Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Game of Thrampo

GAME OF THRAMPO

Candidato: Cabal Brasil
Cliente: Cabal Brasil
Segmento: Eventos
Categoria: Evento de Endomarketing

SOBRE A CABAL BRASIL


Em seus mais de 19 anos de história, a Cabal Brasil se consolidou como um importante HUB de soluções para meios de pagamentos digitais. Hoje, além da administração da bandeira de cartões Cabal no país, a empresa conta com TECNOLOGIA PRÓPRIA para processamento multibandeira, multiemissor e, agora também, multiadquirente, atuando assim nas três pontas do setor de meios eletrônicos de pagamentos. A Cabal Brasil transformou o seu potencial em potência, conectando a cada dia novas frentes de negócio ao seu portfólio, como os serviços de BPO (Business Process Outsourcing) e Contact Center, assegurando aos seus clientes atendimento de excelência em um ambiente de alta criticidade operacional.

Além disso, a Cabal Brasil está presente em diferentes etapas de um pagamento digital.
Hoje, a empresa conta com exatas sete frentes de negócios:

BANDEIRA CABAL
PROCESSADORA SIPPE
IP EMISSORA PRÉ-PAGO
DESENVOLVIMENTO MOBILE
CONTACT CENTER
BPO (BUSINESS PROCESS OUTSOURCING)
CREDENCIADORA

A Transformação Digital é uma roda que quando começa, nunca para de rodar. E cada volta fica mais rápida. Os avanços da tecnologia permitiram que as instituições financeiras adotassem métodos mais flexíveis e meios de funcionamento mais inovadores.
 

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CONTEXTO QUE ORIGINOU A ESTRATÉGIA - DESAFIO

 

A Cabal Brasil foi a primeira fintech brasileira com foco no cooperativismo financeiro. Presentes de ponta a ponta em uma experiência de pagamento, desenvolvemos soluções modernas e personalizadas que facilitam o dia a dia de milhões de pessoas em todo o Brasil.



Com o DNA cooperativista e vocação para inovação, a Cabal Brasil oferece ao mercado brasileiro um modelo único de atuação por conta de um portfólio completo de soluções para meios de pagamentos digitais, que tem desde uma bandeira de cartões Cabal, processadora - multibandeira, multiemissora e multiadquirente-, credenciadora, emissora de cartões,  até o relacionamento  com clientes, por canais diversos, com uma Central de Atendimento própria.



Contudo, após 19 anos de atuação, consolidando a empresa como principal fornecedora de tecnologia de meios de pagamento para o sistema cooperativista de crédito brasileiro, percebemos que tudo o que nos trouxe até aqui não nos leva além.



As tecnologias do universo de pagamentos digitais se multiplicam mais rápido do que a maioria das pessoas consegue acompanhar. Fintechs, startups, multinacionais, todos estão reinventando a forma com que pensamos um pagamento. Para acompanhar esse futuro tão presente, trabalhamos literalmente 24 horas por dia, 7 dias por semana para deixar nossos clientes cada vez mais confiantes não só na eficiência e qualidade das soluções contratadas, mas também que estão “up to date” (atualizado) com esse mercado em ebulição. 



Porque o nosso negócio é confiança!



Contudo, não bastam apenas máquinas, hardwares ou softwares, sabemos que a tecnologia é apenas o meio, a verdadeira inovação disruptiva vem das pessoas. Por isso, precisamos ter um time disposto a desaprender e reaprender diariamente como oferecer a melhor experiência aos nossos clientes.



Na Cabal Brasil, temos um caldeirão de gente jovem e talentosa. Saca só ↓



CONHEÇA O PERFIL DOS NOSSOS COLABORADORES



FORMAÇÃO:

40% área de tecnologia



GERAÇÃO:

14% geração X

85% geração Y

1% outras gerações



TEMPO DE EMPRESA:

70% até 2 anos

16% de 3 a 4 anos

14% mais de 4 anos



GÊNERO:

39% feminino

61% masculino
Conforme apresentado,  percebemos que além do grande desafio externo de acompanhar a efervescência da indústria de pagamentos, temos um grande desafio interno: RETER E ENGAJAR TALENTOS DA GERAÇÃO Y.



