foi a criação de uma “aquatória” em Carapicuíba, a partir de uma nascente que desaguava na sarjeta. O espaço se tornou ainda uma área de socialização da comunidade local.
A cidade de Brasília após uma das crises hídricas mais severas da história do Distrito Federal, apresentou por meio de rodas de conversa e mutirões de plantio na Floresta Nacional de Brasília (Flona), a importância do verde na recuperação dos mananciais e as principais características do cerrado. Já Belo Horizonte e Recife, semearam ações para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da natureza e conservá-la pensando nas próximas gerações.