Prêmio Caio

Detalhe do Case

Prêmio Caio 20ª Edição

Case: Unimed - Visita Técnica em Portugal

Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Central Nacional Unimed
Segmento: Eventos
Estado:

A CNU – Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde Unimed. Comercializa assistência médica empresarial com abrangência nacional, benefícios especiais e atendimento diferenciado. Nasceu em consonância com a regulamentação dos planos de saúde em 1998. Atende exclusivamente a empresas, sem perder o foco no ser humano. Seu objetivo é a crescente satisfação dos clientes Unimed. É a maior cooperativa Unimed, sexta do Brasil. A CNU trouxe um desafio para a Fanato Incentive, desenvolver um projeto de viagem técnica capaz de apresentar para profissionais estratégicos da empresa as melhores práticas do Sistema de Saúde português. Com esse cenário em mãos, a Fanato, junto a Central Nacional Unimed, desenhou um projeto de viagem incluindo os principais órgãos e hospitais nas cidades de Lisboa, Cascais e Porto.
 
Sobre a Fanato Incentive
 
A Fanato Incentive é uma agência especializada em viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Cuidamos de todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados, para que você mantenha essa parceria por meio de reconhecimento e valorização.
Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.

A CNU – Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde Unimed. Comercializa assistência médica empresarial com abrangência nacional, benefícios especiais e atendimento diferenciado. Nasceu em consonância com a regulamentação dos planos de saúde em 1998. Atende exclusivamente a empresas, sem perder o foco no ser humano. Seu objetivo é a crescente satisfação dos clientes Unimed. É a maior cooperativa Unimed, sexta do Brasil.

 

Pensando nisso, um dos desafios da viagem técnica era propor uma experiência de aprendizado imersiva capaz de expor as melhores práticas do SNS – Sistema Nacional de Saúde de Portugal com um recorte que abordasse os temas de interesse da companhia como saúde família, atenção primária, saúde suplementar, prevenção a doenças crônicas, entre outros.

 

O sistema português é referência quando se trata se saúde da família, a principal diferença em relação ao Brasil é que lá o primeiro contato é obrigatoriamente realizado por um médico da família, que após a avaliação, irá identificar a necessidade do atendimento ou do paciente ser encaminhado para um serviço especializado. Trata-se de um sistema onde a prevenção e atenção primária funcionam de forma eficiente.  

 

Para a viagem foram convidados 12 cooperado da CNU entre diretores e técnicos, todos os profissionais com perfil estratégico dentro da empresa. O objetivo era promover discussões e por meio de experiências práticas torná-los disseminadores de novos ideias.

 

A programação da viagem contou com agenda completa incluindo visitas ao Ministério da Saúde, Hospital Central de Cascais, visitas aos ACEs (Agrupamentos de centros de saúde), Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, além de seminários e discussões contemplando os assuntos estratégicos para CNU.

 

Além disso, a programação incluiu restaurantes tradicionais para que o grupo aproveitasse a experiência gastronômica única que Portugal oferece. Esses eram momentos de descontração que contrabalanceavam a programação densa e as novas informações acessadas todos os dias, além de promover a integração e a troca de ideias entre os participantes.

 

Junto a um representante da Central Nacional Unimed, a Fanato Incentive trabalhou em toda a logística da viagem à Portugal para que os convidados tivessem uma experiência proveitosa e inesquecível.

Agenda das atividades

 

Segue abaixo as atividades propostas para o roteiro da viagem técnica coordenadas in loco pela Fanato Incentive:

 

Museu da farmácia: foi realizada visita ao Museu da Farmácia com acervo que representa mais de 5000 anos da história da saúde e recria ambientes capazes de mostrar aos visitantes a evolução da história e tecnologia da farmácia não só em Portugal, como também em diversos lugares do mundo como Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma, China etc.