Segundo pesquisa encomendada pelo Ibmec e realizada pelo Instituto Locomotiva, com 220 CEOs e diretores, 69% dos executivos admitem que suas empresas não estão preparadas para lidar com a ansiedade da geração Y.



A velocidade com que trabalham e pensam os profissionais que fazem parte da geração Y faz com que sejam muito motivados e que gerem resultados rapidamente. Entretanto, a ansiedade e a capacidade reduzida de lidar com frustrações acabam se fazendo muito presentes.



Além disso, vivemos na Era Digital, onde somos impactados diariamente por diversos estímulos, gerando uma concorrência brutal pela ATENÇÃO do nosso espectador.



Diante de todo esse cenário, tínhamos previsto pela área de Gestão de Pessoas a realização no mês de maio de alguns treinamentos para capacitação e com desenvolvimento interno. Treinamentos esses que até então eram pouco valorizados pelos colaboradores, vendo mais como uma obrigação do que um benefício.



Ao discutir a estratégia de comunicação do evento com a Gerência de Pessoas, propormos algo diferente para 2019.



Foi aí que nasceu o nosso GAME OF THRAMPO.

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ESTRATÉGIA ESCOLHIDA

 

Em meio a esta revolução tecnológica em que estamos vivendo, as pessoas continuam sendo o nosso fio condutor. Por isso, entender quais são as expectativas dos nossos clientes é essencial para conquistá-los e arrancar aquele UAU.



Isso serve para os nossos clientes externos, mas também para os internos.  E o que é preciso para surpreender e encantar o nosso cliente? Saber o que ele valoriza.



Aproveitamos a comemoração do Dia do Trabalho dentro da empresa para ir além e surpreender o nosso time.



Próximo a data do Dia do Trabalho, a internet estava bombando com a última temporada da série de sucesso mundial, Game of Thrones. Como uma empresa de tecnologia, meio nerd e com um  time jovem, na Cabal Brasil não era diferente.  Nos corredores, nos grupos, estavam todos na expectativa da última temporada da série.



Então, decidimos surfar a onda, usando o interesse pela série para atrair e converter nossos público para nossos treinamentos. Sabíamos que em um único dia de programação passa muito rápido e por si só não gera grandes resultados.  Por isso, a palestra do Dia do Trabalho se transformou de um dia de comemoração em um mês para ficar na memória, com uma programação repleta de ensinamentos e descobertas, visando o desenvolvimento dos times e orientação para resultados. COM TODA UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL QUE ACOMPANHAVA A EXIBIÇÃO DA SÉRIE.

 

O nome “Game of Thrampo” é uma referência a Game of Thrones, seriado da HBO criado como a adaptação dos livros escritos por George R. R. Martin. A série, que fez sucesso na cultura pop e no mundo geek, trouxe em sua última temporada a guerra travada entre os vivos e os mortos, conhecido como Caminhantes Brancos ou White Walkers (antiga raça de criaturas do gelo).



O QUE A CABAL BRASIL TEM A VER  COM GAME OF THRONES?



Estamos vivendo uma verdadeira guerra na indústria dos meios de pagamentos.  A cada dia, veículos de notícia divulgam novas “táticas de combate” dos reis do mercado para manter o seu trono. Por isso, devemos estar preparados para esta grande batalha, mobilizando todo o nosso time para lutar e acima de tudo, vencer a “guerra”. Além disso, startups e fintechs ameaçam o mundo de pagamentos como o conhecermos, eles são os nossos caminhantes brancos, digamos assim. Tudo que lutamos para ganhar dos reis de mercado pode estar ameaçado por uma nova onda.



 

O nosso GAME OF THRAMPO tinha como missão inspirar as pessoas a lutarem pela nossa empresa. Em nosso mercado, lutar significa se capacitar, inovar, experimentar, engajar com o nosso negócio.



