Entender as necessidades e anseios da equipe era fundamental para uma campanha bem planejada. Por isso, estruturamos e realizamos uma pesquisa quantitativa online com todos os participantes para geração de insights. Entre estruturar a pesquisa, programar o questionário, coletar as respostas e analisá-las foram apenas 5 dias. Para alcançar alto índice de sucesso também foi fundamental construir a mecânica a 4 mãos: Omelete Inteligência + Camil Alimentos.
Após a pesquisa, pudemos montar uma campanha que atendesse às expectativas dos participantes (tanto em relação à mecânicas quanto à prêmios e reconhecimentos) e, assim, tivesse maior chance de engajamento. A campanha Campeões de Vendas 2018 foi lançada oficialmente durante a Convenção Nacional de Vendas 2018 e contava com diferentes mecânicas para incentivar a participação e mais possibilidades de alcançarem as metas.
A Camil segmenta as metas e comunicados por regionais, o que tornou a campanha ainda mais desafiadora pois além de adaptar mecânicas foi preciso criar 5 linhas de comunicação respeitando as cores e identidade de cada região: SUL, NONE (Norte + Nordeste), GSP (Grande São Paulo), ISPCO (Interior de São Paulo e Centro Oeste) e REM (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais).
Criamos uma lógica de comunicação onde semanalmente os participantes recebiam informações da mecânica (que aqueceu o desafio interno e a busca por resultados), dos produtos Camil, do ranking além de mensagens motivacionais. Além de criar um raciocínio de editorias de conteúdo, os canais de interação também foram pensados: Whatsapp e e-mail, os dois meios de maior interação.
Sabendo como é importante tratar cada pessoa como única, TODOS os cartões foram personalizados com o nome do participante assim como as cartas com o saldo enviadas a cada apuração da campanha. As cartas, além de personalizadas, traziam a assinatura do líder do vencedor, o gerente da regional. Os top vendedores dos trimestres receberam camisetas personalizadas uma a uma com a cor de sua regional, seu nome ou apelido e do seu tamanho correto - os layouts foram diferentes a cada trimestre!
Para tornar a campanha ainda mais personalizada e envolvente, criamos uma moeda específica, o Tutu. O nome foi inspirado em um dos produtos do portfólio Camil usado para preparar este prato tradicional brasileiro, o feijão, e também era um termo usado para falar de dinheiro no passado. O tutu tornou-se um amuleto, uma moeda de verdade que foi entregue aos participantes em seus endereços com uma mensagem motivacional de “boa sorte” nas vendas na campanha.
E ao final, o mesmo cuidado um a um foi tomado. Os tutus conquistados ao longo de toda a safra tornaram-se cupons NOMINAIS que foram colocados em uma urna para um grande sorteio final, durante a Convenção de Vendas 2019. Cada participante recebeu seus tutus (nominais), uma carta nominal de agradecimento assinada pelo seu líder e o extrato de suas conquistas ao longo da campanha.