 

Visita ao Ministério da Saúde: o grupo realizou uma visita ao Ministério da Saúde, onde foram recepcionados pela Secretária de Estado da Saúde, Dra. Raquel Duarte. Durante a visita discutiu-se o Modelo Integrado de Atenção à Saúde em Portugal, saúde familiar e cuidados continuados.

 

Visita ao Agrupamento de Centros de Saúde: a ACES são instituições voltadas aos cuidados de saúde primários.  O grupo visitou três delas. A primeira unidade em Lisboa, a segunda em Valongo, - esta é considerada a mais premiada das Unidades de Saúde Familiar nacionais -, e a terceira na cidade do Porto. Além da visita técnica, o grupo participou de discussões sobre os cuidados com saúde primária, integração de cuidados e os novos desafios dessas áreas.

 

Discussão do “DGR em Portugal”: mediado pelo Professor Manuel Delgado, ex-presidente de três hospitais do Sistema Nacional de Saúde, ex-secretário de Estado da Saúde e atual Presidente da Associaçao Portuguesa de administradores hospitalares (APAH), o grupo discutiu sobre as melhores práticas e dificuldades do DRG (Grupo de Diagnóstico relacionado), um sistema de classificação de pacientes internados em hospitais que atendem casos agudos.

 

Foi debatido e analisado o modelo implementado em Portugal, considerando a análise e comparação de performance, além do modelo de pagamento e suas dificuldades.

 

Visita ao Hospital Central de Cascais: foi realizada uma visita técnica no Hospital Central, referência em Cascais e gerido em modelo de PPP (Parceria Público-Privada, com o Grupo Lusíadas). Essa foi uma oportunidade para entender mais sobre o modelo PPP e ver na prática a utilização do DRG no dia-a-dia do hospital.

 

Sessão no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP): sob a coordenação do Prof. Henrique de Barros, - médico de medicina geral da família e professor de epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto -, foram abordados temas como a investigação em saúde pública, na Universidade do Porto; indicadores de desempenho do sistema de saúde; e monitorização e avaliação de desempenho e resultados. O Dr. José Luís Biscais e o Dr. Carlos Nunes, ambos médicos de Medicina Geral e Familiar e membros da Equipe Nacional da Reforma dos Cuidados Continuados, também contribuíram com suas experiências na discussão.



Jantar de boas vindas no Casa do Bacalhau: O restaurante A casa do Bacalhau, em Lisboa, está instalado nas antigas cavalariças do Palácio dos Duques de Lafões, um edifício do século XVIII, junto ao Convento do Beato, em Lisboa. O local é um restaurante temático de comida portuguesa onde, tal como o nome indica o bacalhau é o principal prato.



Almoço no Restaurante Colina: é um espaço peculiar e cheio de tradições, que preza em dar continuidade à boa e tradicional comida portuguesa. Com um ambiente requintado e acolhedor, onde os clientes podem saborear apetitosas refeições, tirando partido ao mesmo tempo de um espaço de convívio informal, no qual podem usufruir, explorar e reviver o que de bom se faz na cozinha tradicional portuguesa.

 

Almoço no Restaurante Lazuli Estórias do Mar: com uma localização privilegiada sobre o lago central do Lagoas Park, em Oeiras, encontra o restaurante Lazuli - Estórias do Mar. Local de interior distinto, as suas vidraças permitem a entrada de bastante luz natural. A decoração original que revela bom gosto, inspirada em elementos ligados ao mar. Com uma cozinha que homenageia a gastronomia tradicional portuguesa, é nos pratos de peixe que o Lazuli ocupa lugar de destaque.



Jantar no Restaurante Traça: no Largo de S. Domingos, junto ao Palácio das Artes e em pleno centro histórico do Porto, está instalado o Restaurante Traça, desde junho de 2011. Em um prédio antigo onde funcionava uma drogaria e uma papelaria, este espaço foi totalmente remodelado. O Restaurante Traça é inspirado numa cozinha tradicional com influencia Ibérica.