Para isso, montamos uma programação intensa  onde todos os treinamentos e comunicações foram desenvolvidos com a temática do projeto, desde a escolha do conteúdo até a forma de interação.  Além disso, trabalhamos toda a ambientação da empresa com dragões, lobos - personagens importantes na série - e corvos que traziam notícias sobre a concorrência e as mudanças  no mercado de pagamentos. Uma instalação interativa do trono de ferro, foi colocada em um dos andares mais movimentados da empresa para “instagramar” todo o nosso Game of Thrampo.



A cereja do bolo ficou para a realização de um Ato de Imersão, artefato usado pela Cabal Brasil para gerar uma experiência vivencial. O Ato de Imersão “A longa noite”, surpreendeu a todos com uma invasão de Caminhantes Brancos provocando os colaboradores e ameaçando acabar com tudo que eles haviam construído. A sketch (pequena cena teatral) foi apresentada por um grupo de atores da Caixa Cênica – companhia brasiliense de teatro - que caminharam por todos os andares da sede da Cabal Brasil, simbolizando que “a chegada do inverno” – referência importante de Game Of Thrones.



AÇÕES DE RELACIONAMENTO



ESTRATÉGIA:


Tele transporte para dentro da série Game of Thrones.



LINHA EDITORIAL:

Para conquistar o nosso público usamos toda identidade visual e verbal da série Game of Thrones.

Assim desde os personagens das comunicações até os textos utilizados, com título inspirados nos nomes dos episódios famosos da produção, tudo tinha a temática da série para atrair o interesse e a aguçar a curiosidade – conforme algumas peças anexas a seguir.



PÚBLICO-ALVO:

Colaboradores internos da Cabal Brasil

40% com formação em tecnologia

85% com menos de 35 anos

60% homens



CANAIS:

Para a comunicação/divulgação da Campanha utilizamos:

- E-mail Institucional

- WhatsApp Institucional

- LinkedIn da Cabal Brasil

- Youtube da Cabal Brasil

- Instalações interativas

- Ambientação interna

- Teatro Empresarial.



PERÍODO DO PROJETO



A divulgação da campanha teve início no dia 24/04/2019, quando demos início às comunicações por meio de teaser que foram disparados por nosso e-mail institucional e WhatsApp.



A partir do dia 03 de maio de 2019 iniciamos as ações do mês Game Of Thrampo – conforme calendário a seguir – com a inauguração da instalação interativa (trono de ferro) e o ato de imersão A Longa Noite.



O projeto teve encerramento no dia 06/06/2019, com a divulgação do  vídeo final do projeto.



PROGRAMAÇÃO DO GAME OF THRAMPO



03/05 – SEXTA-FEIRA

Inauguração das instalações e revelação da ambientação especial



11h - ATO DE IMERSÃO  – A Longa Noite com a Companhia Caixa Cênica



16h - PARA ALÉM DA MURALHA

Palestra sobre protagonismo e atitude com Vania Ferrari.

Local: Auditório da Cabal Brasil



07/05 – TERÇA-FEIRA



9h30 às 18h - O PRIMEIRO DE SEU NOME

Transmissão ao vivo do keynote do Google I/O Extended na Califórnia e palestra sobre inovação e tecnologia.

Local: Auditório da Cabal Brasil



15/05 – QUARTA-FEIRA

14h30 às 16h30 - SANGUE DO MEU SANGUE

Programa Face to Face:Talk show para aprendizes, estagiários e jovens familiares do nossos colaboradores sobre o novo mercado de trabalho, desafios e oportunidades.

Local: Auditório da Cabal Brasil



22/05 – QUARTA-FEIRA

14h30 às 16h30 - A PORTA

Programa InJob - Orientação profissional para a comunidade em busca de revelação profissional.

Local: Auditório da Cabal Brasil



30 /05 – QUINTA-FEIRA

14h às 16h - O NORTE SE LEMBRA 

Encontro de colaboradores  com a diretoria da Cabal Brasil para discutir as estratégias da empresa.

Local: Auditório da Cabal Brasil



31 /05 – SEXTA-FEIRA

10h às 12h - A ERA DOS HÉROIS

Palestra com Marcos Vinícius, um dos fundadores da Cabal Brasil contando sobre as histórias marcantes da empresa e a evolução de seu negócio.

