Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Sales Blitz Orlando – Miami – Gol

Eventos de Incentivo Sales Blitz

Candidato: Agência nmais
Cliente: Gol Linhas Aéreas
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Incentivo

O objetivo era criar e produzir um plano em que um treinamento móvel ou blitz fosse levado aos principais clientes trade para conscientizar todos os emissores e multiplicadores desse conteúdo que a GOL voltou a operar com passagens para os destinos de Miami e Orlando, com o novo avião 737MAX.
 
O plano foi dividido em 2 momentos:
 
- Setembro:
• Café da manhã americano
• Quiz sobre destinos
• Entrega de brinde
 
- Novembro:
Começo dos voos
• Carrinho de lanche
• Materiais de PD
 
O Café da Manhã contou com itens tradicionais norte-americanos, uma forma saborosa de começar a nossa blitz. Dependendo do local, sugerimos enviar um kit café da manhã com itens frescos.
 
O QUIZ era feito ao estilo GameShow. Um ator apresentou o QUIZ e ele conduziu uma disputa de perguntas e respostas entre 2 equipes. Foram divididos em 2 grupos TIME ORLANDO x TIME MIAMI. Para identificar os grupos, entregamos um adesivo e acessórios referentes aos destinos. (Orlando = orelha de Mickey. Miami = óculos rosa).

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A ação que contou com uma série de eventos de incentivo "Sales Blitz: Orlando e Miami" foi idealizada quando a Gol Linhas Aéreas possuía poucas viagens internacionais em seu pacote, esses voos para fora do Brasil eram feitos normalmente por parceiros.

 

Então, quando a companhia colocou Orlando e Miami entre os seus destinos, contou com a NMais para organizar, treinar e capacitar os agentes de viagens e multiplicadores para vender esses pacotes para o público final em todo o País.

 

O objetivo foi criar e produzir um plano de blitz nos principais clientes de trade para conscientizar todos os emissores que a GOL voltou a operar os destinos de Miami e Orlando, com o novo avião 737MAX.

 

Os treinamentos foram feitos em diferentes estados brasileiros, em 46 agências de viagem com aproximadamente 6.900 convidados, e em duas fases nos meses de setembro e novembro, respectivamente.



O foco da empresa era utilizar esses eventos e ações para preparar e engajar os parceiros para ampliar as vendas desses pacotes internacionais.

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46 agências de viagem e 6.900 profissionais para participar dos eventos no Brasil inteiro.

 

Diante desse desafio, a solução foi a blitz que dá nome à iniciativa desenvolvida pela agência NMais em parceria com a GOL. Foram 2 momentos:

 

Setembro: organizamos cafés da manhã temáticos com os agentes de viagens e colaboradores.

 

O tema era mais voltado para Orlando, até pelo seu apelo para a Disney. O menu era de waffles, cupcakes e outras guloseimas que lembravam os destinos. Colocamos também um carrinho de pipoca similar ao que os turistas encontram em Orlando e deixamos um baleiro típico para que os agentes deixassem em suas mesas. Esse detalhe já ajudaria no approach quando fosse negociar com o cliente, conectando B2B e B2C.

 

No segundo momento, em novembro, véspera do início das vendas das passagens para Orlando e Miami, voltamos às agências de viagem para um Quiz. A equipe era dividida em 2 times e as perguntas eram voltadas para o treinamento. Dessa forma lúdica e gamificada, a GOL poderia saber em qual nível de conhecimento estavam os seus parceiros.

 

O engajamento e a adesão foram supreendentes.

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No intervalo de 3 meses, a GOL Linhas Aéreas realizou o treinamento em 46 agências e impactou 6.900 profissionais envolvidos no projeto.

 

O briefing do cliente era capacitar os profissionais para vender os pacotes de viagem internacional, porém com um formato de gamificação e associação ao que tem de melhor nesses destinos, nós conseguimos aumentar também o engajamento dos parceiros e dos colaboradores com a marca.

 

Quando terminamos a implementação da Blitz, os agentes de viagem já sabiam tudo na ponta da língua e mais: os donos das agências e os parceiros valorizaram ainda mais o trabalho com a GOL, pois a companhia aérea ofereceu um treinamento exclusivo aos funcionários dele e completamente sem custos.



Isso reforçou ainda mais a parceria e as vendas desses pacotes internacionais para a GOL.



O resultado não só surpreendeu o cliente, mas também os próprios agentes de viagens que participaram do programa. Além da capacitação, eles ganharam brindes e participaram de uma experieêcia unica com a GOL. 

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