INFRAESTRUTURA E LOGÌSTICAS



Hotel Sana: no coração da cidade de Lisboa - junto à emblemática Praça do Marquês de Pombal e à Avenida da Liberdade - o SANA Lisboa Hotel é um espaço moderno, que oferece quartos amplos, com decoração contemporânea e equipados com todas as comodidades para estadias de negócios ou lazer.

Hotel Carrís Porto Ribeira: Carris Porto Ribeira Hotel é uma propriedade 4 estrelas localizada a apenas 2.5 km do Rio Douro. Desde 1650, o hotel está situado no centro histórico de Porto e oferece centro de negócios, sala de reuniões e instalações para jantares, contemplando as necessidades dos clientes empresariais.



Transfers: para execução do roteiro internacional, utilizou-se transfers para os trajetos entre as cidades, aeroporto e hotel, bem como para os restaurantes e visitas consideradas no roteiro. Todos os trechos foram realizados em micro ônibus.



Passagens aéreas: as passagens áreas internacionais foram confirmadas em bloqueio de grupo com a companhia aérea TAP. Já as passagens nacionais foram confirmadas em caráter individual de acordo com a cidade de origem e retorno de cada convidado de fora de São Paulo. Emissões realizadas com as companhias aéreas GOL, LATAM, AZUL e AVIANCA, saídas de: Vitória, Porto Alegre e Curitiba.

Seguro viagem e bagagem - Seguro de viagem Affinity Euromundo 55, com cobertura mundial, assistência 24 horas.

 

Cash Allowance - para as refeições que não foram contempladas na programação da viagem, a Fanato entregou o cash allowance para os convidados.

 

RSVP - foi realizado RSVP ativo e receptivo com todos os passageiros para confirmação de dados, transmissão de informações complementares e fundamentais, além de ser um canal para esclarecer todas as dúvidas dos convidados. Essa é mais uma oportunidade para aproximação com os convidados e esclarecimento de dúvidas.

 

Grupo de Whatsapp - criação de um grupo de whatsapp para lembretes de programação, horários e pontos de encontro durante o período da vigem.

 

BRAND EXPERIENCE

 

Mais do que proporcionar experiências incríveis e viagens inesquecíveis para os convidados, a Fanato busca gerar valor para o cliente fazendo com que seus projetos tenham recall positivo durante muitos anos. Isso quer dizer que dentro do planejamento de viagem, nosso time de especialistas busca ativar a marca em diferentes momentos a fim de que os convidados associem as experiências positivas á sua empresa. Isso permite que ao final do projeto tenhamos mais que colaboradores satisfeitos, e sim verdadeiros embaixadores da marca capazes de inspiram as pessoas a sua volta.

 

Durante o projeto da Central Nacional Unimed, o conceito de brand experience foi aplicado em diversos momentos, descritos a seguir:

 


  • Kit personalizado: Envio de kit com capa de mala personalizada, tag de bagagem, bloco de notas e caneta personalizada, além do voucher de viagem com as informações de cada convidado.

  • Voucher personalizado: cada convidado recebeu um voucher de viagem personalizado com todas as informações necessárias para a viagem, incluindo programação completa e detalhada das visitas técnicas, bilhete de viagem, assistência médica internacional, dicas do destino etc. 




MATERIAIS PERSONALIZADOS

 

O design e a personalização são fundamentais para um resultado de sucesso em qualquer projeto de viagem de incentivo. Alinhados com o conceito visual da campanha, garantimos a experiência de marca e entregamos produtos de alta qualidade. Para essa viagem os materiais foram:



Itenst personalizado:


  • Menus dos quatro restaurantes contemplados no roteiro;

  • Cartas especial para convidada que fez aniversário durante a viagem

  • Voucher customizado para cada cliente de acordo com as especificações da viagem.

  • Pesquisa de satisfação com os convidados.