Local: Auditório da Cabal Brasil



INVESTIMENTO NO PROJETO



Equipes Internas envolvidas ao longo do projeto:

ASGIR - Assessoria de Controles e Gestão Integrada de Riscos

GEAFI - Gerência Administrativa Financeira

GEGOV – Gerência de Governança de TI

GEINS – Gerência de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação

GESDI - Gerência de Soluções Digitais e Inovação

GESPE – Gerência Estratégica de Pessoas

UNEXI – Unidade de Experiência Institucional



Equipes Externas

DIMEP – Diretoria de Meios de Pagamento do Bancoob

PETIT DECOR – Decorações e Cenografia

CAIXA CÊNICA – Grupo Teatral

VANIA FERRARI - Palestrante

GDG BRASILIA - Comunidade de desenvolvedores

 

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RESULTADOS

 

Como já prevíamos, o time ficou enlouquecido com todo o mote do projeto. Prova disso foi o compartilhamento de diversas publicações nas redes  sociais de maneira voluntária.



Como ainda não temos um Instagram oficial da empresa temos apenas as métricas por hashtags utilizadas. Mesmo assim, por meio das hashtags #gameofthrampo #orgulhodesercabalbrasil #cabalbrasil nota-se que houve uma grande conversão da ação offline com o Ato de Imersão para o online, conforme evidências a seguir – promovendo a nossa marca para além das nossas paredes.



O mote de Game of Thrones buscava atrair a atenção do time para engajar a todos na busca pelo seu desenvolvimento profissional. Observamos que ao integrar o dia a dia dentro da empresa com a vida e hobbies do nosso público interno conseguimos conquistar uma conversão muito maior para os nossos treinamentos. Com capacidade de receber 97 pessoas, o nosso Auditório chegou a receber nos principais eventos da programação mais de 105 participantes, conforme evidências a seguir.



PESQUISA DE REAÇÃO – REALIZADA PELO SURVEY MONKEY

03.05 - PALESTRA VANIA FERRARI - PARA ALÉM DA MURALHA


Total de participantes na palestra: 105 participantes - lista em anexo

Facilitador (es): Externo

Nº de dias: 1

AVALIAÇÃO DE REAÇÃO | MÉTRICAS



07/05 - O PRIMEIRO DE SEU NOME - TRANSMISSÃO AO VIVO DO KEYNOTE DO GOOGLE I/O EXTENDED



Evento em parceria com o GDG Brasília - GDG - Google Developers - com participação mista, isto é, colaboradores internos e comunidade de tecnologia – lista de presença anexa.



15/05 - SANGUE DO MEU SANGUE - FACE TO FACE

Total de participantes na palestra: 17 participantes – estagiários, menores aprendizes e familiares de colaboradores de 14 a 18 anos – lista de presença anexa.

Facilitador (es): Consultoria interna da Cabal Brasil.

Nº de dias: 1



22/05 – A PORTA – PROGRAMA INJOB

Total de participantes na palestra: 41 participantes - comunidade  e familiares dos colaboradores em busca de recolocação – lista em anexo.

Facilitador (es): Internos



AVALIAÇÃO DE REAÇÃO | MÉTRICAS

Qual a sua nota para o evento:

Total de Respostas: 25



30/05 – O NORTE SE LEMBRA

ENCONTRO DE COLABORADORES COM A DIRETORIA DA CABAL BRASIL


Total de participantes na palestra: 110 participantes – lista em anexo.

Facilitador (es): Diretoria Executiva da Cabal Brasil- Cláudio Halley e Fernando Martinovich

Nº de dias: 1



31/05 – A ERA DOS HÉROIS

Total de participantes na palestra: 110 participantes – lista em anexo.

Facilitador (es): Diretor de Meios de Pagamento Eletrônico do Bancoob e Fundador da Cabal Brasil, Marcos Vinicius Viana Borges

Nº de dias: 1

Facilitador (es): Diretoria

Nº de dias: 1