Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Camil Campeões de Vendas

KV campanha Campeões de Vendas Camil

Candidato: Omelete Inteligência
Cliente: Camil Alimentos
Segmento: Eventos
Estado:

A OMELETE INTELIGÊNCIA
A Omelete Inteligência é uma consultoria de estratégia de marketing que atua lado a lado com seus clientes em busca de soluções baseadas em dados de pesquisa, geração de insights somada à criatividade necessária para traduzir informações e estratégias em peças visuais e ações de experiência. 

Unimos nosso know how de pesquisa e BI com a criatividade presente nas agências de comunicação para propor aos nossos clientes planos de ação construídos com base em muita informação coletada em campo, em tendências e no nosso expertise e que são traduzidos de forma criativa.

A CAMIL ALIMENTOS
Desde 1963 atuando no mercado de alimentos, o Grupo Camil oferece variedade e qualidade com os mais de 50 tipos de produtos nos segmentos em que atua. O grupo possui também em seu portfólio, as marcas União, Coqueiro, Cocinero e Namorado, sinônimos de tradição e respeito.

O Grupo Camil conta com mais de 4415 colaboradores no Brasil e milhares de outros ao redor do mundo, e se orgulha de estar presente em mais de 50 países através da exportação, levando sempre a excelência ao consumidor.

A companhia busca investir em ações que reforcem seus VALORES, e inspirar e incentivar pessoas é uma delas. Os valores CAMIL são:

Empreendedorismo, porque tem a coragem de quem realiza e quer crescer, conquistar
Confiança, agindo com seriedade e disciplina e conquistando respeito por onde passam.
Entusiasmo, pois tem a alegria, vitalidade e energia de Inspirar as pessoas e a si próprios.
Responsabilidade, priorizando ética e alta qualidade no que fazemos, buscando sempre obter mais resultados sustentáveis em seus objetivos, sejam eles de conquista de territórios, busca do desconhecido e a vitória de seus valores. 
Proximidade, porque só alcançam seus objetivos se trabalharem em time e manterem suas relações com seu entorno através de elos justos e corretos.
 

Nos últimos anos a equipe responsável por incentivo na Camil notou que havia uma oportunidade de aumentar o engajamento dos participantes nas campanhas de incentivo. Em conversas internas identificaram que algumas hipóteses deveriam ser consideradas para a próxima campanha, como revisões nas mecânicas, na comunicação com os participantes e até nos prêmios oferecidos, a fim de aprimorar as ações e aumentar o empenho dos participantes. 



O plano, com estas premissas, estava sendo desenvolvido pela Camil quando surgiu a necessidade de contratar um parceiro para contribuir na construção do incentivo.



Os principais desafios levantados pela Camil eram:


  • Estabelecer uma comunicação mais frequente com a equipe participante da campanha;

  • Elevar o engajamento dos participantes durante toda a ação;

  • Tornar a mecânica clara através de uma linha de comunicação direta e permanente, acessível a toda a equipe.

  • Preparar a mecânica e a apresentação em 15 dias, tempo disponível entre a data do briefing e a apresentação na Convenção de Vendas.

Galeria de Fotos

Entender as necessidades e anseios da equipe era fundamental para uma campanha bem planejada. Por isso, estruturamos e realizamos uma pesquisa quantitativa online com todos os participantes para geração de insights.  Entre estruturar a pesquisa, programar o questionário, coletar as respostas e analisá-las foram apenas 5 dias. Para alcançar alto índice de sucesso também foi fundamental construir a mecânica a 4 mãos: Omelete Inteligência + Camil Alimentos.



Após a pesquisa, pudemos montar uma campanha que atendesse às expectativas dos participantes (tanto em relação à mecânicas quanto à prêmios e reconhecimentos) e, assim, tivesse maior chance de engajamento. A campanha Campeões de Vendas 2018 foi lançada oficialmente durante a Convenção Nacional de Vendas 2018 e contava com diferentes mecânicas para incentivar a participação e mais possibilidades de alcançarem as metas.



A Camil segmenta as metas e comunicados por regionais, o que tornou  a campanha ainda mais desafiadora pois além de adaptar mecânicas foi preciso criar 5 linhas de comunicação respeitando as cores e identidade de cada região: SUL, NONE (Norte + Nordeste), GSP (Grande São Paulo), ISPCO (Interior de São Paulo e Centro Oeste) e REM (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais).



Criamos uma lógica de comunicação onde semanalmente os participantes recebiam informações da mecânica (que aqueceu o desafio interno e a busca por resultados), dos produtos Camil, do ranking além de mensagens motivacionais. Além de criar um raciocínio de editorias de conteúdo, os canais de interação também foram pensados: Whatsapp e e-mail, os dois meios de maior interação.



Sabendo como é importante tratar cada pessoa como única, TODOS os cartões foram personalizados com o nome do participante assim como as cartas com o saldo enviadas a cada apuração da campanha. As cartas, além de personalizadas, traziam a assinatura do líder do vencedor, o gerente da regional. Os top vendedores dos trimestres receberam camisetas personalizadas uma a uma com a cor de sua regional, seu nome ou apelido e do seu tamanho correto - os layouts foram diferentes a cada trimestre!



Para tornar a campanha ainda mais personalizada e envolvente, criamos uma moeda específica, o Tutu. O nome foi inspirado em um dos produtos do portfólio Camil usado para preparar este prato tradicional brasileiro, o feijão, e também era um termo usado para  falar de dinheiro no passado. O tutu tornou-se um amuleto, uma moeda de verdade que foi entregue aos participantes em seus endereços com uma mensagem motivacional de “boa sorte” nas vendas na campanha.



E ao final, o mesmo cuidado um a um foi tomado. Os tutus conquistados ao longo de toda a safra tornaram-se cupons NOMINAIS que foram colocados em uma urna para um grande sorteio final, durante a Convenção de Vendas 2019. Cada participante recebeu seus tutus (nominais), uma carta nominal de agradecimento assinada pelo seu líder e o extrato de suas conquistas ao longo da campanha.

Durante a campanha foram pagos mais de R$ 820.000,00 em premiações em dinheiro, em cartões para 219 participantes. Os tutus tornaram-se cupons nominais para o sorteio final. Cada uma das 226 pessoas aptas a participar do sorteio recebeu seus cupons, os destacou, fez pensamento positivo e os depositou na urna, que ficou cheia com mais de 14.000 tutus personalizados. Os 15 prêmios, entregues ao vivo, foram comemorados por todos, juntos.



Além de todas as possibilidades de conquista na campanha, durante a convenção ao término da safra, os participantes foram surpreendidos com mais uma premiação, o Reconhecer Camil, que agradeceu e premiou com troféus os destaques em diversas categorias ao longo do ano. E para avaliar nosso desempenho na percepção dos participantes, fizemos uma pesquisa para que eles avaliassem vários aspectos. Todas as regionais participaram, tivemos mais de 190 respostas voluntárias. A nota média atribuída à Campanha foi 9,03, um excelente avaliação da satisfação dos participantes.