  • Placa de sinalização no aeroporto

  • Placa de sinalização no transfer.


PRÉ-VIAGEM


  • Reunião presencial de alinhamento do projeto e ajuste do roteiro;

  • Elaboração de cronograma de contato com os convidados;

  • Elaboração e aprovação do conteúdo dos vouchers

  • Adaptação dos menus dos restaurantes considerados no roteiro;

  • Aprovação de layout dos materiais gráficos junto ao cliente;

  • Aprovação da pesquisa de satisfação da viagem junto ao cliente;

  • Solicitação de informações e documentação necessária dos convidados por meio de ficha de participação para a viagem;

  • RSVP ativo e receptivo com todos os convidados;

  • Cadastro dos convidados no banco de dados interno;

  • Emissão de seguro viagem e bagagem;

  • Emissão das passagens aéreas nacionais e internacionais.

  • Montagem e envio dos vouchers (digitais e físicos e kits pré-viagem; 

  • Confirmação do recebimento dos vouchers digitais e físicos com os convidados;

  • Último contato com os convidados para checar eventuais necessidades e esclarecimento de dúvidaReunião interna de alinhamento de equipe e coordenação da viagem;

  • Criação de grupo no WhatsApp com todos os convidados da viagem.




DURANTE


  • Assistência 24h via telefones emergenciais da Fanato;

  • Assistência in loco da coordenadora da Fanato acompanhando o grupo;

  • Resolução de eventuais imprevistos;

  • Monitoramento dos serviços confirmados no roteiro, alterações e ajustes;

  • Lembretes de programação, horários e pontos de encontro via grupo de WhatsApp;

  • Aplicação de pesquisa de satisfação ao final da viagem;

  • Fotos e vídeos.




PÓS-VIAGEM


  • Seleção de fotos da viagem;

  • Balanço final sobre extras da viagem;

  • Preenchimento de relatórios internos;

  • Preenchimento do relatório final de viagem;

  • Envio do relatório final de viagem para o cliente;

  • Reunião presencial para balanço pós-viagem.




ROTEIRO DE VIAGEM (Day by Day)

 

03/11

Desembarque dos convidados no Aeroporto de Guarulhos, encontro com a coordenadora no aeroporto e embarque em voo para Lisboa.



04/11

Desembarque em Lisboa, receptivo e transfer ao hotel para check in e acomodação. Manhã livre. Em horário determinado, saída para visita ao Museu da Farmácia. Em seguida, retorno ao hotel com breve tempo livre para descanso. Saída para jantar na Casa do Bacalhau.

 

05/11

Após o café da manhã, saída para visita ao Ministério da Saúde. Almoço no restaurante Colina. Em seguida, transfer para o Lagoas Park em Oeiras para palestra “O DGR em Portugal – Uma Realidade”. Ao término, retorno ao hotel.

 

06/11

Após o café da manhã, saída para o Lagoas Park em Oeiras para conferência “O Sistema de Saúde no Futuro”. Almoço no Restaurante Lazuli Estórias do Mar. Em seguida, visita a USF da Baixa. Ao término, retorno ao hotel.

 

07/11

Após o café da manhã, check out e transfer para Cascais para visita ao Hospital de Cascais. Almoço livre em Cascais e continuação da viagem para o Porto. Chegada, check in e breve tempo livre. Jantar no Restaurante Traça.

 

08/11

Após o café da manhã, saída para visita a Associação de Centros de Saúde – Cuidados de Saúde Primários em Valongo. Almoço livre. Em seguida, visita ao Agrupamento de Centros de Saúde em Gondomar. Ao término, retorno ao hotel.

 

09/11

Após o café da manhã, reunião em sala privativa no hotel para falar a respeito do modelo de contratualização nos CSP e BI CSP. Ao término, check out e transfer ao aeroporto para embarque com destino a Guarulhos.

 

10/11

Desembarque em Guarulhos e reembarque dos convidados em voos nacionais.

 

DESAFIOS E SOLUÇÕES:

 

Desenvolvimento do roteiro: a viagem técnica teve como objetivo principal promover discussões e apresentar para os convidados as melhores práticas em atenção primária, saúde da família e saúde suplementar. Por isso, foi preciso criar um roteiro assertivo com instituições referência no país capazes de apresentar inovações mostrando suas aplicações no dia a dia. O contato com essas instituições, bem como o alinhamento de agendas e de conteúdo foi um dos grandes desafios do projeto, que exigiu um conhecimento específico tanto por parte da CNU, quanto da Fanato Incentive.



Além disso, para que a programação não ficasse densa demais era preciso intercalar alguns momentos de descontração e intervalos para que os conteúdos pudessem ser assimilados.

 

Fechamento da agenda: por se tratar de uma viagem com alta especificidade e atividades ligadas a entidades do governo português foi preciso reajustar a agenda diversas vezes adequando datas e horários de acordo com a disponibilidade dos órgãos locais. Portanto, um dos grandes desafios foi o gerenciamento de fornecedores, uma vez que foram feitos ajustes na programação até a data do embarque.   



Para garantir que a experiência ocorresse dentro do previsto, a coordenação do Brasil e a equipe de trabalho local acompanharam cada atividade realizada pelo grupo e deram muita atenção aos detalhes para garantir a perfeição da viagem. Como em todas as viagens que operacionalizamos, a equipe de plantão da Fanato ficou à disposição 24 horas para atender a organização em qualquer emergência ou fazer qualquer ajuste de roteiro, além de um coordenador que acompanhou o grupo durante toda viagem.

Implementação das boas práticas avaliadas em Portugal – Central Nacional Unimed está utilizando o modelo de 'Atenção Primária à Saúde' de Portugal como referência para a clínica de AIS - Atenção Integral à Saúde. Muito do que foi visto durante a viagem foi absorvido como conhecimento para incrementar ainda mais o novo sistema. 

 

Repercussão interna - A viagem foi divulgada internamente por meio de diversas ferramentas, como boletins, grupos de WhatsApp, e-mail entre outras. A repercussão foi grande e deixou outras Unimeds curiosas sobre a premiação. 

 

Pesquisa de satisfação - Os participantes responderam a uma breve avaliação ao final da

viagem, onde deram notas de 1 à 5 para diversos itens, sendo 1 representava que estavam

completamente insatisfeitos e 5 completamente satisfeito. A nota geral sobre a experiência em Portugal foi avaliada em 4,24.

 

Segue abaixo alguns depoimentos dos participantes:


  • “Nossa missão atingiu os objetivos. Muito obrigado a todos pelo convívio.” – Marcio Pizzato

  • “Foram dias muito proveitosos, seja para enriquecer nossos conhecimentos e experiência, como para fazer novas amizades... fantástico conviver com essa turma!!! Obrigado a todos!!!!”  - Giovani Schwingel 

  • “Pessoal, só́ tenho a agradecer pela oportunidade ímpar!!! Que o comprometimento “deles” serviam de modelo para a missão em nossas cooperativas! Foi um prazer estar com vocês nestes dias.Um abraço a todos!” - Geison Tremea

  • “A todos vcs o meu MUITO Obrigada por tudo... pela companhia, amizade, compartilhamento de ideias e experiências. Deus os abençoe enormemente e que em breve possamos nos encontrar. Para os que seguem viagem... que corra tudo bem! Forte abraço a todos.” – Glaucia Ruggeri




Reconhecimento do cliente: a equipe da Central Nacional Unimed ficou bastante satisfeita com os resultados trazidos pela viagem técnica e também pela postura da Fanato Incentive no pré, durante e pós evento. Demonstrando que mais do que um fornecedor, a agência se posiciona como parceira na criação e desenvolvimento de experiências incríveis.